Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » Off-Topic » Desciclopédia Bahiana - Dicionário de Bahianês

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 Desciclopédia Bahiana - Dicionário de Bahianês « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
rafaelrss
MensagemEnviada: Quinta Setembro 13, 2007 13:46  |  Assunto: Desciclopédia Bahiana - Dicionário de Bahianês Responder com Citação


Colaboradores



Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 43

Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 5.436
Tópicos: 449
Localização: Salvador-BA



Grupos: Nenhum
Edit: A pedidos editei o titulo do tópico

Arrow Especialmente para minha amiga conterrânea Cikinha..rsrsrs

Bôra Cika Very Happy

Desciclopédia: A Lingua falada em Salvador


Em Salvador é falado o Baianês, que conta com seu próprio alfabeto:

A Bê É Guê Agá Í Ji Lê Ó Quê Si Tê U Vê Xis Zê

Ao contrário do que muitos pensam, o Baianês não é falado lentamente, mas sim cantando. Não existe o gerúndio, mas sim o gerúnio: o "d" no "-ndo" é excluído, o que resulta em falano, correno, ao invés de falando ou correndo.

Em baianês, uma frase nunca é concluída. Existem alguns verbos novos, como "bora" ou apenas "bó", que significa "vamos" (acompanhe a evolução: originalmente "vamos em boa hora" - "Vamos embora" - "Vumbora" - "'Bora" - "Bó") e também pode ser dito em forma repetitiva-poética como "borimbora" ("Vumbora embora") . Os exemplos abaixo só corroboram que existe uma capacidade inata no baiano em poupar energia. O caso clássico consiste na evolução do "Vossa Mercê" em "Vosmissê", após no já comum "Você", então no atualmente utilizado "Cê" e já foram encontrados casos de comunicação natural através do "Rummm" (som de grunido). Algumas frases cotidianas:
"Colé, meu bródi!" - Olá, amigo.

"Colé, miserê!" - Olá, amigo.

"Colé, meu peixe" - Olá, amigo.

"Colé, men!" - Olá, amigo.

"Diga aê, disgraça!" - Olá, amigo.

"Digái, negão!" - Olá, amigo. (independente da cor do amigo)

"E aí, viado!" - Olá, amigo. (independente da opção sexual do amigo)

"E aí, meu rei!?" - Olá amigo.

"Ô, véi!" - Olá amigo.

"Diga, pai!" - Oi para você também, amigo!

"E ai, miserê!" - Olá, amigo!

"ÊA!" - Olá, amigo.

"Colé de merma?" - Como vai você?

"É niuma, miserê" - Sem problemas, amigo.

"Relaxe mô fiu" - Sem problemas, amigo.

"Cê ligado qui cê é minha corrente, vei?" - Você sabe que é meu bom amigo, não é?

"Bó pu regui, negão?" - Vamos para a festa, amigo?

"Aí me quebra, bacana" - você me prejudica, não é meu amigo?

"Aooonde!" - Não mesmo!

"Vô quexá aquela pirigueti" - Vou paquerar aquela garota.

"Vô cumê água" - Vou beber (álcool).

"Colé de merma ?" - O que é que você quer mesmo? (Caso notável de compactação!)

"Eu tô ligado que cê ligado na de colé de merma" - Estou ciente do seu conhecimento a respeito do assunto.

"O brother tirou uma onda da p****". - O cara 'se achou'.

"Tá me tirando de otário é?" - Está me fazendo de bobo?

"Tá me comediando é?" - Está me fazendo de bobo?

"Se plante!" - Chamada ao combate físico

"Se bote aí,!" - Chamada ao combate físico

"Eu me saí logo" - Eu evitei a situação.

"Shhh...Ai, mainhaaa" - Até hoje não se sabe a tradução. Sabe-se apenas que nas músicas de pagode, o vocalista está excitado com sua respectiva amante.

"Oxe!" - Todo baiano usa essa expressão para tudo, mas um forasteiro nunca acerta quando usa.

"Lá ele!" - Eu não, sai fora, ou qualquer outra situação da qual a pessoa queira se livrar.

"Lasquei em banda!" - meteu sem dó nem pena.

"Biriba nela mô pai" - Manda ver! (no sentido sexual da coisa)

"Ó paí ó" - Olhe para aí, olhe! - Essa espressão foi utilizada pela primeira vez pelo capitão português Manoel da Padaria a frente da Nau Bolseta, que por infortúnio (leia-se burrice) perdeu-se da frota portuguesa no caminho para as índias e veio parar na Bahia. Desde então foi resgatada pelo povo baiano, assíduo leitor de Camões, que trata-se de um texto apócrifo d'Os Lusíadas, que nem os portugueses sabiam (Nenhum jamais concluiu a leitura do clássico). É muito usada por aqui, tanto que virou filme, peça teatral, música, marca de refrigerante, água de coco, barzinho, cerveja, igreja...

"Num tô comeno reggae!" - Não estar acreditando ou dando muita importância.

"Num tô comeno reggae de (fulano)!" - Não estar com medo de provocação/ameaça de (fulano) "Tome na sequencia misêre" - Tomar o troco de algo ruim que você fez

"Eu quero prova e R$ 1,00 de Big-Big!" - O mesmo que a expressão acima. O "Big-Big" é um chiclete muito valorizado por pessoas de todas as classes.

"Uisminoufai!" - Bebiba mais conhecida como "Sminorff Ice". Também é uma música do grupo de pagode (desta mesma terra) chamado "Pagod'art".

"Sai do chão!" - Frase típica e predileta das bandas de axé. O intuito da mesma é de que indivíduo se agite e curta o som tocado em questão.

"Rumaláp****!" - Agir violentamente contra alguém ou algo.

"Picá a p****!" - Agir violentamente contra alguém ou algo.

"Rumaládisgraça" - Agir violentamente contra alguém ou algo.

"ei, ó o auê ô" - tida como unica frase universal a utilizar apenas vogais e ter sentido completo, significa 'parem de baderna.'

"Bó batê o baba" - Chamar os amigos para uma partida de futebol

"Bó pro reggae" - Chamar os amigos para a balada

Salvador é também conhecida por ser uma cidade cujo dialeto deu um LAR aos mais diversos impropérios do cancioneiro popular local, possivelmente você um dia já foi convidado a visitar "A casa da p****", "a casa do c******", "a casa da desgraça"!

também existe a "Casa de Noca" que ninguém sabe onde fica, mas sabe-se que lá sempre o "couro come".

"Hoje eu to na bruxa" - Hoje eu to muito loco

"Fulano é um Zé ruela" - O cara é um babaca

"Deixe de chibiatagem" - Pare com essas atitudes frescas

"Tomo o Bob Nelson" - Ato de ser traído, trocado por outra pessoa com interesses sexuais

"Receba a Galinha Pulando" - Problema ou situação inesperado de alto grau

" Rapaz, nem fudeno" - Não farei algo ou irei para lugar algum




Editado pela última vez por rafaelrss em Quinta Setembro 13, 2007 18:28, num total de 2 vezes
Voltar ao Topo
rafaelrss está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Cika
MensagemEnviada: Quinta Setembro 13, 2007 14:04  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 39

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2005
Mensagens: 3.753
Tópicos: 100
Localização: Salvador - BA

Twitter: @aquelacika

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
Colé de mermo, p****!

me dando o zig porque?

Vou imprimir essa p**** pq me poquei de ir... e vou lendo no caminho no buzão.

Mainha vai se pocar de rir. Laughing

E vou rumaládisgraça em quem vier falar mal do Vitoria.


Voltar ao Topo
Cika está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
fferraz
MensagemEnviada: Quinta Setembro 13, 2007 14:06  |  Assunto: Responder com Citação

Moderador
Moderador


Daddy!

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Julho de 2006
Mensagens: 3.313
Tópicos: 88
Localização: Limeira/SP

Twitter: @fdferraz

Grupos: 
[ABC]
[Os Outros]
cadê a novidade, a Cika SEMPRE me chamou de FêFerraz. Razz

ps.: E o Vitória fede! BAEA! BAEA! BAEA!!! Laughing


_________________

Voltar ao Topo
fferraz está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Cika
MensagemEnviada: Quinta Setembro 13, 2007 14:20  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 39

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2005
Mensagens: 3.753
Tópicos: 100
Localização: Salvador - BA

Twitter: @aquelacika

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
fferraz escreveu:
cadê a novidade, a Cika SEMPRE me chamou de FêFerraz. Razz


, e seria como? Confused

Citação:
ps.: E o Vitória fede! BAEA! BAEA! BAEA!!! Laughing

E outra coisa: não existe uma campanha chamada Devolva meu Vitória. Rolling Eyes

Mas Salvador tem esse tipo de peculiaridades. Apesar de não falar essas miséras todas, eu entendo perfeitamente. Se quiserem uma tradutora... Wink

E outra coisa: esqueçam esse baianês visto em filmes, TV e, principalmente, nas novelas da Globo.

Eles só pioram o que já é estranho.


Voltar ao Topo
Cika está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
pnascimento
MensagemEnviada: Quarta Setembro 19, 2007 11:59  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 38

Registrado em: Quarta-Feira, 27 de Julho de 2005
Mensagens: 3.088
Tópicos: 97
Localização: Santos - Sp

Twitter: @peparra

Grupos: 
[AXN]
[Globo]
Citação:

, e seria como?


bom...para mim seria "éfê" XD


_________________
I´m a little bit like Olive Hoover: I do my own dance, no matter what people think....

Voltar ao Topo
pnascimento está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11766219780255023031
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » Off-Topic » Desciclopédia Bahiana - Dicionário de Bahianês
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida