Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » Off-Topic » Nova lei dos call centers vale a partir de hoje (01/12/08).

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 Nova lei dos call centers vale a partir de hoje (01/12/08). « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
jackelinediniz
MensagemEnviada: Segunda Dezembro 01, 2008 14:39  |  Assunto: Nova lei dos call centers vale a partir de hoje (01/12/08). Responder com Citação

Administrador
Administrador


Lost connecting people!!

Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 38

Registrado em: Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2006
Mensagens: 16.963
Tópicos: 3.701
Localização: Belo Horizonte / Governador Valadares - MG

Twitter: @jackelinediniz

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
[Os Outros]
Nova lei dos call centers vale a partir de hoje,


A partir desta segunda-feira (01), empresas que oferecem serviços públicos regulados por agências federais terão de se adequar às novas regras para os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Conheça as principais mudanças nas regras de SAC

Elas obrigam as empresas a atenderem os consumidores em até um minuto e facilitarem o cancelamento de serviços mais rapidamente. Além disso, a lei estabelece que as prestadoras de serviço não podem solicitar ao cliente que eles repitam a sua demanda aos atendentes, o que irá evitar aborrecimentos..

Você está satisfeito com o atendimento que recebeu hoje?

AS REGRAS SÃO PARA

Bancos
Cartões de crédito e outros serviços financeiros
Transporte aéreo
Empresas de telefonia móvel e fixa
Operadoras de TV por assinatura
Planos de saúde
Transportes terrestres
Companhias de água e energia

Fonte: DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor)

A decisão foi resultado do decreto nº 6.523, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 31 de julho. A comissão de orientação do decreto é composta pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), pelo Procon e por entidades civis de defesa do consumidor.

As empresas do setor de telefonia fixa e móvel, líder do ranking de reclamações do Procon, transporte aéreo e terrestre e TV por assinatura devem seguir a nova lei.

Não são obrigadas a atender às novas exigências as companhias que estão submetidas a leis estaduais, como os setores de água e gás; ou não estão sujeitas a nenhuma agência reguladora, como varejo, indústria de roupas e alimentos, além de cartões de crédito oferecidos por lojas de departamento.

"Provedores de Internet, por exemplo, não estão submetidos à lei, porque esse é um serviço de valor adicionado e, como tal, não é regulado pela Anatel [agência federal de telefonia]", explica Marcos Diegues, assessor jurídico do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Ele acredita que, com as novas regras, as reclamações vão diminuir muito..

Se as regras forem desrespeitadas, o consumidor deverá registrar reclamações na própria empresa, primeiramente, e, se isso não for suficiente, ele deve se dirigir a órgãos oficiais de defesa do consumidor, como Anatel e Procons.

REGRAS NÃO VALEM PARA

Gás (regulado pelo Estado)
Água (regulado pelo Estado)
Cartões que não estão ligados a entidades financeiras
Provedor de Internet
Fabricantes de roupas e alimentos
Concessionárias de veículos
Supermercados
Materiais de construção
Lojas de varejo


As empresas que descumprirem as normas estarão sujeitas a multas que podem ir de R$ 200 a R$ 3 milhões, conforme a gravidade do caso.

"Uma infração grave é, normalmente, relacionada a alguma figura penal; não fazer um recall, por exemplo, é grave porque é crime. Infrações leves estão relacionadas mais à falta de informações, desde que elas não causem danos ao patrimônio, à saúde ou à segurança do consumidor", explica Ricardo Morishita, diretor do DPDC.

Segundo ele, o governo deverá divulgar nesta segunda-feira, durante coletiva com o ministro da Justiça Tarso Genro, como as operadoras de serviço serão fiscalizadas.

Na última terça-feira (25), o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) informou que as empresas do setor de telefonia móvel, TV por assinatura e cartão de crédito do Estado ainda não estavam plenamente adaptadas (índice de 70% de conformidade em relação às novas regras).

Em relação ao assunto, a ABT (Associação Brasileira de Telesserviços) diz apenas, por meio de comunicado, que "as empresas estão caminhando para a devida adequação".

Por meio de sua assessoria de imprensa, o órgão informou que ainda havia muitas dúvidas sobre as regras que não foram esclarecidas pelo governo.


Veja vídeo do Evandro Zuliani, diretor do Procon SP http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2008/12/01/ult4213u583.jhtm

Veja o decreto nº 6.523/2008 http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6523.htm

01/12/2008 - 07h08
Fonte: Da Redação | UOL Tecnologia
______________

não vale para internet Doubt


_________________
_________

Uma nabucada é uma cheligada ao quadrado. PERIOD - By Giraia


- Lost has to go back! Has to go baack!
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
- Eu olhei bem dentro dos olhos desta ilha e o que eu vi... foi lindo!


Voltar ao Topo
jackelinediniz está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14049346040539834523
doug.manoel
MensagemEnviada: Segunda Dezembro 01, 2008 14:48  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores


Burn, motha' fucka'

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 38

Registrado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007
Mensagens: 4.839
Tópicos: 234
Localização: Guarulhos/SP

Twitter: @dougmanoel

Grupos: 
[ABC]
Bullshit.

Hoje mesmo liguei pra cancelar um cartão de crédito e cadê minha conversa com o atendente "impressa" no meu email?

A atendente me disse que só vale para SAC, onde você pode pedir informações. Evil or Very Mad


_________________
Tem sempre um babaca falando merda.
- Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09

Voltar ao Topo
doug.manoel está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9877924395890916844
Maggot#9
MensagemEnviada: Segunda Dezembro 01, 2008 14:49  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 47

Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Março de 2006
Mensagens: 1.540
Tópicos: 74
Localização: Maggotland



Grupos: 
[ABC]
Ótimo tópico pra quem não estava sabendo ainda das mudanças.
Como o que mais uso ainda é serviço de internet não mudou quase nada...
Mas é bom o pessoal de call center começar a se mexer Bad Grin
Quanto mais gente entender e conhecer os seus direitos fica melhor pra todos.


Voltar ao Topo
Maggot#9 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rafaelrss
MensagemEnviada: Segunda Dezembro 01, 2008 15:01  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores



Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 43

Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 5.436
Tópicos: 449
Localização: Salvador-BA



Grupos: Nenhum
Resumindo

continua a mesma putaria com a internet


_________________

Voltar ao Topo
rafaelrss está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
RVangelis
MensagemEnviada: Segunda Dezembro 01, 2008 15:11  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores


Onde estão com minha cabeça?

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 45

Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005
Mensagens: 6.082
Tópicos: 149
Localização: Fortaleza-CE

Twitter: @RVangelis

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
Teste mostra que empresas falham em cumprir regras para call centers
Regras que reduzem espera do consumidor ao telefone já estão em vigor.
Idec encontrou irregularidades em companhias aéreas e de telefonia.
Do G1, com informações do Jornal Hoje


Começaram a valer nesta segunda-feira (1º) as novas regras para os chamados call centers. Mas um teste do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostrou, porém, que as regras ainda não estão sendo adotadas na prática por algumas empresas.

O teste do Idec apontou mais de sete minutos de espera ao telefone. E a demora não foi o único problema. O menu eletrônico da companhia aérea também não oferece a opção de falar com um atendente. O mesmo ocorre em outra empresa aérea que ainda não se adaptou às normas. Numa empresa de telefonia, o atendimento demorou o dobro do tempo estabelecido.

O decreto que entrou hoje em vigor determina novas regras de atendimento para os call centers. O consumidor deve ser atendido em até 1 minuto. Reclamações, cancelamento e falar com o atendente são opções obrigatórias.

As reclamações devem ser resolvidas em 5 dias, e o cancelamento de serviços tem de ser imediato. É proibido exigir a repetição do problema, e o cliente não pode ser transferido para outro atendente. Além disso, o serviço deve estar disponível 24 horas por dia. E as ligações são obrigatoriamente gratuitas.

Multas

A nova regulamentação vale para empresas de telefonia, energia elétrica, televisão por assinatura, planos de saúde, aviação civil, empresas de ônibus, bancos e cartões de credito. A partir de hoje as empresas que não cumprem as regras serão autuadas. As multas variam de R$ 200 a R$ 3 milhões.

O diretor executivo do Procon explica como será feita fiscalização. “Apurando denúncias dos consumidores, indo ‘in loco’ aos call centers e finalmente fazendo testes pelos próprios fiscais, que ligarão para os serviços de atendimento ao consumidor e verificarão se tudo está conforme os termos do decreto”, explica Roberto Pfeiffer.

FONTE: G1


Voltar ao Topo
RVangelis está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Maggot#9
MensagemEnviada: Segunda Dezembro 01, 2008 15:14  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 47

Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Março de 2006
Mensagens: 1.540
Tópicos: 74
Localização: Maggotland



Grupos: 
[ABC]
rafaelrss escreveu:
Resumindo

continua a mesma putaria com a internet

Sim... tive a prova hoje mesmo... Brick wall


Voltar ao Topo
Maggot#9 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
pnascimento
MensagemEnviada: Segunda Dezembro 01, 2008 15:26  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 38

Registrado em: Quarta-Feira, 27 de Julho de 2005
Mensagens: 3.088
Tópicos: 97
Localização: Santos - Sp

Twitter: @peparra

Grupos: 
[AXN]
[Globo]
se a nova lei não está sendo cumprida, cabe ao consumidor procurar o PROCON, que justamente coibe essa prática dos "SAC".
E se as pessoas reclamarem eles podem fazer alguma coisa (multar), se as pessoas continuarem a reclamar para "ninguém" então nada acontecerá mesmo... Rolling Eyes


_________________
I´m a little bit like Olive Hoover: I do my own dance, no matter what people think....

Voltar ao Topo
pnascimento está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11766219780255023031
doug.manoel
MensagemEnviada: Segunda Dezembro 01, 2008 15:44  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores


Burn, motha' fucka'

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 38

Registrado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007
Mensagens: 4.839
Tópicos: 234
Localização: Guarulhos/SP

Twitter: @dougmanoel

Grupos: 
[ABC]
Liguei no PROCON duas vezes hoje.

tu-tu-tu-tu

Nem isso funciona.


_________________
Tem sempre um babaca falando merda.
- Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09

Voltar ao Topo
doug.manoel está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9877924395890916844
pnascimento
MensagemEnviada: Segunda Dezembro 01, 2008 15:59  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 38

Registrado em: Quarta-Feira, 27 de Julho de 2005
Mensagens: 3.088
Tópicos: 97
Localização: Santos - Sp

Twitter: @peparra

Grupos: 
[AXN]
[Globo]
Citação:

Liguei no PROCON duas vezes hoje.

tu-tu-tu-tu

Nem isso funciona.


Aqui em Santos funciona muito bem!
Estive no Procon semana passada para reclamar de outra prática abusiva, e eles me garantiram que iriam com a fiscalização na loja e se fosse o caso autuariam o estabelecimento.


O consumidor tem que fazer valer seus direitos. E ficar pensando que reclamar não vai dar em nada, também não adianta.

Vai ver que o telefone está ocupado justamente pq outras pessoas indignadas como você estão reclamando.. Wink


_________________
I´m a little bit like Olive Hoover: I do my own dance, no matter what people think....

Voltar ao Topo
pnascimento está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11766219780255023031
mstrey
MensagemEnviada: Segunda Dezembro 01, 2008 16:18  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 42

Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006
Mensagens: 67
Tópicos: 1
Localização: Novo Hamburgo - RS



Grupos: Nenhum
doug.manoel escreveu:
Liguei no PROCON duas vezes hoje.

tu-tu-tu-tu

Nem isso funciona.


pois é,
A lei do call center não vale pro PROCOM.
então tu não pode reclamar.


Voltar ao Topo
mstrey está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
IraiaG
MensagemEnviada: Segunda Dezembro 01, 2008 17:01  |  Assunto: Responder com Citação

Moderadora
Moderadora



Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 43

Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Abril de 2007
Mensagens: 4.004
Tópicos: 325
Localização: Porto Alegre - RS

Twitter: @IraiaG

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Os Outros]
, mas o serviço que não constará na lei é o provedor de acesso à internet né?

Me nego a acreditar que depois de todo esse alarde vou ter que continuar 40 minutos no telefone pra ser atendida toda vez que der um problema com a internet da Brasil Telepodre (o que acontece com uma freqüencia quase que inimaginável).

E mesmo assim é ridículo, porque a tendência é que as pessoas cada vez mais usem internet em detrimento de telefone ou até de TV por assinatura. E daí que não tem agência que regula? Cria uma aí! Não deve ser mais difícil do que tentar manter embaixo do tapete todas as maracutaias de gente que é paga pra trabalhar 2 dias por semana.


_________________


» Colabore com o LostBrasil
Ajude o maior portal sobre Lost da América Latina

Voltar ao Topo
IraiaG está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=8697523593853191424
PedroJungbluth
MensagemEnviada: Terça Dezembro 02, 2008 04:21  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 42

Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006
Mensagens: 4.625
Tópicos: 17
Localização: Curitiba Paraná

Twitter: @pedrojungbluth

Grupos: 
[ABC]
Infelizmente, mais uma lei que não foi pensada para ser cumprida. Ficamos votando em celebridade para deputado e depois temos que aguentar essa merda de falta de noção ao fazer uma lei.

A lei não previu tempo de adaptação nem punições mais severas para quem não cumprisse imediatamente. Fica essa história de "fiscalize-se", sem considerar que uma nova fiscalização tem um custo, uma demora, etc.

Nessas horas que eu lembro, país de merda. Vai descumprir uma lei num país decente, o que acontece? O dono da empresa já estaria na cadeia!
Vivemos no reino da impunidade.

Peguem os donos/CEOS das empresas que hoje ainda não estavam adaptados à nova lei, e botem na cadeia alguns dias, pra ver se o povo não se mexe. Aqui no Brasil as instituições não são sérias.


Voltar ao Topo
PedroJungbluth está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
rafaelrss
MensagemEnviada: Terça Dezembro 02, 2008 08:08  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores



Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 43

Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 5.436
Tópicos: 449
Localização: Salvador-BA



Grupos: Nenhum
Mais teve prazo de adaptação

foi dada 05 meses para eles se adptarem...mais eles sempre aposta no obvio que aqui é pais de leis de faz de conta


_________________

Voltar ao Topo
rafaelrss está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Vectorius
MensagemEnviada: Terça Dezembro 02, 2008 08:23  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 38

Registrado em: Sábado, 5 de Agosto de 2006
Mensagens: 185
Tópicos: 2
Localização: Foz do Iguaçu, PR



Grupos: Nenhum
resumindo, para os usuários de internet continua tudo na mesma sacanagem... parabéns brasil, país de tolos Applause

Voltar ao Topo
Vectorius está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1776617208814539191
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » Off-Topic » Nova lei dos call centers vale a partir de hoje (01/12/08).
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida