|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
| |
Professor defende que mito de Superman é essencialmente |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
jackelinediniz
|
|
Administrador
Lost connecting people!!
Sexo: Idade: 38Registrado em: Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2006 Mensagens: 16.963 Tópicos: 3.701 Localização: Belo Horizonte / Governador Valadares - MG
Twitter: @jackelinediniz
Grupos:
|
Professor defende que mito de Superman é essencialmente americano
Tom De Haven, romancista, professor e pesquisador da área de quadrinhos, acaba de lançar um novo livro, e quer comprovar uma tese: a história de Superman só poderia ter sido criada nos EUA.
Our Hero: Superman on Earth, lançado pela Yale University Press, defende que o super-herói encarna alguns dos principais mitos do sonho americano - por mais que entretenha públicos do mundo inteiro.
"Como órfão e imigrante, ele divide sua história com a de muitos estadunidenses que vieram para o país em busca de uma vida melhor, e seus feitos supreendentes representam as realizações mais loucas do sonho americano", diz a descrição do livro. De Haven analisa 70 anos de quadrinhos, programas de rádio e TV, além dos filmes, para mostrar a "americanidade" do herói.
Our Hero: Superman on Earth tem 240 páginas e custa US$ 24. Na Amazon, também está disponível para Kindle.
Fonte: Omelete
_________________ _________
Uma nabucada é uma cheligada ao quadrado. PERIOD - By Giraia
- Lost has to go back! Has to go baack!
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
- Eu olhei bem dentro dos olhos desta ilha e o que eu vi... foi lindo!
|
|
|
|
Gourmet Erótico
|
|
Sexo: Idade: 54Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Grupos: Nenhum |
"Mito de Superman é essencialmente americano"
240 páginas para explicar uma frase que é autoexplicativa.
_________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
|
|
|
|
qwertt
|
|
Sexo: Idade: 36Registrado em: Sábado, 15 de Julho de 2006 Mensagens: 1.979 Tópicos: 9 Localização: Guarapuava/PR
Grupos:
|
Mas... o superman não é nietzscheniano?
|
|
|
|
SuperMT
|
|
Sexo: Idade: 31Registrado em: Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2006 Mensagens: 3.075 Tópicos: 11 Localização: with your sis.
Twitter: @_matvieira
Grupos:
|
qwertt, talvez.
Mas o herói que conhecemos é, ao meu ver, completamente imperialista.
Superman, Capitão-América, Homem Aranha, Pica-Pau, He-man... essencialmente americanos, até no uniforme.
_________________ 'O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse.' Drummond.
|
|
|
|
Gourmet Erótico
|
|
Sexo: Idade: 54Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Grupos: Nenhum |
Bem, muita gente critica a tradução de übermensch para superman ou superhomem...
_________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
|
|
|
|
PedroJungbluth
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006 Mensagens: 4.627 Tópicos: 17 Localização: Curitiba Paraná
Twitter: @pedrojungbluth
Grupos:
|
é a melhor tradução ao meu ver, o pepino é hoje em dia estar ligada a essa figura pop.
A tradução "além homem" que já vi achei meio desconexa da idéia do Nietzsche.
Dizem, afinal, que essas teorias de nietzsche influenciaram o nazismo. Os estudiosos negam falando que isso é injusto, mas por mais que as teorias de raça pura fossem filosoficamente desconexas de nietzsche, é fato que superficialmente (ou seja, para a população) um sempre pareceu se embasar no outro.
Bem, mas daí veio a guerra, acabou-se essa idéia entre os alemães (pelo menos por um tempo), etc etc.
Mas Hitler afirma no livro dele, "Mein Kampf", que os EUA eram um país irmão da Alemanha, já que ao contrário de outras colonizações não havia mistura com as culturas e raças nativas e negras. Já america latina teria sempre essa contaminação, pois mais que tentassem "melhorar", sempre seria uma nação menor por causa da mistura.
Eu acho que Hitler está um pouo certo sobre os EUA serem parecidos com a Alemanha pré guerra. E lá não houve nenhuma devastação por guerra, muitos desses ideias ainda existem na cultura americana.
Veja historicamente: enquanto a Revolução Francesa produzia uma carta de direitos humanos, a revolução de independência americana (um pouco anterior) tinha produzido uma carta de direitos do cidadão americano.
Essa idéia do povo americano como superior ao resto do mundo tem origens religiosas, infelizmente, e quando Joseph Priestley foi expulso da Inglaterra e foi para os EUA, fez um belo discurso sobre como os EUA deveriam ser os melhores do mundo, e mostrar ao resto do mundo como deveriam ser, e se não conseguisse influenciar pelo exemplo, obrigariam o resto do mundo a serem "corretos".
Isso teve forte influência no Presbiterianismo, Metodismo, Puritanismo americanos. Basicamente na América essas idéias foram saindo do aspecto religioso e criaram uma cultura que envolve a superioridade americana perante o resto do mundo, e como devem cuidar para que o resto do mundo possa se aproximar desse ideal maravilhoso.
Acho que tudo isso forma a cara do super-homem. Ele não é apenas super forte, ele é super certo, sempre faz o certo.
Justamente nesse aspecto dele que vejo espaço para que roteiristas possam explorar o lado sombrio de se tentar obrigar pessoas diferentes a viverem sob a realidade dele.
Lógico, isso jamais partiria da industria de entretenimento e americanas, afinal eles jamais se permitiriam tamanha auto crítica.
|
|
|
|
qwertt
|
|
Sexo: Idade: 36Registrado em: Sábado, 15 de Julho de 2006 Mensagens: 1.979 Tópicos: 9 Localização: Guarapuava/PR
Grupos:
|
só pra contar...
= LOL
|
|
|
|
PedroJungbluth
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006 Mensagens: 4.627 Tópicos: 17 Localização: Curitiba Paraná
Grupos:
|
qwertt escreveu: |
só pra contar...
= LOL |
huashuahua
|
|
|
|
reinaguimar
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Julho de 2007 Mensagens: 1.149 Tópicos: 20 Localização: Betim
Twitter: @reinaguimar
Grupos:
|
SuperMT escreveu: |
qwertt, talvez.
Mas o herói que conhecemos é, ao meu ver, completamente imperialista.
Superman, Capitão-América, Homem Aranha, Pica-Pau, He-man... essencialmente americanos, até no uniforme. |
pica pau!!!
huahuahuahuahuahauhhauhauhau
|
|
|
|
SuperMT
|
|
Sexo: Idade: 31Registrado em: Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2006 Mensagens: 3.075 Tópicos: 11 Localização: with your sis.
Grupos:
|
reinaguimar, nunca parou pra pensar? Dá uma olhada.
|
|
|
|
reinaguimar
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Julho de 2007 Mensagens: 1.149 Tópicos: 20 Localização: Betim
Grupos:
|
sei lá concordo com todos mas o o pica pau pra mim...forçou a barra!!!
Sem querer ofender...até tenho um visão boa referente a estes valores simbolizados, como o porque do Batman, vestir algo diferente de outros heróis, um tom mais sombrio, enquanto o super-homem, e companhia estão lá com o azul e o vermelho.
O problema é que o pica pau na minha opinião, não é nenhum motivo de orgulho para os americanos, ele transmite algo muito diferente do que os "garotos propagandas" querem passar, acho que o fato do pica-pau ser azul e vermelho é apenas uma alusão a ave, que sim, tem a cabeça vermelha e o corpo preto, porem, o cara trocou o preto pelo azul...
Pode até ter sido por patriotismo, mas, não é a mesma mensagem...
Ps.: O teclado la de casa é uma merda, só agora reparei que o texto estava extremamente ruim.
Editado pela última vez por reinaguimar em Segunda Março 22, 2010 08:41, num total de 1 vez |
|
|
|
SuperMT
|
|
Grupos:
|
reinaguimar, você está por fora, então.
Mas é claro, sua opinião é sua opinião.
|
|
|
|
reinaguimar
|
|
Grupos:
|
Queria entender melhor a sua visão supermt, ou qualquer outro, afinal para mim, esse tema não é apenas opinião, eu aceito como verdade, desde que com seus devidos pingos nos is.
Realmente não consigo ver alguém ter orgulho de ter o pica pau, como marco cultural, politico, ou social.
Sem zueira, só quero entender!
Abraços
|
|
|
|
PedroJungbluth
|
|
Grupos:
|
acho que orgulho não é algo tão racional.
Veja a evolução do personagem: pica pau era malandrão, fugia de polícia e tinha caráter duvidoso. Sempre existiu um humor ácido nos desenhos, colocando ele como anti herói.
Mas a medida que os desenhos são mais recentes, ele cada vez mais aparece como herói.
Sobre as cores, realmente, são as cores do pássaro.
Sobre o simbolismo de herói americano, sim, realmente, todos os citados representam o ideal de pessoa certinha (menos o pica pau), a pessoa que sabe claramente o que é certo ou errado (pra mim isso é sinal de burrice, mas não sou americano). As cores nem sempre estão presentes, símbolo disso é o Hank, personagem principal de Caverna do Dragão, simbolo máximo do homem ideal americano, e era verde e amarelo.
As cores azul e vermelho são apenas uma referência à bandeira americana, não vejo nada demais nisso.
|
|
|
|
SuperMT
|
|
Grupos:
|
reinaguimar, colocando os pingos no is(haha), concordo com vocês quando dizem que pica-pau não é o exemplo mais nítido de patriotismo. He-man, que não usa cores da bandeira, é um dos maiores. Mesmo assim, o pássaro é uma personagem que nunca perde e sempre está acima, intelectualmente, de seus adversários. Sempre se safa de todos os problemas e no final, vai embora assoviando, como quem estabelece sua hegemonia e seu controle.
Acho que a questão das cores é sim muito importante. No sub-consciente do público alvo, é substancial essa influência das cores para a formação individual.
Eles crescem com um espírito de adorar o país e o estereótipo de homem superior.
Hoje, nem tanto, mas no estopim do imperialismo dos EUA(quando as coisas eram mais descaradas), penso que a distancia entre o patriotismo americano e o nazismo era muito pequena, nas devidas proporções.
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
|
|
|
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
| |