Autor |
Mensagem |
rafaelrss
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Grupos: Nenhum |
Câmara determina obrigatoriedade de airbag para carros novos
Regra começa a valer cinco anos após regulamentação do Contran.
Projeto segue agora para a sanção presidencial.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1, em votação simbólica, um projeto tornando item obrigatório para carros novos o airbag para o motorista e o passageiro do banco dianteiro.
Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar as especificações técnicas e o cronograma de implantação, mas cinco anos após a resolução do Contran todos os automóveis novos deverão ter o airbag como item de série. Como já foi aprovado no Senado, o projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pelo texto aprovado, será dado um prazo de cinco anos, após a regulamentação do Contran, para que todas os carros novos fabricados no Brasil, exceto os destinados à exportação, tenham o air bag como item obrigatório.
No primeiro ano da regulamentação, no entanto, já poderá ser exigido que projetos novos de veículos tenham o airbag como item de série e não mais como opcional. Não há na lei prazo para o Contran realizar a regulamentação.
Questionamentos
O projeto provocou discussões em plenário. Representantes da bancada do trânsito, como Hugo Leal (PSC-RJ), queriam prazos mais curtos e mais rigidez também no prazo para o Contran regulamentar. “O prazo é muito longo e estamos abrindo mão de determinarmos regras mais específicas para a regulamentação”.
Houve questionamentos também relativos ao preço dos automóveis. Para o deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), poderá haver um acréscimo de até 10% no preço de carros populares. “O carro mais simples não vai mais custar R$ 20 mil, vai custar R$ 22 mil, além de o seguro para o carro com airbag ser mais caro”.
Além da questão da segurança, o deputado Jorginho Maluhy (DEM-SP) acredita que o preço do air bag cairá. “Se incentivarmos o uso do airbag estaremos incentivando a industria brasileira e desenvolver pesquisa para que possamos fabricar este equipamento integralmente no Brasil. Estaremos preservando a vida e gerando empregos”.
fonte:
globo.com
Tchau e nunca mais Uno, Kombis e outras carroças que infesta o Brasil
Sei que não vai todas mais pelo menos as carroças Brasileiras serão mais seguras.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
cavr
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 66 Tópicos: 2 Localização: Far, Far Away...
Grupos: Nenhum |
Besteira paleativa...*
Imagina o lobby da indústria por trás disso...
EDIT:
Declaração melhor esclarecida em um post mais abaixo na página...
Editado pela última vez por cavr em Sexta Fevereiro 20, 2009 02:26, num total de 1 vez |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Aloprado
|
|
Sexo: Idade: 54Registrado em: Terça-Feira, 22 de Março de 2005 Mensagens: 1.966 Tópicos: 25 Localização: The Land of the Lost
Grupos: Nenhum |
Apoiado: TUDO o que tem a ver com segurança tinha que ser OBRIGATÓRIO em TODOS os carros: airbag, freios ABS... TUDO!
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
PedroJungbluth
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006 Mensagens: 4.627 Tópicos: 17 Localização: Curitiba Paraná
Twitter: @pedrojungbluth
Grupos:
|
Foi o grande furo de 1997, o código daquela época já deveria prever o air bag. Mas o lobby foi muito.
Não é paleativo, é algo que salva vidas, é absurdo termos carros em 2009 sem esse item.
Por sinal, da onde tirou que é paleativo?? Nunca leu testes a respeito?
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
giuliano'
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Quinta-Feira, 10 de Agosto de 2006 Mensagens: 1.732 Tópicos: 3 Localização: Baltimore
Grupos:
|
cavr escreveu: |
Besteira paleativa...
Imagina o lobby da indústria por trás disso... |
Ta de brinks, né?
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
RVangelis
|
|
Onde estão com minha cabeça?
Sexo: Idade: 45Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005 Mensagens: 6.082 Tópicos: 149 Localização: Fortaleza-CE
Twitter: @RVangelis
Grupos:
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
doug.manoel
|
|
Burn, motha' fucka'
Sexo: Idade: 38Registrado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007 Mensagens: 4.839 Tópicos: 234 Localização: Guarulhos/SP
Twitter: @dougmanoel
Grupos:
|
E dá-lhe preços ainda maiores por carros quase secos.
_________________ Tem sempre um babaca falando merda.
- Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
cavr
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 66 Tópicos: 2 Localização: Far, Far Away...
Grupos: Nenhum |
giuliano' escreveu: |
cavr escreveu: |
Besteira paleativa...
Imagina o lobby da indústria por trás disso... |
Ta de brinks, né? |
PedroJungbluth escreveu: |
Por sinal, da onde tirou que é paleativo?? Nunca leu testes a respeito? |
Sorry... My bad... Me expressei um tanto mal no post anterior... (And... Putting words in my mouth...)
Não me referia a questão da efetividade do airbag como item de segurança... É lógico que ele funciona como deveria na quase absoluta maioria dos casos (exceto, é claro, em casos com no vídeo postado acima do RVangelis... )
O ponto é que há muito mais legislação a ser alterada em níveis inferiores. Com isso, a questão é que a pragmatização dessa lei à curto e médio prazo no nosso país deverá ser muito incipiente, já que, pelo descrito, ela não afetará nossa atual frota (que por sinal costuma ter um ciclo de vida um tanto longo) e, além do mais, a grande falha continuará a ser humana e, não, mecânica.
Enfim, no final das contas permanecerá como um engodo para tentar remediar um contexto maior de falha sistemática legislatória cuja única preocupação ultimamente parece constantemente circundar uma infame "indústria da multa".
Tudo bem que é uma retificação que salva vidas, mas, de longe, haveria muito mais a ser modificado antes, além do que não são apenas os ocupantes de veículos que correm risco com a irresponsabilidade alheia atrás do volante.
Resumindo, é lógico que sou a favor da lei, mas na prática soa muito mais como uma mera implicação do forte lobby que a indústria automobilística historicamente sempre teve na história do nosso país. Enfim, uma decisão comercial antes de tudo.
[Modo sádico ON] Assim, agora vocês poderão bater o carro à vontade e, sem morrer com isso (quase sempre), poderão pagar por consertos absurdamente caros ou comprar um novinho em folha [Modo sádico OFF]
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
rafaelrss
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Grupos: Nenhum |
Doug
Lei de mercado básica: Oferta e procura
Quando Brasileiro aprender comprar carro as coisas melhora por aqui.
Enquanto a GM vê seu castelo desmoronar no mundo nôs somos obrigados a sustenter essas empresas vagabundas oferecendo os maiores lucros entre todas as filiais chegando a vezes a superar até a matriz em alguns caso como foi durante um bom periodo o caso da FIAT Brasileira que superou a Matriz Europeia.
E em troca tôme carro vagabundo, desatualizado e sem segurança
Verdadeiros bateu morreu
Só falta a orbrigação de Crash Test
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Kollber
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 1.378 Tópicos: 48 Localização: Minas Gerais
Twitter: @Kollber
Grupos:
|
Opa,
Carro "popular" no Brasil vai custar R$25.000,00....
Não estou querendo dizer com isso que não apoio o air-bag obrigatório. Pelo contrário, segurança, quanto mais melhor.
O que eu vejo em muitas pessoas é criticarem muito os carros populares. Quando se compra um carro, tem-se que avaliar o quê você quer com ele. Ou seja qual será seu custo e seu benefício com ele. Em vez de criticarem, basta somente não comprar. Escolha o que te atenda e seja feliz.
rafaelrss, escreveu: |
Tchau e nunca mais Uno, Kombis e outras carroças que infesta o Brasil |
Tenho um Uno e não tenho p**** nenhuma a reclamar dele.
Abraço!
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
|
|