|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
| |
[INTERNET] Panes no Speedy estimulam criação de novas regras |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
doug.manoel
|
|
Burn, motha' fucka'
Sexo: Idade: 38Registrado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007 Mensagens: 4.839 Tópicos: 234 Localização: Guarulhos/SP
Twitter: @dougmanoel
Grupos:
|
Panes no Speedy estimulam criação de novas regras para banda larga
Conselheira da Anatel, Emília Ribeiro, explica como o novo regulamento para operadoras poderá garantir qualidade do serviço.
As frequentes panes na banda larga enfrentadas no Brasil, em especial as ocorridas recentemente com o Speedy, da Telefônica, vão motivar uma nova legislação no País, a qual pretende fazer com as operadoras que prestam serviço de acesso à internet garantam uma conexão de maior qualidade.
Relatora do processo administrativo que obrigou a Telefônica a interromper as vendas do Speedy, a conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Emília Ribeiro, solicitou à área técnica da agência que desenvolvesse duas regulamentações para a banda larga.
Uma delas pode obrigar que as “teles” assegurem, em contrato, uma velocidade mínima de conexão, entre outras medidas para proteger a qualidade do serviço prestado ao consumidor. A outra deve estimular a entrada de novas operadoras de pequeno porte no mercado.
“Se você contratar uma banda larga de 1 Mbps, você tem de ter direito a uma velocidade de 1 Mbps”, afirmou Emília. ao IDG Now! “As pessoas contratam uma coisa e exigem qualidade por ela”. Para a conselheira, as operadoras deveriam fornecer, no mínimo, 50% da velocidade contratada nos planos de banda larga que oferecem. “O que a Anatel quer impor é um mínimo de velocidade. A porcentagem, cada empresa vai dizer qual será, mas não em letras miúdas. Assim, o usuário saberá claramente que velocidade terá em cada operadora e isso vai estimular que elas melhorem a qualidade do serviço para conquistar o cliente”, afirma a conselheira.
O texto do novo marco regulatório da banda larga brasileira será levado ao conselho diretor da Anatel em novembro. Na reunião, será sorteado um dos conselheiros para ser o relator do projeto. Depois de finalizada, a versão prévia do texto será colocada em consulta pública. A previsão é que as normas entrem em vigor ainda no primeiro semestre de 2010.
Com a regulamentação, a Anatel vai aumentar a fiscalização sobre a qualidade da banda larga oferecida. Atualmente, os órgãos de defesa do consumidor como o Procon assumem essa tarefa. “A Anatel vai instaurar processos administrativos e aplicar multas elevadas às operadoras que descumprirem as novas regras”, disse Emília.
As multas aplicadas pela Anatel podem ser elevadas. Em julho, as operadoras Oi e Claro foram processadas por descumprirem a lei do call center. A multa, de acordo com o Ministério da Justiça, poderia chegar a 300 milhões de reais para cada companhia. As operadoras entraram com pedido de acordo e terão até o fim deste ano para apresentar medidas que demonstrem o cumprimento das regras de atendimento ao consumidor.
Questionada se as operadoras brasileiras teriam condições técnicas para garantir o fornecimento da banda larga sem interrupções, a conselheira Emília Ribeiro acredita que não haveria qualquer impedimento. “Além da velocidade menor que a contratada, o que hoje o usuário enfrenta é a instabilidade. Ele começa a fazer o download de um filme, por exemplo, e a conexão oscila, fica lenta."
Se a operadora tiver algum problema técnico, ela será obrigada a avisar ao usuário com pelo menos cinco dias de antecedência, explicou. Esse prazo seria para interrupções programadas, como suspensão do serviço para manutenção. Não ficou claro, no entanto, como o novo regulamento vai lidar com panes imprevistas.
Entre os outros pontos abordados pela nova regulamentação para a qualidade do serviço de banda larga estará inclusa a garantia, para o usuário, de cancelar seu contrato sem multa, a suspensão programada do serviço durante o período em que o cliente estiver de férias - que pode ser pedida uma vez por ano, por um prazo de 30 a 120 dias -, a proibição de a operadora fazer qualquer cobrança antecipada e a opção obrigatória de contratar apenas o serviço de banda larga. “Hoje, muitas operadoras obrigam o consumidor a contratar os serviços ‘combo’. Os pacotes podem continuar a existir, mas o cliente deve ter a possibilidade de contratar apenas a internet, se quiser”, explicou Emília.
“Ainda haverá muito debate sobre essas regras. Na consulta pública, o usuário e as empresas vão contribuir para aperfeiçoar o texto”, acrescentou a conselheira da Anatel.
Fonte: IDG Now
_________________ Tem sempre um babaca falando merda.
- Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
lred
|
|
Sexo: Idade: 30Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Julho de 2006 Mensagens: 1.306 Tópicos: 63 Localização: Jundiaí - SP
Twitter: @lucasbenica
Grupos:
|
Emília, te amo.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
IraiaG
|
|
Moderadora
Sexo: Idade: 43Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Abril de 2007 Mensagens: 4.004 Tópicos: 325 Localização: Porto Alegre - RS
Twitter: @IraiaG
Grupos:
|
Citação: |
a opção obrigatória de contratar apenas o serviço de banda larga |
Isso vai ser bom demais. Eu não uso telefone fixo em casa há anos.
Quando contratei banda larga da BrT há uns 3 anos atrás, eles me deram essa opção, pagava só a internet. Aí mudou o lance de pulsos para minutos e começaram a cobrar 15 pilas por mês de telefone. Morto. Toda ligação que eu fizesse teria que pagar a mais. E não adiantou falar, não abriram mão, claro. Ainda disseram que era OBRIGATÓRIO.
Não sei como funciona agora com a Oi porque mudei para a GVT. Mas também tive que contratar plano de telefone fixo.
Citação: |
estará inclusa a garantia, para o usuário, de cancelar seu contrato sem multa |
Outra coisa que ajuda bastante também. Assim se a palhaçada de velocidade capada não para, liga e cancela. Problema é que só funciona pra quem tem opções e infelizmente muita gente não tem.
Já a esse lance de garantir 50% da velocidade, vou te dizer viu...
Tá certo que uma hora ou outra poderia dar um probleminha aqui e outro ali, a conexão ficar instável e baixar a velocidade e tals... normal. Problemas acontecem e isso tem que estar no contrato pra não ferrar com a empresa... blábláblá. Mas se eu contrato 10Mb é porque eu quero 10Mb e não 5, nem 6, nem 8. Se eu quisesse velocidade menor, pegava a menor... mas aí ooooopa, eu teria só a metade dela garantida também.
Garantir 50% e nada dá na mesma. Tem que garantir a velocidade que está vendendo, simples assim. Coloca no contrato que problemas TEMPORÁRIOS podem acontecer, especifica quais e porquê e usa o famoso "e outros" no fim.
Se não tem cacife pra garantir 10Mb e sim só 5Mb, então vende só os 5Mb e pronto.
E se não tem cacife pra garantir que o cliente vai receber aquilo que comprou e pagou, então se agiliza, se moderniza, levanta pra cuspir, muda de ramo, whatever.
Garantia de 50%... daqui a pouco todo mundo vai estar vendendo livro pela metade, filme pela metade, metade de CD, colocando silicone num peito só... que deus ajude.
_________________
»
Colabore com o LostBrasil
Ajude o maior portal sobre Lost da América Latina
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
jackelinediniz
|
|
Administrador
Lost connecting people!!
Sexo: Idade: 38Registrado em: Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2006 Mensagens: 16.963 Tópicos: 3.701 Localização: Belo Horizonte / Governador Valadares - MG
Twitter: @jackelinediniz
Grupos:
|
Aqui pra ter Velox (OI) tem que ter telefone fixo! Coisa mais primária!
Se não quiser telefone, já era!
_________________ _________
Uma nabucada é uma cheligada ao quadrado. PERIOD - By Giraia
- Lost has to go back! Has to go baack!
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
- Eu olhei bem dentro dos olhos desta ilha e o que eu vi... foi lindo!
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
|
|
|
|
|
Página 1 de 1 |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
| |