Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » ABC | Teorias e Especulações » O fenômeno Doppelgänger e sua relação com o Lostzilla.

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo printer-friendly view
 O fenômeno Doppelgänger e sua relação com o Lostzilla. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
mastipp
MensagemEnviada: Domingo Maio 25, 2008 20:09  |  Assunto: O fenômeno Doppelgänger e sua relação com o Lostzilla. Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 47

Registrado em: Terça-Feira, 21 de Março de 2006
Mensagens: 59
Tópicos: 6
Localização: São Paulo



Grupos: Nenhum
Quem conhece um pouco do folclore germânico já deve ter notado muitas semelhanças entre o nosso misterioso Lostzilla e o fenômeno conhecido como "Doppelgänger". Não sei se esse tema já foi debatido aqui, mas gostaria de passar a vocês do que se trata esse fenômeno que apesar de ser chamado de "lenda" pode ser analisado com enfoques científicos, psicológicos e filosóficos. (Destaco especialmente uma reportagem da revista Nature de Setembro de 2006 que relata as investigações científicas do Dr. Shahar Arzy na Universidade de Geneva sobre esse tema). É fácil perceber que muito do comportamento do monstro se adequa perfeitamente ao nosso ser de fumaça (que aparentemente foi turbinado pelos roteiristas de Lost com situações que se misturam a outras lendas germânicas e nórdicas).
O que torna bastante clara a intenção dos roteiristas de Lost com esse fenômeno é que um dos episódios da terceira temporada se chamou exatamente "A tale of two cities", nome de um livro de Charles Dickens em que se toca indiretamente no tema Doppelgänger, com dois personagens iguais mas que tem comportamento opostos.
Mais detalhes sobre tudo isso em:

http://en.wikipedia.org/wiki/Doppelg%C3%A4nger

Doppelgänger: segundo as lendas germânicas de onde provém, é um monstro ou ser fantástico que tem o dom de representar uma cópia idêntica de uma pessoa que ele escolhe ou que passa a acompanhar (como dando uma idéia de que cada pessoa tem o seu próprio). Ele imita em tudo a pessoa copiada, até mesmo sua características internas mais profundas. O nome Doppelgänger se originou da fusão das palavras alemãs doppel (significa duplo, réplica ou duplicata) e gänger (andante, ambulante ou aquele que vaga).

Existem muitas controvérsias sobre como esta criatura misteriosa é tratada: uns dizem que ela anuncia maus agouros, enquanto outros ditam que é uma representação acentuada do lado negativo de uma pessoa. No primeiro caso, diz-se que ver o seu próprio doppelgänger é um sinal de morte iminente, pois a lenda reza que a pessoa está vendo a sua própria alma projetando-se para fora do corpo para assim embarcar para o plano astral. Em outras circunstâncias, se o Doppelgänger é visto por amigos ou parentes, isso é um anúncio de má sorte ou de problemas emocionais que se aproximam. No segundo caso, quem diga que ele assume o negativo da pessoa para tentar sobre a mesma uma influência negra, de modo a converter a pessoa a fazer coisas cruéis ou simplesmente coisas que ela não faria naturalmente. Ainda existem aqueles que especulam que o doppelgänger seja um tipo de "conselheiro" invisível para a pessoa, seja dando avisos ou implantando idéias. Dado este plano, acredita-se que o doppelgänger somente é visível para quem o tem, e mesmo em tal circunstância ele só pode ser visto espiritualmente, pois ele não se reflete em espelhos ou qualquer superfície física. Estima-se também que cães e gatos podem ver os doppelgänger dos seres humanos, embora isso seja ainda não comprovado. Em parte há quem credite o doppelgänger como sendo o polar oposto de seu dono, ou seja, se a pessoa é boa, o doppelgänger é mau, ou o oposto.

Sempre houve relatos sobre pessoas, célebres ou não, que afirmam terem visto o que poderia ser o seu doppelgänger.

O fenômeno Doppelgänger, segundo os meios científicos, é provocado pelo mau funcionamento da junção temporo-parietal, uma região do cérebro responsável pela integração de várias sensações (táteis, visuais e de posicionamento do corpo) que constantemente chegam ao cérebro, "montando" a forma pela qual se entende o mundo e o posicionamento do corpo em relação ao que está ao redor. O mau funcionamento dessa região pode, portanto, acarretar o desacoplamento da percepção inconsciente do corpo e da sua representação no espaço. Quando as sensações táteis, de equilíbrio e visuais não coincidem entre si, a compreensão da localização do corpo e do que é pessoal ou extrapessoal se perde, e tem-se a origem da intrigante sensação autoscópica ou extracorpórea, o que poderia explicar a visão do Doppelgänger.


_________________
BEN LINUX X THOMAS WINDOWS....[b]



Editado pela última vez por mastipp em Segunda Maio 26, 2008 10:39, num total de 6 vezes
Voltar ao Topo
mastipp está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
SuperMT
MensagemEnviada: Domingo Maio 25, 2008 20:32  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 31

Registrado em: Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2006
Mensagens: 3.075
Tópicos: 11
Localização: with your sis.

Twitter: @_matvieira

Grupos: 
[ABC]
Shock Shock Shock Shock
Faz muito, muito sentido.
Mas só tem semelhança.. não sei se posso afirmar que isso será um fato em Lost.
Mas pode ser que os produtores tenham se inspirado nisso.


_________________
'O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse.' Drummond.

Voltar ao Topo
SuperMT está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
mastipp
MensagemEnviada: Domingo Maio 25, 2008 21:44  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 47

Registrado em: Terça-Feira, 21 de Março de 2006
Mensagens: 59
Tópicos: 6
Localização: São Paulo



Grupos: Nenhum
Que se inspiraram na lenda do Doppelgänger não há dúvidas, e até deram crédito à isso (me refiro ao romance A tale of two cities, de Dickens). Me lembro de várias situações na série que remetem ao Doppelgänger, o fato do Hurley ficar abalado emocionalmente quando via seu amigo imaginário "David"... seria mesmo "imaginário"?... Ou mesmo recentemente quando ele viu o Charlie na clínica de tratamento mental. Isso sem contar quando da morte do Eko, quando este vê seu irmão (que era padre e bondoso) se portar de uma forma totalmente oposta e inesperada. Ainda tem o fato do cão Vincent sempre ver o pai do Jack, os acontecimentos com o Walt e mais uma porção de fatos "estranhos" de visões dos losties.
Como eu disse no tópico de abertura é evidente que os roteiristas de Lost partiram do princípio deste fenômeno e o adaptaram à mitologia da Ilha. Mas
acredito que a origem do Lostzilla passa por essa lenda germânica sim.


_________________
BEN LINUX X THOMAS WINDOWS....[b]

Voltar ao Topo
mastipp está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
pedro1986
MensagemEnviada: Domingo Maio 25, 2008 23:32  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2006
Mensagens: 16
Tópicos: Nenhum
Localização: Porto Alegre - RS



Grupos: 
[ABC]
Muito, mas muito interessante Cool

Voltar ao Topo
pedro1986 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
cesarezambon
MensagemEnviada: Segunda Maio 26, 2008 09:55  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 40

Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Agosto de 2007
Mensagens: 295
Tópicos: 6
Localização: Campinas - SP



Grupos: Nenhum
Muito interessante mesmo. E você citou três interpretações ou três tipos de manifestações para o Doppelganger: prenúncio de morte, manipulação psicológica e uma espécie de "oráculo".

Em Lost já vimos o "monstro" agir sob esses três tipos de manifestação. Por exemplo, pra Shannon e Eko ele foi prenúncio de morte; pra Locke ele já foi manipulação e oráculo, pra Jack também etc. E lembre-se que o nome "oficial" do Lostzilla é Cerberus. E Cerberus era o cão de guarda de TRÊS CABEÇAS na mitologia grega. Considerando essa tríplice função do Lostzilla... o nome é bem adequado.


_________________
Truth begins in lies

Voltar ao Topo
cesarezambon está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
mastipp
MensagemEnviada: Segunda Maio 26, 2008 11:02  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 47

Registrado em: Terça-Feira, 21 de Março de 2006
Mensagens: 59
Tópicos: 6
Localização: São Paulo



Grupos: Nenhum
Cesarezambon: Sua análise foi certeira! Também acho o mesmo.

_________________
BEN LINUX X THOMAS WINDOWS....[b]

Voltar ao Topo
mastipp está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
João Lóqui
Banido atualmente
MensagemEnviada: Segunda Maio 26, 2008 17:33  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 30

Registrado em: Terça-Feira, 20 de Maio de 2008
Mensagens: 27
Tópicos: 11
Localização: brasil



Grupos: Nenhum
mas tipo assim esse dogenpalger é tipo uma fumaça também?

Voltar ao Topo
João Lóqui está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
rodrigo1603
MensagemEnviada: Terça Maio 27, 2008 20:20  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 45

Registrado em: Quinta-Feira, 29 de Março de 2007
Mensagens: 454
Tópicos: 5
Localização: RIO DE JANEIRO



Grupos: Nenhum
pessoal, doppelganger seria como uma antimatéria. Se uma pessoa encontrasse seu doppelganger, haveria uma espécie de wormhole ou buraco negro q aniquilaria os dois.

_________________
Aguardo explicações sobre a origem da Ilha, história da Dharma Initiative e civilização egipcia. Ainda acredito num Spin Off

Voltar ao Topo
rodrigo1603 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4631703021706285541
mastipp
MensagemEnviada: Terça Maio 27, 2008 21:22  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 47

Registrado em: Terça-Feira, 21 de Março de 2006
Mensagens: 59
Tópicos: 6
Localização: São Paulo



Grupos: Nenhum
Para rodrigo1603: Não é bem assim, relatos de várias pessoas que já viram seus respectivos Doppelgaenger, por isso inclusive o estímulo que vários cientístas tiveram para tentar racionalizar o fenômeno. Entre os mais famosos podemos citar Abraham Lincoln, Goethe e o mais famoso caso, o de uma professora chamada Emilie Sagée, esse caso foi divulgado na época pelo escritor inglês Robert Dale Owen , ocorre que em determinado dia em plena sala de aula, ela e os seus alunos viram a materialização do doppelgänger da professora pelos vidros da janela da sala. você pode ter mais detalhes dessas histórias no link que postei lá em cima e por toda a internet.
Parece história de fantasmas, que bem mais real.
Ver o seu próprio doppelgänger não mata por sí, mas certamente é um péssimo sinal. Shock


_________________
BEN LINUX X THOMAS WINDOWS....[b]

Voltar ao Topo
mastipp está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
jaiminhobaiano
MensagemEnviada: Sábado Novembro 29, 2008 19:58  |  Assunto: Minha experiência pessoal com o Doppelganger Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 31

Registrado em: Sábado, 29 de Novembro de 2008
Mensagens: 2
Tópicos: Nenhum
Localização: João Dourado, BA



Grupos: Nenhum
Tenho 15 anos e esse é meu primeiro dia no LostBrasil. Certa vez, sonhei que eu estava deitado (não me lembro em que) e eu mesmo (ou uma projeção astral tipo o Doppelganger), vinha tentar me estrangular, e eu olhava-me com olhos desejosos. Não conseguia falar quando "eu mesmo" se aproximava de mim... Acordei atordoado.
Não sei se já perceberam, mas a carta da Morte no Tarô tem como representação um Doppelganger, e no filme Le Orfanato, o tema é abordado, dizendo que cruzar com o seu Doppelganger é a garantia de uma boa morte. Quanto a Lost, acredito que possa realmente ter uma ligação, logo que Lost incorpora até mesmo a lenda brasileira do Mapinguari no roteiro com a definição do "Monstro". De qualquer forma, o último eepisódio que ví foi Theres no Place Like Home: Part 3. Ainda não ví a quinta temporada, mas estou ansioso para que chegue em DVD logo!!! Então, That's all!!! (Ahm, agora com os flash-fowards eu sinto falta do Sawyer e suas tiradas sarcásticas e da Juliet também). Até mais!!!


Voltar ao Topo
jaiminhobaiano está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
jaiminhobaiano
MensagemEnviada: Sábado Novembro 29, 2008 20:19  |  Assunto: Lembrando que... Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 31

Registrado em: Sábado, 29 de Novembro de 2008
Mensagens: 2
Tópicos: Nenhum
Localização: João Dourado, BA



Grupos: Nenhum
Talvez esquecí de informar 2 detalhes:
1 - Esse encontro com o Doppelganger foi em 2008
2 - Tempos depois sofri um acidente automobilístico
3 - agora percebo que se estou vivo, é porque a minha experiência com o Doppelganger (toquei ele no sonho, em legitima defesa) não indicou morte próxima. De qualquer forma não sei o que ele quis me dizer, mas foi uma representação cruel e assustadora de mim mesmo.


Voltar ao Topo
jaiminhobaiano está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
lred
MensagemEnviada: Sábado Novembro 29, 2008 22:09  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 30

Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Julho de 2006
Mensagens: 1.306
Tópicos: 63
Localização: Jundiaí - SP

Twitter: @lucasbenica

Grupos: 
[ABC]
[Globo]
Citação:
Ainda não ví a quinta temporada, mas estou ansioso para que chegue em DVD logo!!!


Ela ainda nem estreou na TV, vai sair em DVD em Novembro do ano que vem, mais ou menos.


Voltar ao Topo
lred está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Orkut Profile: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=13790956522076384057&rl=t
ultimate_insane
MensagemEnviada: Domingo Novembro 30, 2008 12:50  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 39

Registrado em: Segunda-Feira, 19 de Março de 2007
Mensagens: 741
Tópicos: 1
Localização: Campo Grande - MS



Grupos: Nenhum
lred escreveu:
Citação:
Ainda não ví a quinta temporada, mas estou ansioso para que chegue em DVD logo!!!


Ela ainda nem estreou na TV, vai sair em DVD em Novembro do ano que vem, mais ou menos.


Não exatamente Ired. A 4 temporada saiu com exclusividade para as locadores em maio ou junho desse ano. q saia 1 dvd por semana, sei lá.

Esse q sai em novembro é o oficial q vem com os extras e tudo mais. Mas pra quem aluga dvds ficou ótima essa iniciativa. Wink

flws


_________________
Xeque-mate, Mr.Eko. Laughing
higino escreveu:

Citação:
Podemos observar que as o círculo de cinzas meio que espanta o zé fumaça...
Laughing

Eu estou do lado negro da força e você? Cool

Voltar ao Topo
ultimate_insane está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
erosthiago
MensagemEnviada: Segunda Dezembro 01, 2008 09:45  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 44

Registrado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 496
Tópicos: 19
Localização: Algum lugar por ai ...



Grupos: Nenhum
Interessante estas informações.... se os roteiristas leram alguns livros para bolar a ideia mirabolante de desenvolver o seriado isso me parece fato... pelo menos um pouco de cada para montar sua propria historia... talvez esta seja a diferença para o tamanho sucesso......

Livros certos, personagens certos aplicados na hora certa... esta é a receita... creio eu .


_________________
This is not your island..... This is our island. And the only reason that your live here…Because we let you know.....

Voltar ao Topo
erosthiago está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Abelhoide
Avisos: 1
MensagemEnviada: Segunda Dezembro 01, 2008 10:06  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 44

Registrado em: Sexta-Feira, 25 de Abril de 2008
Mensagens: 130
Tópicos: 1
Localização: RS



Grupos: Nenhum
Sim eles pegaram um pouca de cada coisa, misturaram tudo e essa mistura ai virou LOST Laughing

Namaste Laughing


Voltar ao Topo
Abelhoide está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo Página 1 de 2

LostBrasil - Índice do Fórum » ABC | Teorias e Especulações » O fenômeno Doppelgänger e sua relação com o Lostzilla.
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida