A Tmax Core, uma empresa sul coreana, anunciou o seu sistema operacional de nome Tmax Window 9, que é estranhamente parecido com o nome de outro sistema operacional.
Não só o nome é parecido com o do sistema operacional da Microsoft, como a Tmax também afirmou que o seu sistema é compatível com as aplicações Windows e que a interface não vai desorientar os usuários do sistema da companhia de Redmond. Numa demonstração, o sistema operacional coreano rodou o Internet Explorer e o MS Office e a Tmax até mesmo se parabenizou pela semelhança entre os dois sistemas durante a projeção dos seus slides (slides 35 e 36).
Sabendo que a Microsoft travou uma batalha judicial contra o nome Lindows, nós só podemos nos questionar sobre as praticas da Tmax que parece estar procurando por problemas.
A estratégia da Tmax é ainda mais curiosa, pois a editora do software anunciou que ela pretende comercializar o seu produto no mundo inteiro, com o objetivo de trazer uma grande soma em dinheiro para a Coréia do Sul e assim gerar milhares de empregos. A iniciativa é louvável, mas nós já podemos prever uma onda de processos por violação de propriedade intelectual em todos os países onde a Tmax pretende comercializar o seu produto.
O Tmax Window 9 não tem cara de ser um projeto ruim. O sistema também seria capaz de rodar aplicações UNIX, ele teria um sistema de gerenciamento de banco de dados e o seu tempo de boot seria exemplar. No entanto, como vocês podem ver pela imagem, sua grande semelhança com o Windows nos obriga a dizer que a sua vida no mercado deverá ser curta e muito difícil.
Fonte: Forumpcs _________________ Tem sempre um babaca falando merda. - Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
Mas...
se eu posso ter o original, por que iria querer uma cópia? _________________ Para 2010: "É preciso saber viver... toda pedra no caminho, você pode retirar..."
(Titãs)
Talvez seja uma jogada de markenting para conseguir ascensão na mídia e depois trocar o nome. Iria diminuir consideravelmente os custos de divulgação, inicial, e conseqüentemente alcançar muito mais as massas, afinal, seria noticia de diversos jornais.
Sei lá, é muita viajem, mas não acredito que nego daria ponto sem nó depois de uma história já ter sido contada!
Talvez seja uma jogada de markenting para conseguir ascensão na mídia e depois trocar o nome. Iria diminuir consideravelmente os custos de divulgação, inicial, e conseqüentemente alcançar muito mais as massas, afinal, seria noticia de diversos jornais.
[2]
Mas ninguém supera o Windows. É como a tentativa do Bing de superar o Google. Todos já estão estabilizados com o Google, e a maioria não vai "mudar" a cada trocinho novo que aparecer, principalmente tratando-se de um sistema operacional. Fazemos o que é cômodo.