Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » ABC | Teorias e Especulações » Viagem no tempo X Livre Arbítrio

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 Viagem no tempo X Livre Arbítrio « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
leoff
MensagemEnviada: Domingo Dezembro 21, 2008 13:39  |  Assunto: Viagem no tempo X Livre Arbítrio Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 47

Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Abril de 2005
Mensagens: 671
Tópicos: 2
Localização: Rio de Janeiro



Grupos: Nenhum
Estava revendo Flashes Before Eyes e fiquei espantado com um detalhe que não havia percebido. Na cena em que a Sra. Hawking conversa com Desmond no parque, ela usa um broche no formato de um Ouroborus. Fãs da série MillenniuM certamente conhecem bem este símbolo que "contém as idéias de movimento, continuidade, autofecundação e, em consequência, eterno retorno".

Isso me fez articular uma teoria que já vinha ruminando há algum tempo. O debate Livre Arbítrio X Destino é um dos temas mais recorrentes em LOST. Até agora, o Destino tem ganhado de lavada, que tudo na série envolve algum tipo de predestinação. Mas quando entrará o Livre Arbítrio na trama?

Isso me fez lembrar da famosa série Duna, de Frank Herbert. Para resumir, os livros contam a história da família "messiânica" Atreides, cujos membros usam uma substância que os permite ver o futuro. Ou melhor, ver os diversos futuros possíveis e, assim, escolher e modificar os eventos futuros de acordo com seus interesses.

No quinto ou sexto livro da saga de Herbert há uma interessante discussão acerca disso. Na opinião de alguns personagens, esse dom dos Atreides era perigoso pois, ao se prever um futuro, essa pessoa condenava esse futuro a realizar-se. Em suma, uma só pessoa era capaz de remover todas as opções e variantes, acabar com o livre arbítrio.

E aí entra a viagem no tempo em LOST. Até onde sabemos, a Dharma afirmava querer "salvar o mundo" e a ilha era parte essencial disso. Como a 4a. temporada deixou claro, Viagens no Tempo são a principal temática da série. Acho que na 5a. temporada vamos começar a descobrir que a Dharma pretendia usar a viagem no tempo para atingir seus objetivos. Isso tanto envolvia ir até o passado e corrigir o que estava de errado quanto ir até o futuro e descobrir o que mudar no presente.

Mas nada saiu como planejado. Como já sabemos, não é possível mudar o passado. A Sra. Hawking ensinou isso a Desmond: não há paradoxos temporais. E quanto a mudar o futuro? entra minha comparação com Duna. O ato de viajar ao futuro é o equivalente em LOST aos Atreides preverem o futuro. Quando a Dharma mandou alguém ao futuro, condenou esse futuro a realizar-se. Ele não poderia mais ser mudado, pois implicaria num paradoxo temporal. E assim a Dharma se viu perdida, pois descobriu algum tipo de futuro que, por culpa dela própria, não poderia mais ser mudado.

O Ouroboros que a Sra. Hawking carrega representa o período de tempo marcado pelas viagens no tempo; do período mais no passado que alguém foi até um futuro que ainda não foi mostrado em LOST. Esse é um período fechado em si mesmo, que não pode ser alterado. Tudo comprimido ali dentro está fadado a acontecer. É o Destino.

Isso inclui, claro, o acidente do vôo 815 e os diferentes papéis que os sobreviventes têm quanto à ilha. Pensando assim, até eventos criticados por "forçarem barra" fazem sentido. Pense no seguinte: e se o vôo 815, originalmente, não tivesse sido derrubado em pleno ar por Desmond? E se alguém (Widmore, Ben) tivesse feito com que o avião pousasse na ilha? [Nota: isso até poderia explicar o porquê de Frank Lapidus, o piloto original do vôo, ter acabado conseguindo chegar à ilha; da mesma forma, o piloto Seth Norris morreu rapidamente porque ele não deveria estar ali.]

Por algum motivo, o futuro mudou. Lapidus deu lugar a Seth Norris; o avião não pousou em terra, foi derrubado em pleno ar. Os sobreviventes, porém, tinham seu destino escrito. A incrível sobrevivência deles foi uma manobra do destino, corrigindo os eventos de forma que cada um deles vivesse para cumprir seu papel.

Outro exemplo de correção do destino é Michael, também alvo de uma saraivada de críticas quando Meet Kevin Johnson foi exibido. Michael tinha seu papel a cumprir, e o dele era garantir a sobrevivência dos Oceanic 6, para que estes um dia pudessem voltar à ilha. Por isso, até cumprir seu papel, a ilha/Destino impediu que ele morresse.

Acho que LOST terminará com a realização de que não se poderá mais usar a ilha para viajar no tempo. Fazendo isso, o Destino dará lugar ao Livre Arbítrio e as pessoas serão capazes de fazer seu próprio futuro.


_________________
Quero dizer... na essência, o seriado é constantemente sobre a versus a Ciência. Muitas das coisas que acontecem estão nessa linha de discussão. Isso aconteceu naturalmente ou existe uma explicação lógica? E qual delas é a correta? Isso basicamente é Lost, e nós gostamos da ambigüidade dessas duas escolhas que fazemos porque permite que a audiência debata e participe das discussões sobre o seriado. (Carlton Cuse)

LOST - Mantenha a mente aberta

Voltar ao Topo
leoff está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
jackelinediniz
MensagemEnviada: Domingo Dezembro 21, 2008 14:33  |  Assunto: Responder com Citação

Administrador
Administrador


Lost connecting people!!

Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 38

Registrado em: Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2006
Mensagens: 16.963
Tópicos: 3.701
Localização: Belo Horizonte / Governador Valadares - MG

Twitter: @jackelinediniz

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
[Os Outros]
Citação:
O Ouroboros que a Sra. Hawking carrega representa o período de tempo marcado pelas viagens no tempo; do período mais no passado que alguém foi até um futuro que ainda não foi mostrado em LOST. Esse é um período fechado em si mesmo, que não pode ser alterado. Tudo comprimido ali dentro está fadado a acontecer. É o Destino.

Isso inclui, claro, o acidente do vôo 815 e os diferentes papéis que os sobreviventes têm quanto à ilha. Pensando assim, até eventos criticados por "forçarem barra" fazem sentido. Pense no seguinte: e se o vôo 815, originalmente, não tivesse sido derrubado em pleno ar por Desmond? E se alguém (Widmore, Ben) tivesse feito com que o avião pousasse na ilha? [Nota: isso até poderia explicar o porquê de Frank Lapidus, o piloto original do vôo, ter acabado conseguindo chegar à ilha; da mesma forma, o piloto Seth Norris morreu rapidamente porque ele não deveria estar ali.]

Por algum motivo, o futuro mudou. Lapidus deu lugar a Seth Norris; o avião não pousou em terra, foi derrubado em pleno ar. Os sobreviventes, porém, tinham seu destino escrito. A incrível sobrevivência deles foi uma manobra do destino, corrigindo os eventos de forma que cada um deles vivesse para cumprir seu papel.

Outro exemplo de correção do destino é Michael, também alvo de uma saraivada de críticas quando Meet Kevin Johnson foi exibido. Michael tinha seu papel a cumprir, e o dele era garantir a sobrevivência dos Oceanic 6, para que estes um dia pudessem voltar à ilha. Por isso, até cumprir seu papel, a ilha/Destino impediu que ele morresse.


Linda sua teroria.... Essa parte acima então se encaixa perfeitamente.

Mas pq a ilha não poderia mas viajar no tempo?
não poderia, ou alguém não queria mais usa-la para esses fins?
Eu sempre achei e acho que a ilha vai sempre viajar no tempo, ou se parasse, eles ficariam tipo preso no tempo de uma certa forma, volta ao passado, chega no presente e volta, como um ciclo vicioso. Sempre achei q Lost terminaria mais ou menos assim...

Eu comecei a gostar dessa ideia de destino por causa de Lost, antes eu não aceitava essa ideia, sempre preferi pensar que a vida é a gente que faz. De tanto ouvi o Locke falar... Do you think we crash on this place by coincidence? Exactally this place? It's Destiny.
Eu comecei a gostar da ideia.


_________________
_________

Uma nabucada é uma cheligada ao quadrado. PERIOD - By Giraia


- Lost has to go back! Has to go baack!
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
- Eu olhei bem dentro dos olhos desta ilha e o que eu vi... foi lindo!


Voltar ao Topo
jackelinediniz está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14049346040539834523
leoff
MensagemEnviada: Domingo Dezembro 21, 2008 19:34  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 47

Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Abril de 2005
Mensagens: 671
Tópicos: 2
Localização: Rio de Janeiro



Grupos: Nenhum
Citação:
Mas pq a ilha não poderia mas viajar no tempo?
não poderia, ou alguém não queria mais usa-la para esses fins?


Acho que alguém chegará à conclusão de que não se deve usar viagens no tempo. Como impediriam isso, não sei.


_________________
Quero dizer... na essência, o seriado é constantemente sobre a versus a Ciência. Muitas das coisas que acontecem estão nessa linha de discussão. Isso aconteceu naturalmente ou existe uma explicação lógica? E qual delas é a correta? Isso basicamente é Lost, e nós gostamos da ambigüidade dessas duas escolhas que fazemos porque permite que a audiência debata e participe das discussões sobre o seriado. (Carlton Cuse)

LOST - Mantenha a mente aberta

Voltar ao Topo
leoff está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ronan1212
MensagemEnviada: Quinta Janeiro 15, 2009 16:59  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 38

Registrado em: Domingo, 27 de Abril de 2008
Mensagens: 140
Tópicos: 4
Localização: Brasil



Grupos: 
[ABC]
[Globo]
Boa teoria!
Não conheço os livros e seriados que citou, mas se eles dão essas dicas, pode ser que Lost as tenha absorvido na trama.

A Dharma, acidentalmente, confundiu a história e agora, através de Ben e os outros, tentam desfazer os erros. Boa.

Também acho que já deu para notar as tais viagens no tempo, e a tentativa de Ben e os outros em corrigir/controlar as situações. A cada vez que a ilha se move, duplica os "nós" dos destinos, criando "as mesmas vidas em tempos diferentes" e impedindo que quem se moveu com ela, retorne para algum "passado ou futuro" com risco que do tal choque temporal de Desmond sofreu.


Voltar ao Topo
ronan1212 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » ABC | Teorias e Especulações » Viagem no tempo X Livre Arbítrio
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida