Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » ABC | Teorias e Especulações » Jacob e Balder

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 Jacob e Balder « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
olaalo
MensagemEnviada: Quarta Junho 17, 2009 23:32  |  Assunto: Jacob e Balder Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 32

Registrado em: Sábado, 29 de Abril de 2006
Mensagens: 101
Tópicos: 2
Localização: Lost in both time and space.



Grupos: 
[ABC]
galera! Blz!?

Esses dias, revendo o finale, eu reparei que a morte de Jacob lembra muito a morte de Balder, da mitologia nordica. Para quem não conhece a historia, aqui esta um trecho retirado da Wikipedia:

Citação:
Balder (Baldr no original, ou também Baldur, como costuma ser chamado) é uma divindade do panteão nórdico. Segundo algumas fontes, este deus seria filho de Odin e Frigga, segundo outras seria apenas um "protegido" destes. Era, em qualquer dos casos, uma divindade da justiça e da sabedoria, e embora não pertencesse ao núcleo de deuses superiores, Aesir, era-lhe permitida a permanência em Asgard.

Balder disseminou a boa vontade e a paz em todos os lugares que visitou, o que fez dele um dos deuses mais amados. Sua popularidade e bondade inata atraíram a ira de Loki, um filho de gigantes que tramava o mal. Um dia, Balder passou a ser atormentado por estranhos pesadelos, um sinal da morte iminente, e isso acabou perturbando todos os deuses. Depois de muitos problemas, Odin determinou o destino de Balder e tomou algumas precauções para evitá-lo, enviando Frigga com a missão de obter um juramento de todos os seres vivos e não vivos de que não iriam fazer mal a Balder. Porém, Loki se disfarçou de mulher e teve uma conversa com Frigga, descobrindo que uma pequena planta, o visco, não prestara o juramento, pois Frigga a julgara inofensiva a Balder por ser muito jovem.

Aconteceu, então, uma festa em que todos os deuses atiravam toda sorte de coisas em Balder, as quais sempre se desviavam de seu alvo. Havia um, porém, que não participava da brincadeira,Hodr (ou Hod), irmão cego de Balder. Loki, disfarçado, perguntou a Hod por que ele também não participava, e este respondeu que não sabia em que direção atirar. Aceitando a sugestão de Loki, Hod atira uma flecha feita de um ramo de visco no coração de Balder, que no mesmo instante cai morto.


Então, de acordo com a lenda, Balder, que era um deus bom, de sabedoria e justiça, não podia ser morto normalmente, porem Loki (deus do Caos, mestre na manipulação e nos disfarces!!) encontrou uma "brecha" (um LoopHole), e usou o irmão cego (!) de Balder para mata-lo.

Nesse caso Jacob se encaixaria como Balder, Anti-Jacob/Locke como Loki, e Ben seria esse irmão cego, que Ben estava louco por vingaça. Não faz sentido?

Mas em nenhum momento eu quero dizer que Jacob seja realmente Balder e etc, estou citando esse fato porque talvez os roteiristas tenham se inspirado nele para criar a morte de Jacob, visto que eles já se inspiraram em varias mitologias, como Grega, Egipcia, Biblica(?) e até mesmo Nordica, como no funeral de uma Other la da Terceira Temporada.

É isso, por favor deem suas opiniões sobre o assunto. Laughing


_________________
See you in another life, brotha! - Desmond

Don't tell me what I can't do! - Locke


Os índices deste borne foram deixados em um comentário por um de nossos leitores. Era lida boa bonita e figurado eu girá-la-ia em um borne assim que outro poderia vê-lo. - Cool

Voltar ao Topo
olaalo está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Yahoo Messenger
Gourmet Erótico
MensagemEnviada: Quinta Junho 18, 2009 06:04  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 53

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005
Mensagens: 2.537
Tópicos: 146
Localização: Secreta



Grupos: Nenhum
Ótima observação.

Existem diversos elementos que se repetem nas mitologias, de forma que os arquétipos ultrapassam essas fronteiras culturais.

Certamente a mitologia nórdica "veste" muito melhor esses elementos recentes de LOST do que a mitologia egípcia, que sempre me pareceu uma das mais toscas e mais exploradas nesse filão ridículo da "nova era".

Hehe, a situação sobre a estátua era tão ridícula que no fim das contas os produtores tiveram que explicar qual entidade era a estátua...


_________________
***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.

***
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
***
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin

Voltar ao Topo
Gourmet Erótico está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
mindingu
MensagemEnviada: Quinta Junho 18, 2009 09:47  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 171
Tópicos: 5
Localização: Praia Grande



Grupos: 
[ABC]
Gourmet Erótico escreveu:
Ótima observação.

Existem diversos elementos que se repetem nas mitologias, de forma que os arquétipos ultrapassam essas fronteiras culturais.

Certamente a mitologia nórdica "veste" muito melhor esses elementos recentes de LOST do que a mitologia egípcia, que sempre me pareceu uma das mais toscas e mais exploradas nesse filão ridículo da "nova era".

Hehe, a situação sobre a estátua era tão ridícula que no fim das contas os produtores tiveram que explicar qual entidade era a estátua...


Rolling Eyes
Sempre resmungando.. parece que você quer mais chamar a atenção reclamando do que postando algo decente.

O lance da mitologia nórdica cai bem porque foi como aconteceu, o Locke completamente cego por uma fé, acaba morrendo pro outro cara ir lá, assumir o corpo dele e matar Jacob, mas Lost é completamente voltado pra mitologia egipcia e vai terminar voltado pra ela.


Voltar ao Topo
mindingu está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
kakkau
MensagemEnviada: Quinta Junho 18, 2009 14:44  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 47

Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009
Mensagens: 260
Tópicos: 2
Localização: brasil



Grupos: Nenhum
Citação:

Nesse caso Jacob se encaixaria como Balder, Anti-Jacob/Locke como Loki, e Ben seria esse irmão cego, que Ben estava louco por vingaça. Não faz sentido?


Gostei da relação, mas para mim só não faz tanto sentido porque ainda não estou convencida da "bondade" de Jacob.
Vamos tentando...uma hora chegaremos perto ou, quem sabe, decifraremos a proposta de Lost.


Voltar ao Topo
kakkau está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » ABC | Teorias e Especulações » Jacob e Balder
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida