Autor |
Mensagem |
mr.bob
|
|
Registrado em: Domingo, 2 de Julho de 2006 Mensagens: 46 Tópicos: 2
Grupos:
|
Iai, o que será que Lost é? Fé ou Razão?
Acho que existem argumentos suficientes para sustentar a idéia de que é tudo razão, ciência. A ilha seria simplesmente um lugar em que há uma potente força eletromagnética, que pode ter curado o câncer de Rose, e quem sabe também a deficiência de Locke, já que há algumas deficiências que são curadas através desse método, com ondas magnéticas. Mas seria muito mais fácil justificar tudo na base da fé. Como um purgatório, todos já estão mortos, e tudo mais aquilo que nós já estamos cansados de ouvir.
Quem sabe não é justamente esse o ponto de Lost? Nos fazer pensar que as duas alternativas são possiveis, só depende de nós ir pela razão ou fé. Isso lembra os 2 extremos: Jack e Locke (Man of science, Man of faith).
Indo pela razão, será que os sussurros, o cavalo, o pai de jack na ilha, walt aparecendo para Shannon e Sayid seria tudo loucura? Quem sabe pelo trauma de estarem perdidos numa ilha após uma queda de avião, sem receber resgate?
Será que o mistério todo envolve a névoa negra? Será que ela que se materializa nessas coisas?
A névoa mesmo, é um ser estranho (fé) ou é simplesmente nanotecnologia, que é controlada de um determinado ponto, por determinadas pessoas (razão)?
O que vocês acham? É simplesmente um ilha, ou uma ilha mágica?
_________________ liveTOGETHER
DIEalone
|
|
|
|
CIV
|
|
Sexo: Idade: 38Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 151 Tópicos: 1 Localização: São Paulo
Grupos:
|
acredito q razão, mas ainda existem muitas perguntas sem resposta, e se tratando de um seriado é dificil dizer ao certo, mas meu voto vai para a razão!
|
|
|
|
fabio hecht
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Domingo, 5 de Março de 2006 Mensagens: 233 Tópicos: 5 Localização: Rio de Janeiro
Grupos:
|
Razão
quase todos os mistérios até agora tiveram uma explicação científica bem convicente. Com exceções do Lostzilla, acho que tudo se explica até agora
|
|
|
|
lychnood
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 970 Tópicos: 6 Localização: Nowhere
Grupos:
|
Razão com toda a certeza.
Agora, alguns personagens veêm os acontecimentos baseados em fé, isso é perfeitamente entendível quando estamos falando de Locke e Eko por exemplo.
|
|
|
|
mr.bob
|
|
Grupos:
|
meu voto é p/ razão também
acho que inclusive fica melhor na história do que explicar tudo facilmente: fé
DIEalone
|
|
|
|
lady of moon
|
|
Sexo: Idade: 41Registrado em: Terça-Feira, 21 de Março de 2006 Mensagens: 274 Tópicos: 3 Localização: Rio de Janeiro/RJ
Grupos:
|
Fé.
Que tudo terá uma explicacao científica, está obvio. Mas isso não deixa a série só na lógica racional.
Acho que o ponto forte, e o objetivo principal mesmo do seriado, é mostrar esses 2 caminhos da fé e da razao que o autor do tópico mencionou.
Mas eu vejo LOST muito mais ligado à sensibilidade do que com a razao pq coloca em pauta muitas questoes ligada à religiosidade pessoal (e não a religiao em si) e principalmente a questao da "coincidência", nos encontros dos personagens principais em flashbacks.
E discordo do mr.bob ao dizer que uma explicacao pela fé seria mais fácil. Para mim, a explicacao científica que é fácil, pq é lógica, e o que mais fazemos é raciocinar sobre os fatos, sendo comum. Agora, uma explicacao em coisas tidas como "sobrenaturais" é muito mais dificil de entender, pq não entra nem na questao "fé", mas sim em quanto "aberto" se está ao novo que não conseguimos, ainda, explicar pela razão.
Mas voltando à explicacao da trama toda de LOST, ela será racional. Mas será que é isso que você irá tirar de proveito dessa série? Seria muito pouco, seria apenas mais um. E acho que não é no "comum" que o autor quis se basear.
Portanto, FÉ ! rs
[/b]
|
|
|
|
jk2
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 23 de Março de 2005 Mensagens: 618 Tópicos: Nenhum
Grupos: Nenhum |
fabio hecht escreveu: |
Razão
quase todos os mistérios até agora tiveram uma explicação científica bem convicente. Com exceções do Lostzilla, acho que tudo se explica até agora |
você pode me explicar o estado dos sobreviventes depois daquele
TERRIVEL acidente?
você pode explicar como o irmao do eko foi aparecer no sonho do locke.
Se alguém conseguir, sem dizer que foi a mãe Dinah, eu voto na razao,
por enquanto volto a explicações sem sentido e "linguicescas", como o Desmond derrubou o aviao, pq se atrasou.....
E ficção mesmo
|
|
|
|
mr.bob
|
|
Grupos:
|
lady of moon escreveu: |
Fé.
Mas eu vejo LOST muito mais ligado à sensibilidade do que com a razao pq coloca em pauta muitas questoes ligada à religiosidade pessoal (e não a religiao em si) e principalmente a questao da "coincidência", nos encontros dos personagens principais em flashbacks.
E discordo do mr.bob ao dizer que uma explicacao pela fé seria mais fácil. Para mim, a explicacao científica que é fácil, pq é lógica, e o que mais fazemos é raciocinar sobre os fatos, sendo comum. Agora, uma explicacao em coisas tidas como "sobrenaturais" é muito mais dificil de entender, pq não entra nem na questao "fé", mas sim em quanto "aberto" se está ao novo que não conseguimos, ainda, explicar pela razão.
|
Boa teoria a sua! Tem razão, algumas vezes explicar cintificamente é mais fácil. O que eu quis dizer com é mais fácil explicar com fé, é tipo dizer "pronto, acabou, nois tamo num purgatorio". Acho que eu coloquei mal a palavra.
E eu acho que o ponto é justamente a intersecção entre FÉ e RAZÃO, como mostra, repito, os extremos Jack e Locke.
:P
DIEalone
|
|
|
|
Murlock Banido atualmente |
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Sábado, 12 de Maio de 2007 Mensagens: 896 Tópicos: 25 Localização: Interior
Eu fico com Fé e Razão.
A série é sobre essa discussão, que será eterna. Eu não acho que os criadores vão simplesmente optar por um dos dois. Acho que muita coisa ficará sob o entendimento de cada um. Ou fé ou ciência.
|
|
|
|
willzinho
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005 Mensagens: 4.130 Tópicos: 50 Localização: The Pearl
Grupos:
|
Os dois.
Ficou bem claro no Premiere da segunda temporada.
|
|
|
|
kennewick
|
|
Sexo: Idade: 41Registrado em: Quinta-Feira, 10 de Março de 2005 Mensagens: 8.344 Tópicos: 212 Localização: Rio de Janeiro
Grupos:
|
Acho queé um grande misto dos dois.
Alias, acho que a grande pergunta é justamente essa.
Pq se você pensar bem, a fé que o Jack tem na razão é exatamente igual a "inocência" do locke em acreditar em coisas que fogem se explicações iguais.
No final é todo mundo olhando pra mesma moeda. Só que cada um olha pra uma face diferente.
|
|
|
|
RVangelis
|
|
Onde estão com minha cabeça?
Sexo: Idade: 45Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005 Mensagens: 6.082 Tópicos: 149 Localização: Fortaleza-CE
Twitter: @RVangelis
Grupos:
|
"Fé e Razão são como duas asas sobre as quais o espírito humano sobe para a contemplação da verdade"
Sumo Pontífice João Paulo II em Carta Encíclica Fides Et Ratio (Fé e Razão)
|
|
|
|
davimo
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Domingo, 10 de Junho de 2007 Mensagens: 151 Tópicos: 3 Localização: SP
os dois né.
mais ta mais pra razao o.o
_________________ die alone
|
|
|
|
doug.manoel
|
|
Burn, motha' fucka'
Sexo: Idade: 38Registrado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007 Mensagens: 4.839 Tópicos: 234 Localização: Guarulhos/SP
Twitter: @dougmanoel
Grupos:
|
Razão, sempre.
Tudo que foi revelado tem fundamento nisso.
_________________ Tem sempre um babaca falando merda.
- Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
|
|
|
|
Murlock Banido atualmente |
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Sábado, 12 de Maio de 2007 Mensagens: 896 Tópicos: 25 Localização: Interior
Razão, razão, razão, razão.... Aqui só tem ateu? heheheh brincadeira Eu sou razão e fé. Acho que Lost vai ser os dois!
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar