Toshiba apresenta sistema que detecta movimento da mão na TV
Durante a feira de eletrônicos IFA, que acontece esta semana em Berlin, a Toshiba mostrou algumas de suas tecnologias de detecção de imagem, como um sistema de controle de gestos que permite interação com a interface da TV por meio de movimentos das mãos.
O sistema percebe quando uma pessoa entra em seu campo de visão e, uma vez feito este reconhecimento, busca por suas mãos. Quando a mão é reconhecida, o usuário apenas fecha o punho e pode dar voltas no ar como se controlasse um mouse. Um cursor na interface da TV, então, se move pela tela, refletindo os movimentos do usuário.
Um novo display para os laptops Qosmio, da Toshiba, são os primeiros produtos a incluir a tecnologia. As máquinas apresentam uma nova versão do sistema, que permite interação limitada por meio de gestos das mãos e funciona quase da mesma forma. Os usuários podem mexer o cursor com o pulso, e levantar o dedão para desempenhar a função de clique.
“A principal diferença com o Qosmio é que o protótipo mostrado na IFA possui maior estabilidade e tecnologia de monitoramento mais avançada”, disse a gerente de tecnologia de interação do laboratório, Kate Knill. O protótipo é mais eficiente ainda ao escolher um usuário em meio a uma multidão, sem se confundir com as mãos de outras pessoas.
A Toshiba vê a possibilidade de usar a tecnologia como uma interface secundária para a TV no lugar do controle remoto convencional.
Outra demonstração da empresa foi um sistema baseado em vídeo, que tem uma câmera montada sobre a tela da TV para ler um cartão - no caso demonstrado na IFA, uma bandeira do Reino Unido ou da Alemanha, como um sinal para mudar o idioma em um vídeo reproduzido na TV.
Entre as aplicações da tecnologia no futuro, a Toshiba cita um game educativo para crianças, que precisarão encontrar o cartão correto para responder a questões na tela. O mesmo sistema poderia ser usado para reconhecer telespectadores e apresentá-los informações personalizadas, disse Knill.