|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
| |
Simbolismo das Cores X Natureza Humana |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
Descalço
|
|
Sexo: Idade: 50Registrado em: Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 454 Tópicos: 2 Localização: Salvador - Bahia - Brasil
Grupos:
|
1) Todos nós concordamos que existem coisas pretas e coisas brancas denotando a oposição e a mistura entre bem e mal, Ying-Yang, Etc;
2) O tópico evoluiu pra as discussões dessas explicações;
3) Já foi discutido sobre personagens e suas tonalidades (não cor de pele);
4) Já foi discutido que verdade é dependente de pontos de vista;
Eu não entendo como tem gente que entra no tópico e diz que é uma mera discussão de cores.
Por favor, antes de postar leiam todos os Posts anteriores.
|
|
|
|
jk2
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 23 de Março de 2005 Mensagens: 618 Tópicos: Nenhum
Grupos: Nenhum |
Confucio disse sobre um fato a sempre 3 versoes:
-A minha
-A sua
-E a verdadeira.
Tem ha ver
|
|
|
|
O_Rei_Leão
|
|
Sexo: Idade: 40Registrado em: Terça-Feira, 21 de Junho de 2005 Mensagens: 641 Tópicos: 14
muito bom texto...
na minha opnião não existem pessoas Boas ou Más.. e sim pessoas Boas ou Burras...
|
|
|
|
Gourmet Erótico
|
|
Sexo: Idade: 54Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Descalço escreveu: |
Ok, obrigado por postar lá. Mas você leu as discussões todas?
Ainda não enxergo as diferenças. As cores são símbolismos está dito lá e Também no que você postou.
O profundo da discussão está lá Também. |
Li sim, costumo ler os tópicos antes de postar. E não sei se as cores são apenas simbolismo. Freud uma vez disse que as vezes um charuto é só um charuto. Acho que você é que talvez não tenha entendido meu post daqui ou de lá. Por que eu disse coisas totalmente diferentes. Por isso acho que o Kreed não falou besteira no post, como você julgou. A imagem que ele utilizou é só pra ilustrar o constante embate e contraste entre personagens, que é muito bem explorado na série. você mesmo vai perceber que os títulos as vezes evidenciam esses embates.
O que eu acho que não se deve confundir é essa idéia do preto e branco com as ambiguidades do comportamento humano. Basta só você ler meus comentários deste tópico e comparar com o teor dos comentários do outro tópico. você vai perceber que eu não escrevo as mesmas coisas lá e aqui. Acho que você está juntando tudo isso, confundindo as coisas e criticando pessoas que estão postando com boa vontade opiniões altamente válidas.
Ao invés de criticar o pessoal que posta, tente ser um pouco mais tolerante. Saber ouvir (ou ler) costuma ser uma virtude.
|
|
|
|
Descalço
|
|
Sexo: Idade: 50Registrado em: Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 454 Tópicos: 2 Localização: Salvador - Bahia - Brasil
Grupos:
|
Gourmet, eu não estou dizendo que o que as pessoas disseram não foi válido. Em momento nenhum disse isso.
O Que estou dizendo é que o Preto e Branco foi posto para chamar a atenção da filosofia. Se existir um personagem extremamente mau ou extremamente bom eles não invalidam a filosofia.
E a discussão tanto aqui quanto no preto e branco já foram muito além do bem e do mal, da fé e da dúvida.
Não estou criticando o pessoal que posta, muito menos o seu post. Apenas perguntei se você tinha lido tudo.
Eu fico surpreso e até um pouco chateado quando resumem a discussão do tópico Preto x Branco a cores. Tudo bem, posso até ter me excedido e peço desculpas.
Note que eu estava participando dos 2 foruns e discutindo o que para mim é a mesma coisa nos dois.
Mas a verdade é individual. Este é o meu ponto de vista. Respeito que você discorde.
Pois é a verdade é relativa, não existe alguém totalmente certo.
Não existe algum ato totalmente errado. Quando Locke por exemplo ensina Walt a atirar facas ele é visto como vilão pelo pai que acha absurdo entregar uma faca na mão de um menino de 10 anos. Locke argumenta da situação, que Walt queria e que ele tinha potencial. Mais tarde locke ensina Michael a atirar, sabendo do intuito dele de buscar Walt dos outros. Na minha opinião ele sabia das consequencias de ensinar Michael a atirar. Pra mim é um momento bem cinza. (Mais uma vez cinza não é uma cor, é um simbolismo)
! |
Aviso - ogro: |
Por favor, evite posts duplos.
Caso lembre-se de algo, use o botão Editar, localizado em cima, no lado direito do seu post. |
|
|
|
|
jk2
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 23 de Março de 2005 Mensagens: 618 Tópicos: Nenhum
O bem e o mal é só uma quetsão de
angulo.
Uma vez no Fantastico, há muitos anos...
uma reporter da globo(acho que era a Sandra Passarinho),
entrevistando um "maluco" no presidio/manicomio "Juliano Moreira", atraves de janela com barras de ferro, como ele se sentia atras das grades.
Ele disse que tudo era uma questão de angulo, da onde ele olhava a reporter e que estava atras das grades.
Com o bem e o mal, acontece o mesmo,
oque e o bem, uma coisa pre estabelecida por quem?
O bem muda de acordo com a epoca, a cultura, e AS RELIGIÕES.
Lembrando "A Inquisição", onde a igreja católica, queimando pessoas e enfiando cera quente nariz a baixo, porque julgavam alguns que tinham um conhecimento ou visão diferente da igreja de Bruxos, ou coisas do coisa ruim
Concordo que a serie salienta o tempo todo essa dubiedade existente no ser
humano, já que até Jesus na cruz, teve duvida:
"Pai porque me abandonastes", ele nunca foi abandonado pelo pai, mas ele era
humano, portanto tambem tinha conflitos
Locke desacreditou de tudo, teve uma vida terrivel, acho que não preciso debulhar seus flash-backs.
Tentou a auto ajuda, mas aquilo não serviu para ele, seu trauma
era muito profundo.
E um homem bom, na visão dele.
Mas acho ele extremista, acho que ele esta cego
pela soberba de um conhecimento especifico sobre a Ilha.
Ele agradece aos ceus, diz que se encontrou, prega sempre com os exemplos da natureza(budhismo, religioes orientais), como no caso da mariposa do Charlie.
Ele se sente como um soldado que vai servir a seu DEUS, guiando os losties,
como ele fez com o Charlie.
Agora para chegar a esse Nirvana, é necessario que o homem erre, e isso mesmo,
nessas religioes não e pecado errar, e sim não usar esse erro para aprender!
Ninguem e de todo mal ou bom,
isso se aplica a todos, mas existiu ghandi, existiu hittler,
No seu tempo, e na nossa cultura, um é do bem outro do mal.
Veja um exemplo da propaganda americana que e 24 hrs(eu me amarro),
e natural, torturar, matar a sangue frio, se for pela nação!
Tem uma audiencia gigantesca la, o jack e do bem!
outra cultura(que nos importamos, infelizmente), e em outro contexto.
Um assassino a sangue frio é o herói nacional!
Aonde estava ele em 11 de setembro, só na imaginario comum....
[]s fui como sempre conciso e factual, LOL
|
|
|
|
Kreed
|
|
Sexo: Idade: 46Registrado em: Domingo, 15 de Janeiro de 2006 Mensagens: 35 Tópicos: Nenhum Localização: Santos - SP - Brasil - América do Sul - Terra - Via Láctea
Eu nunca disse que o tópico Preto x Branco é meramente sobre as cores, e sim que são discutidos vários significados atribuídos a elas, E, que neste tópico discute-se sobre um único aspecto: a ambigüidade.
Em nenhum momento desmereci ou diminuí a relevância do outro tópico.
|
|
|
|
walkabout
|
|
Sexo: Idade: 49Registrado em: Terça-Feira, 28 de Junho de 2005 Mensagens: 250 Tópicos: Nenhum
olha eu sinceramente num vejo relação entre pretoxbranco em ser bom ou mau pois como já disse e o jk2 Também!!! isso é muito relativo depende do lado que você esta!! pode ser bom pra você ou ruim!!!
oq esta sendo discutido lá no outro topico é mais parecido com a ideologia do i ching em que o pretoxbranco é harmonização das energias ai ninguem é totalmente preto nem totalmente branco!! pois seria extremamante prejudicial!!
o yang representa Amor, Tolerância, Criatividade, Iniciativa, Amizade, Admiração, Ajuda, Facilidade.
o Yin representa Ódio, Intolerância, Embotamento, Sedentarismo, Inimizade, Inveja, Oposição, Dificuldade.
ninguem consegue ser os dois ao extremo!!!
|
|
|
|
Descalço
|
|
Grupos:
|
Kreed escreveu: |
Eu nunca disse que o tópico Preto x Branco é meramente sobre as cores, e sim que são discutidos vários significados atribuídos a elas, E, que neste tópico discute-se sobre um único aspecto: a ambigüidade.
Em nenhum momento desmereci ou diminuí a relevância do outro tópico. |
Mas Kreed,
O que eu prego dos dois tópicos serem semelhantes é porque a ambiguidade e o conflito interno denota justamente o que é dito como Cinza. PetoxBrancoxCinza não é sobre bem e mal, não é só Iching, é sobre pontos de vista, é sobre ambiguidade, é sobre empatia, entender sobre esses aspectos ajuda a entender os personagens e os grupos.
Concordo, você nunca falou que o tópico era sobre cores, mas pelo menos duas pessoas ao que me recordo já disseram. Disseram que era superficial e que falava do tom de pele e outras coisas mais.
alguém ter postado que o casal Bernard e Rose era um sinal de pretoxbranco denotou esta questão. Mas daí a resumir tudo a cores são outros 500.
Mas ok, se vocês pretendem discutir como você disse somente ambiguidade e discutir lá algo mais amplo tudo bem.
O que eu fico chateado é dizerem que aqui se discute ambiguidade e lá é uma discussão superficial.
Note, estou defendendo meu ponto de vista. Nenhum dos tópicos é meu.
Só fico cansado de discutir coisas semelhantes ou o todo sem uma parte ou uma parte sem o todo, como queira em locais diferentes.
|
|
|
|
framer
|
|
Sexo: Idade: 46Registrado em: Quinta-Feira, 6 de Outubro de 2005 Mensagens: 307 Tópicos: 4 Localização: Porto Alegre
Grupos:
|
Um dos motivos pelos quais sou fã de Lost é que não há maniqueísmo na tratativa dos personagens.
Pra falar a verdade, este é o motivo principal pelo qual assisto a série. Gosto de ver o desenvolvimento dos personagens em situações extremas, como as que invariavelmente aparecem na ilha.
É fácil a gente pensar "sou uma boa pessoa". Mas até que ponto?
O nosso cotidiano geralmente não nos envolve em situações onde nossos limites são testados. Não passamos fome ou sede, e os únicos medos que temos é que não vamos conseguir pagar as contas ao final do mês ou em relação a problemas afetivos.
Lost nos leva de volta ao básico da natureza humana: sobrevivência pura e simples. Não importa se vamos ter uma casa melhor ou pior, um carro novo ou antigo...podemos suportar a falta de conforto, mas não podemos suportar que nos privem de nossos direito básico: viver.
É difícil você ver um mendigo ameaçar um dono de restaurante porque quer comer filé mignon. Entretanto, é fácil ver gente matar só por um pouco de comida.
Mistérios, teorias e outras coisas são legais. Mas pra mim esse não é o ponto-chave da série.
O motivo pelo meu desencanto com as teorias e mistérios de Lost é a realidade de um seriado, que é muito volúvel. Quando a série começou a ser transmitida havia um forte boato de que era um sonho de Jack, por exemplo. Lembro que tinha gente que jurava isso
Pra surpresa desses teorizadores, Jack nem mesmo era pra ser personagem fixo da série. Era pra ter morrido no primeiro episódio . Um caso claro da realidade de um seriado versus a imaginação fértil das pessoas.
O que quero dizer é que muito coisa que algumas teorias poderiam acertar podem ser mudadas a gosto dos produtores, conforme achem necessário.
Já o execício de observação dos personagens é uma coisa que levarei comigo, mesmo que a série tenha um final decepcionante ou que nem mesmo um final tenha
|
|
|
|
Descalço
|
|
Grupos:
|
É isso ai Framer.
Uma das minhas cenas favoritas é quando Sawyer e Michael sobrevivem ao atentado da jangada e ficam discutindo que nem crianças nos destroços.
Todo acordo entre eles, toda parceria vai por água abaixo numa das situações que para mim é das mais extremas da série. Ainda mais com um tubarão rondando.
Um estava culpando o outro e naquele momento era inviável até mesmo estarem no mesmo pedaço dos destroços.
Muito bem observado Framer.
|
|
|
|
Descalço
|
|
Grupos:
|
Pra quem não percebeu os tópicos Preto e Branco e Locke bom ou mau:natureza humana foram juntados pela Moderação.
Todas as mensagens postadas nos dois tópicos estão presentes em ordem cronológica.
|
|
|
|
pedsann
|
|
Sexo: Idade: 45Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006 Mensagens: 589 Tópicos: 6 Localização: Salvador - Bahia
Grupos:
|
Agora sim, fica muito mais organizado discutir com essa nova arrumação.
|
|
|
|
Mouris
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Sábado, 24 de Dezembro de 2005 Mensagens: 1.884 Tópicos: 10 Localização: São Paulo
Grupos:
|
Bem que eu vi que o nome tinha mudado, e duplicou de tamanho... =/
Agora, só pra não ficar enrolando, o que eu acho sobre as cores:
- Os criadores estão apenas simbolizando a crença deles de que em tudo existe um equilibrio, e usaram as cores pra simbolizar isso (apenas simbolizar).
Não que isso vá trazer alguma solução para a trama; eles estão apenas mostrando sua crença (lógicamente, entrelaçando isso com a trama, mas não vai ser descobrindo simbolos de equilibro na serie que vamos descobrir o final).
|
|
|
|
Descalço
|
|
Grupos:
|
Concordo com você Mouris elas são apenas um simbolismo e não vão ajudar a resolver a trama, mas vou um pouco além. Ela chama a atenção deste assunto, das discussões Outros X Losties, Calda X Losties, Jack X Sawyer.
Ou seja Jack não é bom e Sawyer ruim;
Os outros não são maus ou bons, são diferentes;
E individualmente falando cada ser tem sua ambiguidade interna, suas nuances e suas tonalidades. E isso não se resume a bem ou mau, é muito mais abrangente. Passa por Fé X Ciencia. Jack não é só ciencia, apesar de ser bastante ciencia. Fé X Duvida. Racionalismo X Esperança, temos um episódio inteiro sobre issso (2x01).
E por ai vai.
As cores foram dicas dos primeiros episódios, as nuances foram sendo reveladas e ainda há muito em se descobrir.
Por exemplo, será que EKO é um homem "purificado"? Um padre? Ou ainda carrega muito ódio e muito do seu lado traficante?
E por ai vai....
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
|
|
|
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
| |