Sinopse: No ano de 1964, em uma escola católica americana, uma freira acusa um popular padre de pedofilia.
Data de estréia: 12/12/2008
Estúdio: Miramax Films
Diretor: John Patrick Shanley
Roteirista: John Patrick Shanley
Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis
Gênero: Drama
MPAA Rating: PG-13
Para mim é o único filme que vai bater de frente com The Curious Case of Benjamin Button na categoria de Melhor Filme no Oscar do ano que vem. Talvez The Reader entre na briga junto, mas creio que irá ficar entre os dois mesmo.
Alto nível. _________________ 'O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse.' Drummond.
Até a camera duvida. E isso é lindo.
Se não bastasse o desconforto do suspense, a camera também desconfortada move-se para o lado de tempos em tempos, como se também duvidasse dos personagens. ( que ainda sim também permancem em duvida)
Somente duas coisas não duvidam: o roteiro e as atuações.
Assim como outros filmes que tento me recordar baseados em peças de teatro, Doubt é uma maravilha. Dialogos que parecem fluir por si só, com naturalidade. A escolha dos atores foi mais do que excelente, num roteiro clássico narrativo como esse tudo se torna suave e confortável. E não me importo nem um pouco com o final ( quem viu sabe, quem ainda não viu vai saber), afinal estamos tratando de um roteiro "auto-explicativo".
Escolhas excenciais de planos que me surpreendeu em alguns momentos, junto com as atuações dignas de palmas. Excelente filme!
Não há Dúvida , poderia tranquilamente estar na lista do Oscar. Mas eram grandes filmes juntos geraria Dúvida mesmo.
Um filme de atores sem Dúvida, eles todos destroem. Mas também é um grande filme por que o roteiro não deixas brechas ( ou deixa ? Oh Dúvida ! ) e a mão do Diretor não nos deixas Dúvida, ele sabe o que está fazendo.