|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
| |
Nanobastões e nanofios ... |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
limav
|
|
Moderador
Sexo: Idade: 35Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 5.311 Tópicos: 2.538 Localização: MG
Twitter: @limav
Grupos:
|
Nanobastões e nanofios poderão ser os bits dos HDs da próxima década
A capacidade de armazenamento dos discos rígidos tem crescido constantemente, já tendo batido na casa dos terabytes. Mas manter esse ritmo de crescimento não tem sido fácil e os engenheiros acreditam que os limites da atual tecnologia de armazenamento magnético poderá ser alcançada já em 2010. É por isso que eles estão começando a tirar vantagem dos incríveis poderes da nanotecnologia.
Bits magnéticos
Pesquisadores da Universidade Brown, Estados Unidos, acabam de descobrir uma forma de alinhar com precisão nanobastões e nanofios magnéticos, feitos de ligas de ferro-platina e cobalto-platina. Esses nano-elementos deverão ser os bits das próximas gerações de discos rígidos, mas até agora não se sabia como manipulá-los com precisão.
A superfície de um disco rígido consiste de minúsculos setores de partículas alinhadas magneticamente. Quando a cabeça de gravação passa sobre um setor, ela alinha o campo magnético dessas partículas para uma determinada direção, codificando o 0 ou o 1 de cada bit.
Para colocar mais informações em um disco de mesmo tamanho, a solução é diminuir o tamanho das partículas ou dos setores. Mas sempre será necessário um número de partículas suficiente para que uma alteração eventual de algumas delas não corrompa todo o setor, apagando o informação registrada.
Nanobastões e nanofios
É aí que entram as vantagens dos nanobastões e dos nanofios. Quando as partículas são esféricas, os campos magnéticos daquelas dispostas aleatoriamente tendem a se cancelar mutuamente. Ao invés de apontarem para o sul ou para o norte, muitas apontam para o sudoeste, para o noroeste etc., diluindo a força total do sinal magnético.
Já os nanobastões e nanofios podem ser aglomerados lado a lado, com seus campos magnéticos apontados sempre para uma de duas direções possíveis, sempre para o norte ou sempre para o sul, para seguir a mesma analogia. Com todas as partículas perfeitamente alinhadas, cada setor tem um sinal muito mais forte, podendo ser ainda menor sem risco de perder a informação.
A técnica que a equipe do Dr. Shouheng Sun descobriu permite a fabricação de filmes magnéticos cujas partículas são nanofios ou nanobastões perfeitamente alinhados, abrindo caminho para sua utilização nos discos rígidos super-densos da próxima década.
Motores e biomedicina
Além do armazenamento magnético de informações, a técnica também tem potencial em outras áreas onde uma maior densidade magnética é desejada, como no caso dos motores e geradores. A estabilidade e a biocompatibilidade da liga de ferro-platina também torna os nanofios e nanobastões excelentes candidatos para aplicações biomédicas.
Fonte: Inovação Tecnológica
|
|
|
|
Maurycius
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005 Mensagens: 8.352 Tópicos: 205 Localização: Goiânia/Goiás
Grupos:
|
Isso é quase Star Trek!
Mas eu vi uma palestra sobre isso, nanotubos de carbono e afins, e sim, isso aíé o futuro, em TODAS as áreas relacionas com tecnologia.
Não quero nem imaginar a capacidade de armazenamento!
|
|
limav
|
|
Moderador
Sexo: Idade: 35Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 5.311 Tópicos: 2.538 Localização: MG
Twitter: @limav
Grupos:
|
Maurycius escreveu: |
Isso é quase Star Trek!
Mas eu vi uma palestra sobre isso, nanotubos de carbono e afins, e sim, isso aíé o futuro, em TODAS as áreas relacionas com tecnologia.
Não quero nem imaginar a capacidade de armazenamento! |
Nem eu quero imaginar, é difícil pensar e saber que não vou ter tão cedo
|
|
|
|
RVangelis
|
|
Onde estão com minha cabeça?
Sexo: Idade: 45Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005 Mensagens: 6.082 Tópicos: 149 Localização: Fortaleza-CE
Twitter: @RVangelis
Grupos:
|
Égua, daqui a pouco finalmente irão lançar um "nano-ni-na-não".
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Página 1 de 1 |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
| |