Hacker alega ter quebrado proteção contra cópias do formato HD-DVD
Desde que os formatos de mídia de alta definição HD-DVD e Blu-Ray estrearam no mercado mundial, as empresas por trás dos dois padrões afirma o quão seguro é a tecnologia Advanced Access Content System (AACS), sistema usado para impedir a cópia ilegal dos discos.
O legado pode ter chegado ao fim. Um usuário publicou em um fórum online uma maneira de retirar a encriptação dos discos - e está oferecendo o programa responsável pelo suposto marco para download pela internet.
Nesta quarta-feira (27/12/2006), o usuário Muslix64 publicou uma vaga descrição da metodologia usada no
fórum Doom9.org.
O usuário também ofereceu um link para um
vídeo no YouTube criado por ele e publicou
uma versão do software BackupHDDVD, descrito como um utilitário baseado em comandos em Java, dentro do site de compartilhamento RapidShare.com.
Sua abordagem ao assunto inclui ainda tanto a volume key como a title key para que o usuário consiga destravar discos protegidos com o sistema AACS.
Entre os keys presentes no conteúdo oferecido pelo usuário, constam termos de filmes como Nascido para Matar, Van Helsing, Tomb Raider, Apollo 13, O Último Samurai e O Fugitivo, em suas versões em HD-DVD.
A divulgação de Muslix64 reflete os passos de outro conhecido hacker. Em 2002, o finlandês conhecido como DVD Jon quebrou o controle de cópias de DVDs, sofrendo diversos processos de estúdios de cinema insatisfeitos com o feito.
Caso seja confirmado como verdade, a suposta quebra da tecnologia AACS marca um dia terrível para provedores de conteúdo de alta definição - seja em Blu-Ray ou em HD-DVD.
A novidade ainda poderá acarretar em péssimas conseqüências para o usuário, já que, no futuro, seremos nós que pagaremos o preço de medidas de segurança ainda mais rígidas e restritivas que antes.
Mas já? Esse pessoal tá cada vez mais rápido hein...
É por essas coisas que eu penso que não há combate à pirataria que seja eficiente, o formato nem se difundiu no mundo ainda e já quebraram a proteção...
Cara, todo o dinheiro dos caras que criam esse tipo de encriptação não vai vencer nunca a falta do q fazer e a vontade de fud*er com geral dos hackers.
A novidade ainda poderá acarretar em péssimas conseqüências para o usuário, já que, no futuro, seremos nós que pagaremos o preço de medidas de segurança ainda mais rígidas e restritivas que antes.