Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » ABC | Teorias e Especulações » Deduções de pura lógica

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo printer-friendly view
 Deduções de pura lógica « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
JoeBM
MensagemEnviada: Quinta Junho 01, 2006 11:55  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 44

Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006
Mensagens: 10
Tópicos: Nenhum
Localização: Barra Mansa - RJ



Grupos: Nenhum
Quem aqui já brincou de Autorama?

Vocês já repararam que o motor dos carrinhos possui um Imã???
Todo motor eletríco possui um imã, são deles que os Imãs que nós temos vem...

Agora me respondam a seguinte pergunta...

Imaginem um liquidificador... o que acontece se você colocar um pedaço de madeira ali dentro?

O liquidificador vai ficar um tempo parado... e o motor vai continuar forçando, e forçando até que ele não aguente mais e queime...

Para quem acha que estou viajando... dei uma pesquisada na Wikipedia...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Motores_el%C3%A9tricos

Resumindo um pouco da história, um motor eletríco funciona da seguinte forma... tem uma peça fixa, que cria um campo eletromagnético e uma peça que sendo atraída por este eletromagnetismo gira em em razão do mesmo...

Quanto mais eletromagnético for, mais rápido gira...

Legal... legal...

Agora vamos a outro questionamento!

Image que você está dirigindo na neve... você de repente precisa reduzir drasticamente sua velocidade... você consegue??? Você consegue freiar no gelo???

Óbvio que não...

Outra pergunta então...

Qual a tendência se você acelera um carro em uma descida???

A velocidade aumenta cada vez mais, pois as leis da física ajudam a sua aceleração.

Então esta é a minha teoria:

A Pearl é um motor de alguma coisa (não vou especular o que... mas tenho minhas teorias!). Seja o que for que ela impulsiona, ele é ajudada pela física... e sua velocidade de rotação aumenta descontroladamente, gerando o efeito inverso, e fazendo com que a potência do eletroima aumentasse... por este motivo as Swam ficava mais magnética cada vez que o counter chegava perto do zero...

Ai vem a pergunta: Mas porque então uma pessoa lá dentro?

COM CERTEZA o computador iria desarmar o motor (liberando o eletromagnetismo) sozinho... sem precisar virar a chave... e o "sinal magnético" seria liberado igual aconteceu a primeira vez (segundo os brasileiros na neve)...

O fato da pessoa estar alí é igual a de qualquer sistema... alguém TEM QUE DAR MANUTENÇÃO!

Agora... para que então ficar colocando números na máquina... Elementar! Qual a maneira mais fácil de convencer uma pessoa a ficar MESES dentro de uma escotilha esperando um computador dar problema (se é que ele vai dar!)... Simples... diga a pessoa que precisa dela para que ela SALVE O MUNDO apertando BOTÕEZINHOS! Para melhorar a segurança, coloque DUAS pessoas... Desta forma, elas vão fazendo o trabalho da máquina... e tomando conta dela... se elas não fizerem, a máquina faz... se uma delas tiver um piripaque, tem mais gente tomando conta delas através de um circuito interno e que vai mandar mais gente para lá... Ou vocês acham que o Barbicha lá dentro da escotilha ficou sabendo do nada que tinha alguém na beirada da ilha!

E como convencer duas pessoas a ficar tomando conta de uma pessoa que fica apertando botões e dando manutenção em um computador... trancafiadas em uma escotilha??? DIGA A ELAS QUE ELAS ESTÃO SALVANDO O MUNDO... diga a elas que elas tem de tomar conta de uma impressora e de dois carinhas... e se os carinhas não fizerem a parte deles para salvar o mundo, eles tem de fazer alguma coisa...

O PROBLEMA desta vez é que o Locke detonou o computador... e a unica forma de liberar a "energia contida" era a chave...

Resumindo... a resposta de tudo está nos vídeos de orientação...

Querem saber a minha teoria agora???

A ilha é um "dispositivo flutuante" que nunca está no mesmo lugar... embora esteja sempre na mesma região... o Oceano Pacífico... por este motivo a Pen precisava de um "sinal" para chegar até a ilha... Sim... ela sabe que o Desmond está na ilha... não sabe como chegar lá...
A ilha é um local de experiências... e eles estão testando a convivência de pessoas bastante diferentes mas com alguma coisa em comum em um ambientes inóspito...
Existem dois grupos de Outros... os cientístas militares... e os "renegados" de experiências anteriores.

Abraços e comentem!


Voltar ao Topo
JoeBM está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
kuler
MensagemEnviada: Quinta Junho 01, 2006 13:47  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 44

Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 32
Tópicos: Nenhum




Grupos: 
[ABC]
pra por mais lenha na fogueira...

Arrow Gente, motores a diesel não precisão de elétrica!
Ta certo que a ignição acontece por um motor de arranque elétrico, mas após ligado um motor diesel não funciona como um a gasolina ou alcool, que comprime o combústivel e com o pico da faisca da vela gera a combustão. No caso do diesel, não exixte vela, o que ocorre é apenas é que o combustivel (diesel) é comprimido na camara de explosão, e isso gera a explosão! Tanto que motores a diesel não tem alternador e sim gerador.

Idea Porém mesmo assim, não acredito na PEM, mas pelo fato da torre de trasmissão do sinal da francesa estar funcionando.

Arrow Outra coisa... são 2 fatos distintos, um o contador zerar... o outro fato é a chave de segurança (Desmond):

Exclamation Fato 1 Arrow Quando o contador zera, significa que se passaram 108 minutos e a "carga" magnética esta elevada ao máximo, pois durante os 108 minutos ela vai aumentando até este limite virtual... após os 108 minutos, a "sala"/"parede" que contém esta energia/equipamento (dinamo), não consegue controlar a força exercida... reparem, em momentos "normais" a parede atrai pequenos objetos proximos, quando zera, ela atrai objetos maiores, e quando mais passar o tempo mais atração ela vai exercer, pois a caraga esta aumentando.
E foi um evento como este que teoricamente derrubou o avião... o contador zerou, e a energia aumentou muito.... ENERGIA MAGANÉTICA = CAMPO MAGNÉTICO, não estou falando de atração puramente... e sim da energia emanada.

Exclamation Fato 2 Arrow A chave de segurança, é necessária para se "esvaziar" a energia acumulada, através de uma suposta explosão (foi isso que o Kelvim disse), por isso ninguém queria virar a chave, afinal, isso geraria uma explosão que mandaria tudo pelos ares , terminando assim com a necessidade do processo dos 108 minutos, que mais nada existiria...(Escotilha Cisne).

Arrow Arrow Minhas considerações:

O System Failure do Desmond, realamente suponho que ajudou o avião a cair, ele se partiu por conta de um OVERSTRESS da fuselagem. A gente imagina que aviões como aquele que voam a velocidades consideraveis podem acelerar continuamente, e isto é um erro. Aviões dependem de determinadas altitudes e de angulo de ataque, para sua estrutura, fuselagem possa aguentar a velocidade do mesmo(Ex. um avião a 22000 pés tem uma velocidade max. = X, em 36000 pés sua velocidade max, passa a ser 2X).
Se percebemos nas cenas da queda, olhando por dentro, pelas janelas, vemos o avião se inclinar e "girar" no ar... dependendo da altitude que ele estivesse e velocidade, pequenas inclinações aumentariam tanto a velocidade que sim, o avião com certeza se paritiria!!!
Eu acho que o magnetismo durante o system failure não tinha potencia para atrair o avião, mas tinha para danificar componentes (veja bem, danificou, mas não foi um PEM, foi puro magnetismo em excesso) do mesmo, causando assim uma perda de controle que levou ao OVERSTRESS que partiu e fez o avião cair...


Acredito que a escoltilha tenha explodido mesmo... não vejo outra forma de ter "desligado" o mecanismo todo que não seja sua sumaria e total destruição.
Mas Também ainda tenho fé de que o Lock pelo mesno esteja vivo!

Vou ler um pouco sobre a "anomalia" da aurora boreal, para entender o que foi aquele brilho intenso no céu, após a chave ter sido virada!

Sds,


P.S - JoeBM, Também acredito que a ilha seja móvel.... mas não concordo com a forma que você diz que ela se movimenta.


Voltar ao Topo
kuler está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
JoeBM
MensagemEnviada: Quinta Junho 01, 2006 16:37  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 44

Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006
Mensagens: 10
Tópicos: Nenhum
Localização: Barra Mansa - RJ



Grupos: Nenhum
Kuler... e o que você acha?

Qual pode ser a fonte de movimento?

Você acha que o DEM é para esconder a ilha?


Voltar ao Topo
JoeBM está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
adriannafreire
MensagemEnviada: Quinta Junho 01, 2006 19:08  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 55

Registrado em: Sábado, 6 de Maio de 2006
Mensagens: 46
Tópicos: 5
Localização: Salvador



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
MURILOBA :
Os Outros. Quem são e para que vivem ali? Pra mim, algumas peças começam a se juntar. Eles encenam serem "sobreviventes" que vivem precariamente na ilha. Na minha opinião eles são bem organizados e pertencem a Dharma ou o que restou dela. Podem pesquisar sobre os efeitos de toda aquela força que a ilha exerce nas pessoas. Afinal de contas, um sobrevivente se curou de câncer e outro, infértil, engravidou a mulher.

Acho que Os Outros são uma espécie de dissidência do projeto Dharma.


_________________
Enfrente seu lostzila interior
[quote]

Voltar ao Topo
adriannafreire está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Storn
MensagemEnviada: Quinta Junho 01, 2006 20:39  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 32

Registrado em: Quarta-Feira, 14 de Dezembro de 2005
Mensagens: 24
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
vinicius.vbf escreveu:
hdose escreveu:
Bom...
vamos falar então de ELETROMAGNETISMO baseado em fatos da serie.

Arrow A escotilha tem um fonte magnetica que atrai objetos metalicos. A força dessa fonte aumenta com o tempo e diminui quando os Bad Numbers são digitados e o contador zera.

Arrow O clarão visto aconteceu quando o Desmond colocou a chave naquele dispositivo de segurança. O que é o clarão? Pode ser um PEM (Pulso Eletro Magnetico) ou qualquer outra porcaria q não temos a minima ideia.

Arrow Os pesquisadores (falando portugues) identificam em seu computador uma "eletromagnetic anomaly" depois do clarão. Mas isso não garante que é PEM. Ah, e se voces olharem com atenção, aparece o numero 7418880 na tela do PC dos caras (multiplique os Bad Numbers e veja o numero que dá!)

Arrow Se o clarão foi um PEM, então acho que todos os equipamentos eletronicos atingidos deveriam se danificar. Mas o barco que Michael usa com Walt funciona numa boa!

Arrow Quando o avião caiu na ilha a chave não foi acionada, apenas os Bad Numbers não foram dgitados e a força eletromagnetica cresceu bastante. Então o clarão não foi emitido (sendo ou não sendo PEM), mas a força magnetica aumentou bastante. O que não sabemos é se essa força aumentou tanto a ponto de puxar o avião.

Arrow Quanto ao avião partir e tal... se o avião está caindo, ou sendo puxado, ou com qualquer outro problema, ele esta sujeito a ter inumeros problemas, inclusive se partir. Não entendo nada de aviação... mas acho completamente palusivel um avião desestabilizado, numa velocidade errada, num angulo errado, se partir. O que quero dizer com isso é q se o avião foi puxado mesmo q por pouco tempo, isso poderia causar sua queda.

Abraços.


Boas deduções. O clarão "final" até poderia ter sido um PEM, mas, como você mesmo disse, os poucos equipamentos eletro-eletrônicos que apareceram pós-clarão na ilha continuaram intactos.

As armas realmente não foram puxadas pela força eletromagnética. Isso é muito importante porque, se o campo dessa vez aumentou muito mais do que na vez que o Desmond disse ter derrubado o avião (pelo menos, pelas imagens, pareceu que aumentou bem mais dessa vez), como ele não atrairia as armas se atraiu um avião inteiro?

Outra coisa a destacar: Não sei se vale a pena considerarmos a teoria de que o campo eletromagnético seja direcional pra cima pelo fato de que o avião caiu bem antes de chegar na ilha (ele caiu na água em direção à ilha).

Quanto ao fato bizarro de o avião se partir... vou ficar muito chateado se a explicação for simplesmente porque ele foi atraído. voei em aviões grandes e pequenos com turbulências muito fortes e, posso garantir, se aquela força do vento não partiu o avião que eu estava ao meio, duvido que um campo eletromagnético partiria.

Por enquanto é isso.


vou explicar a parte do aviao... foi o seguinte, o piloto antes de morrer falou + ou - assim " nos tinhamos saido da rota a 3 horas ... entramos em uma nuvem e o aviao começou a cair..." =/ de acordo com os avioes de papel que eu fiz, se o vento estiver pressionando para cima e o aviao estiver para baixo tem porcentagem de partir sim... e se uma parte do aviao estiver "pesando" mais q o outro lado também tem porcentagem de partir... o clarao foi tipo um "big-bang" a força ficou muito concentrada e explodiu causando o clarao so que esse impulso, de acordo com a lostpedia, quanto mais os numeros do discador abaixam mais energia se concentra ai quando os numeros são digitados essa energia é solta, então eu acho q dos 108 minutos ate os ierogrifos concentrou muita energia então apenas + 1 poco de energia a coisa já ficava muito concentrada, o fato dela ter puxado apenas coisas da escotilha foi o fato dele ter explodido muito rapido... se não ele iria continuar concentrando ate ele se auto-destruir ( ai a coisa iria ficar feia )... e isso aí =D


Voltar ao Topo
Storn está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
snaz
MensagemEnviada: Sexta Junho 02, 2006 02:21  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 42

Registrado em: Domingo, 5 de Março de 2006
Mensagens: 1
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
quando um PEM ocorre, carros param de funcionar...

o barco tinha um radar eltrônico, não tnha??? Confused


Voltar ao Topo
snaz está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
cadumg
MensagemEnviada: Sexta Junho 02, 2006 14:11  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Terça-Feira, 31 de Janeiro de 2006
Mensagens: 348
Tópicos: 19
Localização: Lyon, França



Grupos: Nenhum
Eu cordordo com tudo. tenho dúvidas com relação ao Desmond ter voltado a ilha misteriosamente... acho que se não tem força magnética puixando ele pra ilha, a corrente de água pra ilha ali é muito forte!

Voltar ao Topo
cadumg está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
jk2
MensagemEnviada: Sexta Junho 02, 2006 19:00  |  Assunto: Responder com Citação







Registrado em: Quarta-Feira, 23 de Março de 2005
Mensagens: 618
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
bato na tecla que e impossivel pessoas sobreviverem naquele estado"shopping center", em um acidente de aviao que a cauda rasgou no ar.
Acho que o magnetismo mexeu com a navegação do aviao, com os instrumentos podendo ATÉ causar a queda, mas e os sobreviventes, ele foram amortecidos pela grama?
Se já esta esclarecido a queda,
foi a maior enrolação linguicesca já vista.
Eu não acredito que o pessoal da Disney, que tem tanta imaginaçao(prefiro a Pixair) deixaria essa resposta super resumida e idiota.

-AHH, o aviao caiu, pq o desmond foi ver o kelvin e não voltou a tempo XD
pesames jj.
2 milhoes de pessoas a menos no final da 2 temporada,
torço para que ele acabe a terceira. Sad


Voltar ao Topo
jk2 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Storn
MensagemEnviada: Sábado Junho 03, 2006 07:38  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 32

Registrado em: Quarta-Feira, 14 de Dezembro de 2005
Mensagens: 24
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
jk2 escreveu:
bato na tecla que e impossivel pessoas sobreviverem naquele estado"shopping center", em um acidente de aviao que a cauda rasgou no ar.
Acho que o magnetismo mexeu com a navegação do aviao, com os instrumentos podendo ATÉ causar a queda, mas e os sobreviventes, ele foram amortecidos pela grama?
Se já esta esclarecido a queda,
foi a maior enrolação linguicesca já vista.
Eu não acredito que o pessoal da Disney, que tem tanta imaginaçao(prefiro a Pixair) deixaria essa resposta super resumida e idiota.

-AHH, o aviao caiu, pq o desmond foi ver o kelvin e não voltou a tempo XD
pesames jj.
2 milhoes de pessoas a menos no final da 2 temporada,
torço para que ele acabe a terceira. Sad


a disney comprou a pixar... mas voltando ao assunto concordo com ele... as partes do aviao foi um acidente como poderia acontecer com qualquer aviao enorme que caisse daquele jeito...


Voltar ao Topo
Storn está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Maira Santos
MensagemEnviada: Sábado Junho 03, 2006 10:10  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 35

Registrado em: Segunda-Feira, 29 de Maio de 2006
Mensagens: 1
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
Sei lá, acho que Lost é uma caixinha de surpresas sinistras, e no final tudo será totalmente o contrario do que pensamos que é... Bad Grin

_________________
(¯`·._.·:[ (*) **Ma!r!nHa** (*) :[·._.·´¯)

Voltar ao Topo
Maira Santos está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Orkut Profile: Maira Santos
Mackgiver
MensagemEnviada: Sábado Junho 03, 2006 11:12  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Maio de 2006
Mensagens: 22
Tópicos: Nenhum
Localização: RJ



Grupos: Nenhum
Pra min foi outra coisa que derrubou o avião, tipo um missel ou algo do tipo, Também acho que todos que estavam no avião, até os que morreram deviam ter algo em comum, pq é impossivel você explodir um avião e saber quem vai ficar vivo e quem não vai.

Voltar ao Topo
Mackgiver está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
raphalj
Avisos: 1
MensagemEnviada: Sábado Junho 03, 2006 12:07  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 42

Registrado em: Domingo, 20 de Novembro de 2005
Mensagens: 185
Tópicos: 15




Grupos: Nenhum
Greenpower escreveu:
Pra min foi outra coisa que derrubou o avião, tipo um missel ou algo do tipo, Também acho que todos que estavam no avião, até os que morreram deviam ter algo em comum, pq é impossivel você explodir um avião e saber quem vai ficar vivo e quem não vai.


Nunca tinha pensado nesse detalhe, mas é verdade, seria impossivel do JJ explicar que os sobreviventes foram escolhidos... não tem como prever quem vai sobreviver...

Se o pessoal da ilha tem algo em comum em seus flshbacks.. os que morream tambem tem...


Voltar ao Topo
raphalj está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
chicodeassis
MensagemEnviada: Segunda Junho 05, 2006 02:42  |  Assunto: Responder com Citação







Registrado em: Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 1
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
raphalj escreveu:
Greenpower escreveu:
Pra min foi outra coisa que derrubou o avião, tipo um missel ou algo do tipo, Também acho que todos que estavam no avião, até os que morreram deviam ter algo em comum, pq é impossivel você explodir um avião e saber quem vai ficar vivo e quem não vai.


Nunca tinha pensado nesse detalhe, mas é verdade, seria impossivel do JJ explicar que os sobreviventes foram escolhidos... não tem como prever quem vai sobreviver...

Se o pessoal da ilha tem algo em comum em seus flshbacks.. os que morream tambem tem...
"O mundo é composto por eu, você e uma pessoa que a gente conhece." Minha amiga.

Vai dizer que você não conhece alguém que conhece alguém que você conhece? Nossa vidas se entrelaçam, meu amigo. Smile


Voltar ao Topo
chicodeassis está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
anakin_master
MensagemEnviada: Segunda Junho 05, 2006 04:51  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 46

Registrado em: Domingo, 5 de Março de 2006
Mensagens: 28
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
Uma coisa que li aqui em uma das mensagens... a Sun descobriu que estava grávida depois que foi atacada na horta. Se não me engano, nesse episódio o Charlie fala com Saywer sobre o ataque a Sun... provavelmente ELE engravidou a Sun, não o Jin.

Voltar ao Topo
anakin_master está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
metodioc
MensagemEnviada: Segunda Junho 05, 2006 11:48  |  Assunto: O Parceiro do Desmond Responder com Citação







Registrado em: Sábado, 27 de Maio de 2006
Mensagens: 1
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
O Parceiro do Desmond na escotilha era o comandante das operações do exercito que obrigou o Sayd a torturar seu próprio comandante! Deixo a pergunta: Oque tem haver uma coisa com a outra?

Voltar ao Topo
metodioc está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo Página 3 de 6

LostBrasil - Índice do Fórum » ABC | Teorias e Especulações » Deduções de pura lógica
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida