Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » ABC | Teorias e Especulações » Teoria de Ouroboros

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 Teoria de Ouroboros « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
Aslam
MensagemEnviada: Sexta Abril 03, 2009 09:51  |  Assunto: Teoria de Ouroboros Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 55

Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Julho de 2005
Mensagens: 504
Tópicos: 17
Localização: Goiânia



Grupos: Nenhum
Teoria de Ouroboros



Ouroboros (ou oroboro ou ainda uróboro) é um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. É um símbolo para a eternidade. Está relacionado com a alquimia. É possível que o símbolo matemático de infinito tenha tido sua origem a partir desta imagem.

Segundo o “Dictionnaire des symboles” [1] o ouroboros simboliza o ciclo da evolução voltando-se sobre si mesmo. O símbolo contém as ideias de movimento, continuidade, autofecundação e, em consequência, eterno retorno.


Eu estou falando da temática por trás da simbologia do Ouroboros. Isso tudo de "ciclos infinitos", "universo autocontido em evolução e revolução" , "eterno retorno"...

Estou falando dessas monguices Nova-Era-Indianas-Espiritualistas que estão por trás do símbolo da cobra devorando a si mesmo.

Vamos pra os temas em Lost, pra ver o que eu quero dizer:


Arrow * Lost sempre foi uma série com componentes espirituais e científicos. Os números são entidades matemáticas (Ciência) mas ao mesmo tempo também tem um valor como entidade "do destino" (Fé) com o Hurley sendo a vítima da maldição deles .

O Ouroboros é algo assim. Uma cobra que come a si mesma representa tanto algo matemático-científico (noção do infinito e auto-contido) como também algo espiritual: A vida levando a morte com o ouroboros comendo seu próprio rabo para se alimentar e isso é o que acaba com ele no final.

Arrow * Lost também explorou essa questão da pessoa como sendo uma vítima e um algoz de si mesmo.

Sawyer sofreu por ter sido "ensinado a ser assim" pelo Sawyer verdadeiro, mas ao mesmo tempo ele virou ele mesmo um Sawyer, traindo e engando também... Jack e outros também. Ele não queria ser um líder, acabou virando um a contragosto. Ele é tanto uma vítima dos complexos que seu pai botou nele como também age ativamente pra continuar com eles.

O Ouroboros é tanto uma vítima, que tem o próprio rabo consumido - como um vilão: O próprio negócio é quem é responsável por tudo que acontece a si mesmo.

Arrow * Lost também sempre falou de ciclos e discutiu a significância por trás deles (Jung-camente falando). Quando o Desmond fica apertando o botão tanto existe o ciclo de apertar o negócio como uma procura por um significado daquilo.

A "autodestruição" do Ouroboros. Ele vai sumindo justamente pela vontade de crescer. O apertar e apertar do botão é tanto algo que dá sentido a vida do Desmond (por isso que ele estava lá) como tira o sentido da sua vida. Por só apertar o botão, ele não faz mais nada.

Com isso em mente, e com algus "eurekas" que foram no episódio 5.04, quando eu tive certeza que no final os esqueletos da 1a. temporada vão se provar como sendo algum casal na ilha, quase que com certeza Jack e Kate... E quando eu tive certeza que Lost está se fechando sobre si mesmo, com a Rousseau chegando na ilha como uma Lostie, e o Lostie Jin sendo como um Other para ela...

Estou achando cada vez mais que Lost vai acabar juntando todas essas temáticas bem como um Ouroboros, isto é, mantendo uma dicotomia entre o espiritual e científico, passando por esse elemento de "a vítima é ao mesmo tempo seu torturador", ciclicância da vida, "autofecundação" e as p*rras Nova Era que estão embutidas no símbolozinho.

***********************

Minha suposição é que vai ser desse jeito, para ficar mais clara a teoria e pra quem quer ir direto ao assunto e pular todo o intro metafísico acima:

***********************


No último, último episódio, a "subtrama do futuro" acaba com o casal (Jack e Kate, provavelmente) morrendo na ilha, depois de realizar sua missão de voltar para lá. Isso de um jeito que explicará as duas caveiras da 1a. temporada, com as pedras e tal.

Está resolvida a questão de Fé x Ciência assim: A ciência está na viagem no tempo dos corpos explicando vários enigmas da ilha. E a fé está no fato do amor dos dois tendo sido o responsável por tudo, no final das contas - o que fez com que a viagem no tempo fosse necessária.

Como foi na 3a. temporada. Com o botão científico sendo apertado pela fé no amor. Ciência e fé sendo as duas partes de um todo. E com o bônus da viagem no tempo ligando os primeiros episódios aos últimos.

A cobra come o próprio rabo, fechando todo o ciclo.



Na subtrama do presente os outros sobreviventes voltam para a ilha. Eles decidem ficar lá para defender tudo, depois de ver como o lugar é importante. O tema de vítima e ao mesmo tempo autor é finalizado e entrelaçado com o fatalismo da série (é o Ouroboros destruindo a si mesmo) com essa ironia de eles terem caído lá por acaso e ao mesmo tempo por isso "ter que acontecer", a ilha precisar ser defendida.

E o fechamento do tema de "ciclos infinitos" poderia até acontecer de um jeito bem interessante: Os Losties ficam na ilha defendendo ela e expulsam os Others (Ben, etc) ou Widmore. então é a vez desses Others ou Widmores voltarem, em um acidente de avião da Ajira Airlines.

O ciclo Lostie x Others se inverte com os Losties virando os Others (protegendo a ilha, etc) e os Others ou o povo do Widmore agora sendo Losties (perdidos lá, tentando compreender tudo o que está passando, etC)

Assim como isso já foi visto de uma maneira menor na aparição da Rousseau. Ela antes era uma "Other" (na primeira temporada), uma pessoa a ser temida e que conhece toda a ilha e agora vira uma Lostie (acabando de chegar, toda perdida e com seu grupinho) e o Jin ali que é um Other, sabendo 100x mais sobre a ilha que ela e provavelmente sendo todo misterioso e Otherânico nos episódios para frente (eu não posso explicar como parei aqui, você não iria acreditar... Mas eu sou um dos "good guys", você tem que fazer o que eu peço, etc, etc...)

Um círculo é fechado. O bem vira mal, o mal vira o bem.

O ouroboros é um círculo. Indica além do perpétuo retorno, desse final acima, a espiral da evolução, a morte e reconstrução.

Teoria do Rafael do Orkut http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=467672&tid=5300008218999181655

Achei interessante a teoria dele, ele postou isto quando saiu o quarto episodio deste temporada, agora com as inversões de Ben e Sayid, parece confirmar ainda mais.


Voltar ao Topo
Aslam está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
PedrØ RØcha
Avisos: 1
MensagemEnviada: Sexta Abril 03, 2009 12:32  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Quarta-Feira, 25 de Fevereiro de 2009
Mensagens: 134
Tópicos: 8
Localização: GUARULHOS



Grupos: Nenhum
interesante o tópico.. a aeromoça da Ajira tem um simbolo de eternidade em um broche dá uma olhada no site da Ajira.....
Seria interesante... o seguinte você chega numa ilha... tem um povo estranho achando que você é uma ameaça pra ilha...então eles tentam te matar mas você mata eles e fica na ilha aí eles veêm pra ilha e matam você e ficam defendendo a ilha pra quando você vir denovo pra matar eles e defender a ilha es er morto por eles


_________________
PEDRØ RØCHA
Wellcome back to Land of Living

Voltar ao Topo
PedrØ RØcha está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » ABC | Teorias e Especulações » Teoria de Ouroboros
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida