Publicidade
Apriori Cucina

LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos

Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.

Colabore

Saldo atual:40%

Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Usuário:

Senha:

Lembrar senha

Esqueci-me da senha

Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!

LostBrasil - Índice do Fórum  » Off-Topic » Redução da maioridade penal

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4 printer-friendly view
 Redução da maioridade penal « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Como você se posiciona em relação à redução da maioridade penal?
A favor
73%
 73%  [ 33 ]
Contra
17%
 17%  [ 8 ]
Indeciso(a)
8%
 8%  [ 4 ]
Total de Votos : 45
Autor
Mensagem
RVangelis
MensagemEnviada: Sexta Abril 27, 2007 09:18  |  Assunto: Responder com Citação

Colaboradores

Onde estão com minha cabeça?

Tópicos: 149

Twitter: @RVangelis

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
CCJ do Senado aprova redução da maioridade penal de 18 para 16 anos
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u134672.shtml

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quinta-feira, por 12 votos a 10, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal no país. O texto, do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), propõe a redução, mas estabelece o regime prisional somente para jovens menores de 18 anos e maiores de 16 que cometerem crimes hediondos.

A proposta relatada por Demóstenes reúne seis PECs que tramitavam na comissão com propostas para a redução da idade penal no país. O texto segue agora para votação no plenário do Senado em dois turnos. Depois, também terá que ser apreciado pela Câmara dos Deputados. O debate na CCJ durou mais de cinco horas.

O texto prevê que o menor de idade deve ter pleno conhecimento do ato ilícito cometido para ser submetido ao regime prisional, com a necessidade de laudo técnico elaborado pela Justiça para comprovar esse conhecimento.

A PEC também estabelece que o adolescente deve cumprir pena em local distinto dos presos maiores de 18 anos, além de propor a substituição da pena por medidas socioeducativas --desde que o menor não tenha cometido crimes hediondos, tortura, tráfico de drogas ou atos de terrorismo.

Contrários

A base aliada do governo votou contra a redução da maioridade. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), contrário à mudança na lei, defendeu que o Congresso discuta punições mais severas para adultos que envolvem menores de idade em crimes ao invés de reduzir a idade penal mínima do país.

O senador, autor de uma das PECs que propõe a redução da maioridade, disse que mudou de idéia nos últimos anos sobre o tema. "Em 1999, dei entrada com uma das propostas que aqui está. Eu entendia que o caminho para enfrentar a violência era a maioridade. Mas eu mudei", disse.

Desobediência

Ao menos três senadores da base aliada do governo não seguiram a determinação de Jucá para votarem contra a redução. Os senadores Jefferson Peres (PDT-AM), Wellington Salgado (PMDB-MG) e Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE) votaram a favor do texto. "Rejeitando a orientação do governo, voto sim", disse Peres no momento da votação.

O relator da PEC argumentou que embora o texto reduza a maioridade penal, estabelece regras que amenizam a situação dos jovens maiores de 16 anos que estão na criminalidade.

* * *

Governo quer derrubar no plenário do Senado redução da maioridade penal
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u134675.shtml

A base aliada do governo vai trabalhar para derrubar, no plenário do Senado, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) aprovada nesta quinta-feira pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal no país. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que os governistas vão apresentar emendas ao texto e buscar apoio dentro da própria oposição para que a matéria não seja aprovada.

"O governo tem posição clara contra a redução da maioridade. O governo entende que o caminho para resolver essa questão é fazer um trabalho de educação, integração do jovem, criar oportunidades para um outro encaminhamento da questão, e não a vingança da sociedade, a reclusão do jovem. Vamos atuar no sentido de barrar o máximo possível o encaminhamento dessa questão", disse Jucá.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) criticou o texto do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), aprovado pela CCJ, que inclui o tráfico de drogas entre os crimes que podem levar os maiores de 16 anos para a cadeia.

"Uma parte dos jovens acima dos 16 anos, especialmente de famílias desestruturadas, muitas vezes estão aliciados pelo narcotráfico. Não devemos tratá-los como criminosos de alta periculosidade. É uma absoluta irresponsabilidade, não vai resolver o problema da violência no país", disse.

Demóstenes rebateu os governistas ao afirmar que o projeto somente prevê a prisão de jovens que tiverem cometido crimes graves --isso se for atestado que eles tinham consciência de seus atos no momento em que cometeram os crimes.

"Somente serão punidos com penas de prisão os jovens que cometerem crimes hediondos, tráfico de drogas, genocídio e torturas. Mesmo assim farão exames biopsicológicos para saber se eles tinham capacidade de entender o que estavam fazendo. Não sei se isso vai corrigir ou recuperar o jovem. Vai haver a punição daquele que cometeu um crime grave, hediondo."

Embate

A votação da PEC no plenário do Senado promete um embate entre governo e oposição. Demóstenes afirmou, no entanto, não acreditar que a discussão sobre a maioridade penal seja guiada pela disputa política. "Não vamos entrar no embate governo e oposição. Isso é uma visão em conseqüência da realidade perversa que vivemos e uma medida a mais que estamos tomando", afirmou.

Segundo Jucá, a base aliada do governo não vai deixar as mudanças no projeto para a Câmara dos Deputados --onde os governistas têm ampla maioria sobre a oposição. "Ainda terá muito debate aqui no Senado. Eu acho que a proposta é polêmica, o resultado da votação [na CCJ] expressa esse tipo de debate de posição divergente que está no Senado. Mas teremos debate que vai se fazer no plenário e através das emendas", disse Jucá.

Texto

O texto de Demóstenes propõe a redução da maioridade, mas estabelece o regime prisional somente para jovens menores de 18 anos e maiores de 16 que cometerem crimes hediondos. A proposta relatada por Demóstenes reúne seis PECs que tramitavam na comissão com sugestões para a redução da idade penal no país.

O texto segue agora para votação no plenário do Senado em dois turnos. Depois, também terá que ser apreciado pela Câmara dos Deputados.

A PEC prevê que o menor de idade deve ter pleno conhecimento do ato ilícito cometido para ser submetido ao regime prisional, com a necessidade de laudo técnico elaborado pela Justiça para comprovar esse conhecimento. O texto também estabelece que o adolescente deve cumprir pena em local distinto dos presos maiores de 18 anos, além de propor a substituição da pena por medidas socioeducativas --desde que o menor não tenha cometido crimes hediondos, tortura, tráfico de drogas ou atos de terrorismo.

* * *

Minha vez:

"O texto, do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), propõe a redução, mas estabelece o regime prisional somente para jovens menores de 18 anos e maiores de 16 que cometerem crimes hediondos"

Se o menor tem responsabilidade para escolher o presidente, por que não tem para arcar com as conseqüências de um crime? Na verdade, sou contra a "menoridade" para votar para presidente, bem como a redução da maioridade penal, entretanto fico um pouco satisfeito do jeito que ficou, com regimes prisionais somente para maiores de 16 que praticarem ou participarem de crimes hediondos como homicidios e seqüestros.

O problema é que vem o pessoal do PT e vem com aquela balela:

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR) --que orientou os governistas a votarem contra a redução-- disse que prender os jovens não será solução para reduzir a criminalidade no país. "O caminho não é prender o jovem, é educar. Eu vi muitos jovens morrendo, mas também vi centenas sendo recuperados", defendeu.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) criticou o texto do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), aprovado pela CCJ, que inclui o tráfico de drogas entre os crimes que podem levar os maiores de 16 anos para a cadeia.

"Uma parte dos jovens acima dos 16 anos, especialmente de famílias desestruturadas, muitas vezes estão aliciados pelo narcotráfico. Não devemos tratá-los como criminosos de alta periculosidade. É uma absoluta irresponsabilidade, não vai resolver o problema da violência no país", disse.

Fico com o jornalista Reinaldo Azevedo:

(...)Luiz Sérgio (RJ), líder do PT na Câmara, também não gostou. Afirmou que seu partido aposta em escolas, não em prisões. Trata-se de uma falsa questão. Escola existe para estudante. Prisão existe para bandido.

(...)Sempre que se pensa numa medida mais dura contra a violência a redução da maioridade penal ou as pulseiras eletrônicas de monitoramento , levantam-se vozes para gritar: “Isso não resolve” ou para lembrar as supostas origens sociais da violência, o que não passa, no fundo, de preconceito contra pobre disfarçado de humanismo. O que quer dizer “resolver”? Eliminar a violência? É claro que não elimina. Trata-se de medidas de repressão, intimidadoras, que aumentam um pouco a margem de controle da sociedade. Não é uma panacéia. A redução da maioridade penal não vai impedir, por exemplo, o narcotráfico ou o tráfico de armas; também não vai aumentar o controle sobre as nossas fronteiras; não fará circular menos armas de fogo ilegais. Disso todos sabemos. Mas vai impedir que um assassino de 17 anos seja posto na rua depois de um ou dois anos de internação.

A redução da maioridade penal para estes crimes graves é uma medida principalmente contra a impunidade e só secundariamente contra a violência urbana e as sociedades têm o direito de punir aqueles que a traumatizam com um comportamento que não é aceitável segundo os padrões da democracia.

Texto completo aqui

Sem mais...

RVangelis está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
pnascimento
MensagemEnviada: Sexta Abril 27, 2007 10:43  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 97

Twitter: @peparra

Grupos: 
[AXN]
[Globo]
não queria falar nada...mas apenas um comentário terei que emitir:

isso não vai dar em nada. O nosso maravilhoso governo é contra...portanto, isso será vetado, não vai demorar muito. Rolling Eyes

pnascimento está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11766219780255023031
framer
MensagemEnviada: Sexta Abril 27, 2007 14:47  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 4

Grupos: 
[ABC]
Penso que de nada adiantaria a redução da maioridade penal. Aliás, enquanto o PT estiver no governo nem adianta cogitar isso.

O que deveria ser feito é excepcionalizar alguns casos, principalmente quando se trata de crimes hediondos. No caso em tela, acho que deveria haver pena de morte.

Sempre fui contra a pena de morte, mas hoje em dia penso diferente. Qualquer estudante de Direito aprende que a a aplicação da pena tem duas finalidades: punir e ressocializar.

Tendo em vista que estamos falhando nos dois aspectos, penso que ao menos no aspecto punitivo iríamos nos sair bem. Mortos não ressuscitam, não dão despesas para o estado e não reincidem em práticas criminosas. É a velha lei de talião: olho por olho, dente por dente.

Nada mais apropriado para o Brasil, cujo sistema penitenciário é corrupto, dispendioso e ineficaz.

Por outro lado, matar alguém a sangue frio não é uma coisa moralmente fácil de aceitar. Parece que a única diferença entre a sociedade e o criminoso seria o fato de que este agiu primeiro. E ainda temos que levar em conta q os criminosos geralmente tem ao seu lado o álibi de uma infância sofrida, sem valores éticos e morais. Não sei dizer até onde isso justifica algum ato...não posso julgar outras pessoas por experiências que eu não tive.

Entretanto, não são so fatos mencionados supra que realmente me incomodam. Na verdade, o que me preocupa é submeter a vida ou a morte de uma pessoa ao crivo de uma coisa retrógrada, ineficiente, risível e circense. Sim, estou falando do tribunal do júri.

É aterrorizante perceber que as pessoas escolhidas para compor esses tribunais são, na maioria das vezes, inaptas para entender o que está se passando durante o julgamento. Cansei de ver jurados chorarem na tal "sala secreta" por não entender os quesitos aos quais estavam sendo submetidos. Sendo assim, tornam-se presas fáceis para advogados espertalhões. Nunca esqueço de uma palestra de Lia Pires, famoso advogado criminalista, que comentou que ao final de um tribunal do júri recebeu o cumprimento de um dos jurados, o qual indagou o advogado acerca de uma questão muito importante: "onde o senhor comprou esse terno? Não consegui tirar os olhos dele durante todo o julgamento".

São essas figuras que irão julgar se uma pessoa deve ou não morrer...

Acabei não me posicionando claramente e com certeza seria reprovado numa redação de vestibular...mas confesso que sempre que escrevo sob pena de morte eu começo defendendo a tese e acabo ficando em cima do muro.

framer está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
HateYourselfWithSt
MensagemEnviada: Sexta Abril 27, 2007 20:17  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 2

Grupos: 
[ABC]
Afff vagabundo tem que por na parede e meter bala, eu heim! Applause

Por isso que esse Brasil não vai pra frente, (por isso e por outras milhares de coisas também) os cara tem que discutir isso? Guri de 8 anos roubou? mete na jaula porr* os caras gastam mais com bandido do que com a população, é brincadeira, biiiiiiiiiiiii eis que a censura me cala ¬¬'

HateYourselfWithSt está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Lucas Gandalf
MensagemEnviada: Sexta Abril 27, 2007 23:11  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 10

Grupos: Nenhum
é eles tratam como prioridade uma medida que vai aumentar a pena pra 1% dos delitos (segundo estatisticas apenas 1% dos crimes são cometidos por menores...e nem sei se esse número é de menores entre 16 e 18 anos pq se não vai ser menos ainda que 1%)
ou seja ao contrário de resolver diversos problemas da nossa lei penal muitos inclusive de redação os caras preferem se levar pelos modismos e fazerem esse tipo de medida...pq isso da audiencia e ganha mídia!!!que no fundo é o que eles querem

Lucas Gandalf está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Fabiano Costa Figu
MensagemEnviada: Segunda Abril 30, 2007 23:51  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 22

Se quem tem 16 anos pode votar, por quê não pode ser preso?

Fabiano Costa Figu está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Lucas Gandalf
MensagemEnviada: Terça Maio 01, 2007 01:46  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 10

Fabiano Costa Figu, opa ninguem tá falando de ser preso...tá falando de responder como adulto são coisas distintas...pq a maioridade civil será 18 e a penal 16?!!?pra mim não é válido!
por sinal se formos apegar ao rigor legislativo veremos que menores de 18 não podem fumar, nem beber, nem dirigir (apesar de MUITOS fazerem tudo que eu falei) mas com 16 vai poder responder penalmente como adulto...
não acho válido e acho que tem N coisas mais importantes pra serem debatidas pelos motivos já explicados no meu post anterior

Lucas Gandalf está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  

Anuncie no
LostBrasil

Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4 Página 4 de 4

LostBrasil - Índice do Fórum » Off-Topic » Redução da maioridade penal
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida