Sinopse: O documentário segue o imigrante francês Thierry Guetta, radicado em Los Angeles, que filmava o trabalho dos grafiteiros na rua, até conhecer o artista britânico Bansky. Este, por sua vez, transformou Guetta, um excêntrico dono de loja, no protagonista da história.
Data de estréia: 31/12/2010
Estúdio: Paranoid Pictures
Diretor: Banksy
Roteirista: Banksy
Elenco: Banksy, Shepard Fairey, Thierry Guetta, Rhys Ifans, Space Invader, Jay Leno, Joshua Levine
Gênero: Documentário, Comédia
Banksy revelará sua identidade ou ficará de fora do Oscar?
Graças ao artista gráfico Banksy, o prêmio de Melhor Documentário se tornou um dos mais esperados da 83ª edição do Oscar, que será realizada no próximo domingo.
Banksy mantém identidade secreta desde o início de sua carreira, o que levantou uma série de questões assim que Exit Through the Gift Shop, dirigido por ele, foi indicado ao troféu: Ele comparecerá à cerimônia? Existe alguma surpresa planejada? A organização do evento o deixará entrar usando um disfarce? Segundo informações divulgadas pela Entertainment Weekly nas últimas semanas, a intenção de Banksy era adotar a última opção. Por isso, ele solicitou à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas uma autorização para ir ao Teatro Kodak usando a máscara de macaco que o mantém incógnito desde... sempre.
Os organizadores do evento, contudo, negaram o pedido. De acordo com o The Wrap, o receio era de que, se o filme de Banksy vencesse, cinco indivíduos com máscaras de macaco subissem ao palco e alegassem ser o diretor - nesse caso, para quem o troféu seria entregue? Temendo uma onda de "penetras e imitadores" tanto no tapete vermelho quanto no interior do teatro, a Academia determinou que o produtor Jamie D`Cruz deverá receber o prêmio em caso de vitória de Exit Through the Gift Shop.
O que torna a situação ainda pior é a constatação de que o filme de Banksy aparece como franco favorito ao troféu, após vencer o prêmio do Sindicato dos Editores dos EUA (ACE, na sigla em inglês) no fim de semana passado - nos últimos cinco anos, apenas um documentário vencedor do Eddie (como o prêmio é conhecido) não levou o Oscar para casa. Assim, caso a organização efetivamente impeça o artista de participar da festa, a premiação da Academia estará perdendo uma grande oportunidade de fugir de sua tradicional monotonia.
A censura a Banksy, no entanto, não se restringe ao palco do Teatro Kodak. Segundo o /Film, as obras que o artista produziu nas últimas semansa em Los Angeles, local da cerimônia, estão sendo destruídas, como você pode ver nas imagens abaixo (clique para ampliá-las):
O outdoor em que Mickey aparece embriagado e Minnie está fumando foi retirado pela companhia detentora do espaço, e as ilustrações serão expostas em Las Vegas . A imagem de Charlie Brown e seu regador, por sua vez, foi removida da parede e está sendo vendida por mais de oito mil dólares no site de leilões eBay - sem lucros para o autor.
Aparentmente, a vida de um anônimo não é tão fácil quanto parece. Banksy que o diga.