Gênero: Suspense
Tempo: 117 minutos
Lançamento: 06 de Jun, 2008
Classificação: 16 anos
Distribuidora: Europa Filmes
Sinopse Andy é um viciado em drogas cuja carreira de executivo está desmoronando. Para se livrar da falência, convence o irmão Hank, também desajustado, a assaltar a joalheria dos pais. O plano parece fácil, pois eles conhecem bem o funcionamento do lugar. No dia da ação, os dois esperavam encontrar a loja vazia. Mas sua mãe aparece de surpresa na hora do roubo e acaba sendo morta acidentalmente. O pai de Andy e Hank jura se vingar a qualquer custo dos culpados, sem saber que está à caça dos próprios filhos. Agora, os dois irmãos precisarão lidar com as repercussões do seu trágico plano.
Elenco Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney Marisa Tomei, Arija Bareikis, Paul Butler, Leonardo Cimino, Alex Emanuel, Jack Fitz, Rosemary Harris, Blaine Horton, Sarah Livingston, Brian F. O'Byrne, Aleksa Palladino, Amy Ryan, Michael Shannon, Lee Wilkoff e Megan Byrne
Direção Sidney Lumet
Produção Michael Cerenzie, William S. Gilmore, Brian Linse e Paul Parmar
Fotografia Ron Fortunato
Trilha Sonora Carter Burwell
Critica
Por Celso Sabadin
Sérpico, Rede de Intrigas, Um Dia de Cão... Os fãs da sétima arte – principalmente os mais quarentões – sabem que estes três filmes são fundamentais para quem quiser entender o cinema dos anos 70. Detalhe: todos foram dirigidos por Sidney Lumet. Agora, a boa notícia: aos 84 anos, Lumet prova que está em plena forma ao dirigir o excelente Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto.
Tenso da primeira à última cena, o filme começa mostrando um assalto a uma joalheria. A princípio, um roubo corriqueiro, como tantas vezes o cinema já mostrou. Porém, tudo sai errado, há um tiroteio e a rapidez da ação não permite que o espectador – pelo menos neste momento – identifique exatamente a gravidade da situação. Sem querer estragar as surpresas, logo o excelente roteiro de Kelly Masterson (nome de certo destaque no teatro, mas estreando no cinema com este filme) apresenta os personagens que comandarão a trama: os irmãos Andy e Hank. O divorciado Hank (Ethan Hawke), aparentemente o mais instável, precisa de dinheiro para pagar a pensão de seu filho. Enquanto Andy (Philip Seymour Hoffman), supostamente o mais equilibrado, tem um plano teoricamente infalível para que seu irmão menor levante a grana. E é melhor não dizer mais nada.
Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto destila uma fortíssima dose de tensão familiar que cresce a cada momento, tornando-se praticamente insuportável até o seu final. Trabalhando elementos como culpa, arrependimento e uma dor profunda, o filme é ancorado por um elenco estupendo, que, além dos ótimos Hawke e Hoffman, ainda traz um perfeito Albert Finney (Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas) e uma Marisa Tomei renascida das cinzas após a “maldição do Oscar” que ganhou com Meu Primo Vinny.
Ainda que sua trama tenha vários pontos em comum com o recente O Sonho de Cassandra, o filme de Lumet é muito mais radical e visceral que o de Woody Allen. Cruel e sem concessões, certamente não é filme para grandes públicos (faturou pouco mais de US$ 7 milhões nos EUA), mas recebeu aplausos, indicações e premiações em diversas associações de críticos.