Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Grupos: Nenhum
Gênero: Corrida/simulação
Distribuidora:Microsoft
Desenvolvedora:Microsoft Game Studios
Plataforma: X360 Data de lançamento: Out/10
E3 2009: Público casual é o novo alvo da Turn 10.
A eterna rixa entre simulação e arcade provavelmente só não é mais velha que o saudoso Enduro (Atari 2600). Quer dizer, há um bom tempo os jogadores se dividem entre os dois estilos de corrida, e isso acontece por um motivo bastante claro: jogadores de simulação acham demasiadamente simplista os controles do estilo arcade, enquanto que os defensores deste acreditam que a simulação não confere uma sensação tão realista assim de velocidade.
É claro, além disso, o estilo arcade ainda funciona como uma porta de entrada para o gênero, agregando toda uma basta legião de jogadores casuais — do tipo que, eventualmente, não tem tempo para estudar um manual de instruções que mais parece um tratado de fisiologia.
Bem, aparentemente, a Turn 10 Studios entendeu perfeitamente isso. A proposta da desenvolvedora para Forza Motorsport 3 é tão simples quanto a supracitada rixa: o negócio é agradar gregos e troianos. Isso é, com um único jogo, abarcar toda uma legião de fãs com gostos parcial ou totalmente discrepantes. Será que funciona?
Simulação e arcade em um mesmo jogo?
É possível, realmente. A bem da verdade, de acordo com o que foi mostrado recentemente na E3 (Electronic Entertainment Expo), FM 3 parece ser quase um “2 em 1”. Enquanto alguns mecanismos pretendem facilitar a vida dos jogadores menos aficionados, ainda existe, é claro, a opção de se encarar uma simulação genuína. E, bem, para qualquer um dos casos, a sensação de velocidade deve ser uma constante.
“Espere aí, isso representa algum tipo de enxertia entre Forza e Need for Speed?”. De forma alguma. Na realidade, a consagrada jogabilidade da série, aparentemente, se manteve intacta. Os supracitados mecanismos é que devem garantir que o jogo se torne mais palatável para jogadores menos puristas.
Entre eles, o não propriamente novo sistema de freio automático, que passou agora por uma reformulação. Quer dizer, ficou ainda mais difícil sair voando ou rodando em uma curva particularmente fechada.
Depois de GRID e Prince of Persia...
Mas o que realmente chama a atenção (e provavelmente vai gerar alguma controvérsia) é a possibilidade de se “rebobinar” (rewind) em até cinco segundos a sua corrida; isso a qualquer momento, e quantas vezes forem necessárias. É isso aí, você não entendeu mal. Rodou na curva? Bateu na traseira de um adversário? Não foi assim tão bem sucedido em uma ultrapassagem? Sem problemas, é só voltar o filme e tentar novamente.
Embora soe meio estranho a princípio, esse sistema “a La Prince of Persia” pode sem dúvida ser uma boa ferramenta de aprendizado. É claro, algo tremendamente parecido já foi desembarcado em GRID pela Codematers. Entretanto, o adereço aqui parece muito mais oportuno, já que os critérios de controle em Forza são bem... bem menos condescendentes; quer dizer, o “cheat” se torna algo remotamente justificável, e certamente bem vindo.
Bem, e quem se esforçar por uma corrida “limpa”, não leva nada? De forma alguma. Embora o jogo não traga nenhuma restrição quanto a uma subida no pódio utilizando esse quase “jeitinho brasileiro”, quem resolver encarar diretamente a aridez realista dos controles de Forza certamente será reconhecido por isso.
E que maneira melhor para premiar do que com dinheiro vivo? Exatamente, termine as corridas sem os famosos “assistentes do piloto” e a sua conta bancária vai agradecer. Assim sendo, basta desativar todos os auxílios do jogo para se ter novamente o bom e velho Forza Motosport em toda a sua glória original.
O longo Modo Carreira
Sem meias palavras: o “modo carreira” de Forza Motorsport 3 deve mesmo ser algo quase ridículo de tão grande. E isso é ótimo, claro. Ao todo, você provavelmente passará umas 50 horas na frente do videogame para passar por todas as corridas e temporadas.
Mas, além dos esteróides, o novo modo carreira também apresenta outras singularidades. Os desafios agora serão construídos em base em calendários, e serão totalmente dinâmicos. Basicamente, o jogo vai analisar o tipo de carros que você normalmente usa, as classes favorecidas, as suas aptidões (e muito mais) para construir todo o desafio.
O negócio é pôr pressão
Outro fator que deve tornar as corridas de FM 3 ainda mais realistas, é o chamado “sistema de pressão”. Trata-se de um novo adereço para a já ótima I.A. (inteligência artificial) da série. Agora, caso você se aproxime demais da traseira de um adversário, este pode acabar, por “nervosismo”, perdendo o controle e cometendo uma série de deslizes.
Todavia, vale lembrar que esse sistema será tão mais efetivo quanto menor for a dificuldade escolhida para a corrida. Afinal, corredores profissionais provavelmente sabem lidar melhor com a pressão psicológica da corrida, não?
O YouTube da Turn 10
Convenhamos, produzir os próprios vídeos, editar e, por fim, disponibilizar ao grande público é certamente algo que pode agradar alguns. Mas não todos. Embora nada de muito substancial tenha sido dito até o momento sobre o tipo de perfumaria que deve acompanhar FM 3, sabe-se que o pacote deve trazer uma forma prática de ranquear, compartilhar e baixar vídeos.
Basicamente, aqueles jogadores particularmente talentosos e inspirados, caso resolvam compartilhar os seus feitos na forma de vídeos, podem virar verdadeiros heróis dentro da comunidade do jogo. Já para o pessoal que prefere ficar acompanhando os vídeos já feitos, a Turn 10 promete um sistema bastante funcional para rastrear e baixar o conteúdo — será possível, inclusive, acompanhar a “carreira” de um único jogador.
Os vídeos serão então ranqueados de uma forma bastante natural: quanto mais downloads, mais pontos o conteúdo recebe. Bem, mas como fica quem utilizar as facilidades do assistente (rebobinar e freio automático)? Sem problemas, os jogadores que apelarem para esses mecanismos também poderão compartilhar as suas voltas preferidas.
Entretanto, os mais puristas (que desativarem todo tipo de auxílio do jogo) terão seus vídeos marcados por uma notação especial, e também aparecerão sobre os outros nas listas. Enfim, é justo.
Por fim, resta saber se os tais mecanismos auxiliares vão mesmo servir aos claros propósitos da Turn 10: o de atrair um público mais casual e/ou pouco acostumado a simuladores. Quer dizer, uma fórmula bastante atípica, mas que sem dúvida pode acabar dando certo.
Forza Motorsport 3 deve dar as caras até outubro desse ano. Aguarde novidades.