Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » ABC | Teorias e Especulações » Jardim do Éden, Terra Oca...

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo printer-friendly view
 Jardim do Éden, Terra Oca... « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
joaopedro1
MensagemEnviada: Terça Maio 01, 2007 16:48  |  Assunto: Jardim do Éden, Terra Oca... Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 33

Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Junho de 2006
Mensagens: 1.551
Tópicos: 24
Localização: São Paulo (SP)

Twitter: @gogomole

Grupos: Nenhum
Relações das teorias da Terra Oca - com as novas Jardim do Éden e Smoky God!


Retirado do Lost in Lost, uma matéria muito bem escrita e elaborada por Carlos Alexandre Monteiro, e que acho que todos deveriam refletir. As coincidências são enormes, e tudo de fato reforça sua teoria louca dos losties estarem no centro da Terra, cujo é oco.

----


"Hoje, estava eu aqui pensando no porquê de as mulheres que engravidam na ilha de "Lost" morrerem estranhamente. E no mosaico mental de fatos de "Lost" e idéias acerca da série, me veio um estalo: eles estão dentro da Terra sim - e podem estar no jardim do Éden. Sim, o jardim do Éden, da Bíblia, de Adão, Eva e o pecado original etc..

Primeiro, vale explicar a associação de grávidas morrendo com o Éden. Muita gente associa o ato de Eva ter dado a maçã a Adão uma metáfora para a descoberta do sexo. Por mais imprecisa, vaga, questionável e errada, essa idéia me levou a cogitar essa idéia de "Jardim do Éden". Livre associação de idéias!

Aos poucos, novas pistas foram me empolgando nesse flerte com a hipótese: as recorrentes referências bíblicas na série, o conceito de que eles são vigiados todo o instante - e de que são julgados também - e o paraíso em que eles estão. Deu até para imaginar a reunião de J.J. Abrams e Damon Lindelof em que um deles diria: "E se eles estivessem MESMO no paraíso?".

Pensei também, claro, nos esqueletos encontrados nas cavernas na primeira temporada - "Os nossos Adão e Eva", disse Locke. Em um podcast oficial da série, ao falar desses esqueletos, o produtor executivo e roteirista Damon Lindelof chegou a dizer que eles são a prova de que eles, os criadores da série, tinham o encerramento da saga de "Lost" todinho planejado.

Outra coisa ainda me atormentou: o fato de que nunca houve uma localização precisa de onde seria o Jardim do Éden em nosso planeta.

Empolgado com a possibilidade, fui eu pro Google promover o cruzamento de minha idéia original (a da Terra oca) com a nova (Jardim do Éden). E qual não foi a minha surpresa ao achar algumas páginas que apontavam que o Éden pode mesmo estar dentro da Terra?

Acabei chegando a esse e-mail aqui - que, pelo que parece, é de uma mailing list de assuntos esotéricos. Fui lendo avidamente o texto até que cheguei na seguinte frase: "Uma passagem do livro 'The Smoky God'"...

Isso mesmo, vocês leram exatamente o que eu li: um livro chamado "The Smoky God" - em português, o título pode ser traduzido como "O Deus Enfumaçado". Não se esqueçam de que nossa série favorita tem um monstro de fumaça que lê as mentes das pessoas e parece julgá-las de acordo com sua trajetória. Continuemos.

Voltei para o Google para procurar por "The Smoky God" - e, felicidade total, encontrei o livro TODO. E, curiosamente, descobri o subtítulo dele: "Or a Voyage to the Inner World" (Ou uma Viagem para o Mundo Interior). Uau!

"The Smoky God - Or a Voyage to the Inner World" foi escrito por um tal Willis George Emerson em 1908. No prefácio, Emerson diz que todo o conteúdo da obra é baseado nas anotações e relatos supostamente reais de um norueguês chamado Olaf Jansen. Por sinal, a Noruega é o país de nascimento de Alvar Hanso, patrono da Dharma Initiative.

No livro, em uma viagem marítima com seu pai, Jansen alega ter encontrado o real "Jardim do Éden", dentro de nosso planeta, acessível através de fendas nos pólos do planeta - algo totalmente compatível com minha teoria da Terra oca!

Ainda no prefácio, Emerson faz uma citação que atribui ao filósofo Platão: "O verdadeiro lar de Apolo é entre os hiperboreanos, numa terra de vida perpétua (...) De fato, segundo Hecateu (outro filósofo), Leto, mãe de Apollo, nasceu numa ilha do oceano Ártico muito além do vento do norte". E nós já vimos o nome Apollo em "Lost" - mais precisamente, no chocolate consumido na ilha. Ok.

Dei uma olhada nas outras partes do livro. Na segunda, temos o começo do relato de como Jansen chegou ao interior da Terra. Veja este trecho de seu relato da viagem: "À nossa direita, os raios que faziam de prismas os icebergs eram lindos. Seus reflexos emitiam tons de diamante, safira e vermelho. Um panorama pirotécnico de incontáveis cores e tamanhos, enquanto abaixo víamos o mar verde e, acima, o céu púrpura".

Como esquecer do céu púrpura no incidente eletromagnético do fim da segunda temporada?

Na terceira parte do livro, Jansen conta algo ainda mais curioso se associado à "Lost": "Um dia - 24 de novembro - ele veio jantar um pouco depois das seis da tarde, bem alarmado, e disse: 'Houve uma inclinação singular da agulha da bússola em 24 graus. E, notadamente, a extremidade que era para estar apontada para o norte apontava para o leste".

Pois bem: no episódio 13 da primeira temporada de "Lost", Sayid diz para Jack que a agulha que deveria estar apontando para o norte estava apontada para o leste!

Você deve estar se perguntando: "E o tal 'Smoky God'?". Olhe a tradução deste trecho da parte três do livro: "A grande nuvem luminosa ou bola de vermelho-fogo - de cores vívidas nas manhãs e tardes, e durante o dia proporcionando uma linda luz clara, 'O Deus Enfumaçado' - está aparentemente suspensa no centro do grande vácuo "dentro" da Terra, e estável graças à imutável lei da gravitação, ou uma força atmosférica repelente. Eu me refiro à força que atrai ou repele com força igual em todas as direções".

O que dizer disto? Seria a inspiração primária, uma idéia primitiva do nosso monstro de fumaça - um Deus? Ah, e mais um detalhe: os habitantes nativos deste mundo interior, segundo Jansen, eram pessoas gigantescas. Ao ler isso, me lembrei da estátua de quatro dedos...



E o Éden a ver com isso tudo? Jansen relata que a cidade mais importante deste mundo interior se chama Éden, chamado por seus habitantes de "berço da raça humana". pelas tantas Jansen também descreve o encontro dele e de seu pai com um Pastor-Chefe, autoridade máxima local: "Meu pai falou: 'Encantaria a mim e ao meu filho visitar seu país e ver sua gente, suas faculdades e palácios de música e arte (...), mas gostaríamos de tentar voltar à nossa casa no exterior da Terra. Este filho é meu único, e minha esposa deve estar preocupada aguardando nosso retorno'. 'Eu temo que vocês nunca possam voltar', respondeu o Pastor-Chefe , "porque o caminho é o mais perigoso".

Conclusão: na terra visitada por Jansen e seu pai, um líder que não recomenda o retorno deles à superfície; e Ben parece não querer que ninguém saia da ilha...

Bom, no fim das contas, depois de muitos dias de viagem, Jansen consegue retornar ao mundo exterior, mas seu pai e barco desapareceram depois de uma tempestade. Mas o que importa mesmo para mim é que me pareceu bem possível a influência de "The Smoky God" na criação da história de "Lost" - ou, ao menos, um excelente pontapé inicial para que os autores da série pudessem desenvolver suas ótimas idéias.

Quer ler "The Smoky God"? Clique aqui e dê uma conferida. E depois me diga: ou não há muito de "Lost" nessa história toda - ou melhor, muito da obra na série? Eu vejo que sim. E se a idéia de que eles estão no Jardim do Éden hoje me parece bem simpática e possível, vejo com cada vez mais certeza que o vôo 815 foi parar sim dentro do planeta Terra."


Cena do livro "The Smoky God"


---


Admito que desta vez, vi uma teoria muito plausível, se bem que Éden já é loucura... Mesmo assim continuo acreditando fielmente! Pode ser algo similar, uma alusão ou referência, mas enfim, preciso parabenizar o Carlos desta vez!




Editado pela última vez por joaopedro1 em Terça Maio 01, 2007 22:03, num total de 2 vezes
Voltar ao Topo
joaopedro1 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Fernanda Khurkhi
MensagemEnviada: Terça Maio 01, 2007 17:53  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 24

Registrado em: Sábado, 24 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 409
Tópicos: 2
Localização: xxx



Grupos: 
[AXN]
[Globo]
joao

Applause Applause Applause

não penso mais ser outra coisa! parabens pelo achado! Wink


Voltar ao Topo
Fernanda Khurkhi está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
vitaum
MensagemEnviada: Terça Maio 01, 2007 18:46  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Maio de 2006
Mensagens: 403
Tópicos: 7
Localização: Santo André



Grupos: 
[ABC]
Eu achei muito boa, muitas semelhanças mesmo.
o Éden que não acredito muito, mais ficou muito boa mesmo essa Teoria.
Primeira que leio por completo Very Happy


Voltar ao Topo
vitaum está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
limav
MensagemEnviada: Terça Maio 01, 2007 19:06  |  Assunto: Responder com Citação

Moderador
Moderador



Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 5.311
Tópicos: 2.538
Localização: MG

Twitter: @limav

Grupos: 
[ABC]
[Os Outros]
A Teoria é excelente !

Bem baseada e com muitas semelhanças a Lost !
+ também há outras teorias muito bem feitas ...

O que resta é esperar mesmo pra ver o que acontece ! Wink


Voltar ao Topo
limav está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=5913921258867944017
vinpr
MensagemEnviada: Terça Maio 01, 2007 19:24  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Setembro de 2006
Mensagens: 1.244
Tópicos: 8
Localização: Sampa - SP



Grupos: 
[ABC]
Mew muito bom cara, muito bom.

Legal as relações que você traçou e tal .Essa do deus de fumaça aí foi f*** hein, Lostzilla é Jesus Cristo, brothaa? hsaushauhsUAHSUahsu muito legal as observações aí, nunca tinha imaginado esse negócio da Terra Oca, bem legal.

Parabéns
Applause Applause


Voltar ao Topo
vinpr está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Allyson Eduardo
MensagemEnviada: Terça Maio 01, 2007 19:31  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 34

Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Março de 2006
Mensagens: 1.389
Tópicos: 56
Localização: Pouso Alegre - MG

Twitter: @allysonlima

Grupos: 
[ABC]
Boa teoria! Very Happy

_________________
Alice. My little baby.

Voltar ao Topo
Allyson Eduardo está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
joaopedro1
MensagemEnviada: Terça Maio 01, 2007 21:47  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 33

Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Junho de 2006
Mensagens: 1.551
Tópicos: 24
Localização: São Paulo (SP)

Twitter: @gogomole

Grupos: Nenhum
É, realmente uma das poucas que o título me chamara a atenção, e que li inteiramente... Mas o melhor é que li, e ainda acredito que seja muito viável! Agradeçam o Carlos Alexandre Monteiro, eu só achei muito bom discutir esta teoria com vocês!

Voltar ao Topo
joaopedro1 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
erosthiago
MensagemEnviada: Quarta Maio 02, 2007 10:26  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 44

Registrado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 496
Tópicos: 19
Localização: Algum lugar por ai ...



Grupos: Nenhum
Realmente um achado muito bom.... parabens pela Teoria...sinceramente não tem o que debater......eu acredito que em todas as teorias que já lemos aqui já é a resposta para LOST e acredito que esta deva ser uma parte dela.......

_________________
This is not your island..... This is our island. And the only reason that your live here…Because we let you know.....

Voltar ao Topo
erosthiago está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
herikinha
MensagemEnviada: Quarta Maio 02, 2007 14:05  |  Assunto: Responder com Citação

Visitante










Twitter: @tconz

Grupos: Nenhum
quando li essa teoria la no lost in lost fiquei Shock
realmente muito bem elaborada.


Voltar ao Topo
Bodaum
MensagemEnviada: Quarta Maio 02, 2007 15:08  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Sexta-Feira, 28 de Abril de 2006
Mensagens: 133
Tópicos: 6
Localização: Never Land



Grupos: Nenhum
Citação:

Outra coisa ainda me atormentou: o fato de que nunca houve uma localização precisa de onde seria o Jardim do Éden em nosso planeta.


Não pode ser o jardim do Éden! E a resposta é simples: A palavra Éden (hebraico) se originou do sumério, que em qualquer tradução possível significa planície ou estepe.

Assim o jardim não pode estar em uma iha de caracteristicas extremante montanhosa! Sad


Voltar ao Topo
Bodaum está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
joaopedro1
MensagemEnviada: Quarta Maio 02, 2007 19:25  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 33

Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Junho de 2006
Mensagens: 1.551
Tópicos: 24
Localização: São Paulo (SP)

Twitter: @gogomole

Grupos: Nenhum
Bodaum escreveu:
Citação:

Outra coisa ainda me atormentou: o fato de que nunca houve uma localização precisa de onde seria o Jardim do Éden em nosso planeta.


Não pode ser o jardim do Éden! E a resposta é simples: A palavra Éden (hebraico) se originou do sumério, que em qualquer tradução possível significa planície ou estepe.

Assim o jardim não pode estar em uma iha de caracteristicas extremante montanhosa! Sad


Nem que seja uma metáfora, eu acho possível... Mas acredito que na descrição e imagens bíblicas haviam montanhas, cachoeiras, etc...


Voltar ao Topo
joaopedro1 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
poiman
MensagemEnviada: Quinta Maio 03, 2007 13:50  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 157
Tópicos: 4
Localização: Portugal



Grupos: Nenhum
não acredito nessa teoria... acho que os produtores podem de facto ter tirado algumas ideias do tal jardim do éden, mas lost está longe de se resumir a isso.
de qualquer das formas essa teoria pode ser já mandada abaixo se no final desta temporada ou no inicio da 4ª, se houver um tsunami (que viria provar que a ilha é no oceano indico e em mais lado nenhum)... enfim, é esperar para ver, mas não faço muita fé na teoria deste tópico.


Voltar ao Topo
poiman está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Seger
MensagemEnviada: Quinta Maio 03, 2007 20:08  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 32

Registrado em: Quarta-Feira, 22 de Março de 2006
Mensagens: 84
Tópicos: 1
Localização: Porto Alegre



Grupos: 
[ABC]
Uma coisa que não vi comentarem é que no 3x19 o Cooper antes de morrer fala que o aviao foi encontrado dentro do mar dentro de uma FENDA...

Talvez tenha algo a ver com o livro falando que pode-se chegar ao Eden desse modo...


Voltar ao Topo
Seger está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Turco-gyn
MensagemEnviada: Sexta Maio 04, 2007 00:04  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 43

Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Abril de 2007
Mensagens: 5
Tópicos: 1
Localização: goiania



Grupos: Nenhum
Eu tenho o livro " A terra oca" e já o li, e acredito q mataram a charada de lost.

, agora fico sem graça. So resta esperar até o fim pra confirmar.


Voltar ao Topo
Turco-gyn está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
poiman
MensagemEnviada: Sexta Maio 04, 2007 10:25  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 157
Tópicos: 4
Localização: Portugal



Grupos: Nenhum
Turco-gyn escreveu:
Eu tenho o livro " A terra oca" e já o li, e acredito q mataram a charada de lost.

, agora fico sem graça. So resta esperar até o fim pra confirmar.


eu acho que não vai confirmar... acho que vai desconfirmar e bem mais depressa do que muitos pensam.


Voltar ao Topo
poiman está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo Página 1 de 3

LostBrasil - Índice do Fórum » ABC | Teorias e Especulações » Jardim do Éden, Terra Oca...
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida