|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
|  |
A Terra Lôca |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
Cyrano
|
|

Sexo:  Idade: 40Registrado em: Segunda-Feira, 4 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 50 Tópicos: 2 Localização: Brasil
Grupos: Nenhum |
"Doido" no bom sentido, Madera. Hehehe. Também, para escrever sobre os mistérios de Lost com algum embasamento é preciso "pirar" um pouco, né não? 
|
|
|
 |
MaDeRa_
|
|

Sexo:  Idade: 39Registrado em: Domingo, 24 de Setembro de 2006 Mensagens: 523 Tópicos: 13 Localização: Porto Alegre - RS
Grupos:
|
Cyrano escreveu: |
"Doido" no bom sentido, Madera. Hehehe. Também, para escrever sobre os mistérios de Lost com algum embasamento é preciso "pirar" um pouco, né não?  |
De boa...
Só para você ver que eu realmente to lendo e acompanhando toda a sua teoria! Apesar de ter a minha.. hehe
|
|
|
 |
Zangetsu
|
|

Sexo:  Idade: 39Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 58 Tópicos: 2 Localização: Contagem, MG
Loucura? Loucura é trabalhar nove horas por dia para ter uma aposentadoria ridícula e ainda ser chamado de bossal por um moleque que têm um terço da sua idade, que por coincidência, é seu filho.
Desculpe a visão negativista da vida, mas vi isso num filme...
Bão, estamos chegando a termos deveras interessante, "Capitão". E que a viagem continue...
|
|
|
 |
Cyrano
|
|

Sexo:  Idade: 40Registrado em: Segunda-Feira, 4 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 50 Tópicos: 2 Localização: Brasil
Ah... o sonho da eterna juventude e/ou imortalidade. É um sonho que o ser humano alimenta desde tempos imemoriáveis, ou pelo menos, desde que o homem descobriu que a gente morre, e como diria Boone, "morrer é uma droga."
Bom, talvez não seja, dependendo de suas crenças, mas isso não vem ao caso agora. O interessante dessa busca por uma pedra filosofal é que historicamente ela nos remete aos antigos egípcios que (pelo menos, entre seus faraós) acreditavam que suas pirâmides os conservariam através do tempo... é, naquela época não existia formol...
Também, para quem conheceu bem a década de oitenta deve se lembrar que as pirâmides andaram na moda em algum momento daquela época. Tinha gente que acreditava piamente que se você colocasse alguma coisa dentro da pirâmide isso iria conservá-la porque a pirâmide tinha o poder de atrair uma energia cósmica ou sei lá o quê... tinha até o mito que se você colocasse uma gilete cega lá dentro ela voltava a ver... errr... ou melhor, ela voltava a ter corte. Mas é claro que tudo isso não passa de um mito.
Então uma analogia básica para esse fenômeno da cápsula do tempo seria a alegoria de terem colocado hieróglifos no contador de tempo da Cisne quando esgotados os 108 minutos. A vantagem óbvia de se ficar confinado num lugar assim é que diferentemente das pirâmides (que eram também um tipo de cápsula do tempo), você não precisaria estar morto e mumificado para continuar aproveitando vivo o decorrer dos anos, inclusive aproveitando uma Dharma Beer, ainda que quente mas com prazo de validade indeterminado. (bem que a ilha poderia ser uma geladeira, não?)
Isso é que faria da ilha um lugar mais do que especial, uma "Shangri-lá", a "fonte da juventude" (como disse a Renata, lembrando Ponce de Leon), ou como poderiam acreditar Ben e sua trupe (numa referência hebraica disso) a verdadeira "terra prometida"... se tívessemos mais animais por lá e que o mundo inteiro ao nosso redor fôsse acabar, quem sabe um tipo de "arca de noé".
Mas é claro que com a advento da ciência, buscas mais... hummmm... racionais, para esse tipo de proeza deixaram de lado esses lances místicos e alquímicos sobre a fonte da juventude. Tanto que a "criônica" (não confundir com criogenia) parecia ser um bom método para isso.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cri%C3%B4nica
Mas novamente se observa alguns vieses nisso... ou seja, você tem que estar morto para ser congelado e não há garantia nenhuma de você possa ser reanimado.
Mesmo em termos ficcionais, filmes como o espanhol "Abre los ojos" e sua refilmagem americana "Vanilla Sky" acabam sendo duas boas referências para Lost ("los ojos" e "Good Vibrations, por assim dizer). Não que tudo não passe de um sonho induzido em alguém, mas que talvez haja um método lá de resistir à passagem do tempo para algum propósito.
Assim, eu li uma teoria por aí que é simples e elegante como toda teoria deveria ser... foi feita por uma bióloga que procurava explicar alguns fenômenos da ilha:
Citação: |
Explicações para rápida cicatrização, gravidez, etc...
Bom, não entendo muito de viagens no tempo nem de física, mas sou bióloga e entendo de divisão celular.
Não é segredo pra ninguém que a ilha tem uma enorme fonte de magnetismo.
-Ao examinar a escotilha que explodiu, Sayid disse que só tinha visto tanto concreto assim em Chernobil.
-No episódio da explosão nos percebemos todo tipo de estrutura metálica sendo atraída em direção a parede de cimento.
-Quando Desmond tentou fugir no seu veleiro ele navegou vários dias numa mesma direção e acabou voltando pra ilha. *Ou seja, a bússola dele tava doidona por cauda do magnetismo da ilha. Inclusive, acho que esse é o grande motivo que impede a ilha de ser encontrada. Mas não é isso que quero contar.
Lendo artigos científicos sobre efeito de microondas e radioatividade sobre seres humanos, descobri que essas ondas interferem diretamente em células proliferativas (que estão em constante divisão) como as gônadas. Os efeitos ainda são discutíveis, mas como uma das possibilidades é a formação de tumores. Um tumor só se desenvolve devido a um aumento da taxa de divisão celular. Portanto podemos concluir que a exposição e esse tipo de ondas pode causar um aumento da taxa de divisão celular.
Isso explica porque os homens são 5 vezes mais férteis na ilha. (aumento da taxa de divisão celular promove maior número de espermatozóides produzidos)
Explica também como a ferida na mão do Locke cicatrizou tão rápido e como a Naomi já estava andando 2 dias depois de ter o pulmão perfurado. O próprio cara do tapa olho afirmou que na ilha a cicatrização é mais rápida. (toda vez que você tem uma ferida, algumas células entram em divisão para fechar o orifício)
Outra possibilidade é o rápido desenvolvimento do tumor do Ben. É bom lembrar que existem vários casos de câncer e que a radiação da ilha pode curar alguns tipos e gerar outros. Ben tinha a cura do câncer da irmã da Juliet, mas não podia curar o dele.
Quanto as curas da lesão de Locke e de Rose, acho que as respostas estão nas células tronco. Elas também são células proliferativas e a ilha pode ter acelerado a divisão e diferenciação delas, restaurando os nervos da coluna do Jon e a doença da Rose. Lembre que muitas pessoas em cadeiras de rodas desenganadas por médicos recuperam movimentos e as vezes até voltam a andar depois de muitos anos. Isso é por causa das células tronco. Como Locke já estava a bastante tempo na cadeira de rodas, a ilha só acelerou um processo de regeneração que já estava em andamento. Até porque, não sabemos detalhes da lesão dele.
Para terminar, acho que essa é a explicação pra morte das gestantes. Não há células que se dividam mais do que as células embrionárias. Se a radiação da ilha acelerar esse processo, o feto vai exigir o dobro de nutrientes da mãe, além de produzir muito mais resíduos metabólicos, o que poderia levar a mãe à morte por diversos motivos. |
Alguns adendos à esta teoria que são interessantes:
...se o homem, na "lha", produz cinco vezes mais espermatozóides do que se estivesse fora de lá, imagino eu que as mulheres Também passariam por algum fenômeno parecido... ou seja, um maior número de ovulações num período de tempo mais curto não faria que uma mulher de 26 anos pudesse ter um útero de uma de 80 anos?
Diferente do homem (que produz espermatozóides a vida toda), a mulher já nasce com o número certo de óvulos que irá produzir durante a vida. Essas células que geram os óvulos só entram em divisão na puberdade. O período de maturação de um óvulo é de aproximada mente 14 dias. Se a ilha realmente acelera a divisão celular, ao invés de produzir 1 óvulo por mês, a mulher produziria vários. *tipo, 1 a cada 5 dias, por exemplo. Isso não significa que as mulheres vão viver menstruadas. Pelo contrário, a menstruação continuaria normal. Mas isso é algo difícil de explicar pra quem não sabe sobre a formação e descamação do endométrio. Mas podem acreditar em mim....a menstruação continuaria normal.
Cada vez que um óvulo sai do ovário ele deixa uma pequena cicatriz. Isso é usado até pra determinar a idade de cadáveres quando eles estão irreconhecíveis.
Eu lembro que quando a Juliet olhou a radiografia que um dos “outros” trouxe, ela disse que o sistema reprodutivo tinha a aparência de ser de uma mulher de 70 anos(eu acho). Mas era na verdade de uma mulher de 20 e poucos anos e o cara disse que ela teria todo tempo e dinheiro pra descobrir o que estava acontecendo. Isso confirma mais uma vez a minha hipótese. A mulher de +ou-20 anos já deve ter ovulado tanto que o útero e ovários tinham característica do de uma mulher mais velha.
Se isso estiver certo, as mulheres também entram na menopausa mais cedo lá na ilha.
*Antes que alguém pergunte. Ovular várias vezes durante o mês não significa que as mulheres sempre terão gêmeos. Isso pode ou não acontecer. |
Mas o pulo do gato nessa discussão toda poderia ser aquilo que mencionei antes sobre a enzima "telomerase" e pesquisas sobre a "senescência celular", até porque isso também vai tratar sobre divisões celulares e quiçá, sobre o retardamento do envelhecimento:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Senesc%C3%AAncia_celular
http://www.medicinageriatrica.com.br/2006/12/28/saude-geriatria/teorias-do-envelhecimento-celular/
Assim, a hipótese biológica de que a radição eletromagnética também possa ser responsável por essa suposta "fonte da juventude" da ilha (já que pode atuar sobre divisões celulares ativando essa enzima) também seria uma outra alternativa para tais mistérios... é... pano pra manga, hein?
|
|
|
 |
MaDeRa_
|
|

Sexo:  Idade: 39Registrado em: Domingo, 24 de Setembro de 2006 Mensagens: 523 Tópicos: 13 Localização: Porto Alegre - RS
Grupos:
|
Bah! Você estava indo tão bem..
Me desculpe, mas seus textos e teorias são muito melhores.
Nunca vi tanta coisa errada em tão poucas linhas nestas citações que você colou!
Toda essa teoria é embasa da radiação, só que na ilha existe é um grande magnetismo, não radioatividade. E magnetismo não exerce nenhum destes efeitos citados.
O útero da mulher não envelhece somente pelo fato dela ovular demais. As cicatrizes e a ovulação são nos ovários, e a Juliet falou aquilo baseada na degeneração do endométrio. Algo que se encontra em mulheres mais velhas. O ovário só fica mais atrofiado.
Para que uma mulher ovulasse mais frequentemente, não seria suficiente que somente as células se proliferassem e maturassem mais rapidamente. Seria necessário que todo um ciclo hormonal ficasse acelerado, influenciando muitas outras funções do organismo feminino.
A razão da morte dos fetos já foi mencionado pela Juliet, é uma reação imunológica das mães sobre o feto. Não pela aceleração da multiplicação das células do feto.
Uma ferida não vai curar mais rápido pelo aumento da divisão celular. Só iria criar tumores, e desorganização celular. Uma cicatrização boa depende de, boa vascularização do tecido, ausência de infeção (limpeza do tecido). A maior parte da cicatrização ocorre por deposição de colágeno, e não por multiplicação celular (que ocorre mais só para fechar a epiderme).
Proliferação de células tronco não teriam como curar a Rose. O que ela tinha era câncer.
|
|
|
 |
Renata66
|
|

Sexo:  Idade: 59Registrado em: Sábado, 4 de Março de 2006 Mensagens: 1.618 Tópicos: 10 Localização: SP
Estou com o Madera, esta bióloga aí viajou bonito na maionese.
Primeiro, ela não sabe a diferença entre radiação e magnetismo.
Segundo, ela não sabe a diferença entre câncer e lesão medular.
Terceiro, ela não sabe a diferença entre células tronco e cicatrização tecidual...
........ enfim, conforme já foi devidamente explicado pelo Madera, ela juntou um monte informações de orelhada e colocou tudo no mesmo saco... aliás, todas estas teorias (mal) explicadas aí em cima já têm ótimos tópicos aqui no fórum, inclusive do próprio Madera, basta procurar...
Cadê a Terra Lôca?
|
|
|
 |
Zangetsu
|
|

Sexo:  Idade: 39Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 58 Tópicos: 2 Localização: Contagem, MG
Isso é que é debate... tá errado e pronto...
A bióloga viajou, mas a teoria nem é tão viagem assim...
|
|
|
 |
Cyrano
|
|

Puxa vida... e agora o que é que eu faço com aquele monte de imãs que comprei pra jogar na minha banheira? Hummm... mas a despeito desse "Mesmerismo" (de "Mesmer" e não de "mesmo"), o que me atrai na "crença" dessa história de divisão celular desenfreada é que isso somado ao efeito da cápsula do tempo tornaria a ilha uma espécie de caldeirão evolutivo perfeito, já que soma dois ingredientes principais para a teoria da evolução, ou seja, é preciso tempo e condições específicas - "um erro" - para que haja algum tipo de mutação genética.
Assim, não seria preciso esperar alguns milhares de anos em condições "naturais" para que o ser humano subisse algum degrau na escala evolutiva e desenvolver algum tipo de habilidade específica e/ou, quem sabe, "paranormal"... se bem que minhas apostas sobre a evolução humana não iriam além da gente desenvolver uma cabeça maior e uma preguiça cada vez mais acentuada (ahhh... e eu sou daqueles que ainda lamentam que o macaco pelado tenha perdido seu rabo). Mas enfim, é claro que existe um terceiro ingrediente das "maluquices" evolucionárias de Darwin, neste caso, a adaptabilidade (seleção natural).
Se bem que essa questão da adaptabilidade é uma questão de sorte mesmo, ou acaso, como preferir. Se o rabo de nossos antepassados fôsse assim algo útil e valorizado por nossa espécie, com certeza teríamos alguns "rabudos" andando por aí ainda, mas pelo contrário, segundo dizem, só nos restou o cóccix de lembrança. Mutações, diga-se de passagem, nem sempre são coisas úteis mesmo e neguinho que nasce com politdactilia pode pensar que ter um dedo à mais só serve para interferir em sua vida social no que diz respeito à estética... se fôr um dedo funcional, quem sabe num futuro próximo com o aumento do número de amantes do videogame, seja vantajoso poder apertar alguns botões à mais no controle, hein?
Quem sabe não foi assim que se sentiu o homenageado da estátua do pé de quatro dedos... isso se ele não perdeu o dedo de forma casual, tipo uma bigorna caindo em seu mindinho. Mas enfim, seja quem seja o dono da estátua o pessoal que a construiu gostava muito dele, porque só pessoas "especiais" recebem um tipo de homenagem assim. Quem sabe ele não foi o primeiro que teve a sorte de ter nascido na ilha, hein? Um verdadeiro líder e herói para os demais. Bom... vai saber... a história da ilha é tão antiga e o que não deve ter passado de gente por lá não deve ser brincadeira. Eu apostaria que até os fenícios andaram encalhando por lá, até porque, das civilizações antigas que tinham o hábito de ficar explorando mundo afora, os danados (segundo dizem) até deixaram marcas no Brasil, huahauhaua. Pois é... não sei se é verdade, mas que os fenícios habitavam a Tunísia é.
Mas voltando ao contexto original de minhas divagações, predizer que na escala evolutiva humana seremos capazes de fazer coisas fenomenais é o mote de toda boa ficção. Em "Heroes" têm isso, a vantagem dos roteiristas daquela série é que podem explicar as mutações pelo misterioso e esotérico eclipse solar.... e Cabum! Hummm... ou então, Shazam! De uma hora para outra algumas pessoas descobrem que têm poderes especiais. A danação de Lost seria dizer que eles incluiriam algo assim na série quando sugeriram que a Dharma também estudava parapsicologia e nos apresentaram um sujeito assim, muito esquisito, como o Walt. Para ver só como é...
Pelo menos agora, com o "quarteto fantástico" (Miles, Faraday, Charlotte e Lapidus), a gente pode ter quatro pontos de vista diferentes sobre os mistérios de Lost: Antropologia, Física, Mediunidade e Conspiração... é o Lapidus deve saber mais coisa do que aparenta. Só espero que continuem a usar seus coletes à prova de bala para evitar aquele contratempo tão desagradável de morrer sem revelar nada.
|
|
|
 |
Zangetsu
|
|

Cyrano, cada vez mais aguçado...
Tempo, hum... tempo? Já ouvi uma história sobre futuramente, "perdemos o mindinho" pois ele "não serve pra nada" - a não ser, pelo fato de sempre bater nas quinas de móveis e rodapés.
Mas a estátua é antiga, bom, parece.
|
|
|
 |
MaDeRa_
|
|

Grupos:
|
Zangetsu escreveu: |
Tempo, hum... tempo? Já ouvi uma história sobre futuramente, "perdemos o mindinho" pois ele "não serve pra nada" - a não ser, pelo fato de sempre bater nas quinas de móveis e rodapés. |
Hehehe!
Ufa... voltamos à boa leitura!
Igual ao dente do "cizo", que muitos já nascem sem. 
|
|
|
 |
Cyrano
|
|

Hohoho... o que a gente não pode perder é a cabeça, até porque, para matar gente imortal (tal como highlanders e vampiros) só decapitando mesmo... hummm... off topic ... será que se a cheerleader de Heroes perdesse a cabeça também nasceria outra no lugar? Bom... ela é loira e uma cabeça nova não faria muita diferença....
Mas sobre o mindinho, pelo menos o da mão acho difícil perder... a seleção social tem substituído a natural e, segundo questões sobre etiqueta social, ele é extremamente necessário para tomar xícaras de café em público... neste caso, lembre-se sempre de levantá-lo nessas ocasiões, hein? 
|
|
|
 |
Cyrano
|
|

Visitando a teoria do Caos
Hummmm... em vistas dessas novas observações eu devo confessar que eu posso estar enganado sobre certas coisas... mas no que diz respeito aos interesses da Dharma e de Deus... e não, isso não quer dizer que me converti.
Como mencionei anteriormente, só havendo um cientista louco por lá para levar à sério eventos paranormais que não pudessem ser traduzidos como alucinações, delírios ou coisa que o valha, mas a dubiedade de minhas observações têm uma certa razão de ser assim:
Imagine você na década de setenta como um ex-militar desempregado... de repente você é convidado ou lê uma notícia de jornal dizendo que você pode salvar o mundo. Claro que Também oferece um bom salário, um ótimo ambiente de trabalho e tudo isso numa ilha paradisíaca. você gosta até do nome da Instituição: Dharma Initiative. Hummm, tudo a ver com o clima paz e amor daquela época e talvez até role de você comer uma estagiária hiponga que encontrasse por lá.
Então você aceita o trampo e o mais importante, eles aceitam você... principalmente porque você é um militar reformado e portanto já deve estar acostumado a receber ordens sem ficar questionando-as (senão... pede pra sair). Acontece porém que as coisas não são assim como você esperava... primeiro porque eles colocam um p*** medo em você dizendo que o mundo vai realmente acabar se você não fizer o seu trabalho, segundo porque o seu trabalho é a coisa mais idiota do mundo, tipo ficar apertando botões ou então ficar observando outros fazerem isso... sem contar aqueles malditos hostis que moram na ilha.
Sua sorte na verdade vai ser se você tiver sido selecionado para trabalhar na cisne (ou então no serviço de abastecimento, como aquele cara, o Roger). Apesar de ter de dividir espaço com outro companheiro (outro homem... ) e ficar isolado do resto do mundo por 540 dias, pelo menos aquela coisa que fica atrás da parede de concreto não deve passar para o seu lado. Além do mais tem a Dharma beer e umas revistas pornô que você fez questão de levar contigo para poder passar o tempo aumentando seu nível cultural. você vai deixar de apertar o botão e matar todo mundo? Hummm... quem sabe...
Por outro lado, se você ficou na pérola as coisas iriam ficar um pouco mais esquisitas... observando neguinho na cisne você pode até achar que seu emprego é melhor do que o deles, embora não entenda p**** nenhuma do que eles estejam fazendo. Outra diferença fundamental na sua estação de trabalho é que apesar de ter sido construída tão fundo quanto a cisne, não existe nenhuma parede de concreto por ali... só o banheiro, e o cheiro que vem de lá parece ser a coisa mais ameaçadora daquele lugar... errr... pelo menos, aparentemente. Mas o bom é não ter que dormir na pérola e sua carga horária é de oito horas apenas, mas Também, se você tivesse que ficar mais tempo enfurnado naquele buraco que parece uma tenda de suor era capaz de ficar louco... e talvez ficasse mesmo.
Mas digamos que você seja um cara esperto e tenha desconfiado que na verdade você e seu colega de trabalho é que estavam sendo cobaias de um experimento na pérola. Ainda mais se soubesse que tudo aquilo que você estava anotando estava sendo jogado fora e aquele maldito japonês havia mentido. Também, todo dia depois que vocês acabavam seu turno na estação tinham que pegar o Pala Ferry para ir para a outra ilha fazer alguns exames médicos muito suspeitos. você então se pergunta porque haveriam de fazer exames em você se aparentemente não está doente... ou estaria?
Assim, existe um medo paranóico incutido pela Dharma na cabeça dessas "cobaias" de que o fim do mundo dependa de você executar seu trabalho ou não... dentro dessa paranóia, um sujeito começar a maquinar alucinações e delírios sobre o apocalipse não seria difícil, diríamos até, previsível. Uma "bad trip" aí.
Essa seria a explicação racional.
Por outro lado, poderíamos dizer que a experiência de passar pelos efeitos causados pelo eletromagnetismo na pérola (que não tinha uma espécie de gaiola de Faraday como a Cisne) poderiam não se resumir apenas à paranóia de seus ocupantes, pelo contrário, eles poderiam efetuar aquilo que Desmond fez ao ser submetido à uma descarga descomunal de eletromagnetismo, ou seja, adquiriam a capacidade fenomenal de "prever o futuro".
Doido, não?
Mas talvez nem tanto... até porque a ciência se preocupa em ordenar um universo caótico a ponto de fazer previsões sobre o futuro - e isso vale para toda e qualquer ciência.
Por exemplo, essa é uma preocupação da meteorologia, outra disciplina citada no video de orientação da Cisne. É bom que se saiba que a meteorologia não se ocupa apenas em prever o tempo (clima), o interesse maior desta ciência é descobrir que se um terremoto pode acontecer no Japão, quando exatamente isso vai se dar, ou seja uma questão de tempo (data, horário, etc) e lugar/região (espaço). Qualquer pessoa pode olhar para o céu e vendo nuvens carregadas irá dizer que pode chover, olhando para um lugar descampado pode Também dizer que um raio poderá atingir o lugar mais alto dali, um cientista com um computador, fotos de satélite e outros equipamentos pode fazer uma previsão mais acurada desses eventos, mas tudo isso são apenas e tão somente probabilidades. Exceto para meu finado tio, que sabia que iria chover quando o joelho dele doía.
Mas assim, para que se tenha uma exata precisão nessas previsões, o universo teria que ser perfeitamente matemático, e embora muitos cientistas creiam que isso seja possível, a maioria irá discordar. A fictícia equação de Valezentti seria um exemplo de que o universo possa ter esse tipo de compreensão, já que ela prevê exatamente os dias contados da humanidade. Naturalmente, se ela fôr válida para a série, os números se reportam à valores humanos.... isto é, deveria ser preciso compreender e prever as atitudes dos homens para evitar o apocalipse que o próprio homem causaria. Coisa que aliviaria Deus dessa culpa... afinal de contas, ele lavou as mãos depois do dilúvio.
Dessa forma, se o ser humano vai ser o responsável por fazer mau uso de seu livre-arbítrio que surge a seguinte pergunta: "O comportamento humano é previsível?". De um certo ponto de vista, sim. Alguns ramos da Psicologia (principalemnte o Behaviorismo de Skinner) procuram atestar que o ambiente influi deveras naquilo que o homem irá fazer. Esse é o pensamento determinista, isto é, o comportamento humano é determinado pela aprendizagem pela qual passou, por sua história de vida (ou você vai querer enfiar o dedo na tomada para saber que isso não pode?). Uma coisa bem simples de se observar disso é quando você convive muito tempo com uma pessoa que é até capaz de "prever" o que elá fará em determinadas situações.
Por outro lado, acreditando-se que o comportamento pode ser "previsível" que é possível fazer uma manipulação do mesmo apenas alterando as variáveis ambientais. Eis um exemplo interessante:
Imagine que você é um cientista e sua "cobaia" é um homem mantido cativo. você quer que ele beba água mas não pode pedir diretamente para que ele faça isso. Então você aumenta a temperatura do lugar onde ele está, dá à ele comidas salgadas e priva ele de beber qualquer líquido por dois dias... a probabilidade dele implorar por um copo d´água depois dessa manipulação é basicamente "previsível". Esse tipo de manipulação (com algumas variações) pode ser observado entre os "outros", em especial Ben, isto é, a "escolha" tem que partir da pessoa que estão testando, não podem obrigá-la a fazer algo contra sua vontade. É Também, mais ou menos, o que um golpista faz, ou seja, aproveita-se das informações que obtém de um pessoa (seus desejos e ambições) e utiliza disso para conseguir o que quer porque sua vítima lhe dará de bom grado. Por isso que Ben diz à Sawyer que "eles" são melhores que ele, e foi por causa disto que o suposto pai de Locke conseguiu "roubar-lhe" um rim....
Mas aí é que está... o comportamento do homem é imprevisível Também.... muito daquilo que acontece na natureza Também não pode ser prevista... o universo não funciona tão perfeitamente assim. Por isso que acredito que Ben não pôde prever o acidente do avião, mas tinha informação suficiente para acreditar que haveriam sobreviventes. Por outro lado, veja Alex, filha de Rosseau.... se ela foi raptada depois de uma ou duas semanas de vida e viveu dezesseis anos entre os "outros", porque ela seria rebelde aos ideais da comunidade onde foi criada? A máxima de Rosseau (o filósofo) é de que "o homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe".... e assim podemos perceber que nitidamente, os roteiristas zombam da visão determinista, isto é, eles acreditam que o ser humano possa mudar seu destino, o homem não é uma tábula rasa (e colocam Locke como um crente ao invés de um cético, coisa que seria mais apropriada).
É onde chegamos, na visão da Física, à teoria do Caos.
|
|
|
 |
Zangetsu
|
|

"Os homens cometem erros naturalmente...
mas para se fazer uma grande cagada, é necessário um computador..."
|
|
|
 |
Cyrano
|
|

A teoria do CaOS
No século XVII, Isaac Newton mudou a ciência ao descobrir que alguns fenômenos da natureza poderiam ser explicados com leis matemáticas. A partir daí, muitos pesquisadores acreditaram que as leis poderiam explicar e prever o comportamento de todos os fenômenos se fossem reunidas informações suficientes.
Até que, em 1961, o meteorologista Edward Lorenz, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), descobriu por acaso um dos mais importantes argumentos contra essa idéia. Ele havia programado um modelo, nos primitivos computadores da época, que simulava o movimento de ventos e massas de ar. Um dia, quis repetir uma situação em seu programa e digitou os números correspondentes a ela, só que com algumas casas decimais a menos.
Acreditava-se que essa ligeira imprecisão levaria a um resultado só um pouco diferente, mas ele se transformou totalmente. Era como se o bater de asas de uma borboleta na Ásia causasse, meses depois, um tornado na América. Lorenz percebeu que seu modelo, embora construído com equações simples, poderia se tornar caótico e imprevisível. Nascia a "teoria do Caos".
Pesquisas feitas depois mostraram que o "efeito borboleta", como ficou conhecido, poderia ser encontrado em milhões de fenômenos, como o trânsito, o movimento de partículas em um líquido e as cotações da Bolsa. Cada um desses sistemas, apesar de a regras simples, pode adquirir infinitas configurações, de acordo com a influência de fatores aparentemente insignificantes - como casas decimais ou o bater de asas das borboletas.
"A própria história funciona dessa forma", diz o físico Celso Grebogi, da USP. "A modificação de um pequeno acontecimento séculos atrás poderia levar o mundo para uma outra situação".
Extraído de uma matéria na Superinteressante. |
O que a teoria do caos tem a ver com Lost? Duas possibilidades, uma especulativa e outra factual.
A especulativa é de que a Dharma poderia ter desenvolvido um sistema assim, parecido com o de Lorenz, mas ao invés de usar variáveis climáticas eles programavam seu sistema para lidar com variáveis humanas... daí surgem várias outras hipóteses disso, sobre as quais tratarei mais tarde.
No que diz respeito aos fatos, é possível que haja um "efeito borboleta" na série, dentro do exemplo à seguir, na análise de alguns flashbacks:
Assim, comecemos com o flashback de Jack, neste caso no primeiro episódio da segunda temporada. Neste episódio vemos um Jack recém-formado (ou ainda fazendo residência médica) numa situação de emergência em que duas vítimas de um acidente dão entrada no hospital. Sendo o único médico responsável no momento, as decisões têm que ser tomadas por ele (além do que, nenhuma outra pessoa de sua equipe quer se responsabilizar pelos procedimentos a serem realizados). Jack tem que fazer uma "escolha": ou salva Adam Rutherford, 57 anos, ou continua assistindo Sarah Sheppard, aquela que depois será sua futura esposa.
A decisão que Jack tomou naquele momento foi rápida, porém racional. É um raciocínio frio (ele deve ter contado até cinco, hehehe) mas lógico optar por salvar uma pessoa que tem mais chances de viver uma vida mais longa e produtiva, isto é, entre um homem de meia idade e uma mulher jovem, optar pela sobrevivência desta última, naquela situação emergencial, seguiria um protocolo médico e, por que não dizer, humano.
O resultado imediato da escolha de Jack sabemos: Rutherford morreu e Sarah sobreviveu. Tendo Sarah sobrevivido, Jack casou-se com ela. Este casamento não deu certo e uma das consequências disso foi que Sheppard suspeitou que seu próprio pai estivesse tendo relações com sua ex-esposa. Por acreditar nisso, tiveram uma briga que fez com que Christian Sheppard, que tentava abandonar o alcoolismo, retornasse ao seu vício. Por continuar alcóolotra, o pai de Jack cometeu um erro médico grave que ocasionou a morte de uma paciente. Denunciado pelo filho, perdeu a licença médica, e após uma bebedeira ou outra rumou para a Austrália, levando para lá, Ana Lucia. Posteriormente, Jack, foi para Sidney em busca do pai a pedido de sua mãe (e Também pela culpa que sentia).
Voltemos para Rutherford. Adam Rutherford era pai de Shanon e padrasto de Boone. Com sua morte Shanon teve problemas com a madrasta em relação à sua parte na herança e não pôde realizar seus planos de estagiar em New York. Por ter sido desamparada passou a aplicar golpes (principalmente em Boone) para recuperar o dinheiro que julgava ser seu de direito paterno. Seu último golpe, como sabemos, foi quando estava na Austrália, fazendo com que Boone fôsse para lá.
Esses cinco personagens, Jack e seu pai, Ana Lucia, Boone e Shanon, ao voltarem para os Estados Unidos vindo da Austrália, embarcaram no fatídico vôo 815 da Oceanic. As relações entre eles não são diretas, mas o "destino" de todos foi um só... estarem na "ilha". Também, tal "destino" foi traçado por uma única "escolha", isto é, a de Jack... então um questionamento é inevitável... será que se Jack tivesse optado por salvar a vida de Rutherford o "destino" de todos teria sido diferente? E se Jack pudesse "prever o futuro"? Ele teria feito uma "escolha" diferente?
Sobre determinismo e livre-arbítrio em Lost |
Como se pode perceber, isso seria uma junção do "efeito borboleta" com a "teoria dos seis graus de separação", de modo que no que diz respeito à variáveis humanas sobre o curso da história da humanidade, a gente estaria lidando com as escolhas que cada um de nós fazemos em nosso dia-a-dia e de como estas podem afetar o nosso "destino" e o de muitas outras pessoas que sequer conhecemos... e que por "acaso" pode ser o mesmo que o nosso. E como diria Dumas, "um por todos, todos por um"!
Assim, por toda a humanidade estar tão interligada entre si é que eu, você e até mesmo nosso vizinho não precisaríamos ser grande coisa para mudar o mundo... embora pessoas especiais tenham mais chance de fazer isso, quer seja para o melhor ou para o pior, tal como Cristo ou Hitler.
O interessante dessa divagação é que ela alimenta ainda mais a crença de viagens no tempo para o passado mas, ainda que isso possa ser possível em Lost, ainda esbarra na lógica da Sra Hawking, ou seja, o Universo vai arranjar algum meio de corrigir isso. Tal como no filme "Premonição" (Final Destination), onde não há, necessariamente, "viagens no tempo", mas enganar a morte durava pouco tempo até que ela concluísse seu objetivo.
Dessa forma, até que surge uma pergunta interessante nisso: "o que é mais fácil de se acreditar? Alguém ser capaz de ter premonições ou ser capaz de viajar no tempo?"
Pelo que andei escrevendo aqui, a menos impossível seria prever o futuro, mas ainda assim traria o incoveniente de que saber desses spoilers da vida não serve de nada para mudar o que vai acontecer... também, mesmo que fôsse possível alterar esses resultados, descobrir exatamente o que deve ser mudado seria necessário também conseguir lidar com variáveis infinitas, insignificantes como o bater de asas de uma borboleta.
Se isso era um dos objetivos da Iniciativa Dharma ela estava condenada ao fracasso... para um ser humano conseguir relacionar tantas variáveis possíveis, ainda mais em se tratando de variáveis humanas, o sujeito teria que ser um gênio capaz de processar milhões de informações para prever os resultados que desejava. Sendo assim, talvez, eles procurassem um super-humano!
Tá, tá... forcei a barra, não? Hehehehe. Mas enfim, como andei falando daquelas coisas evolutivas, de repente, "de repente" mesmo, havia um modo de aumentar a capacidade cognitiva dessas cobaias através dos experimentos que realizavam por lá. Naturalmente, muita coisa deu errado, e ao lidar com essa capacidade de aumentar o "poder da mente humana" muita gente despreparada pirou. Eu diria até que é uma idéia emprestada de outro filme, que teve como personagem principal o ator que faz agora o papel de Lapidus, filme baseado num conto de Stephen King: "Passageiro do futuro" (The Lawnmower Man).
Mas eu diria que a Dharma não iria contar apenas com essa possibilidade "sobre-humana" de prever o futuro e então suponho que eles contavam com o desenvolvimento de um sistema de computador orientado para essa finalidade, ou seja, o sistema cérberus e a dharmanet.
Imagino então que boa parte da tecnologia incomum para aquela época foi conseguida graças à essa maravilhosa capacidade deles preverem o futuro, embora tenham continuado a utilizar computadores obsoletos para nossos dias atuais. Todavia, o sistema de processamento de dados e o próprio programa que fizeram para efetuar suas equações se baseavam num modelo simples, à priori, tal como o de Lorenz. No reino da ficção, o ótimo filme da década de oitenta, "Jogos de Guerra" (War games), colocava "Joshua", um programa de inteligência artificial, como substituto de pessoas no controle do sistema de defesa norte-americano, e como observou o Zangetsu, só deu cagada nisso, hehehe.
Mas enfim, Joshua era um programa bem simples, baseado em em simulações de joguinhos de computador também simples (jogo da velha, xadrez, etc...), porém, lógicos. O que suponho então é que o sistema cérberus tenha sido programado da mesma forma, ou seja, era um programa de inteligência artificial que cruzava dados que recebia da Dharmanet, a rede que interligava todas as estações, principalmente da Flame e da Looking Glass.
Todavia, a Dharmanet não se restringia apenas à uma rede local, ou seja, talvez seja possível que fizesse link para aquilo que viria a ser nossa rede global (Internet) e o programa que desenvolveram iria passar a rastrear e cruzar informações que recebesse da world wide web. O propósito disso? Acumular dados suficientes para prescrever a história da humanidade e prever a melhor solução para alterá-la.
De um certo modo, essa presumível inteligência artificial descobriu aquilo que todo ser lógico descobriria: alterar algo no passado não garantiria que o futuro seria melhor se fôsse alterado. Coloquemos da seguinte forma: se alguém viajasse ao passado, ou no passado alguém tivesse tido a premonição de que Hitler causaria o Holocausto, matar o ditador não iria garantir que o nazismo continuasse as barbaridades que praticou, pelo contrário, poderia ser bem pior. Desse modo, por uma questão puramente lógica, tal como Jack em sua escolha no exemplo que citei anteirormente, Cérberus iria concordar em deixar as coisas como estão... e o Universo, encontrou seu meio para fazer isso.
Viajei, hein? Hahahaha.
Um adendo:
A idéia de que um Universo caótico e um Universo ordenado possam coexistir perfaz a idéia simbólica do "ying e yang", dos opostos que se atraem, pertencentes à simbologia hinduísta. Epistemologicamente falando, a ciência sempre adotou a postura determinista do conhecimento filosófico ocidental, como os do francês Rosseau, do inglês Locke e do escocês Hume. Alguns físicos tem se rendido à filosófica oriental como Fritjot Capra, que escreveu alguns livros interessantes como "O Tao da Física" e "O ponto de Mutação", que sugerem boas leituras ao trazer uma visão sistêmica do Universo, coisa que, creio eu, influenciou alguns aspectos da visão da Dharma nessa história toda.
Referências:
Teorias:
Efeito Borboleta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_borboleta
Teoria dos seis graus de separação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Seis_graus_de_separa%C3%A7%C3%A3o
Filmes:
Premonição (Final Destination): http://en.wikipedia.org/wiki/Final_Destination
Jogos de Guerra (War games): http://en.wikipedia.org/wiki/WarGames
Passageiro do futuro (The Lawnmower Man): http://en.wikipedia.org/wiki/The_Lawnmower_Man
Livros:
O Tao da Física: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Tao_da_f%C3%ADsica
O ponto de Mutação: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Ponto_de_Muta%C3%A7%C3%A3o
|
|
|
 |
Zangetsu
|
|

De nada.
Isso está começando a ficar realmente muito bom...
Impressão minha ou eu previ o futuro? Sim, eu falei de computadores sem nem ao menos saber que seria um dos temas centrais do próximo texto? O fato de adivinhar que estaria relacionado a uma cagada não é tão notável assim, afinal:
homens + computadores = "cagadas"
ou seja, foi um pleonasmo mesmo. Nem precisava usar o termo erudito "cagada", afinal, já tinha "homens + computadores"...
O Super-homem (ou homo superiore) seria uma cara estranho, alguém que teria algum tipo de habilidade estranha... talvez, alguém estranho na série...*
Prossiga a viagem capitão...
* Não, eu não estava falando do Faraday ou do Miles, apesar de que se encaixam no conceito de "cara estranho" estranho... O Faraday parece um cientista louco e o Miles "Kardec-Macedo" nem se fala...
|
|
|
 |
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|

Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
|
 |
|
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
|  |