Autor |
Mensagem |
limav
|
|
Moderador
Sexo: Idade: 35Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 5.311 Tópicos: 2.538 Localização: MG
Twitter: @limav
Grupos:
|
Descoberta a origem das Auroras Boreais
Utilizando os cinco satélites da missão THEMIS e mais uma rede de 20 observatórios terrestres, localizados ao longo do Canadá e do Alaska, os cientistas finalmente desvendaram o mistério do magnífico espetáculo das Auroras Boreais.
Origem das Auroras Boreais
Sua origem está em explosões de energia magnética que ocorrem a um terço da distância entre a Terra e a Lua, explosões estas que alimentam "subtempestades" que causam brilhos repentinos e rápidos movimentos da Aurora Boreal, também conhecidas como Luzes do Norte (Ártico) e Luzes do Sul (Antártica).
O elemento fundamental do fenômeno é um processo chamado reconexão magnética, um processo bastante comum e que ocorre por todo o Universo quando linhas de campos magnéticos sob pressão assumem repentinamente um novo formato, tal como uma borracha que tenha sido esticada além do seu ponto de ruptura.
"Nós descobrimos o que faz as Luzes do Norte dançarem," disse o professor Vassilis Angelopoulos, da Universidade da Califórnia, e coordenador dos estudos.
Efeitos das tempestades espaciais
A descoberta tem grande interesse para a indústria de telecomunicações e de distribuição de energia elétrica. As subtempestades freqüentemente acompanham intensas tempestades espaciais que podem interromper as comunicações de rádio e os sinais de GPS, além de causar quedas no fornecimento de energia.
Agora que resolveram o mistério de onde, quando e como as subtempestades ocorrem, os pesquisadores poderão construir modelos mais realísticos e prever a intensidade e os efeitos de cada subtempestade.
Satélites sincronizados
Lançados em Fevereiro de 2007, os cinco satélites idênticos da missão Themis (Time History of Events and Macroscale Interactions during Substorms) alinham-se uma vez a cada quatro dias ao longo da linha do Equador e fazem observações sincronizadas com os 20 observatórios terrestres.
Cada estação terrestre utiliza um magnetômetro e uma câmera apontada para cima para determinar onde e quando uma subtempestade boreal vai começar. Os instrumentos medem a luz das auroras por meio de partículas fluindo ao longo do campo magnético da Terra e das correntes elétricas que essas partículas geram.
Durante cada alinhamento, os satélites capturam dados que permitem aos cientistas apontar com precisão onde, quando e como as subtempestades medidas pelo observatórios terrestres se desenvolveram no espaço.
Fonte: Inovação Tecnológica
|
|
|
|
qwertt
|
|
Sexo: Idade: 36Registrado em: Sábado, 15 de Julho de 2006 Mensagens: 1.979 Tópicos: 9 Localização: Guarapuava/PR
Grupos:
|
tô louco ou eu já sabia mesmo que tinha relação com o campo magnético?
EDIT: não sei se o willzinho ali embaixo quis dizer "Claro que você sabia espertalhão ¬¬" pra mim... mas acho que devo explicar melhor a minha frase.
É que tenho impressão de que li que a origem das auroras era magnética, que se não me engano envolvia alguma coisa com uma faixa do campo magnético onde é mais fraco também. Segundo que pelo que eu entendi é que essa notícia fala que as auroras são originárias do magnetismo e que saber disso é bom pra n coisas e só. Resumindo, não parecia mais do que eu achava que tinha lido
Editado pela última vez por qwertt em Quarta Julho 30, 2008 22:36, num total de 1 vez |
|
|
|
willzinho
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005 Mensagens: 4.130 Tópicos: 50 Localização: The Pearl
Grupos:
|
|
|
|
limav
|
|
Moderador
Sexo: Idade: 35Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 5.311 Tópicos: 2.538 Localização: MG
Twitter: @limav
Grupos:
|
Provavelmente já tinha-se a idéia de que era relacionada ao campo magnético, mas só agora conseguiram provar e explicar adequadamente.
|
|
|
|
Kbeludo
|
|
Sexo: Idade: 36Registrado em: Domingo, 19 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 1.458 Tópicos: 13 Localização: Flores da Cunha, Rio Grande do Sul
Grupos:
|
Antes de morrer, quero ver uma dessas ao vivo.
|
|
|
|
willzinho
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005 Mensagens: 4.130 Tópicos: 50 Localização: The Pearl
Grupos:
|
qwertt escreveu: |
EDIT: não sei se o willzinho ali embaixo quis dizer "Claro que você sabia espertalhão ¬¬" pra mim... mas acho que devo explicar melhor a minha frase.
É que tenho impressão de que li que a origem das auroras era magnética, que se não me engano envolvia alguma coisa com uma faixa do campo magnético onde é mais fraco também. Segundo que pelo que eu entendi é que essa notícia fala que as auroras são originárias do magnetismo e que saber disso é bom pra n coisas e só. Resumindo, não parecia mais do que eu achava que tinha lido |
ahahahheuuhaeo, nem foi pra você. Relaxa. =D
|
|
|
|
pedroneo
|
|
Sexo: Idade: 36Registrado em: Terça-Feira, 17 de Outubro de 2006 Mensagens: 525 Tópicos: 4 Localização: Gent - Bélgica
Twitter: @pedrosvdr
Grupos:
|
qwertt escreveu: |
É que tenho impressão de que li que a origem das auroras era magnética, que se não me engano envolvia alguma coisa com uma faixa do campo magnético onde é mais fraco também. Segundo que pelo que eu entendi é que essa notícia fala que as auroras são originárias do magnetismo e que saber disso é bom pra n coisas e só. Resumindo, não parecia mais do que eu achava que tinha lido |
No documentário da History Channel falaram sobre isso. Foi no 1x01, episódio que falava sobre o sol.
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar