Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » Off-Topic » Sistema Brasileiro de TV Digital é oficial!

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 Sistema Brasileiro de TV Digital é oficial! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
Woody
MensagemEnviada: Quinta Junho 29, 2006 16:50  |  Assunto: Sistema Brasileiro de TV Digital é oficial! Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 42

Registrado em: Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2005
Mensagens: 1.636
Tópicos: 20
Localização: Florianópolis/SC



Grupos: Nenhum
Lula assina decreto com padrão japonês para TV digital

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje, em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto que regulamenta a escolha do padrão japonês para a TV digital brasileira.

O padrão é o preferido das emissoras de televisão brasileiras. A escolha, no entanto, gerou críticas dos representantes dos padrões americano e europeu, que afirmam que a decisão isola o Brasil, afasta investimentos e reduz o potencial de geração de empregos.

O decreto prevê que a implantação do sistema digital deverá levar sete anos e que o desligamento da versão analógica ocorrerá dentro de dez anos.

O acordo prevê o uso de tecnologia japonesa com a incorporação de inovações desenvolvidas por pesquisadores brasileiros. Entre essas inovações estão o sistema de compressão de vídeo (MPEG-4), o sistema operacional (middleware) e aplicativos (softwares, por exemplo), que seriam agregados ao sistema de modulação japonês no Brasil.

Também haverá financiamento do JBIC (banco japonês de fomento) para a implantação da TV digital no Brasil e uma proposta de trabalho conjunto para viabilizar a modernização da indústria eletrônica brasileira.

Sobre a instalação de uma fábrica de semicondutores (chips) no Brasil, o documento trata de um compromisso de formação de mão-de-obra especializada e criação de condições no país que viabilizem a implantação dessa indústria.

O governo também planeja criar quatro novos canais públicos de televisão com a implantação do sistema brasileiro de TV digital. A digitalização também deverá permitir a concessão de canais para novas emissoras comerciais, possivelmente dois no caso de São Paulo.

Os novos canais públicos ficarão a cargo do Executivo. Eles serão um espaço garantido para a transmissão de programações alternativas (além da Radiobrás que já opera hoje), e voltadas para a educação (viabilizando a educação à distância), a cultura (programação regional) e a cidadania (que poderá veicular programação comunitária e de Câmaras Municipais, por exemplo).

As primeiras transmissões da TV digital deverão começar por São Paulo, mas o prazo para que isso ocorra vai depender das próprias emissoras de TV.

Para implementarem a TV digital, as redes receberão um novo canal, com 6 MHz (intervalo do espectro idêntico ao atual), para fazer a migração de um sistema para o outro.

As redes de TV serão obrigadas a usar todo o espectro, sob pena de perderem o direito à freqüência, de acordo com regras que serão definidas pelo Ministério das Comunicações.

A idéia é incentivar a multiprogramação (o espectro permite a transmissão de até quatro canais) quando as emissoras não estiverem transmitindo em alta definição (de qualidade superior, que ocupa uma faixa maior do espectro).

Depois que solicitarem o novo canal digital, as redes de TV terão um prazo de seis meses para apresentarem ao Ministério das Comunicações um projeto de viabilidade técnica. Após a aprovação desse projeto, elas terão mais 18 meses para iniciarem as transmissões, sob pena de perderem o novo canal.

O Ministério das Comunicações vai regulamentar, no prazo de 60 dias após a publicação do decreto, o cronograma de implementação da TV digital, e também vai definir como será a atuação do operador de rede para os canais públicos.

Fonte: www.folha.com.br

Será que veremos Lost em HDTV na Globo em fevereiro?


Voltar ao Topo
Woody está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ogro
MensagemEnviada: Quinta Junho 29, 2006 17:59  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores


Chaos will rise again.

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005
Mensagens: 14.773
Tópicos: 331
Localização: Olympus

Twitter: @ogrotouro

Grupos: 
[ABC]
To cansado desse yadda, yadda, yadda sobre esse assunto.

quero que alguém que sabe do assunto me responda:

Quem tem TV de plasma com HDTV ready é esperar até ter o sinal digital, ou vai ter que comprar um outro tipo de aparelho só pra isso?


_________________

Voltar ao Topo
ogro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4302013222988543713
Earendil
MensagemEnviada: Quinta Junho 29, 2006 19:07  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Domingo, 3 de Julho de 2005
Mensagens: 6.976
Tópicos: 159
Localização: Rio de Janeiro

Twitter: @Gabriel_GFV

Grupos: Nenhum
wow, 7 anos........espero que dê certo.

melhor que gastar uma fortuna com plasma,tremenda enganação....


Voltar ao Topo
Earendil está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
AleMaO.FoX
MensagemEnviada: Quinta Junho 29, 2006 19:28  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Quarta-Feira, 8 de Março de 2006
Mensagens: 52
Tópicos: Nenhum
Localização: Rio de janeiro



Grupos: Nenhum
ogro escreveu:
To cansado desse yadda, yadda, yadda sobre esse assunto.

quero que alguém que sabe do assunto me responda:

Quem tem TV de plasma com HDTV ready é esperar até ter o sinal digital, ou vai ter que comprar um outro tipo de aparelho só pra isso?


Ogro, quando o sinal digital estiver em vigor, os que tiverem aparelho de TV normal terão que adquirir um decodificar, que converte o sinal digital em sinal analógico. Vale lembrar que a qualidade não será tão boa como uma TV que esteja pronta para HighDefinition, entretando ficará melhor do que o sinal antigo. Very Happy


Voltar ao Topo
AleMaO.FoX está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
MarcusMaggi
MensagemEnviada: Quinta Junho 29, 2006 19:44  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 598
Tópicos: 34
Localização: Belo Horizonte - MG



Grupos: 
[ABC]
Mas aí a imagem ficará cortada, não AleMaO.FoX? porque a HDTV é 16:9 e a convencional é 4:3... Como ficaria isso?

EDIT:

Saiba o que mudará com a implantação da TV digital


A TV digital permite a transmissão da imagem em alta definição, proporciona transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por um mesmo canal e possibilita maior interatividade - usando o modo digital para enviar vídeo, áudio e dados.

A tecnologia surgiu quando cientistas japoneses se uniram para descobrir um tipo de transmissão capaz de dar ao telespectador as sensações mais próximas possíveis, tanto em imagem quanto em som, daquelas experimentadas por um espectador no cinema.

Atualmente, existem três tipos de transmissão de TV digital: ATSC (Advanced Television Systems Committee), adotado pelos EUA, Canadá, México e Coréia do Sul; ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), adotado pelo Japão; e DVB-T (Digital Video Broadcast Terrestrial), adotado pelos demais países que já decidiram qual padrão seguir, em especial os países da Europa, Ásia, África e Oceania.

O padrão japonês - adotado pelo Brasil - é o único dos três que já está pronto para transmissões para dispositivos portáteis (como receptores em carros) e móveis (como celulares).

No Brasil, a partir da implantação da TV digital, as emissoras terão dez anos para se adaptar. Durante esse tempo, a programação poderá ser transmitida simultaneamente em sinal digital e analógico. Porém, após o prazo, o canal analógico deverá ser devolvido e a transmissão passará a ser exclusivamente digital.

Veja abaixo o que mudará com a TV digital

Resolução da imagem: Atualmente, um monitor analógico de boa qualidade apresenta entre 525 e 625 linhas de vídeo. Na televisão digital de alta definição, chega-se a 1080 linhas com o padrão HDTV (High Definition Television).

Novo formato da imagem: A tela dos monitores digital passará do formato 4:3, típico da TV analógica, para o formato 16:9, mais próximo do formato panorâmico de uma tela de cinema.

Qualidade do som: A televisão iniciou com som mono (um canal de áudio), evoluiu para o estéreo (dois canais, esquerdo e direito). Com a TV digital, passará para seis canais (padrão utilizado por sofisticados equipamentos de som e home-theaters).

Interatividade:
O usuário poderá interagir com a programação dos canais da TV digital. O conteúdo será transmitido unilateralmente para o receptor de uma só vez. A partir daí, o usuário pode interagir livremente com os dados que ficam armazenados no seu receptor. Um novo fluxo de dados ocorre apenas quando é solicitada uma atualização ou uma nova área do serviço é acessada.

Novos canais: Com a TV digital, serão criados quatro novos canais públicos (Executivo, Cultura, Educação e Cidadania), que serão administrados por operadores de rede, a cargo de uma entidade também pública.

Comércio eletrônico: As emissoras poderão oferecer compras pelo controle remoto, acesso ao banco e até venda de programas pagos. O usuário da TV digital poderá também comprar produtos agregados à programação. O tradicional merchandising poderá complementado por um aplicativo que oferece o item exibido ou mencionado pelo personagem para aquisição imediata.

Mobilidade: Todos os serviços oferecidos pela TV digital poderão ser transportados para um dispositivo que pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, caso o governo opte por um modelo que priorize a portabilidade. A TV digital poderá ser acessada por meio de terminais móveis como celulares ou dispositivos desenvolvidos especialmente para receber conteúdo multimídia.

Fonte: Redação Terra




Editado pela última vez por MarcusMaggi em Quinta Junho 29, 2006 19:47, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
MarcusMaggi está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ogro
MensagemEnviada: Quinta Junho 29, 2006 19:45  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores


Chaos will rise again.

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005
Mensagens: 14.773
Tópicos: 331
Localização: Olympus

Twitter: @ogrotouro

Grupos: 
[ABC]
Ah, good.

então quem tem plasma não precisa do decodificador, então?


_________________

Voltar ao Topo
ogro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4302013222988543713
Woody
MensagemEnviada: Quinta Junho 29, 2006 20:31  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 42

Registrado em: Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2005
Mensagens: 1.636
Tópicos: 20
Localização: Florianópolis/SC



Grupos: Nenhum
Ogro, quem tem tv de plasma dessas q estao sendo vendidas atualmente vai precisar de decodificador sim, pq ela são de sistemas diferentes.

Nos próximos meses chegarao às lojas TVs de plasma adaptadas aos sistema nipo-brasileira de tv digital.


Voltar ao Topo
Woody está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Woody
MensagemEnviada: Quinta Junho 29, 2006 23:34  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 42

Registrado em: Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2005
Mensagens: 1.636
Tópicos: 20
Localização: Florianópolis/SC



Grupos: Nenhum
Pra quem tem dúvidas:

Veja explicações do governo sobre a definição da TV digital
Publicidade
da Folha Online

O Palácio do Planalto explicou alguns pontos sobre a definição da TV digital. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje, em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto que regulamenta a escolha do padrão japonês para a TV digital brasileira.

Como foi o processo de definição do padrão SBDTV-T?
A criação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) iniciou-se com a edição do decreto presidencial nº 4901, de 26 de novembro de 2003, quando, em vez de aceitar um padrão totalmente desenvolvido no exterior, o Governo Federal optou por mobilizar cientistas, pesquisadores e as empresas brasileiras em busca do sistema mais adequado às características da televisão aberta brasileira, que chega gratuitamente a mais de 90% dos lares brasileiros. Foram investidos recursos de R$ 60 milhões em 22 consórcios envolvendo 106 universidades, institutos de pesquisa e empresas privadas. As pesquisas resultaram em um sistema original, nipo-brasileiro.

Por que demorou tanto para o Governo brasileiro definir o novo padrão?
Por causa da grande complexidade dos temas envolvidos: aspectos legais, regulatórios, tecnológicos e de mercado, entre outros. Houve também a oportunidade de se promover o desenvolvimento de soluções inovadoras, mobilizando a engenharia nacional deste setor, que teve uma chance rara de impulsionar a Pesquisa e Desenvolvimento em diversas áreas - da engenharia de televisão propriamente à política industrial e tecnológica para microeletrônica, passando pela indústria de software.

Por que o padrão japonês foi o escolhido?
Tecnologicamente, pela robustez do sistema de modulação e pela flexibilidade e portabilidade dos padrões do ISDB-T. Estrategicamente, pela oportunidade de compartilhar com o Japão a evolução de seu sistema, que foi uma evolução dos dois anteriores, tanto o americano ATSC, o primeiro padrão, como o europeu DVB. Além disso, o modelo japonês permite a recepção móvel, tanto em celulares como em veículos em movimento, sem custo para o consumidor.

Quais são as inovações tecnológicas desenvolvidas pelos cientistas brasileiros e que foram incorporadas no SBTVD-T?
Entre as inovações propostas pelo Brasil estão o sistema de compressão de vídeo H.264, o middleware brasileiro Ginga e terminais de acesso de baixo custo, que favorecem a inclusão digital.

A opção do Brasil pelo modelo japonês não vai isolar o país, uma vez que o sistema só existe em um país do mundo?
Não. A diferença básica entre os padrões encontra-se no chamado sistema de modulação. Numa caixa de recepção e conversão de sinais digitais para analógicos (os set top box), a eletrônica do sistema de modulação representa um custo adicional inferior a 10% do preço total da caixa conversora. Se fosse verdade a tese do isolamento, as grandes empresas japonesas de eletrônica não conseguiriam vender seus equipamentos nos EUA e na Europa, como fazem normalmente. Além disso, a inovação brasileira proposta no middleware do sistema de televisão digital permitirá que programas produzidos no Brasil "conversem" com todos os demais padrões, assim como os programas produzidos nos outros padrões poderão "rodar" no SBTVD-T. Até esta importante inovação brasileira, não havia interoperabilidade entre os padrões existentes no mundo.

Quais os benefícios da sociedade com o novo padrão de transmissão dos sinais de televisão?
A TV digital vai oferecer à população brasileira uma melhoria significativa na qualidade de imagem (igual ou superior à de DVD), alta definição (imagem semelhante à do cinema com som estéreo), acesso a serviços via controle remoto da TV (comunicação direta com órgãos de governo, marcação de consultas no SUS, verificação de dados da Previdência, programas de educação à distância etc) e alta qualidade técnica nas transmissões (sem "chuvisco", "fantasmas" ou interferências). Futuramente será possível assistir televisão com imagem perfeita em celulares e aparelhos de TV instalados em trens, ônibus, táxis ou veículos particulares - sem qualquer custo adicional. Por sua interatividade, o novo sistema também favorece a inclusão digital.

O consumidor terá que comprar outra televisão para receber o sinal em alta definição?
Não. Basta a instalação de um decodificador - também chamado de caixa de conversão do sinal digital para o analógico -, para melhorar de imediato a imagem de um televisor comum. Além disso, respeitado o período de transição de 10 anos, enquanto as emissoras de TV forem progressivamente passando a gerar seus programas em sinal digital, os aparelhos em todo o Brasil continuarão a receber sinal analógico.

O modelo restringe o número de canais de TV?
Pelo contrário, amplia. Todos os canais existentes na TV aberta terão sua faixa no SBTVD-T. Embora o espectro seja finito, mesmo em cidades especialmente congestionadas, como São Paulo, por exemplo, haverá espaço para concessão de dois novos canais. Além disso, o decreto assinado pelo Presidente Lula prevê a criação de quatro canais digitais de TV públicos (4 faixas de 6 MHz, que podem ser subdivididas em até 4 cada uma).

O acordo com os japoneses trouxe que vantagens para o País?
O Termo de Implementação assinado pelos Governos do Brasil e do Japão prevê a cooperação entre os dois países na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e os direitos de propriedade intelectual decorrentes de inovações conjuntas serão compartilhados. O banco japonês de fomento JBIC vai ajudar a financiar, juntamente com o BNDES, a reestruturação e novos projetos da indústria brasileira de microeletrônica. A estratégia de implantação de uma fábrica de semicondutores no Brasil também foi contemplada nas negociações, prevendo, além do investimento privado japonês, acordos para transferência de tecnologia e a formação de mão-de-obra especializada, de alto nível, no Brasil e no Japão.

O sistema SBDTV-T poderá ser exportado para o exterior pelo Brasil?
Sim. O Brasil pretende, em conjunto com o Japão, associar esforços de desenvolvimento de outros países, a começar do Mercosul e da América do Sul. E algumas das inovações brasileiras incorporadas ao SBDTV-T - como a possibilidade de intercâmbio de conteúdos com os demais sistemas digitais do mundo - são soluções de uso universal que já estão despertando o interesse de grupos internacionais.

Fonte: Folhaonline

Esse tal middleware desenvolvido pelo Brasil parece ser muito interessante mesmo, pelo q entendi, se poderá com essa inovaçao, "rodar" programas em HDTV de outros sistemas no brasileiro e vice-versa. Lost pro exemplo, foi produzido em HDTV americano, sem essa inovaçao brasileira, não se poderia ver Lost em HDTV nos outros sistemas como o europeu ou o japones, mas com essa inovação brasileira, se poderá.


Voltar ao Topo
Woody está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
MarcusMaggi
MensagemEnviada: Sexta Junho 30, 2006 13:50  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 598
Tópicos: 34
Localização: Belo Horizonte - MG



Grupos: 
[ABC]
DiegoWoody escreveu:
(...)
A TV digital vai oferecer à população brasileira uma melhoria significativa na qualidade de imagem (igual ou superior à de DVD), alta definição (imagem semelhante à do cinema com som estéreo) ...

Afinal, será som estéreo ou dividido em 6 canais?

DiegoWoody escreveu:

O consumidor terá que comprar outra televisão para receber o sinal em alta definição?
Não. Basta a instalação de um decodificador - também chamado de caixa de conversão do sinal digital para o analógico -, para melhorar de imediato a imagem de um televisor comum. Além disso, respeitado o período de transição de 10 anos, enquanto as emissoras de TV forem progressivamente passando a gerar seus programas em sinal digital, os aparelhos em todo o Brasil continuarão a receber sinal analógico.


Eu não entendo uma coisa: A TV digital não é 16:9, e a convencional 4:3!? Então se converter o sinal, a imagem vai se reduzir também ou vai cortar as laterais?

DiegoWoody escreveu:

O modelo restringe o número de canais de TV?
Pelo contrário, amplia. Todos os canais existentes na TV aberta terão sua faixa no SBTVD-T. (...)


E as TVs a cabo? como ficam? terão o mesmo prazo pra se adequarem completamente?

DiegoWoody escreveu:

O sistema SBDTV-T poderá ser exportado para o exterior pelo Brasil?


Que tal eles tentarem exportar para dentro do Brasil? ¬¬


Voltar ao Topo
MarcusMaggi está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
AleMaO.FoX
MensagemEnviada: Sexta Junho 30, 2006 14:24  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Quarta-Feira, 8 de Março de 2006
Mensagens: 52
Tópicos: Nenhum
Localização: Rio de janeiro



Grupos: Nenhum
Na TV paga, alguns canais já vêm transmitindo sinal digital em alta definição. Como o BandSports pela TVA.

Creio que o som depende do codec usado pelas emissoras, mas acho que eles vão usar estéreo para TV aberta.

Com a adoção da alta definição por parte da TV aberta, com certeza a TV paga fará o mesmo.


Voltar ao Topo
AleMaO.FoX está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
ogro
MensagemEnviada: Sexta Junho 30, 2006 14:56  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores


Chaos will rise again.

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005
Mensagens: 14.773
Tópicos: 331
Localização: Olympus

Twitter: @ogrotouro

Grupos: 
[ABC]
DiegoWoody escreveu:
Ogro, quem tem tv de plasma dessas q estao sendo vendidas atualmente vai precisar de decodificador sim, pq ela são de sistemas diferentes.

Nos próximos meses chegarao às lojas TVs de plasma adaptadas aos sistema nipo-brasileira de tv digital.


Ah, saquei, valeu.

E tipo, alguém sabe se chega até o final desse ano esses novos modelos?


_________________

Voltar ao Topo
ogro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4302013222988543713
Manu
MensagemEnviada: Sexta Junho 30, 2006 18:23  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores



Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 23

Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2005
Mensagens: 3.430
Tópicos: 154
Localização: Rio de Janeiro - RJ



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
Implementação da TV digital no país começa pela região metropolitana de SP

ELVIRA LOBATO
da Folha de S.Paulo, em Brasília

A implantação da televisão digital no Brasil começará pela região metropolitana de São Paulo, seguida do Rio de Janeiro, de acordo com informações prestadas ontem por dirigentes das emissoras de TV.

O cronograma de implantação em âmbito nacional será definido pelo governo em dois meses. O decreto que cria o SBTVD-T (Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre), assinado ontem pelo presidente Lula, determina, como antecipou ontem a Folha, prazo de sete anos para que se complete a cobertura digital em todo o território nacional.

O diretor de engenharia da Rede Globo, Fernando Bittencourt, disse que a empresa estará pronta para iniciar as transmissões em sinal digital em São Paulo no primeiro semestre de 2007, mas que o início das operações vai depender da velocidade com que a indústria conseguir colocar os produtos no mercado.

O empresário Eugênio Staub, presidente da Gradiente, disse que a previsão mais realista para início das vendas dos televisores digitais e das caixas de conversão de sinais é o último trimestre do ano que vem. Staub negou que a escolha do sistema japonês vá tornar o produto mais caro para o consumidor.

Como o Brasil é o único país a adotar a tecnologia japonesa, fora o Japão, fabricantes europeus afirmam que o Brasil pagará mais caro pela TV digital, por não haver ganho de escala. O sistema digital norte-americano, conhecido como ATSC, foi adotado em quatro países (EUA, Canadá, México e Coréia do Sul), e o sistema europeu (DVB) foi oficialmente escolhido por 99 países.

Sistema nacional

O sistema digital anunciado pelo governo vai incorporar soluções de software desenvolvidas por universidades públicas e privadas brasileiras e adotará um sistema de compressão de sinais diferente do usado no Japão. Os japoneses usam o sistema MPEG-2; o Brasil usará uma versão mais recente, também estrangeira, o Mpeg-4.

Por isso, os equipamentos para recepção da TV digital brasileira só funcionarão no Brasil, a menos que outros países latino-americanos decidam adotar o SBTVD-T.

O próximo passo será a criação de um fórum, com representantes de técnicos japoneses, da indústria nacional, dos radiodifusores e do governo para incorporar as inovações brasileiras ao padrão japonês.

A indústria eletroeletrônica e o governo calculam o impacto da implantação da TV digital em bilhões de reais. Segundo Staub, a indústria prevê que movimentará R$ 80 bilhões em negócios, num horizonte de dez anos. O Palácio do Planalto divulgou um número ainda maior: R$ 100 bilhões.

Staub diz que o cálculo da indústria se baseia na previsão da receita a ser gerada com a substituição de todos os televisores analógicos por digitais e ainda pela troca dos telefones celulares por aparelhos capazes de captar a programação da TV no visor, e pela receita com a venda dos novos produtos que chegarão ao mercado.


Voltar ao Topo
Manu está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
MarcusMaggi
MensagemEnviada: Sexta Junho 30, 2006 21:11  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 598
Tópicos: 34
Localização: Belo Horizonte - MG



Grupos: 
[ABC]
Manuela Costa escreveu:

Como o Brasil é o único país a adotar a tecnologia japonesa, fora o Japão, fabricantes europeus afirmam que o Brasil pagará mais caro pela TV digital, por não haver ganho de escala. O sistema digital norte-americano, conhecido como ATSC, foi adotado em quatro países (EUA, Canadá, México e Coréia do Sul), e o sistema europeu (DVB) foi oficialmente escolhido por 99 países.


Ganho de escala?


Voltar ao Topo
MarcusMaggi está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
grilo
MensagemEnviada: Sexta Junho 30, 2006 23:12  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 45

Registrado em: Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2005
Mensagens: 2.686
Tópicos: 127
Localização: Porto Alegre

Twitter: @tconz

Grupos: 
[ABC]
Fiz, alguns anos (sim, isso está sendo discutido faz muito tempo!), um trabalho de faculdade sobre os padrões de TV digital que estavam em estudo pelo Brasil: americano, europeu, japonês.

O padrão escolhido, o japonês, é tecnicamente superior. Acho que foi uma boa escolha.

Até tenho algum material das pesquisas que fiz, coisa bem técnica mesmo...






_________________
Quem morre em LOST, permanece morto.
J.J. Abrams

Voltar ao Topo
grilo está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » Off-Topic » Sistema Brasileiro de TV Digital é oficial!
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida