Autor |
Mensagem |
mafort
|
|
Sexo: Idade: 50Registrado em: Terça-Feira, 26 de Julho de 2005 Mensagens: 44 Tópicos: 3
Grupos: Nenhum |
Pirataria de seriados americanos pela internet vira mania entre fãs
Nina Lemos
Colunista da Folha
O DJ André (os nomes são fictícios), 28, é fã do seriado "24 Horas". Mas isso não quer dizer que ele esteja ansioso com a estréia da quinta temporada da série, dia 13, na Fox. André faz parte de um time cada vez mais numeroso, o dos piratas de seriados. No caso, sua falta de ansiedade em relação à estréia tem um motivo muito simples. Ele já viu o episódio. No momento, delicia-se com o meio da quinta temporada (o mesmo momento da série que está sendo exibido nos EUA).
André baixa em seu computador cada um dos episódios poucos minutos depois de eles estrearem e serem exibidos em Los Angeles. A pirataria de programas de TV é parecida com a de MP3, o já conhecido formato de músicas que são "trocadas" ou compradas pelo computador.
A diferença é que os seriados demoram mais tempo para serem baixados, cerca de oito horas, e só agora a prática começa a ser popularizada. "Oito horas depois de o episódio passar nos EUA, eu já o tenho na minha casa", conta André, que também já tem toda a segunda temporada de "Lost".
Não é preciso ser um nerd de computador para conseguir baixar as séries já legendadas. Existem centenas de blogs e comunidades no Orkut que fornecem os links onde podem ser obtidos. Também já há programas que permitem que os seriados sejam legendados. Em qualquer comunidade das séries no site de relacionamentos dá para encontrar mensagens com títulos como "já legendei a quarta temporada, podem copiar daqui". O trabalho é feito pelos próprios fãs das séries.
A prática preocupa as emissoras, que ainda não têm uma posição definida em relação às novas tecnologias. "A internet pode ser considerada uma concorrente tanto para a TV paga quanto para a fechada", diz Elie Wahba, vice-presidente sênior para a América Latina do canal Fox. De acordo com ele, "trata-se de pirataria, uma prática que prejudica as TVs". Ao mesmo tempo, Wahba disse não saber o que fazer a respeito. "Eu nem sabia que isso acontecia nessa escala. Agora vou ter que alertar a sede da emissora nos Estados Unidos", disse ao ser comunicado pela Folha sobre a existência das comunidades e dos blogs que disponibilizam os seriados para download. Procurado, o canal Warner disse que não tinha como se posicionar a respeito.
Traficante de seriados
Os piratas não têm remorso em relação à prática. "Não sinto que preciso ficar à mercê das TVs esperando eles exibam [o programa] quando for mais conveniente. Acho que os capitalistas vão ter que se adaptar às novas tecnologias. Não é a tecnologia que vai ter que ser barrada por causa dos capitalistas", diz André, que tem cerca de cem horas de programação de TV armazenadas em seu computador, incluindo todos os episódios de seriados como "Desperate Housewives" e "Lost". André faz a alegria de seus amigos menos tecnológicos. "Ele é o meu traficante de seriados. Quando quero algum, peço para ele, que me dá uma cópia em DVD", diz o roteirista Marcelo, 25.
O webmaster Danilo, 28, também não se considera criminoso. "É um caminho natural da tecnologia. Se você possui todas as ferramentas para assistir às coisas quando quer, é melhor assim. Eles que se adaptem."
O stylist Renato, 26, é ainda mais ligado a essa tecnologia. Copia as temporadas de seriados que baixa pela internet para seu iPod vídeo (aparelho de execução de MP3 da Apple que também permite a exibição de vídeos). Tem no aparelho, que cabe no bolso do jeans, dezenas de episódios de "Desperate Housewives".
Direitos autorais
O fato é que copiar seriados de TV é proibido, de acordo com a Lei de Direitos Autorais. "A lei diz que você só pode copiar trechos de audiovisuais", explica o advogado Guilherme de Almeida, especializado em direito digital e um dos sócios do escritório Kaminski, Cerdeira e Pesserl Advogados. Ao mesmo tempo, ele diz que a lei é dúbia. "Existe uma brecha que diz que a pessoa copiar para consumo próprio não é um crime tão grave. É uma lei que permite várias interpretações."
Os piratas não têm muito medo, apesar de saberem que estão burlando a lei. "É muito difícil ser pego", diz Danilo, que tem cerca de 60 horas de programação de TV no computador de sua casa. E mais um bom número em DVD.
Fonte:
Folha
|
|
|
|
G4g0
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Domingo, 24 de Abril de 2005 Mensagens: 630 Tópicos: 7 Localização: Brazil
Ignorancia deles, se a ABC cobrasse uns 2 dolares por episódio e disponibilizasse no seu site para download, com alta qualidade eu compraria, idiotas são eles que gastam dinheiro tentando barrar as movimentações pela internet, ao invés de aderir a prática e ganhar dinheiro com isso.
|
|
|
|
Jamie Sawyer
|
|
Idade: 38Registrado em: Sexta-Feira, 3 de Março de 2006 Mensagens: 105 Tópicos: 1
Grupos:
|
concordo plenamente com o G4g0...
|
|
|
|
kinho_gossard
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 163 Tópicos: 1 Localização: Oahu
Grupos:
|
Citação: |
conta André, que também já tem toda a segunda temporada de "Lost". |
o.Ô também quero!
alguém me passa por MP onde eu pego 24 horas na net?
(edit)
é o que o g4g0 disse.
|
|
|
|
beaburigo
|
|
Idade: 32Registrado em: Quarta-Feira, 22 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 110 Tópicos: 4
se eu achace um site na net q tivesse os epsodios de lost direitinho pra baxa eu baxava um ou dois epsodios, mas pra falar a verdade eu prefiro comprar o box do lost tudo direitinho com imagem prefeita com legendas com bonus especiais
ahhhh e já q eu comprei o box lost já tenho 3 amigos que me pediram pra mim grava pra eles a temporada inteira em dvd huauhahuauhauhahua
|
|
|
|
LucyK
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2005 Mensagens: 2.394 Tópicos: 20 Localização: Campinas, SP
O que aocntece é que tem muita gente que não pagaria se existisse a possibilidade de pegar de graça mesmo assim. Eu pagaria numa boa para baixar o episódio da minha série favorita minutos depois dela ser exibida na televisão americana. E eu Também compraria o DVD da temporada. É o que eu fiz com Grey's Anatomy. eu tinha todos os episódios da 1ª temporadas aqui no computador e ontem, quando chegou meu DVD da 1ª temporada, eu deletei todos. Eu adoro o DVD certinho, com extras, caixinha fofa e etc, não compro DVD pirata justamente pela falta disso.
|
|
|
|
Jamie Sawyer
|
|
Idade: 38Registrado em: Sexta-Feira, 3 de Março de 2006 Mensagens: 105 Tópicos: 1
Grupos:
|
ahhh mas aí vai de cada um... eu baixei toda a primeira temporada e mesmo assim vou comrpar o dvd... por questaum de qualidade, makig of, etc... e olha q o dvd num ta dos mais baratos...
|
|
|
|
Fusca do locke
|
|
Sexo: Idade: 32Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Dezembro de 2005 Mensagens: 191 Tópicos: 7 Localização: rj
Grupos:
|
tudo que eles fazem é por arquivo fake na net.Baixo LOst e não compro DVD.Extras?Vai ter na NET!
|
|
|
|
Orin
|
|
Sexo: Idade: 38Registrado em: Domingo, 20 de Fevereiro de 2005 Mensagens: 399 Tópicos: 1 Localização: Campo Grande, Mato Grosso do Sul
A questão é justamente o que o cara la da notícia falou, as redes tem que se adaptar as novas tecnologias e não tentar barra-las, cobrar pelo episódio online não adiantaria nada, mas distribuílo gratuitamente com propagandas poderia ser uma saída, nada de intervalos, mas sim aquelas propagandas que temos em jogos de futebol, creio eu que seria uma alternativa muito viável!!!
|
|
|
|
ogro
|
|
Chaos will rise again.
Sexo: Idade: 37Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005 Mensagens: 14.773 Tópicos: 331 Localização: Olympus
Twitter: @ogrotouro
Grupos:
|
Fusca do locke escreveu: |
tudo que eles fazem é por arquivo fake na net.Baixo LOst e não compro DVD.Extras?Vai ter na NET! |
Já tem na net.
Mas a questão é eles não disponibilizaram a ABC no Brasil. Se tivesse, quem pudesse pagar veria sem legenda mesmo.
Tá certo que o número de pessoas que entende inglês de forma satisfatoria é muito pequeno mesmo, mas quem entender quer isso.
E não o correria o "risco" de ser processado.
Mas, de toda forma, SEI que a pirataria nunca vai acabar. Pode ser diminuida, sim. Mas sempre aparecerão novas formas de burlar isso.
|
|
[[PhOeNiX]]
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Sexta-Feira, 3 de Março de 2006 Mensagens: 51 Tópicos: 7 Localização: São Paulo
Grupos:
|
Uma coisa q os caras não entendem é q eles poderiam tornar esses prejuízos na internet em lucro...
Pega essa idéia do G4g0 e vai, coloca 5U$ o episódio...
Imagina qtos milhões eles não iriam faturar...
é questão de pensar
_________________ Visite:
www.lpinside.com.br
|
|
|
|
Hellrider
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Domingo, 5 de Março de 2006 Mensagens: 0 Tópicos: Nenhum Localização: são leopoldo
olha, uma coisa é certa, se tem de graça pra qê compra?
eu puxei toda a primera temp e o q tem da segunda no emule (agora to puxando os episodios 14 e 15) e fiquei sabendo q o episodio 16 só sai daki a un bom tempo e não tive muitos problemas pra acompanhar a série (foi ate melhor, não precisar ficar acordado até a 1 ora da manha pra ve na TV e poder ver a qualquer ora é uma das vantagens)
ainda por cima tem quase 1000 (eu disse mil) fontes por arquivo, então fika facil e puxa rapidão...
isso é tudo pessoal, continuem pirateando ushauhsuahsuha
|
|
|
|
[[PhOeNiX]]
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Sexta-Feira, 3 de Março de 2006 Mensagens: 51 Tópicos: 7 Localização: São Paulo
Grupos:
|
|
|
|
LordDevon
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Domingo, 5 de Março de 2006 Mensagens: 0 Tópicos: Nenhum Localização: Alto Araguaia - MT
Eu sou 1 dos pirateros a 1º temporada to convertendo pra DVD a qualidade de DVD já to quase terminando a 1º temporada vai ficar a qualidade de AUDIO e VIDEO bom d mais...
E de graça é mais gostoso.
|
|
|
|
Mutcholoko
|
|
Sexo: Idade: 36Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Abril de 2005 Mensagens: 243 Tópicos: 5
eu baixo só pra assistir e quando sai um episodio eu deleto o anterior,e mesmo baixando a 2º temporada eu vo assistir tudo de novo no axn
fazendo isso eu n me considero um pirata...
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar