|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
| |
Nordestinos pagam mais caro pelo acesso ADSL |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
RVangelis
|
|
Onde estão com minha cabeça?
Sexo: Idade: 45Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005 Mensagens: 6.082 Tópicos: 149 Localização: Fortaleza-CE
Twitter: @RVangelis
Grupos:
|
Nordestinos pagam mais caro pelo acesso
Morar na região Nordeste não é vantagem no que diz respeito ao acesso à internet em banda larga com a tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), que usa a linha telefônica. Esta tecnologia responde por 79,7% das conexões de internet rápida no Brasil. Mas, sem muitas opções por conta da baixa concorrência entre empresas de banda larga, o usuário de ADSL no Nordeste — que é atendido pela Telemar, com seu serviço Velox — acaba pagando pelo acesso mais que o dobro do que pagam os internautas do Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde a operadora oferece o mesmo serviço.
Quem utiliza o acesso de 1 Megabit por segundo (Mbps) do Velox em Fortaleza paga 254% a mais do que quem utiliza o serviço na cidade do Rio de Janeiro ou em Belo Horizonte. Enquanto na capital cearense o Velox de 1 Mbps custa R$ 159,90 por mês, nas duas outras cidades o valor é de R$ 62,90 mensais. Este último preço, inclusive, é menor que o valor de R$ 69,90 cobrado pela conexão de 300 Kilobits por segundo (Kbps) em Fortaleza.
Mas não é apenas no preço que os internautas nordestinos saem perdendo. As velocidades oferecidas pela operadora no Sudeste são até oito vezes maiores. Enquanto por lá as opções são de 1, 2, 4 e 8 Mbps, no Nordeste só se pode acessar a rede a 300 e 600 Kbps ou a 1 Mpbs. Se morasse no Rio ou em Belo Horizonte, com o valor pago por uma conexão de 600 Kbps em Fortaleza (R$ 99,90), o usuário custearia o acesso de 4 Mbps. Poderia ainda economizar optando pela conexão de 2 Mbps, que custa R$ 79,90. Por lá, o acesso de 8 Mbps sai por R$ 199,90.
Além do Nordeste, o Norte do país também tem diferenças (ainda maiores) na política de preços e velocidades do Velox. No Amazonas, onde são disponibilizadas apenas duas velocidades, de 600 Kbps e 300 Kbps, os custos atingem os valores de R$ 429,90 e R$ 219,90, respectivamente.
Pelo que se observa, onde não há concorrência acirrada, os preços do serviço são mais altos. ‘‘Aqui e em outros Estados a concorrência é muito pequena. Então, ou você assina o serviço ou você não tem disponibilidade’’, afirma Renan Araújo Rebouças, usuário que sugeriu ao Diário do Nordeste a realização desta matéria, através do serviço ‘‘Alô Redação’’. Renan Araújo cita que no Rio há uma forte concorrência do Velox com o serviço de banda larga da NET, o Virtua, de 2, 4 e 8 Mbps.
‘‘Mas isso está deixando os clientes do mesmo serviço Velox de outros Estados indignados, pois pagam um preço por 300 Kbps que poderia ser pago por 1 Mbps’’, reclama Renan. A mesma insatisfação também é verificada em comunidades no site Orkut (www.orkut.com) que têm o Velox como tema. Lá, são muitos os comentários de internautas que reclamam dos ‘‘preços discriminatórios’’ e da ‘‘indiferença para com os nordestinos’’.
Em resposta ao Diário, a assessoria de imprensa da Telemar informa que Rio de Janeiro e Belo Horizonte foram as primeiras cidades a ter as novas velocidades, devido à grande demanda pelo serviço. Segundo a empresa, a expansão do serviço se dá conforme a demanda e a viabilidade mercadológica. ‘‘Estão sendo feitos estudos de viabilidade técnica do serviço nas demais localidades e o cronograma da empresa prevê a expansão do serviço para os outros Estados’’, informa.
Quanto aos preços mais baratos em outros Estados, a empresa esclarece que as ofertas fazem parte do novo portfólio do serviço Velox, que oferece preços promocionais para as novas velocidades. ‘‘Com a expansão do serviço, outras localidades também terão este novo portfólio com novos preços. Além disso, a definição de preços leva em conta a realidade mercadológica das localidades’’. O Velox atingiu em agosto deste ano 1 milhão de usuários e está presente em 222 municípios do país.
Para Antônio Carlos Azevedo, secretário-executivo do Decon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), a uma primeira análise não há nada que impeça uma empresa de praticar preços diferentes de acordo com a oferta e a demanda em um mercado ou outro. ‘‘A princípio não há nada a contestar, mas por tratar-se de um serviço público, a questão merece uma análise mais detalhada’’, afirma Azevedo, que coloca o Decon à disposição dos usuários insatisfeitos.
FONTE: Diário do Nordeste (
http://www.diariodonordeste.com.br)
* * *
Não preciso dizer como fiquei indignado com a notícia. Sabia que pagava caro, mas não tinha idéia do quanto!
Outra coisa, além de careira, a Telemar é péssima em atendimento. Pra resolver problemas é um suplício. Não à toa, ela tem o dobro de reclamações que o segundo colocado campeão em reclamações junto ao Procon. Falta de concorrência dá nisso.
Costumo dizer que, depois das privatizações, o serviço de telefonia aqui no Nordeste foi de Telemar a telepior.
|
|
|
|
asobr
|
|
Sexo: Idade: 54Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Março de 2006 Mensagens: 1.668 Tópicos: 81 Localização: Salvador - BA
Grupos:
|
rvangelis,
Aqui em Salvador-BA, eu uso um sistema condominial a rádio, o valor para condomínios com mais de 10 usuários pode chegar até a R$50,00. A velocidade não é lá essas coisas, mas é muito mais barato e estável do que a VELOX ou mesmo a problemática NET de Salvador (essa sim é um desastre tanto na TV a cabo quanto na internet).
Sem dizer que não tem esses abusos de ter dois provedores (a telefônica mais um de acesso tipo UOL, Terra, IG, etc...)
Ligo o computador e já está conectado na internet, tenho minha velocidade garantida (não há roubo de tráfico por outras pessoas que estejam usando o sistema naquele momento) e na análise do custo x benefício acho que está de bom tamanho!
Eu indico para os usuários de banda larga no Nordeste que busquem alternativas para não cair nas mãos de usurpadores que querem monopolizar a internet banda larga no Brasil.
Vou até mandar sua notícia para o meu provedor. Quem sabe não serve até para ele aderir mais pessoas, aumentar a concorrência com o Velox e quem sabe eles (Telemar - NET) oferecem um serviço decente para todo mundo!
|
|
|
|
tovigohu
|
|
Sexo: Idade: 43Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Outubro de 2005 Mensagens: 345 Tópicos: 15 Localização: Salvador-BA
Grupos: Nenhum |
ano passado quando fiquei sabendo do desconto pra bh e rj liguei pra telemar e me falaram desse papo de viabilidade bla bla bla, depois de muita conversa consegui um desconto na mensalidade
|
|
|
|
ldaugusto
|
|
Sexo: Idade: 41Registrado em: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005 Mensagens: 4.820 Tópicos: 158 Localização: São Paulo / SP
Twitter: @ldaugusto
Grupos:
|
É, lembro como era quando tava em Belem, o abuso no preço. Não era como Manaus, era como os preços do Nordeste, ainda assim totalmente fora da realidade.
O pior é que nem a solução do asobr era boa. Em Belem várias empresas tentaram prestar serviços de internet via rádio, mas a umidade e quantidade de chuvas é tão absurda que a qualidade do serviço era péssima, assim praticamente todas as empresas faliram, sobrando virtualmente o Velox como unica solução em banda larga.
Aqui em SP pago por 4mbit menos do que pagava por 600k em Belem.
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Página 1 de 1 |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
| |