Publicidade
Apriori Cucina

LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos

Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.

Colabore

Saldo atual:40%

Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Usuário:

Senha:

Lembrar senha

Esqueci-me da senha

Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!

LostBrasil - Índice do Fórum  » ABC | Teorias e Especulações » Lost e a releitura do novo testamento

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 Lost e a releitura do novo testamento « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
aleazeredo
MensagemEnviada: Terça Maio 25, 2010 09:32  |  Assunto: Lost e a releitura do novo testamento Responder com Citação

Tópicos: 2

Grupos: Nenhum
Muitos se negam a aceitar algumas questões abordadas pela série pq sempre a assistiram enxergando os mistérios e o lado científico.
Sim, eu Também sempre assisti a série assim e quando vi o final em que todos estão mortos, fiquei frustrado.
Pensei: "contaram um história e como não havia um final, mataram todos."
A verdade é que os produtores se perderam com o tempo e no esforço em manter a audiência foram criando centans de perguntas e mistérios sem respostas. Talvez, agora eles tentem amarrar em livros algumas pontas deixadas soltas.
Mas creio que quem ainda acha que os mistérios todos estavam interligados vai se decepcionar tanto quanto os que já se decepcionaram até agora.

Mas, para terminar a série, tentaram inserir um sentido trazido de algumas pontas soltas durante as cinco temporadas. Sabemos que de certa forma eles abordaram questões do cristianismo e o fim da série evidencia que é esta a forma que eles escolheram para dizer que havia um sentido na série. Porque se terminassem sem dizer que havia um sentido, nunca mais produziriam nada para a televisão.
Sei que muitos não gostam desse lado. Mas a verdade é esta, eles se perderam em manter a audiência, inventaram de ursos polares a escotilhas e viagens no tempo e no fim, tentaram usar simbolismos cristãos somente parar dizer que havia um sentido em Lost.

Mas vamos lá (estou no trabalho e sem tempo parar abordar tudo e fazer um texto bom):
A ilha era algo semelhante ao paraíso criado por Deus no genesis, em que havia a árvore da vida (não necessariamente uma árvore, mas a luz da vida, aquilo que leva o homem ao eterno).
A luz, seria tudo o que remete a "bom" (e muitos odiavam a dicotomia bom x mal, mas a verdade é que a série nunca negou isto)
Temos passagens do novo testamento em que Jesus afirma que muitos tentaram se apoderar do reino de Deus pela força, mas que agora poderiam entrar no reino de Deus pela fé.
Sabemos que muitos tentaram se apoderar da ilha pela força, pq acreditavam que havia algo especial, nela. Mesmo sem saber que a ilha guardava a luz. E que a série tratou da fé muitas vezes.
Jack se coloca no papel do homem que se sacrifica para que os outros obtenham a "vida". (o que Jesus fez)
A mesma luz que havia na ilha, brilha no fim da série. Quando as pessoas podem enfim ir a ela, não pela força, mas por aceitar aquilo que erraram e superar suas próprias "fortalezas" mentais.
Eles fizeram, de certa forma, uma releitura do cristianismo com lost.
Não se pode virar "bom" pela força, não se pode atingir Deus pela força. Jesus afirma ser a luz do mundo e que só se pode chegar ao Pai através Dele.
É necessário abrir mão de tudo o que te prende ao que é "ruim" para atingir a "luz". E foi isso que os personagens da ilha fizeram.
Por fim, Jesus diz que os tesouros do Reino dos Céus não corroem e a biblia nos mostra que esses tesouros são os nossos relacionamentos firmados em verdade na terra.
No fim de Lost, todos se encontram e podem desfrutar, enfim, do tesouro que juntaram na "ilha". O amor de uns pelos outros.

Dizem que a série era sobre personagens, outros que era sobre mistérios.
A verdade é que a série era sobre dinheiro no bolso de algumas pessoas, e tudo o que era necessário para validar isso, foi feito.
Mistérios, pessoas. Lost não é uma obra de arte genial, era uma série bem produzida. E no fim, eles só escolheram por uma explicação "religiosa" pq era o meio que encontraram para dizer que não enganaram as pessoas por 6 anos.

aleazeredo está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
lady of moon
MensagemEnviada: Terça Maio 25, 2010 12:36  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 3

Grupos: 
[ABC]
Lost pode ser lido baseado em todas as religiões que possuem mitologia. Isso, porque, todas as religiões falam sobre a mesma coisa, cada uma de sua forma, exatamente porque cada pessoa terá sua afinidade para compreender melhor certas questões que estão além da esfera totalmente racional.

Lost sempre iria ter uma explicação religiosa, era uma das essências da série.
O problema foi em esquecer das explicações científicas também, e manter, assim, um equilíbrio entre racionalismo e sensibilidade, que é mais ou menos a como as pessoas gostam de compreender as coisas.

A série não era SÓ sobre dinheiro no bolso da ABC, o elemento comercial é presente em qualquer coisa que seja para o público em geral.

Na sua opinião, LOST é cristianismo. Na minha, ela é mais para espírita teosofista.

lady of moon está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
aleazeredo
MensagemEnviada: Terça Maio 25, 2010 13:32  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 2

Grupos: Nenhum
Me desculpa se te ofendi, a idéia não era entrar em discussão religiosa e sim evidenciar o que a própria série nos trouxe com referências bíblicas.
Claro que é questão de interpretação. E como eu disse, eles tinham muitos caminhos a escolher para definir o final, mas optaram pelo religioso, não que esta tenha sido a intenção da série durante todo o tempo. Na minha opinião, foi só a forma que encontraram para dizer que havia um sentido na trama.

Sim, Lost buscou referências desde a mitologia egípcia até a fisica quântica. Mas para mim a enormidade de questões que eles abordaram buscava um só fim: manter a audiência.

Por isso que na minha opinião buscar explicações e anelar tudo o que foi passado é besteira.

E atribuir a Lost a grandiosidade que você tem atribuido pra mim é engrandecer demais um apunhado de idéias que já existiam e foram apenas agrupadas para trazer mais envolvimento dos espectadores à trama.

A grande questão filosófica de lost não existe...

aleazeredo está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
lady of moon
MensagemEnviada: Terça Maio 25, 2010 21:21  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 3

Grupos: 
[ABC]
Imagina se me ofendeu! Estamos debatendo aqui!

Mas Lost tem questão filosófica sim. Pensar sobre a vida e a morte, suas ações e consequências, é o que?

lady of moon está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  

Anuncie no
LostBrasil

Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » ABC | Teorias e Especulações » Lost e a releitura do novo testamento
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida