Intel responde ao IBM Power 7 com novo Itanium Tukwila
Lembrando os bons tempos em que o pessoal de Santa Clara trocava tapas e cascudos com o pessoal de Sunnyvale, a Intel acabou de anunciar — com pelo menos dois anos de atraso — o lançamento do Tukwila, seu novo processador Itanium de 64 bits que, obviamente, apareceu do nada para bater de frente com o Power 7 da IBM também anunciado hoje.
A primeira vez que ouvi falar nesse chip foi no IDF de 2005, quando Pat Gelsinger descreveu a chamada plataforma Richford cujo processador era conhecido pelo codinome Tukwila e que estaria no mercado lá por volta de 2007, e posteriormente adiado para 2008. O novo processador será conhecido comercialmente como Itanium série 9300 e, como já dissemos na nota da IBM, trata-se de um chip quadcore com 2 threads cada, confira as diferenças entre o atual modelo 9100 (Montvale) e o novo 9300 (Tukwila):
Clique para ampliar
Outra grande sacada dessa nova plataforma — da qual também faz parte o novo chipset 7500 — é sua capaciade de compartilhar alguns componentes com a futura plataforma Xeon conhecida como Nehalem EX. Isso inclui a tecnologia de interconexão Intel QuickPath, o Intel Scalable Memory Interconnect, Intel 7500 Scalable Memory Buffer (para tirar proveito do banco de memórias DDR3) e o I/O hub (do chipset Intel 7500 chipset), o que permitirá uma simplificação das plataformas ao mesmo tempo que facilita o desenvolvimento de novos projetos.
Segundo o anúncio de hoje, o Itanium 9300 terá preços iniciais de US$ 946 até US$ 3.838 (preço unitário para lotes de mil peças). Espera-se que os primeiros modelos com o novo chip cheguem ao mercado em torno de 90 dias.
Fonte: Zumo