Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » AXN | Teorias e Especulações » Teoria Caixa de Pandora

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo printer-friendly view
 Teoria Caixa de Pandora « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
Kunigonis
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 14:47  |  Assunto: Teoria Caixa de Pandora Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Julho de 2005
Mensagens: 7
Tópicos: 1




Grupos: Nenhum
Saudações a todos os membros deste fórum.

Estou escrevendo este tópico para compartilhar uma teoria que desenvolvi após assistir o episódio Numbers, que mostra a história de Hurley e de como ele ganhou na loteria com os números 4 8 15 16 23 42, e além do dinheiro, recebeu o que ele acredita ser uma maldição que esses números carregam. A teoria que vou apresentar agora foi totalmente baseada nos acontecimentos do episódio Numbers, principalmente quando Hurley visita Leonard em um hospital psiquiátrico, e ao contar para Leonard que ele havia usado esses números (os quais Leonard vive repetindo) em um jogo de loteria, Leonard perde o controle e começa a dizer que a maldição não iria parar, que Hurley deveria ficar muito longe dos números, etc. Mas a fala de Leonard que me despertou essa teoria foi "Você abriu a caixa!".

Devo dizer que não assisti a todos os episódios, e me registrei no fórum há pouco tempo, então, me perdoem se escrever algo inadequado, ou se a teoria estiver completamente furada, ou ainda se alguém já publicou uma teoria parecida.

É o seguinte: baseado na fala "Você abriu a caixa!" de Leonard, pensei no mito da Caixa de Pandora. Para quem não sabe do que se trata, o conto é este: Pandora é uma mulher criada pelos deuses gregos para punir os homens por ter aceito o fogo, que Prometeus havia roubado do Olimpo. Ao conhecer Pandora, o irmão de Prometeus, Epimeteus, se apaixonou por ela e os dois se casaram. Como dote, Pandora recebeu de Zeus uma caixa de ouro maciço entalhada com pedras preciosas diversas. Zeus a avisou para nunca abri-la. Mas um dia, a curiosidade de Pandora foi mais forte e ela acabou abrindo a caixa. Dela saiu todos os infortúnios da humanidade. Apenas a Esperança restou, como um consolo para os homens diante de tantos infortúnios com os quais eles passariam a conviver.

Depois de liberar os infortúnios da humanidade, Pandora fechou a caixa. A partir daí, as descrições são diversas. Aqui, vou escrever uma das versões da história, que eu li em uma coleção de livros sobre mitologia grega, egípcia e nórdica. Nessa versão da história, a caixa, após liberar seu conteúdo, passaria a conter uma maldição para qualquer ser que fosse desafortunado o bastante para abri-la de novo, e tal maldição acometeria quem a abriu até que a mesma pessoa a fechasse. Pandora, para evitar que mais alguém cometesse o mesmo erro dela, colocou uma trava na caixa, para que ninguém a abrisse por acidente de novo. Ela entalhou na borda da caixa a seqüência numérica que a abriria novamente (isso porque a caixa poderia ser usada para guardar os infortúnios que uma vez ela conteve). Essa seqüência, segundo algumas fontes da mitologia grega, seria IVVIIIXVXVIXXIIIXLII (uma seqüência de números romanos; coincidentemente, a conversão dessa seqüência para números arábicos resulta nos números do Hurley).

As coincidências não param por aí: o mito também conta que Pandora encerrou a caixa em uma grande rocha (o que nos leva a considerar a tal Rocha Negra da qual os personagens tanto falam). Além disso, conta-se que a caixa abriga, além da maldição para quem a abrir, dois monstros, conhecidos como Ultima e Omega. Tais monstros foram classificados pelos escritores gregos da época dos mitos como "armas". Por classificado, entenda-se como a denominação de uma espécie de animal, como "réptil". Segundo o mito, quem abre a caixa libera Ultima imediatamente (isso poderia explicar o que é o Lostzilla), e Omega é liberado caso a caixa fique muito tempo aberta, ou se a pessoa que abriu a caixa cometer um erro ao tentar fechá-la (a caixa não é fechada abaixando-se a tampa com as mãos; quem a abriu deve encontrar uma pequena chave de ouro em forma de flecha, e a enfiar em uma das pedras preciosas da caixa. Todas as pedras têm furos que comportam a chave: colocar a chave na pedra certa fecha a caixa; colocá-la em qualquer pedra errada libera Omega).

Um amigo meu, com o qual já comentei esta teoria antes de publicá-la (ele também está registrado no fórum, com o nick The Other, alguns devem conhecê-lo), me enviou um spoiler sobre o Lostzilla, que também condiz com a minha especulação. Na edição original, coloquei um "spoiler tag" aqui com essas informações, mas o The Other me disse que alguém ia reclamar, então removi o tag. Mas agora que o Exodus já foi veiculado no AXN, posso colocá-lo de novo: o Lostzilla é um dispositivo de segurança, assim como as duas "armas" da Caixa: ambas protegem a Terra de qualquer ameaça. Sendo assim, é possível que o Lostzilla os ataque simplesmente porque considera-os como uma ameça potencial à ilha.

Vendo tópicos anteriores sobre teorias já elaboradas para LOST, vou colocar a seguir uma lista contendo os prós e os contras da minha teoria.
Prós:
Arrow Explica a origem da aparente maldição dos números do Hurley.
Arrow Explica o quê é o Lostzilla.
Arrow Explica porquê Lostzilla mata os sobreviventes.
Arrow Pode explicar o que há na Rocha Negra OU o que está dentro da escotilha misteriosa (mais explicações nos "Contras").
Arrow Pode justificar porquê Locke está agindo de maneira estranha (a Caixa ou alguma das "armas" pode estar controlando a mente dele... Especialmente após aquela cena da luz da escotilha no final de "Deux ex Machina").
Contras:
Arrow um problema: se a Caixa está na Rocha Negra, não explica o porquê da escotilha, e vice-versa. A menos que a Rocha guarde a Caixa e a escotilha guarde alguma outra coisa (como a chave para fechar a Caixa, ou uma das duas "armas").
Arrow Não ajuda em nada a explicar o que são "Os Outros".
Arrow É uma explicação baseada na mitologia... Isso significa que implica em aceitar coisas fantásticas sem explicação racional.

Encerro meu tópico aqui. Espero que seja do agrado de todos. Se alguém quiser maiores informações sobre a teoria (como por exemplo, as magias de Ultima e Omega, ou alguma informação adicional sobre o mito da Caixa em si), peçam na resposta ao tópico, para que eu possa editar e incluir aqui mesmo, ou então colocar em uma resposta à parte.




Editado pela última vez por Kunigonis em Terça Agosto 16, 2005 21:50, num total de 4 vezes
Voltar ao Topo
Kunigonis está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Belle Casseb
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 15:04  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 35

Registrado em: Domingo, 29 de Maio de 2005
Mensagens: 837
Tópicos: 4
Localização: wonderland



Grupos: Nenhum
Véi...
Nossa...
Me deixou sem palavras aqui... Acho que todo mundo já tinha pensado na caixa de Pandora, que nenhum com informações assim...
essa dos números talhados na caixa chegam a parecer viagem sua...

Mas ainda assim... Não acho que seja a mesma caixa de Pandora... Uma genéica por assim dizer...
mas muito interessante esse seu post, muitas novas informações para a gente, até mesmo em conhecimentos gerais. Madd:


Voltar ao Topo
Belle Casseb está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ronaldopassaro
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 15:48  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 56

Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005
Mensagens: 11
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
Kunigonis, me responde duas coisas: De que fontes você tirou a seqüência numérica que Pandora teria entalhado na caixa e onde você leu sobre as "armas" Ultima e Omega em relação ao mito? Essas armas, que eu saiba, são do jogo Final Fantasy. Acho que você está confundindo RPG com o mito.

Voltar ao Topo
ronaldopassaro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
The Other
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 16:08  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Sábado, 4 de Junho de 2005
Mensagens: 341
Tópicos: Nenhum
Localização: Craphole Island



Grupos: Nenhum
é, eu tambem achei muita viagem quando ele me falou pela primeira vez, mas ele disse q viu isso em uns livros de mitologia.... Infelizmente não há nenhum site conhecido na net (pelo menos no google) q tenha isso...

E esses numeros simplesmente NÃO PODEM SER COINCIDENCIA, se estiverem certos...

Eu também já tinha ouvido a teoria da caixa e achado idiota, mas de uma maneira assim mais completa...

PS: kunigonis, se eu fosse você eu tiraria o q ta na spoiler tag antes q alguém reclame... é dificil resistir a olhar...


Voltar ao Topo
The Other está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Bolfo
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 16:39  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 32

Registrado em: Quinta-Feira, 26 de Maio de 2005
Mensagens: 93
Tópicos: Nenhum
Localização: Porto Alegre



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
bah
adorei a teoria
acho q pode ser
mas concordo q algumas coisas tem mais fundamento em ff do q na mitologia grega


Voltar ao Topo
Bolfo está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Yahoo Messenger MSN Messenger
Àrtico
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 17:07  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 39

Registrado em: Domingo, 3 de Julho de 2005
Mensagens: 155
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
Putz véio, tenho que te dar os parabéns, você é dos poucos que escreve bem aqui do fórum Laughing .

Essa teoria não é assim tão absurda....mas acho que é demasiado "fantasiosa" pra colocar numa série...mesmo que essa série seja Lost. Mas isso explicaria "algumas poucas" coisas.....

Bem, como no AXN não passou toda a temporada, não vou comentar nada sobre a série, antes que eu fale mais do que não deva Razz

Applause


Bolfo, o que é "ff" ? Cool


Voltar ao Topo
Àrtico está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Aventus
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 17:23  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 38

Registrado em: Sábado, 23 de Abril de 2005
Mensagens: 1.856
Tópicos: 18
Localização: Rio de Janeiro



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
FF = Final Fantasy.

Anyway, não sou profundo conhecedor do mito, mas desconhecia os números/armas protetoras. Não que não seja verdade, apenas desconheço.

Quanto a dizer que Ultima e Omega são do FF, é um grande absurdo. O(s) jogos estão cheios de referências a mitologia e cults, então o fato de haver personagens com esse nome não provam que não existam no universo mitológico de "Pandora's Box".

Anyway2, a teoria é deveras fantasiosa, mas muito bem escrita. Talvez JJ tenha aproveitado algumas dessas referências e adaptado para se tornarem mais críveis, quem sabe?


_________________
»» Colabore com o LostBrasil
Ajude o maior portal sobre Lost da América Latina

Voltar ao Topo
Aventus está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Àrtico
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 17:29  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 39

Registrado em: Domingo, 3 de Julho de 2005
Mensagens: 155
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
Citação:
Anyway2, a teoria é deveras fantasiosa, mas muito bem escrita. Talvez JJ tenha aproveitado algumas dessas referências e adaptado para se tornarem mais críveis, quem sabe?


Verdade, pode ser que ele tenha mudado alguns aspectos do mito para não o tornar tão "evidente" ao ponto de alguns estudiosos que vissem a série pudessem concluir, na hora, que é o mito da caixa de pandora Doubt


Voltar ao Topo
Àrtico está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Klen
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 17:57  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 44

Registrado em: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005
Mensagens: 3.433
Tópicos: 58
Localização: Brasília



Grupos: Nenhum
Àrtico escreveu:

Essa teoria não é assim tão absurda....mas acho que é demasiado "fantasiosa" pra colocar numa série...mesmo que essa série seja Lost. Mas isso explicaria "algumas poucas" coisas.....



Monstro, espíritos (o pai do Jack), poderes especiais (Walt),bebê do mal (o bebê da Claire, de acordo com o vidente), urso polar em plena ilha "tropical", javali vingativo, e por aí vai.

O que, em Lost, não é fantasioso?


Voltar ao Topo
Klen está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2003834830194148693
Kunigonis
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 17:57  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Julho de 2005
Mensagens: 7
Tópicos: 1




Grupos: Nenhum
ronaldopassaro escreveu:
Kunigonis, me responde duas coisas: De que fontes você tirou a seqüência numérica que Pandora teria entalhado na caixa e onde você leu sobre as "armas" Ultima e Omega em relação ao mito? Essas armas, que eu saiba, são do jogo Final Fantasy. Acho que você está confundindo RPG com o mito.


Respondendo: 1- Sobre a fonte da seqüência numérica, eu encontrei esse e todos os outros dados que publiquei em textos de Homero e Hesíodo, entre outros, sobre os contos gregos da Antigüidade, na coleção de livros "Great Books of the Western World". São 60 livros compilando 517 textos de diversos autores e épocas, publicado pela Encyclopaedia Britannica. Era importado até pouco tempo atrás pela Barsa Planeta Internacional Ltda., mas por falta de procura, a importação foi cancelada. Caso queira ver a coleção, o site é http://store.britannica.com/shopping/product/detailmain.jsp?itemID=344&itemType=PRODUCT&iMainCat=4&iSubCat=14&iProductID=344&show=all.
2- As "armas" realmente aparecem nos jogos da série Final Fantasy, assim como em vários outros jogos da Square Enix, como o Kingdom Hearts, e são alguns dos inimigos favoritos de todas as séries de RPG. Como foi mencionado pelo Aventus, os autores se baseiam em diversos mitos e cults para desenvolver os Final Fantasy (vide que o Final Fantasy X-2 é descaradamente baseado no filme As Panteras). Provavelmente foi como os autores desenvolveram os famosos inimigos "Weapons", tão conhecidos dos jogadores desde o Final Fantasy VI, acredito.


Voltar ao Topo
Kunigonis está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
ronaldopassaro
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 18:34  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 56

Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005
Mensagens: 11
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
Kunigonis, não estou duvidando de você. Acho que você pode apenas ter se confundido. muitas versões diferentes sobre o mito de Pandora e sua caixa, mas nunca li nenhuma que mencionasse as tais armas. Agora sobre a seqüência numérica fiquei curioso mesmo. É coincidência demais. Aliás, se essa referência existir mesmo, não pode ser coincidência. Você tem a coleção em casa? Pode reproduzir aqui a passagem em que a seqüência é citada? Em inglês mesmo.

Voltar ao Topo
ronaldopassaro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
ppimenta7
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 18:56  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 33

Registrado em: Terça-Feira, 31 de Maio de 2005
Mensagens: 72
Tópicos: 2




Grupos: Nenhum
Nossa, essa lance da seqüência é muito interessante. Se houver mesmo essa seqüêcia, sendo a mesma de LOST, temos que aprofundar nessa teoria pq ai tem coisa. rs...
Mas muito interessante essa teoria. uma olhada direito nesses números e posta aqui um trecho de algum lugar aí (se possível, lógico)
Obrigado


Voltar ao Topo
ppimenta7 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Kunigonis
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 21:01  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Julho de 2005
Mensagens: 7
Tópicos: 1




Grupos: Nenhum
Atendendo à pedidos, vou reproduzir aqui a seqüência citada na versão da história da Caixa de Pandora apresentada pela coleção. Está na íntegra, em inglês, sem alterar nem remover uma palavra sequer.

Here is a puzzle suggested by an unknown Greek author. According to the text, successful completion of the puzzle leads to the numerical sequence Pandora used to prevent her cursed Box from being opened by the unwary.

Title:For the One Source:Unknown Text adapted with the purpose of translation to English, without loss or altering of the original content

For the One meant to clean the world
For the One meant to save us from ourselves
For the One meant to drive us back to the original paradise the Gods created for us
For the One, I write this puzzle
To put all the Evils back into the cursed Box unwary Pandora opened
Here is the sequence one must use to open the Box
The first number, oh, so easy it is
That the Elements themselves will give you the answer
The second number is so simple
That a simple sum of sides and vertices will resolve
The fourth and third number require much research
But when you find the second sacred number of Eris
Minus one minus one will give you two numbers with a single stroke
And your hard research won't die here
For the fifth Pandora number is also one of the Eris sacred numbers
The one which is at the peak
But then there is the last number
The one sure to prevent all but the One from opening the Box
For it can't be found anywhere in Greece
However, it is very common in Egypt
Where a judge will very gladly provide the answer

Analysing the puzzle:
Arrow The first number could be found out by anyone in Ancient Greece: the Greeks believed in the existence of four natural Elements, fire, air, water and earth. Since Elements don't talk, you conclude that the first Pandora number is the number of Elements, four.
Arrow The second number: the four Elements are represented by a square turned around one of its sides. In a square, we have four sides and four vertices, so the second number is eight.
Arrow The fourth and third number (pay attention on the order they are mentioned): there are three numbers sacred to Eris, Greek goddess of discord; these are 5, 17 and 23. The second number sacred to Eris, so, is 17. The puzzle then says "minus one minus one". Well, 17 minus one is 16 and this minus one is 15. So we got our third number as 16 and our fourth number as 15, right? WRONG! Look at the order mentioned at the puzzle: it is reversed. So, our third number is fifteen, and the fourth number is sixteen.
Arrow The fifth Pandora number: the puzzle says it is one of the Eris numbers, "the one at the peak". On the sacred places of Eris, there are always reference to all three sacred numbers, and the reference to the 23 is always in the highest area of the place. So, the fifth number is twenty-three.
Arrow The last number: Clearly meant to discourage a Greek trying to discover the puzzle, for he/she would have to travel all the way to Egypt. On Egypt, the judges are servants of the goddess Ma'at of truth and justice. If you ask a Egyptian judge about sacred numbers, he would immediately say of the number of Ma'at's principles, which they have to abide strictly; There are forty-two principles of Ma'at.

Once again, a text reporting existence of a numerical lock Pandora supposedly installed on her Box after accidentally opening it. This one, instead of saying that Pandora has engraved the correct sequence for the lock on the own Box, gives information on a cryptic form as to which is the actual number sequence. If we accept this sequence as correct, we conclude that Pandora's numbers are IV, VIII, XV, XVI, XXIII and XLII (the roman representations of the numbers described above).

This concludes this version of the Box's myth; there are dozens of other versions as to what happened to the Box after Pandora opened it; some say it disappeared, others say it was simply hidden in the Netherrealm, without any special protection, among several other tales of this myth.

Bem, aqui está a parte onde aparecem os números no mito descrito pela coleção. Espero que seja útil para atiçar a curiosidade de todos.




Editado pela última vez por Kunigonis em Sexta Julho 15, 2005 00:24, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Kunigonis está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
ronaldopassaro
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 21:36  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 56

Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005
Mensagens: 11
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
Lembram de Arquivo X? Trust no one. vendo o livro para acreditar que isso estava escrito lá antes da estréia da série. Se estiver, parabéns, você matou a charada das charadas. Se não estava, parabéns também, foi uma falsificação genial.

Voltar ao Topo
ronaldopassaro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
ronaldopassaro
MensagemEnviada: Quinta Julho 14, 2005 21:54  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 56

Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005
Mensagens: 11
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
Outra coisa: a frase "Once again, a text reporting existence of a numerical lock Pandora supposedly installed on his Box after accidentally opening it" não pode estar escrita em nenhum livro sério. O inglês está incorreto, a frase é incoerente.

Voltar ao Topo
ronaldopassaro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo Página 1 de 5

LostBrasil - Índice do Fórum » AXN | Teorias e Especulações » Teoria Caixa de Pandora
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida