Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum » ABC | Geral  » ABC | 4ª Temp. » 4x02 - Confirmed Dead

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 18, 19, 20 ... 23, 24, 25  Próximo printer-friendly view
 4x02 - Confirmed Dead « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Como você classificaria esse episódio?
Excelente
59%
 59%  [ 348 ]
Ótimo
27%
 27%  [ 160 ]
Bom
10%
 10%  [ 60 ]
Regular
2%
 2%  [ 12 ]
Ruim
1%
 1%  [ 7 ]
Total de Votos : 587
Autor
Mensagem
Dalino
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 13:10  |  Assunto: Responder com Citação







Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Junho de 2006
Mensagens: 3
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
Arrow Acho que o Miles quer alguma coisa com o Jacob, que de alguma forma o Ce-coma (achei esse apelido simplesmente perfeito) sabe, pois mandou a Naomi recrutá-lo. queria saber a que organização secreta eles pertencem (Ce-coma e Naomi). Deus queira que não seja do governo dos EUA, prq eu já estou de saco cheio de filmes, séries e qualquer outra coisa que ligue o governo dos EUA a tudo.

Arrow Máscara de oxigênio na mochila do físico? Eu jurava que era mascara de mergulho! Acho que vou começar a baixar os episídios em .avi pra ver numa qualidade descente. De qualquer forma, Os Dharmas no início utilizavam máscaras por acharem que a ilha era contaminda e por isso tinham que usar máscaras, então aquela máscara é pra se proteger do possível "vírus" que contamina a ilha, acho bem improvável que seja isso, mas tudo é possível.

Arrow Querem saber minha opinião? Acho que Ben sabe sim oq é a Black Smoke. OQ É QUE AQUELE CARA NÃO SABE!?!? ELE SABE DE TUDO!!!

Arrow Estão atrás do Ben por alguma coisa que ele fez ou ainda faz. Ele tem um esconderijo secreto (a ilha), aparentemente podia sair da ilha quando bem entendesse (antes do Submarino voar pelos ares), então ele sai e ilha e fazia alguma coisa, sabotagem, roubo de informações, sei lá. Por isso o Ce-coma quer pega-lo.

Arrow Uma coisa martelou minha cabeça: O helicoptero foi atingido por um raio segundo o piloto e ele ainda conseguiu pousa-lo em perfeito estado. Ou eu entendi mal, ou raios não são tão destruitivos como eu imaginava ou ele mentiu.

Arrow Quanto ao urso polar no deserto é impossível dizer alguma coisa, assim como o pé de 4 dedos, são coisas absurdas sem explicações lógicas, por enquanto.

Arrow Foi sorte Locke não ter rim e estar vivo depois de levar um tiro, ou foi o Ben que sabia que ele não tinha rim e deu um tiro lá de propósito, por algum motivo? Apenas para assusta-lo ou incentiva-lo?


Voltar ao Topo
Dalino está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
cris.c2
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 13:33  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 39

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 138
Tópicos: 4
Localização: Porto Alegre



Grupos: 
[ABC]
Achei o episódio ótimo!

Arrow O que será que fez Hurley se afastar do grupo de Locke e sair da ilha junto com Jack e Kate?

Arrow Acho que as máscaras eram uma precaução em relação ao Ben. Acho que os caras devem saber do que houve com o pessoal da Dharma.


Voltar ao Topo
cris.c2 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
yenzen
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 13:53  |  Assunto: "filho do eko" Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 43

Registrado em: Segunda-Feira, 4 de Julho de 2005
Mensagens: 3
Tópicos: Nenhum
Localização: Blumenau-SC



Grupos: Nenhum
tatipgz escreveu:
Lawless escreveu:
tatipgz escreveu:
Lawless escreveu:
Citação:
- ficou claro que a foto do moleque é o Eko.


Não acho que ficou tão claro...
Foi postada uma foto clareada no blog do "Series e Etc." sobre lost, e na verdade não parece tanto assim.


é, nada garante que seja o eko... tem até uma do carinha com uniforme de jogador de futebol americano, ou é impressão minha? daí realmente NÃO pode ser o eko!!!


É verdade, não tinha reparado nisso, ta meio encoberta pelo corrimão, mas é isso aí, futebol americano.


Em 15min50segs aparece a escrivaninha do "neto assassinado": o troféu que tá em cima é de baseball.

Clique aqui para ver a imagem postada

Será que o neto é um super-esportista ou não é o mesmo das fotos?




Galera, vocês lembram de um episódio, que aparecia um garoto negro num FlashForward encostado numa parede acho q perto de uma barbearia, sei lá... Parecia um trafica... O Miles achou na casa do guri, a grana e um pacote de pó. Será q esse guri q o miles foi despachar pro alem não é o mesmo do outro episódio??? Ah, Se alguém achar esse episódio, favor informar ai no forum qual é, pra mim baixar denovo e assistir!!! In felizmente perdi o HD com todas as temporadas em DivX. :S


Voltar ao Topo
yenzen está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
igloosonthemoon
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 13:55  |  Assunto: Responder com Citação







Registrado em: Sábado, 27 de Maio de 2006
Mensagens: 15
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
DALINO,

com certeza ben sabia que locke não tinha um rim e atirou naquele lado de propósito. e lembre-se que as pessoas se curam mais rápido na ilha...

ben sabe tudo. ou ele viu o futuro ou é superdotado, pois para guardar informações detalhadas das pessoas naquele lugar ermo sem um notebook wireless...


Voltar ao Topo
igloosonthemoon está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
crcons
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 14:06  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 40

Registrado em: Terça-Feira, 8 de Maio de 2007
Mensagens: 8
Tópicos: Nenhum
Localização: Porto Alegre



Grupos: Nenhum
Citação:
Arrow Foi sorte Locke não ter rim e estar vivo depois de levar um tiro, ou foi o Ben que sabia que ele não tinha rim e deu um tiro lá de propósito, por algum motivo? Apenas para assusta-lo ou incentiva-lo?

Um tiro de incentivo? Acho difícil!

cris.c2 escreveu:
Achei o episódio ótimo!

Arrow O que será que fez Hurley se afastar do grupo de Locke e sair da ilha junto com Jack e Kate?

Acho que os dois grupos vão voltar a se fundir em breve, que Locke tem a Charlotte e o Ben, que é o que eles querem.

Citação:
Arrow Acho que as máscaras eram uma precaução em relação ao Ben. Acho que os caras devem saber do que houve com o pessoal da Dharma.

Boa teoria. De acordo.

Muita gente dizendo que o espião deve ser o Michael, mas eu pergunto: como diabos ele conseguiria se infiltrar no meio dessa gente?
Meu palpite vai pra Regina, reparem que ela não quis chamar o George no telefone. =P

Outra coisa, o Ce-comA provavelmente sabia que existiam sim sobreviventes do 815, senão por que teria chamado Lapidus pra expedição? Bons pilotos tem bastante por aí... coincidência? E então por que ele disse pra Naomi que não haviam sobreviventes?

Perguntas e mais perguntas...


Voltar ao Topo
crcons está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
brunodezembro
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 14:14  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 29

Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Junho de 2007
Mensagens: 447
Tópicos: 17
Localização: Havai



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
Algumas coisas do capitulo:
Arrow No fundo do mar é possivel ver um porta-retratos com uma foto dentro.
Arrow Ao contrario do primeiro episodio é possivel ver,varias vezes os numeros malditos quando o Frank Lapidus esta assistindo tv .

Very Happy Esse foi um dos episodios que sua cabeça fica mais confusa e com 1,2 respostas,perguntas sobre o episodio:
Arrow Quem são Regina e George?
Arrow Qual e a ligação entre os membros do cargueiro da Naomi e o Ben?
Arrow Porque Ben não quer contar sobre o Lostzilla?
Arrow Porque Charlotte fez aquele sorriso ao ver UM SIMBOLO DA DHARMA,NUM URSO POLAR,NO MEIO DO DESERTO Laughing ?
Arrow Com quem Naomi estava conversando?
Arrow Porque Frank não quis ser o piloto do voo 815?
Arrow Porque Charlotte,Miles,Frank e Daniel foram escolhidos para a missão?
Arrow Porque o pessoal do cargueiro,trazia mascaras?
Respostas:
Arrow O pessoal do cargueiro da Naomi são maus Very Happy


_________________
Seita do Alho Poró!

leekspin.com

Voltar ao Topo
brunodezembro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
tatipgz
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 14:36  |  Assunto: Re: "filho do eko" Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 42

Registrado em: Domingo, 27 de Agosto de 2006
Mensagens: 32
Tópicos: Nenhum
Localização: Porto Alegre RS Brasil

Twitter: @tatipgz

Grupos: Nenhum
yenzen escreveu:
Galera, vocês lembram de um episódio, que aparecia um garoto negro num FlashForward encostado numa parede acho q perto de uma barbearia, sei lá... Parecia um trafica... O Miles achou na casa do guri, a grana e um pacote de pó. Será q esse guri q o miles foi despachar pro alem não é o mesmo do outro episódio??? Ah, Se alguém achar esse episódio, favor informar ai no forum qual é, pra mim baixar denovo e assistir!!! In felizmente perdi o HD com todas as temporadas em DivX. :S


Bah que azar... Mas não é o último da temporada passada (3x22: Through the Looking Glass)? Lembra que quando o Jack entra no velório do caixão solitário tem um "neguinho" (sem preconceito, mas usando a expressão) encostado na parede? Acho que até se discutiu se ele não seria o Walt...



_________________
Welcome to the land of the living? o.O

Voltar ao Topo
tatipgz está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Aslam
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 14:40  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 55

Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Julho de 2005
Mensagens: 504
Tópicos: 17
Localização: Goiânia



Grupos: Nenhum
Dalino escreveu:
Arrow Máscara de oxigênio na mochila do físico? Eu jurava que era mascara de mergulho! Acho que vou começar a baixar os episídios em .avi pra ver numa qualidade descente. De qualquer forma, Os Dharmas no início utilizavam máscaras por acharem que a ilha era contaminda e por isso tinham que usar máscaras, então aquela máscara é pra se proteger do possível "vírus" que contamina a ilha, acho bem improvável que seja isso, mas tudo é possível.


Ou é por causa de uma suposta radiação, ou eles querem dar o troco nos "nativos" igual eles fizeram com a Dharma, interessante que eles chamam a Juliet de "nativa", terminologia identica a do pessoal da Dharma, uma possivel indicação de quem são...

Dalino escreveu:
Arrow Querem saber minha opinião? Acho que Ben sabe sim oq é a Black Smoke. OQ É QUE AQUELE CARA NÃO SABE!?!? ELE SABE DE TUDO!!!

Pode ser que não, pois o cerberus foi uma experiencia mal sucedida da Dharma, talvez nem quem o criou saiba o que ele veio a se tornar depois.

Dalino escreveu:
Arrow Estão atrás do Ben por alguma coisa que ele fez ou ainda faz. Ele tem um esconderijo secreto (a ilha), aparentemente podia sair da ilha quando bem entendesse (antes do Submarino voar pelos ares), então ele sai e ilha e fazia alguma coisa, sabotagem, roubo de informações, sei lá. Por isso o Ce-coma quer pega-lo.


Ele ajudou a matar todos da Dharma, seria já uma excelente razão...

Dalino escreveu:

Arrow Uma coisa martelou minha cabeça: O helicoptero foi atingido por um raio segundo o piloto e ele ainda conseguiu pousa-lo em perfeito estado. Ou eu entendi mal, ou raios não são tão destruitivos como eu imaginava ou ele mentiu.


Excelente pergunta, na verdade não tem problema graças ao principio da "gaiola de Faraday", veja a explicação:

Como o metal é um bom condutor de eletricidade, a corrente elétrica irá contornar a fuselagem, dando a volta por fora antes de chegar ao chão. Como o relâmpago sofre esse desvio, a aeronave continua firme e forte e os passageiros ficam em segurança. Essa técnica de proteção é conhecida como "gaiola de Faraday", em homenagem ao físico inglês Michael Faraday. "Dizem que, para demonstrá-la, ele colocou o filho recém-nascido numa gaiola metálica, mas sem contato com ela. Depois, submeteu a jaula a uma descarga elétrica de milhares de volts. O menino saiu são e salvo", diz o físico Cláudio Furukawa, da Universidade de São Paulo (USP).


Voltar ao Topo
Aslam está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
tricia tanaka
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 14:42  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 45

Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Fevereiro de 2008
Mensagens: 3
Tópicos: Nenhum
Localização: Portugal



Grupos: Nenhum
Toda a gente sabe o misticismo envolvente á ilha, dai enviarem aquela equipa, cada um dos membros talhados numa area espcifica para obterem mais respostas, penso que esta eaquipa tem tudo a ver com o pessoal do Dharma, pessoal que o Ben exterminou tomando poder da ilha!
Normal que eles voltem para pega-lo.. este episodio dois revela isso. o objectivo não é os sobrevivente do oceanic 815 mas sim Ben e seu team.. reparem na reaçao deles quando descobrem q a Juliet não estava no voo!
Quanto ao Ben é impossivel não o admirar apesar do seu lado perverso, mas realmente ele é a chave para tudo, sempre com um trunfo na manga!


_________________
i think i cant ´t forget it..old habbits"

Voltar ao Topo
tricia tanaka está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
losticiado
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 15:08  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 32

Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Fevereiro de 2008
Mensagens: 7
Tópicos: 1
Localização: Porto Alegre



Grupos: Nenhum
Todo mundu ta achando q é o Michael o espiao, mas n seria obvio d + não? eu acho q n é ele

vlww
comentem




Editado pela última vez por losticiado em Segunda Fevereiro 11, 2008 15:19, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
losticiado está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Aslam
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 15:16  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 55

Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Julho de 2005
Mensagens: 504
Tópicos: 17
Localização: Goiânia



Grupos: Nenhum
SEM SPOILER!!!

POR FAVOR NOTIFIQUEM O SUJEITO AI!!!

AQUI NÃO É LUGAR DE SPOILER!!!


Voltar ao Topo
Aslam está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Roberto Linck
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 15:18  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 43

Registrado em: Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 49
Tópicos: Nenhum
Localização: RIO GRANDE DO SUL



Grupos: Nenhum
ThunderbirdBR escreveu:
PedroMarte escreveu:
Parece episódio da primeira temporada, alto nível.
Episódio bem LOST de ser

Todos os personagens foram muito bem explorados, inclusive os novos.
A cena que começa com Locke e Sawyer querendo matar o Ben até o fim do episódio é uma das melhores cenas da série inteira, com exceção da atuação péssima da atriz q faz a filha dele falando "no, no!" Laughing

---------------------------------------------------------------------------------------

Arrow meus instintos para erros de edição nunca falham

Arrow apresento-lhes a duplicação de pessoas em LOST:

Arrow Frank está olhando para o aquário e uma mulher passa lá fora:

Arrow A imagem corta pra TV dizendo umas coisas, quando volta para Frank vejam, a mulher passa de novo :O

Arrow Ãmbelívabol!


Justo em uma cena que o personagem presta atenção nos detalhes (ao ver que o anel tá faltando na mão do "Seth Norris") eles não prestaram hehehe

e a primeira vez q eu ouvi o Frank falando, achei a voz parecida com a do Locke, não que seja importante.


Não ficou bem claro o erro, ela podia ter parado ali, se ela aparecesse na frente e depois atras ai sim




Editado pela última vez por Roberto Linck em Segunda Fevereiro 11, 2008 16:00, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Roberto Linck está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
leoff
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 15:37  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 47

Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Abril de 2005
Mensagens: 671
Tópicos: 2
Localização: Rio de Janeiro



Grupos: Nenhum
edupingo escreveu:
Comments:

Que papo doido foi aquele do Dan sobre a "luz se espalhar de um jeito diferente na ilha"?


Leitura interessante sobre isso aqui.


_________________
Quero dizer... na essência, o seriado é constantemente sobre a versus a Ciência. Muitas das coisas que acontecem estão nessa linha de discussão. Isso aconteceu naturalmente ou existe uma explicação lógica? E qual delas é a correta? Isso basicamente é Lost, e nós gostamos da ambigüidade dessas duas escolhas que fazemos porque permite que a audiência debata e participe das discussões sobre o seriado. (Carlton Cuse)

LOST - Mantenha a mente aberta

Voltar ao Topo
leoff está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
yenzen
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 15:47  |  Assunto: Flashback Vs. Flashforward Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 43

Registrado em: Segunda-Feira, 4 de Julho de 2005
Mensagens: 3
Tópicos: Nenhum
Localização: Blumenau-SC



Grupos: Nenhum
Paaaaaaaaara tuuudo!!!

Alguém ai já pensou em que os flashbacks dos 4 do helicoptero na verdade são flashforwards???
Analizem:

1o - DAN - Fica chocado com a noticica do avião na TV

2o - Charlotte - Ve a notica no jornal da Tunisia, e a outra guria lá pergunta, "até quando você vai ficar vendo isso"?? Como se elá conhecesse essa historia toda e depois que voltou da ilha, se "apaixonou" pala iniciativa Dharma e tá procurando pelo mundo afora isso agora.

3o - Miles - Continua dando uma de Caça Fantasmas e o cara negro no lado de fora do velorio do caixao solitario, é o cara q expulsou pro além.

4o - Piloto - Joga o aviao de brinquedo no aquario (sinal q já sabia o tava pra ser anunciado no jornal, e só fica puto o corpo que colocaram na farsa da oceanic, não é do piloto amigo dele.

Posso estar viajando totalmente, mas acho q dá pra pensar no caso.

hehehehe

abraços.


Voltar ao Topo
yenzen está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Aslam
MensagemEnviada: Segunda Fevereiro 11, 2008 15:57  |  Assunto: Re: Flashback Vs. Flashforward Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 55

Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Julho de 2005
Mensagens: 504
Tópicos: 17
Localização: Goiânia



Grupos: Nenhum
yenzen escreveu:
Paaaaaaaaara tuuudo!!!

Alguém ai já pensou em que os flashbacks dos 4 do helicoptero na verdade são flashforwards???
Analizem:

1o - DAN - Fica chocado com a noticica do avião na TV

2o - Charlotte - Ve a notica no jornal da Tunisia, e a outra guria lá pergunta, "até quando você vai ficar vendo isso"?? Como se elá conhecesse essa historia toda e depois que voltou da ilha, se "apaixonou" pala iniciativa Dharma e tá procurando pelo mundo afora isso agora.

3o - Miles - Continua dando uma de Caça Fantasmas e o cara negro no lado de fora do velorio do caixao solitario, é o cara q expulsou pro além.

4o - Piloto - Joga o aviao de brinquedo no aquario (sinal q já sabia o tava pra ser anunciado no jornal, e só fica puto o corpo que colocaram na farsa da oceanic, não é do piloto amigo dele.

Posso estar viajando totalmente, mas acho q dá pra pensar no caso.

hehehehe

abraços.


Existe uma peça doi quebra-cabeças que você está desconsiderando:

Abbadon contratou os 5, faz sentido ele questionar o Hurley apenas se nenhum dos 5 tiver retornado, caso contrario ele estaria a par quando eles reportassem a missão e fossem pagos...

Obviamente são todos Flashback, não precisa complicar tanto assim, não faz sentido nenhum não ser, pra que pesquisar na tunisia com a ilha tão rica em experiencias? pra que questionar a queda do avião pelo telefone se o piloto viu os sobreviventes e conversou com eles? e se o piloto autentica o periodo pre-ilha dos 5, logo autentica os outros FB que mostram eles ouvindo e vendo a noticia...


Voltar ao Topo
Aslam está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 18, 19, 20 ... 23, 24, 25  Próximo Página 19 de 25

LostBrasil - Índice do Fórum » ABC | Geral » ABC | 4ª Temp. » 4x02 - Confirmed Dead
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida