Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum » Off-Topic  » Literatura » C. S. Lewis pode ser visto como um grande escritor?

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 C. S. Lewis pode ser visto como um grande escritor? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
Sharuz
MensagemEnviada: Quarta Janeiro 25, 2006 22:39  |  Assunto: C. S. Lewis pode ser visto como um grande escritor? Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 46

Registrado em: Sábado, 21 de Janeiro de 2006
Mensagens: 23
Tópicos: 2




Grupos: Nenhum
Vai depender de muitos pontos de vista.

C. S. Lewis, embora tenha criado um livro que virou best seller, não pode ser visto como uma obra clássica da literatura, nem infanto-juvenil muitos menos no gênero fantasia.

As crônicas de Narnia é um livro que o leitor não precisa pensar muito, tudo tá li, não existe nada tão profundo e impactante como encontrado nas obras do Mestre Tolkien.

J. R. Tolkien e C. S. Lewis foram ótimos amigos. Tenho carinho pelos dois, mesmo que a obra do último não tenha sido a oitava maravilha do mundo, merece ser lembrada, mas não exaltada, mesmo que de ínicio sempre foi atingir as crianças, os livros acabaram caíndo no agrado dos adultos, mais devido o apelo cristão encontrado na obra.

o filme pelo aspecto visual é lindo, e só. Quase em todo filme da para contextualizar as cenas com a Trilogia Senhor dos Anéis, são tantas que chega ser irritante.

Tolkien deixou um mundo, é real e palpável, Lewis, não. A equipe em vários aspectos penaram para construir os personagens do filme, não tinha base para desenhar como encontra em toda grandiosas obra do seu amigo.

Além das inevitáveis cenas plagiadas, o filme foi gravado na Nova Zelandia, o pessoal da produção era o mesma de "SdN", muitos foram os detalhas adaptados para esta obra.

A obra é dos estúdios Disney, nele a existência é sempre vista de forma clean. esperava um filme sem muito sangue e detalhes mais chocantes, mas nunca imaginei ver um plágio cenográfico de "SdN".

Infelizmente o filme perdeu a chance de fazer história.

Quem quser se aprofundar mais nas obras de C. S. Lewis aí vai a lista de seus outros livros lançados no brasil.

Cristianismo Puro e Simples, 328 páginas, 29,80

Cartas de um Diabo a Seu Aprendiz, seu melhor livro engraçado e muito irônico sobre os cotiadinano da vida humana. Foi dedicado ao amigo Tolkien, 212 páginas, 32,00.

A Abolição do Homem, 102 páginas, 21,50.

Os Quatros Amores, 204 páginas, 29,80.

Os preços podem variar de local.

Se alguém pensar ler as demais obras do autor, comecem pela "Cartas de um Diabo a Seu Aprendiz", bem melhor que "As crõnicas de Nárnia".

Editora Martins Fontes.


Voltar ao Topo
Sharuz está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
s.pacheco
MensagemEnviada: Sexta Janeiro 27, 2006 13:51  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Terça-Feira, 2 de Agosto de 2005
Mensagens: 775
Tópicos: 7
Localização: Planeta Terra



Grupos: 
[ABC]
Shame on you Para mim (negritado e sublinhado pela opinião ser estritamente pessoal), tanto Lewis quanto Tolkien são chatos. Brick wall

Voltar ao Topo
s.pacheco está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Orin
MensagemEnviada: Sexta Janeiro 27, 2006 21:08  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 38

Registrado em: Domingo, 20 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 399
Tópicos: 1
Localização: Campo Grande, Mato Grosso do Sul



Grupos: Nenhum
Lewis é um grande escritor também, não se devem fazer comparações entre ele e Tolkien porque suas formas de escrita são profundamente diferentes o que não desqualifica um nem o outro. É um absurdo querer compará-los ou falar que um é pior que o outro, são estilos diferentes e é!!!

Voltar ao Topo
Orin está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
kennewick
MensagemEnviada: Sexta Janeiro 27, 2006 21:57  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Quinta-Feira, 10 de Março de 2005
Mensagens: 8.344
Tópicos: 212
Localização: Rio de Janeiro



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
bem,eu não conhecia a obra do C.S. antes do filme.alias,ne conhecia o senhorito.

mas não vejo o menor problema de gravarem o filme em locações parecidas e com a mesma equipe: q os generos são parecidos,duvido q deve ter uma demanda de locais q possam ser filmados filmes do genero.

alem do mais,acho q deveria ser uma mão na roda usar uma equipe de produção com um know-how sobre filmes de fantasia.

bem,não vou ler esse livro mesmo.eu comecei a ler SdA e achei um porre,imagina esse.


Voltar ao Topo
kennewick está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Fabiano Costa Figu
MensagemEnviada: Sexta Fevereiro 03, 2006 21:26  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Março de 2005
Mensagens: 1.217
Tópicos: 22
Localização: Rio de Janeiro.



Grupos: Nenhum
Bem, eu gostei do filme Surprised , então acho que os livros de C.S. Lewis devem ser bons. Eu ainda não li, mas planejo lê-los algum dia.

Voltar ao Topo
Fabiano Costa Figu está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Patris
MensagemEnviada: Sexta Fevereiro 03, 2006 22:35  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 40

Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 190
Tópicos: Nenhum




Grupos: 
[AXN]
[Globo]
é... realmente não dá para comparar os dois autores...
Li as Cronicas de Narnia, os 7 livros, e é um livro feito para crianças, sem dedicar tanto tempo se preocupando em criar um mundo real como em O senhor dos Anéis...
Quem sou eu para criticar alguém, escrevo mal e porcamente, então me abstenho de críticas...
Li, achei interessante, foi um bom passatempo... E amei o filme...
Acho que só foi na NZ pq lá é mais fácil mesmo...


Voltar ao Topo
Patris está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
TheLostLady
MensagemEnviada: Sexta Fevereiro 10, 2006 10:22  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino

Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 278
Tópicos: 4
Localização: Curitiba



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
Sem dúvidas Tolkien é superior, mas isso não tira o mérito de Lewis: ele escreveu Nárnia quase na brincadeira, mas deu certo e ele foi dando continuidade à história. Mas, como o livro era infantil (porque é assim que ele é classificado na Inglaterra) ele não teve a mesma preocupação com a qualidade que Tolkien teve.

Tudo isso, claro, são elucubrações de uma mente desocupada (minha humilde opinião)


_________________
3x01:Season Premiere

Voltar ao Topo
TheLostLady está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
milaegama
MensagemEnviada: Sexta Abril 07, 2006 17:25  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 42

Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 115
Tópicos: 9
Localização: Rio de Janeiro



Grupos: 
[ABC]
Amigo, se você conhece a historia de amizade entre Lewis e Tolkien, deveria saber que SdA e as Cronicas de Nárnia são a mesma história contada de pontos de vistas diferentes para públicos diferentes! Por isso tem os mesmo elementos básicos e dá essa impressão de plágio.
SdA é para o público adulto
CdN para as crianças!


_________________
Como ficamos sem Lost??? Até fevereiro!!!

Voltar ao Topo
milaegama está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Carla Shephard
MensagemEnviada: Quarta Maio 31, 2006 11:39  |  Assunto: Responder com Citação







Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Março de 2006
Mensagens: 216
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
De Lewis só li as Crônicas de Nárnia, todas elas, quando era criança... então tenho um carinho enorme poer essa obra. São infantis, sim, mas o Lewis, mesmo não se aprofundando no mundo que criou, mostrou que é um excelente escritor. Não o comparo de jeito nenhum ao Tolkien. Escritores, livros e abordagens diferentes. Amo os dois, cada um tem sua magia. Wink

_________________
...You alone can make my song take flight... Help me make The Music of the Night.

Voltar ao Topo
Carla Shephard está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
SnowWhite
MensagemEnviada: Segunda Junho 12, 2006 01:34  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 35

Registrado em: Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 296
Tópicos: 2
Localização: --------->>>



Grupos: 
[AXN]
[Globo]
eu considero o Cs um bom escritor.... mas não OOO Bonzão...

Crônicas de Nárnia ... todos os 7 livros... foram os que eu li.... a criação dele é fantástica... mas a narrativa não é essas coisas...talvez pq seja mais voltada para crianças... mas mesmo assim... não é tão empolgante como o Sda e HP.


_________________
Saia da matrix

Voltar ao Topo
SnowWhite está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Círdan
MensagemEnviada: Segunda Junho 12, 2006 02:47  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 32

Registrado em: Quarta-Feira, 22 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 1.207
Tópicos: 2
Localização: Pelotas - RS



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
Resumindo minha opinião em notas ficaria:

Harry Potter - 10
Senhor dos Anéis - 9,8
Crônicas de Nárnia - 9,5

li todos e vi todos os filmes. Senhor dos Anéis ganha em filmes, mas HP ganha em livros Cool


Voltar ao Topo
Círdan está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
mari_vegan
MensagemEnviada: Quarta Junho 21, 2006 18:25  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 36

Registrado em: Quinta-Feira, 25 de Agosto de 2005
Mensagens: 341
Tópicos: 16
Localização: São Paulo



Grupos: 
[ABC]
Acho que não dá para comparar nenhum autor com o Professor Tolkien, apesar de todo escritor do chamado gênero "fantasia" ter sido influenciado pela obra de Tolkien.

Acontece que Tolkien não era simplesmente um escritor do gênero "fantasia"; ele está em uma categoria à parte, na qual ninguém se encaixa, na verdade. Ele criou a mitologia dele, baseada em seu amor pela filologia e mitologia grega, e pelo simples ato de contar histórias. Mas a principal característica de sua obra é a qualidade humana, aquilo com o qual podemos nos identificar como pessoas, e não o aspecto fantasioso.


Então, apesar de ambos terem sido grandes amigos, terem criado o grupo "The Inklings" e etc, não creio que seja possível julgar o trabalho de Lewis baseando-se no de Tolkien.

Mas nunca li nada de Lewis, ouvi falar dessas Crônicas de Nárnia.


_________________
This post is merely an illusion, albeit a very persistent one.

Voltar ao Topo
mari_vegan está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Earendil
MensagemEnviada: Quarta Junho 21, 2006 22:03  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Domingo, 3 de Julho de 2005
Mensagens: 6.976
Tópicos: 159
Localização: Rio de Janeiro

Twitter: @Gabriel_GFV

Grupos: Nenhum
mari_vegan escreveu:
Acho que não dá para comparar nenhum autor com o Professor Tolkien, apesar de todo escritor do chamado gênero "fantasia" ter sido influenciado pela obra de Tolkien.

Acontece que Tolkien não era simplesmente um escritor do gênero "fantasia"; ele está em uma categoria à parte, na qual ninguém se encaixa, na verdade. Ele criou a mitologia dele, baseada em seu amor pela filologia e mitologia grega, e pelo simples ato de contar histórias. Mas a principal característica de sua obra é a qualidade humana, aquilo com o qual podemos nos identificar como pessoas, e não o aspecto fantasioso.


Então, apesar de ambos terem sido grandes amigos, terem criado o grupo "The Inklings" e etc, não creio que seja possível julgar o trabalho de Lewis baseando-se no de Tolkien.

Mas nunca li nada de Lewis, ouvi falar dessas Crônicas de Nárnia.


Concordo totalmente. E o livro de Tolkien que eu mais gosto é o Silmarillion. Uma história melhor q a outra.

Obs: também nunca li CS Lewis,apenas vi o filme.


Voltar ao Topo
Earendil está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
senhora maia
MensagemEnviada: Sexta Julho 14, 2006 10:01  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 40

Registrado em: Quarta-Feira, 3 de Maio de 2006
Mensagens: 109
Tópicos: 3
Localização: são paulo



Grupos: 
[AXN]
Bom, nunca li nenhum livro desse autor ainda, acabei de comprar"C.S. Lewis" para começar, e pena que ninguém comentou nada, acho que é a autobiogarfia. o autor é: David Downing.Se alguém já leu este favor comentar pra mim.Obrigada.

Voltar ao Topo
senhora maia está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » Off-Topic » Literatura » C. S. Lewis pode ser visto como um grande escritor?
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida