Autor |
Mensagem |
Bandit
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Setembro de 2005 Mensagens: 3.291 Tópicos: 38 Localização: Capão da Canoa - RS
Grupos:
|
Fãs assumem legendas de "Lost", após ameaça de processo contra site.
O site LostBrasil, que até esta terça-feira disponibilizava legendas em português do seriado para download gratuito, não fará mais o serviço. Após um comunicado da Adepi (Associação de Defesa da Propriedade Intelectual) pedindo a suspensão do espaço de legendas sob ameaça de tomar as medidas legais, o site ficou fora do ar de terça a quarta-feira.
Na tarde desta quarta-feira, o endereço voltou à rede, mas sem as cobiçadas legendas. A medida da Adepi reacendeu o debate sobre a propriedade intelectual na rede. Também resultou na fúria de centenas de fãs do seriado, que já assumem que irão disponibilizar as legendas na internet por conta própria.
O dono do "LostBrasil", Daniel Melo, 26, diz estar comprometido a cumprir a decisão da Adepi e das distribuidoras que ela representa. No caso de "Lost", a AXN (canal de de ação da Sony) exibe o seriado na TV e a Disney vende os DVDs. A Disney não quis se declarar até o momento. A Sony nega qualquer envolvimento no caso.
"Nunca tive lucro com isso, era tudo de graça. Mas não sou burro de entrar numa briga com a Disney e com a Sony. As grandes empresas precisam parar de nadar contra a correnteza e aceitar a globalização", diz o designer.
Após a decisão da Adepi, centenas de usuários protestaram pela internet, via outros fóruns ou enviando e-mails para a Adepi.
"Meus usuários já estão fazendo legenda por conta própria. Isso não tem fim, é como no caso do MP3. Você fecha um site hoje, três são abertos amanhã. As grandes empresas precisam parar de nadar contra a contra a corrente
Polêmica
Segundo Carlos Alberto de Camargo, diretor executivo da Adepi, a veiculação de legendas traduzias na internet contraria o artigo 29 da lei do direito autoral. A lei é do final dos anos 90.
De acordo com ele, por ser um serviço pirata, as legendas traduzidas do site LostBrasil também poderiam ser enquadradas no artigo 184 do código penal, que prevê de 2 a 4 anos de prisão.
Camargo nega que a Adepi esteja agindo de forma repressora, apesar de a associação já ter auxiliado a Polícia Federal na prisão de 84 brasileiros por "pirataria via internet" desde 2003, segundo dados da própria Adepi. "Nós apenas convencemos o garoto de que estava fazendo algo errado, o site já está no ar novamente."
Para defender a tese de que baixar legendas ou filmes via internet é crime, Camargo usa uma comparação. "Uma obra audiovisual é um bem que tem um valor econômico e que pertence a alguém. A moto que esse rapaz pode ter na casa dele tem um valor econômico e pertence a ele. A única diferença é que um é bem material e o outro imaterial, mas pegar sem autorização nos dois casos é crime."
O advogado Bruno Carvalho --fã do seriado e responsável pelo blog Falando Série-- ironiza a comparação. "Quem está baixando ou fazendo a legenda não está prejudicando ninguém, só está divulgando a série. A moto continua lá na garagem da Disney."
Carvalho estudou a questão da propriedade intelectual na internet em sua tese de conclusão de curso na PUC-MG. Para ele, a lei brasileira ainda é genérica sobre o caso. "Ainda assim, baixar na internet não é crime. O crime é lucrar. A própria lei diz que é necessário intenção de lucro pra criminalizar."
Folha Online
|
|
|
|
wandson
|
|
Sexo: Idade: 38Registrado em: Quinta-Feira, 25 de Maio de 2006 Mensagens: 1 Tópicos: Nenhum Localização: São Luís
Grupos: Nenhum |
o jeito é fazer um curso de inglês intensivo com os dialeto dos losties ahuauhsahsuahuahahusahshuashasuhausa
_________________ Obg.
|
|
|
|
watersbr
|
|
Sexo: Idade: 43Registrado em: Quinta-Feira, 13 de Julho de 2006 Mensagens: 25 Tópicos: 3 Localização: Ilha no Pacífico
Esses caras que "protegem" direitos autorais no Brasil só querem mesmo é extorquir seu dinheiro.
Vocês acreditam que eles sustentam que execução de filmes em quartos de hotel ou de hospital é uma "execução pública" e querem cobrar por isso?
Agora pergunta aos artistas se eles recebem algum... nego bota é no bolso.
Tenho duas sugestões:
1. O problema é a tradução? É só disponibilizar as legendas em inglês. Não teriam subsídio algum.
2. O problema é autorização? Vamos pedir autorização. Várias emissoras já se mostraram favoráveis a isso, porque não perguntar à ABC ou à Disney?
|
|
|
|
genesys__
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2006 Mensagens: 1 Tópicos: Nenhum Localização: Vila Velha - ES
isso ai é uma babaquice .. ninguem esta disponibilizando download, mas como eles sabem, que minando as legendas, muitas pessoas desistirao de assistir estao fazendo isso ... Mas eles tem um grande problema ... Nós não somos os unicos a falar portugues no mundo todo .. quem ainda quizer as legendas, é só pensar nisso que vai conseguir .. falou
|
|
|
|
grilo
|
|
Sexo: Idade: 45Registrado em: Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2005 Mensagens: 2.686 Tópicos: 127 Localização: Porto Alegre
Twitter: @tconz
Grupos:
|
Globalização inclui Lost... ou não?
Empresas de entretenimento como Sony e Disney expandem seus negócios pelos quatro cantos do planeta sem enxergar bandeira, religião, nacionalidade, cultura, língua ou o que for. No que fazem muito bem, aliás.
A contrapartida dessa globalização dos produtos culturais é o nivelamento e a massificação do consumidor – todo mundo almeja os mesmos bens culturais (ou lixo cultural, dependendo do caso) não importa onde estiver. Todo mundo quer a mesma coisa ao mesmo tempo.
Como pedir, então, que o consumidor brasileiro aceite ver seriados de TVs ou filmes com meses de atraso, se a informação sobre esses mesmos seriados e filmes flui instantaneamente pela internet, pela TV, pelos jornais, pelo rádio? Em nome do quê?
É por isso que a ameaça de processo feita aos fãs brasileiros de Lost, que postam as legendas do seriado na web assim que os episódios são transmitidos nos Estados Unidos, soa estranha. Em vez de processar os consumidores brasileiros por querer ver seu seriado favorito tão cedo quanto os americanos, a Sony e a Disney poderiam seguir um caminho mais light e mais profícuo.
Minha sugestão: que elas lancem os episódios simultaneamente nos Estados Unidos e no Brasil. Se eles forem ao ar lá e aqui ao mesmo tempo, podendo ser assistidos tranquilamente nas telonas de TV, sem trabalho adicional algum, quem vai querer baixar esses episódios pela rede BitTorrent e depois caçar legendas na web?
No campo do copyright, os programas de televisão aberta são praticamente os únicos de solução fácil. Basta colocar tudo no ar ao mesmo tempo, com a publicidade devida, e pronto – todos ficam felizes.
Melhor ainda se os programas ficarem disponíveis na internet, nos sites oficiais, entremeados de todos os anúncios previstos, como já acontece nos Estados Unidos.
O fato é que a tecnologia existe para que os seriados corram o mundo instantaneamente. Desconfio que essa tecnologia será usada, de uma maneira ou de outra. Talvez os grandes estúdios imaginem que possam dividir o mundo em cercadinhos culturais totalmente estanques. Numa época em que praticamente tudo está globalizado?
Fonte:
http://info.abril.com.br/blog/sandra/
_________________ Quem morre em LOST, permanece morto.
J.J. Abrams
|
|
|
|
cau30 Banido atualmente |
|
Sexo: Idade: 48Registrado em: Domingo, 25 de Setembro de 2005 Mensagens: 1 Tópicos: Nenhum
|
|
|
dellmelo
|
|
Administrador
Colabore!
Sexo: Idade: 44Registrado em: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005 Mensagens: 11.111 Tópicos: 760 Localização: São Paulo
Twitter: @dellmelo
Grupos:
|
GRANDE problema...
Isso tem discussão pra centenas de páginas. (Ou não)
Eu duvido que as grandes distribuidpras (Sony, Warner, Fox, Disney, etc...) vão chegar ao ponto de dizer: "Ok, vocês estão certos".
Infelizmente quem sai perdendo são os fãs.
_________________ _
»
Colabore
com o LostBrasil
Ajude
o maior portal sobre Lost da América Latina
_
|
|
|
|
Matiolli
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Segunda-Feira, 29 de Maio de 2006 Mensagens: 3 Tópicos: Nenhum
Mexeram com os fãns errados....., essa atitude deles.....o resultado....será legenda pra todo lado....hahahaha...., ou essa é a ideia?.....divulgar mais a série?.....putz acho que ando assitindo lost demais....hauahuahauahua, zueira...
Mas muita babaquisse....mesmo.....façamos uma porcentagem de qtos fãns internautas adquirem um box do seriado?..... e internautas tem familia, amigos, amigos de amigos.....enfim.....é uma corrente, eu mesmo conheci a série por meio de um amigo internauta me viciei....tenho dois box originais da 1° e 2º temporada.....e só esperando a da 3° pintar ano que vem por aqui, em meio de muitos acho que não sou o unico!?.
Não temos culpa do atraso eminente das séries em geral aqui em nossas terras..., no minimo um ano de atraso?.....tsc tsc.....e viva a internet!!!....
Abraços à todos!!
|
|
|
|
maikovisky
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 15 de Maio de 2006 Mensagens: 1 Tópicos: Nenhum
Já tentaram pedir uma autorização para a ABC ou AXN para traduzirem as legendas?
Seria muiiito bom se eles liberessem ai seria só esfregar na cara da ADEPI a liberação, e caso encerrado.
|
|
|
|
pauloviola
|
|
Sexo: Idade: 56Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006 Mensagens: 5 Tópicos: 2 Localização: SP
Imagina,
"Oi, eu sou fulano de tal, administrador de um site sobre o seu seriado mais famoso, LOST, será que podemos fazer legendas para os episódios que são lançados na internet logo após o termino em exibição na TV ?"
Se não me engano a própria ABC vende esses episódios no site dela.
Imagina a situação :P
Óbvio que nenhuma empresa vai ser de acordo com isso, é o mesmo que dizer SIM voces podem gravar e sair pro ai distribuindo (com qualidade HDTV e som 5.1, praticamente DVD).
|
|
|
|
fval
|
|
Sexo: Idade: 56Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 4 Tópicos: 1 Localização: Rio de Janeiro
Vou fazer a minha parte. Estou ligando pra DirecTV e cancelando minha assinatura.
Quem sabe se eles começarem REALMENTE a ter prejuizo eles deixam de ser tão estúpidos.
Só fiquei com uma algumas dúvidas na relação sobre a lei dos direitos autorais:
1) No parágrafo que diz que é proibido traduzir. Isso não seria o fato de DUBLAR?
2) Se há um artigo que exclui LEGENDAS da lei, como eles podem alegar que LEGENDAR é crime?
|
|
|
|
Maurycius
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005 Mensagens: 8.352 Tópicos: 205 Localização: Goiânia/Goiás
Grupos:
|
Não sou advogado, mas só de ler a lei sabemos quão ambígua ela é.Só entendi o que tange o campo da dublagem, e não da legendagem, ou seja, nada aqui é proibido.
Pra ADEPI, é fácil ameaçar, eles têm poder e dinheiro, o que compra quase tudo no nosso país.
Essa discussão está longe de acabar.
Está na hora da gente mostrar que sem legendas, nenhum seriado dá tanto dinheiro assim.
Abre o olho AXN...vai perder muitos fãs...
|
|
daNbayer
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Domingo, 12 de Março de 2006 Mensagens: 156 Tópicos: 2 Localização: SP
Grupos:
|
Eles vão acabar se dando mal (adepi,sony etc)
o que vai ter d legendas por aí daki pra frente...
é aquele negócio:
A melhor maneira de você incentivar algo, é proibindo.
PS.: nunca mais eu compro um box original
_________________ Jacob loves you...
|
|
|
|
sidines
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 132 Tópicos: 7
é uma pena, mas a ABC planeja dar os episodios de graça no site dela com os respecitvos anuncios, aliás isso já deveria ser feito!!!
as tvs vivem de anuncio, se colocassem seus videos com anúnicos de graça na net seria como colocar propaganda 24 horas opr dia 7 dias na semana de seu anunciante!!!
e a maioria de box de séries vende muito pouco em comparação ao que tanta gente teria em casa com o anuncio do patrocinador PARA SEMPRE.
|
|
|
|
lisa_blake
|
|
Sexo: Idade: 36Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005 Mensagens: 163 Tópicos: 2 Localização: Neverland
Grupos:
|
Citação: |
A moto continua lá na garagem da Disney. |
Falou pouco, mas falou tudo!!!
Que comparação mais esdrúxula!
|
|
|
|
Publicidade
|