Um sistema que modula a transmissão de dados por fibra ótica deve aumentar a velocidade em 10 vezes até 2011.
Empresas do ramo já testam e investem no dinamismo da rede. A primeira a utilizar uma banda de 100 Gb por segundo de modo seguro foi a americana Ciena, que, no fim do ano passado, realizou um teste em uma distância de 80 quilômetros, junto ao Instituto de Tecnologia da Califórnia.
A empresa diz que a experiência de maior velocidade ajudará o preço dos bits por segundo se reduzirem – a expectativa é que eles custem cerca de três vezes menos do que hoje.
Nos dias atuais, a capacidade máxima de transmissão nas redes é de 10 Gigabytes por segundo, mas, de acordo com a expectativa de especialistas, a tendência de aumentar a velocidade 20% anualmente, pode se acentuar e chegar a 100 Gigabytes em três anos.
A velocidade deve chegar aos consumidores residenciais também, segundo perspectivas dos desenvolvedores da Ciena.
Assista abaixo a um vídeo demonstrativo da experiência da empresa com a conexão de 100 Gigabytes por segundo sob a perspectiva de seu vice-presidente de projetos especiais, Dimple Amin.
mas se aumenta a velocidade única, e reduz o preço por MB, então essa velocidade pode ser dividida em vários e reduzir o valor, não?
Não é uma questão de capacidade de velocidade, mas sim de custo.