Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » Off-Topic » Adolescente destrói escola no DF e coloca imagens na interne

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 Adolescente destrói escola no DF e coloca imagens na interne « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
RVangelis
MensagemEnviada: Quinta Outubro 25, 2007 00:27  |  Assunto: Adolescente destrói escola no DF e coloca imagens na interne Responder com Citação


Colaboradores


Onde estão com minha cabeça?

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 45

Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005
Mensagens: 6.082
Tópicos: 149
Localização: Fortaleza-CE

Twitter: @RVangelis

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
Adolescente destrói escola no DF e coloca imagens na internet

Estudante mora em Ceilândia, cidade próxima a Brasília.
Outros adolescentes participaram do vandalismo.


Um adolescente do Distrito Federal decidiu destruir a sala de aula e colocou as imagens na internet. O jovem que aparece nas imagens divulgadas na rede aparece destruindo carteiras de uma escola em Ceilândia, cidade-satélite próxima a Brasília.

Ele deve responder pelos crimes de dano ao patrimônio público e incitação ao crime. Ele pode ficar preso por até três anos e seis meses. A pessoa que fez as imagens também poderá receber a mesma punição. os adolescentes que posaram para uma foto depois de pichar o muro da escola terão que reparar o prejuízo.

O promotor que analisa o caso, Renato Barão, não descarta a possibilidade de pedir a internação dos menores. “O Ministério Público (MP) com preocupação a atitude ousada dos jovens em inserir na internet essas imagens, onde exaltam a depredação ao patrimônio publico. E o Ministério Público agirá com rigor na apuração desses fatos e na aplicação de medidas socioeducativas”, afirma o promotor.

A direção da escola resolveu levar o problema ao MP depois de ter registrado várias ocorrências policiais por pichação. A diretora da escola, Sirlei Contijo, diz que é difícil vigiar os alunos o tempo todo e manter a escola conservada. Segundo ela, este ano, a escola terá R$ 70 mil para reformas. “Com tanto vandalismo e tanta depredação, eu acho que os cofres públicos podem arranjar a verba que for, que não conseguirá arrumar esse problema”, afirma a diretora.

Caso de polícia
O secretário de Educação, José Luiz Valente, diz que vandalismo é caso de polícia e enquanto a justiça decide sobre as punições, a estratégia do governo é tentar conscientizar os pais e alunos das escolas.

"É preciso ter punição escolar, mas não pode se resumir à expulsão do aluno ou suspensão. Isso significa dizer que vai tirá-lo do ambiente educacional porque não conseguimos educá-lo. Temos que trabalhar esse problema, assumir que temos esse problema e trabalhar de forma pedagógica mais adequada possível", ressalta o secretário.

O secretário Valente disse ainda que os pais serão chamados, junto com os alunos, para um programa de conscientização. Por ano, o governo gasta R$ 300 milhões em manutenção de escolas estragadas pelo vandalismo.

Link para a reportagem e o vídeo aqui

FONTE: G1

* * *

No vídeo da reportagem, a declaração do Secretário da Educação é exatamente esta (o grifo é meu):

"Punição escolar tem que haver, mas não pode ser uma punição de expulsão do aluno da escola ou de supensão do aluno da escola. Porque isso significa dizer o seguinte: 'Olha, vou te tirar do ambiente educacional porque não consegui te educar'. Isso não é possível. Nós temos que trabalhar esse problema, assumir que temos esse problema e corrigir da forma pedagógica mais adequada possível".

Creio que esse é um dos motivos de haver tanto vandalismo: pena.

Os vândalos depredam patrimônio público essencial a outras crianças e adolescentes, o Estado gasta uma boa grana com manutenção (que podia estar sendo investida em melhorias nas escolas) e o Secretário os trata como se fossem pobres coitados!

Vândalos têm mais é que serem suspensos mesmo e, dependendo da gravidade do caso (como desses que filmaram tudo e expuseram na Internet), serem expulsos.

Enfim, têm que sofrerem punição exemplar para desencorajar futuros candidatos a vândalos.

O Secretário acredita que suspender e expulsar é admissão de falha do papel Estado em educar. Ora, Educação não é algo que se enfia à força na cabeça de alguém. O papel do Estado não é impor a Educação, mas oferecer. Se um aluno desrespeita as regras da uma instituição de ensino, pode até ter havido uma falha em como a Educação foi oferecida, mas um aluno adolescente (e pré-adolescente) o faz de forma consciente.

Porque nessa faixa de idade, ele já sabe que na escola, da mesma forma que todo lugar, regras a serem seguidas. Se ele as ignoras, se tripudia deliberadamente delas de forma torpe e grave é sinal de que ele não está nem aí para a educação que lhe é oferecida e assim não tem condições de conviver ali.

Como diria um famoso comentarista esportivo: "A regra é clara!". E a suspensão e a expulsão deixam a regra ainda mais clara aos outros alunos.

Educação também é aprender a seguir regras. E, gostem ou não, uma das formas de se aprender a seguir uma regra é ser punido quando se a infringe.

Além do mais, também é assim que aprendemos a refletir e a nos responsabilizar por nossos atos: tomando consciência que todo ato têm conseqüência.


Voltar ao Topo
RVangelis está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
doug.manoel
MensagemEnviada: Quinta Outubro 25, 2007 09:18  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores


Burn, motha' fucka'

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 38

Registrado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007
Mensagens: 4.839
Tópicos: 234
Localização: Guarulhos/SP

Twitter: @dougmanoel

Grupos: 
[ABC]
Além de bandido, é burro.

_________________
Tem sempre um babaca falando merda.
- Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09

Voltar ao Topo
doug.manoel está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9877924395890916844
IraiaG
MensagemEnviada: Quinta Outubro 25, 2007 12:18  |  Assunto: Responder com Citação

Moderadora
Moderadora



Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 43

Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Abril de 2007
Mensagens: 4.004
Tópicos: 325
Localização: Porto Alegre - RS

Twitter: @IraiaG

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Os Outros]
doug.manoel escreveu:
Além de bandido, é burro.


[2]


_________________


» Colabore com o LostBrasil
Ajude o maior portal sobre Lost da América Latina

Voltar ao Topo
IraiaG está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=8697523593853191424
deconoc
MensagemEnviada: Terça Outubro 30, 2007 11:28  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 39

Registrado em: Domingo, 12 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 4
Tópicos: Nenhum
Localização: Sampa City



Grupos: Nenhum
RVangelis, o certo então é "empurrar" esses mulekes pra otro?

Expulsar e falar q a culpa deles, é a coisa + facil do mundo.... pq se eles causam problemas na escola, se eles forem pra qualquer outro lugar Também vao causar problemas, e qm sabe até maiores!
E dai pra violência é um pequeno salto...

O certo sim, é sentar e educa-los com os pais.... claro, q a reeducação q será dada a eles é patética.... mas ate ai qual educação não é?

Melhor é tentar trabalhar, e tentar fazer com q os mulekes vejam o problema, e tentarem resolver do q ignorar

[ ]'s


Voltar ao Topo
deconoc está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
RVangelis
MensagemEnviada: Terça Outubro 30, 2007 12:00  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores


Onde estão com minha cabeça?

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 45

Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005
Mensagens: 6.082
Tópicos: 149
Localização: Fortaleza-CE

Twitter: @RVangelis

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
deconoc escreveu:
RVangelis, o certo então é "empurrar" esses mulekes pra otro?

Expulsar e falar q a culpa deles, é a coisa + facil do mundo.... pq se eles causam problemas na escola, se eles forem pra qualquer outro lugar Também vao causar problemas, e qm sabe até maiores!
E dai pra violência é um pequeno salto...

O certo sim, é sentar e educa-los com os pais.... claro, q a reeducação q será dada a eles é patética.... mas ate ai qual educação não é?

Melhor é tentar trabalhar, e tentar fazer com q os mulekes vejam o problema, e tentarem resolver do q ignorar

[ ]'s


O certo não é "empurrar" para outro. A educação e conversa também são importantes, é óbvio, mas em casos graves a expulsão e a suspensão se fazem necessários como eu defendi para servir de exemplo para outros arruaceiros.

Eles têm que perceber na pele que existem regras a serem seguidas, senão podem ficar que nem esses jovens que assaltam, roubam, espancam ou matam por não se intimadarem com a lei porque acham (e sabem) que não vai acontecer nada com eles, ou se acontecer será uma punição branda.

Ou seja, é necessário punição severa para casos graves para conter ações ainda mais "ousadas" porque senão, pegando uma frase sua, daí pra violência é um pequeno salto...

Agora, isso não resolve é claro. Seus pais têm que conversar com eles e se necessário receberem ajuda especializada. Porém, reitero, a punição também se faz necessária.

Ou o rapaz toma jeito ou é punido. É uma questão de escolha. E tomar as escolhas certas e responsáveis é também uma forma de educação.


Voltar ao Topo
RVangelis está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
kennewick
MensagemEnviada: Terça Outubro 30, 2007 21:45  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Quinta-Feira, 10 de Março de 2005
Mensagens: 8.344
Tópicos: 212
Localização: Rio de Janeiro



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
Eu como profissional da área da educação tenho uma opinião bem formada sobre isso.

Quando eu estudava teorias educacionais, eu percebi que muita das coisas que eu li nunca se aplicariam na realidade, pelo fato de que muitas dessas teorias serem feitas pensando muito mais no professor do que no aluno.

Toda vez que eu falava isso na faculdade nego me olhava torto, mas a verdade é que existe aluno burro ( e eu lido com eles todos os dias), alunos indolentes e Alunos que simplesmente não estão interessados em estudar.

Eu sou muito pouco didatico nesses casos. quando começam a fazer muita graça, corto logo pela raiz. To cansado de chamar aluno de burro e idota e isso sempre resolveu o problema até pq eu sempre soube QUANDO falar. Timming nesses momentos é fundamental.

Alem disso, uma pessoa de indole ruim, principalmente adolescentes não se criam de uma hora para outra. Prum zé mané fazer uma parada dessas, é preciso anos de inepcia de professores e coordenadores. Por mais que uma criança possa realmente ter uma vontade de fazer coisa errada - e acreditem, lidei com alguns casos de alunos que REALMENTE erão más pessoas, em todas as acepções da palava - elas Sempre tem um medo da autoridade, inerente a elas. A não ser em casos muito extremos, esse medo acaba sendo perdido muito gradativamente, após a criança ver que aquilo que ela faz não acaba tendo a punição que ela mesma esperaria.

Quando eu digo Criança, eu englobo todos os estudantes do 1º segmento, o antigo ensino fundamental e médio. Não pensem que é crianças pequenas ou só os velhinhos que fazem besteiras. Todos fazem. Em maiores ou menores proporções.

Concordo que deva haver uma punição EXEMPLAR, de forma que os merdinhas que fizeram besteira se arrependam e desencoraje futuros atos iguais. Porém radicalismo não rola sempre. Situações desesperadas pedem medidas desesperadas, mas radicalizar sempre acaba criando um clima de animosidade desnecessario. Não há mais espaço para essa medidas ditatoriais dentro de uma escola. É muito dificil ter a sensibilidade para resolver um problema desses. Hoje mesmo uma menina quebrou uma caneta e o muleque, uma mesa. A menina da caneta levou um esporro meu que saiu chorando e o muleque da mesa, um "se liga" leve.

Mas que se eu pegasse um aluno meu fazendo uma p**** dessas eu metia-lhe a porrada, ah metia...


Voltar ao Topo
kennewick está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
willzinho
MensagemEnviada: Quarta Outubro 31, 2007 13:30  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005
Mensagens: 4.130
Tópicos: 50
Localização: The Pearl



Grupos: 
[ABC]
Agora tatua CABAÇO na testa.

Voltar ao Topo
willzinho está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Maurycius
MensagemEnviada: Quarta Outubro 31, 2007 14:11  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005
Mensagens: 8.352
Tópicos: 205
Localização: Goiânia/Goiás



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
Citação:
Quando eu digo Criança, eu englobo todos os estudantes do 1º segmento, o antigo ensino fundamental e médio. Não pensem que é crianças pequenas ou só os velhinhos que fazem besteiras. Todos fazem. Em maiores ou menores proporções.


E inclua alguns do ensino superior aí também. Depois que meu professor de Mecânica disse que ele tinha a meta de passar 50% dos Alunos, mas pelo idiotice da turma talvez não desse, a coisa rendeu.

Hoje ele simplesmente tranca a sala assim que passa. É simples, se as pessoas agem como crianças, trate-as assim também.

Acreditem, isso aí acontece em TODO LUGAR.


_________________
Why Did You Do This To Me?

Voltar ao Topo
Maurycius está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » Off-Topic » Adolescente destrói escola no DF e coloca imagens na interne
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida