Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Grupos: Nenhum
belps, acho que é hora de superarmos essa hipersensibilidade e o excesso de formalismos. Um fórum não é um culto religioso ou uma aula acadêmica. É justo que o tom aqui seja despojado e espontâneo, como um grupo de pessoas numa roda de bate-papo.
Acho que todos temos direito ao bom uso da ironia e do cinismo. Ao menos é isso que se espera quando o contexto autoriza.
Não há ataques pessoais a ninguém. O que se critica é a série e os argumentos vazios. O caso específico do Dude é algo a se avalir mais cuidadosamente: ele atacou diretamente o jornalista responsável pela matéria, sugerindo que ele pratica um jornalismo "preguiçoso" em contrapartida ao "questionamento inteligente".
O Davi escreve bem e escolheu cuidadosamente as palavras, com o intuito de afrontar não somente o jornal, mas também o jornalistas e os críticos de LOST. Evidentemente um sujeito que escreve nestes termos também tem que estar preparado para ser refutado e também para receber críticas semelhantes.
Os argumentos dos defensores irrestritos da série são poucos. Uma das frases repetidas à exaustão é o manjado "senão gosta mais de Lost, não assista!".
Essa frase equivale ao tradicional "föda-se". É uma tentativa de depurar o público de LOST pela exclusão dos críticos e de buscar uma unanimidade. Apenas invoco Nelson Rodrigues para revelar a tolice dessa idéia. As unanimidades são burras. O diálogo e a contraposição de idéias é fundamental.
A verdade é que os pontos explorados aqui são capazes de fazer a série ruir e de expor a total inconsistência dos roteiros. Não costumo criticar as bases do universo de LOST em que aviões caem e dezenas de pessoas sobrevivem, em que um aleijado se cura milagrosamente e por aí vai. Esse é o fundamento de LOST e supõe-se que a série tem que ser fiel aos seus cânones, às regras preestabelecidas.
Só que LOST é uma série que vem sendo reescrita constantemente. São idéias abandonadas, novos personagens surgindo para absolutamente nada, mistérios novos respondidos de forma banal apenas para ocultar os mistérios antigos sem respostas.
Optamos por chamar esses recursos explorados à exuastão de Katchangas, em homenagem à piada já mencionada neste tópico
E o Doutor Fantástico observou com muita sabedoria que os produtores de LOST fizeram escola. Surgiu toda uma matilha de seguidores da katchanga way of life.
Não é possível que haja boa fé em alguém que tente se evadir de observações pertinentes com respostas vagas e redundantes.
Eis um grande exemplo, também destacado pelo Doutor Fantástico:
Citação:
Por que as grávidas morrem na ilha?
Mais óbvio que em decorrência de complicações na gestação impossível.
De fato a questão de "Por que as grávidas morrem na ilha?" é uma indagação válida, que nunca foi explicada pelos produtores, e desmerecedora de uma resposta como essa. Os jornalistas têm razão em fazer tais indagações. Para achar que eles praticam um jornalismo preguiçoso, com um argumento como esse, é preciso ser muito arrogante ou recusar a possibilidade de estar errado.
Muita gente dedicou tanto tempo da própria vida para LOST, pesquisando e analisando cada falsa pista que hoje se recusa a estar estar equivocado. Tem gente de 16 anos dizendo que esta é a melhor série que já viu. No fim das contas é preferível se apegar a argumentos bizarros e autoritários para censurar as opiniões diferentes.
De fato ocorreu uma polarização de opiniões nesta última temporada. Mas se dependesse dos fãs radicais, os críticos estariam censurados ou exterminados. Não é preciso muita coisa para se chegar a esse resultado, basta a superioridade numérica e a imposição de uma idéia.
Isso me lembra outro texto de Nelson Rodrigues, que me parece perfeitamente aplicável ao momento:
Citação:
"Até o século XIX o idiota era apenas o idiota e como tal se comportava. E o primeiro a saber-se idiota era o próprio idiota. Não tinha ilusões. Julgando-se um inepto nato e hereditário, jamais se atreveu a mover uma palha, ou tirar um cadeira do lugar. Em 50, 100 ou 200 mil anos, nunca um idiota ousou questionar os valores da vida. Simplesmente, não pensava. Os "melhores" pensavam por ele, sentiam por ele, decidiam por ele. Estes descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica. E, então, aquele sujeito que, há 500 mil anos, limitava-se a babar na gravata, passou a existir socialmente, economicamente, politicamente, culturalmente etc. houve, em toda parte, a explosão triunfal dos idiotas. Outrora, os melhores pensavam pelos idiotas; hoje, os idiotas pensam pelos melhores. Criou-se uma situação realmente trágica: — ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina."
_________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
Bem, eu fiz uma crítica no blog, ele publiou e até respondeu. Falei sobre ele ter errrado na questão semântica entre alternativa e paralela, e ele respondeu que era óbvio que isso não teria sido respondido ainda. Ou seja, mais uma vez fugiu do assunto.
Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2007 Mensagens: 158 Tópicos: 12 Localização: Sao Paulo
Gourmet Erótico escreveu:
...Eis um grande exemplo, também destacado pelo Doutor Fantástico:
Citação:
Por que as grávidas morrem na ilha?
Mais óbvio que em decorrência de complicações na gestação impossível.
De fato a questão de "Por que as grávidas morrem na ilha?" é uma indagação válida, que nunca foi explicada pelos produtores, e desmerecedora de uma resposta como essa ...
não segue um explicacao, mas é interessante notar como os producers são ironicos: A Juliet foi levada a Ilha justamente para resolver o "problema das gravidas". Ironicamente parece que o ultimo bebe a nascer na Ilha (o Ethan) ocorreu em suas maos. Ironia (sutil ou explicita) é outra marca registrada de Lost. Me parece que em Lost muitas vezes a ironia supera a katchanga (possivel dialogo entre os producers: eu sei, eu sei que isso é uma katchangada, mas veja que grande ironia vamos criar). Muitos não gostam de ironia, mas ... muitos gostam.
Gourmet Erótico escreveu:
Isso me lembra outro texto de Nelson Rodrigues, que me parece perfeitamente aplicável ao momento:
Citação:
"Até o século XIX o idiota era apenas o idiota e como tal se comportava...."
hehe, porem "A vida do idiota é atribulada e cheia de imprevistos".
Registrado em: Quarta-Feira, 9 de Maio de 2007 Mensagens: 395 Tópicos: 28 Localização: Parana
Citação:
Ironia (sutil ou explicita) é outra marca registrada de Lost.
Dessa vez foi o Jack quem pulou fora (do barco)..e dessa vez é Jack quem esta com Locke..
"Dude, You Are Wrong" ou algo do tipo..legal essa sugestao para o blog..li alguma pagina ai atras..
Bom..tem que levar em conta que os jornalistas da Folha recebem para fazer aquilo..o Davi e a Juliana não (?) ...de quem deve se exigir profissionalismo?..mas talvez a materia da Folha estivesse voltada para o publico do AXN ou da globo..vai saber;
Essa polemica me lembra uma que vi esses meses atras: alguém ai assiste os Lost recaps do Seanie B no youtube? são bem simples..mas legais, bem divertidos e otimamente (inventei uma palavra) editados. Ele fez milhos de telespectadores no mundo todo (sem exagero)...que toda semana precisamente no domingo ficam ansiosos por um novo recap..Um dia..ano passado acho..durante a 4 para 5 temporada..por ai..ele parou de postar. Houve intensa especulaçao do seu paradeiro pela internet a fora. Até videos em homenagem..pedindo a volta dele..perguntas no yahoo ..'o que houve com o Seani B???"..etc; paralelamente a isso..haviam acusaçoes de 'fraude'..'falsidade'... 'imitaçao'..
Acharam ate que ele tinha morrido. Ficou metade da 4 e a 5 temporada inteira sem postar um unico video; Voltou agora na sexta e mantem o fiel publico aceso durante os domingos...publico esse que provavelmente nunca soube o que aconteceu..ou se soube..deu outra chance aos recaps, porque eram bons mesmo;
Como eu soube disso? eu comecei a assistir os recaps dele agora..nessa sexta temporada..e achei interessante..especialmente a parte em que ele comenta os misterios e formula teorias..Achei estranho estar faltando o recap de praticamente toda a 4 temporada e toda a 5..porque procurei algo sobre o pessoal daquela canoa que atira na outra canoa do pessoal (5 temporada) etc; dei uma procurada no google..e rapidamente descobri o que havia acontecido;
O misterio era que ele havia travado uma batalha.. acho que até judicial..com blogueiros que alegavam que ele havia roubado conteudo do seus blogs e lido palavra por palavra em seus videos..fazendo parecer que era de sua autoria. Obvio, os autores não gostaram. Uma anti-campanha foi orquestrada..inclusive com adesao do tal DarkUfo, Fuselagem.. e outros blogs de destaque que fazem a cobertura de Lost.. textos, mensagens de e-mail, videos..acusando o Seani B de ser uma fraude...e de ter faltado com honestidade com seu publico.
Seani B jamais deu uma palavra sobre o assunto, em seus videos. Nem um pedido de desculpas.
Mas pelo diario em um desses blogs (sim, fizeram até isso) ..e-mails trocados dao conta de que ele reconheceu que havia copiado algum conteudo em pelo menos uns 3 videos..mas que nem conhecia ou tinha ouvido falar dos autores dos blogs e dos proprios blogs (ai é sacanagem ne..r)..e que aceitaria reeditar os conteudos dos respectivos videos e futuramente dar os devidos creditos ao conteudo retirado de outros blogs e sites sobre o assunto..ele so queria 'acabar logo com isso'. Chegaram até fechar a conta original dele no Youtube por "violaçao' de ..sei la..conteudo (?) o que particularmente achei um absurdo ..porque não sei se é possivel 'patentear' opnioes ou criticas..mas sei la, ne;
enfim, apos varios semanas ..reconhecida a 'fraude'..ele decidiu dar um tempo..parou de postar até 'a poeira baixar'; ..o que isso tem haver? nada .talvez.. achei interessante comentar essa epopeia : ) ..para comparar..e tal..e tirar as proprias conclusoes e significados..e resolver eventuais misterios..r
para mim, a moral é: tudo.....por mais banal que seja...repercute hoje em dia;
Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Março de 2009 Mensagens: 259 Tópicos: 2 Localização: Brasil
Mr. Phatherpharnel,
Dinheiro não é tudo na vida, até por isso mesmo é questionável que ( não só) essas pessoas tenham tamanho empenho em se promover, principalmente depois da confirmação do Método Katchanga como paradigma de Lost.
Embora eu perceba que você está passando ao largo da questão sobre intolerância e a sua influência sobre o modo de compreender a série, especialmente quando um veículo é muito influênte, não acho que essa galera precise de nossa piedade, afinal o mútuo é verdadeiro e se eles podem linchar a Folha e sacanear os usurários do orkut, nada mais justo que comentemos isso.
O esforço deles em juntar material sobre Lost é tão justo e digno quanto qualquer outro, isso não se questiona, o que se questiona ( evidentemente) é a atitude negativa, não só com o modo de lidar com o desenrolar da trama, mas principalmente com as outras pessoas.
Novamente vamos recair na questão da péssima influência que isso causa, mas nem vou me dar ao trabalho de enumerar, porque isso já foi feito.
O fato é que se formos enumerar e exemplificar esse tipo de influência DIRETA, teriamos que passar todo o dia aqui exclusivamente para fazer isso.
Talvez não tenha ficado claro, mas muitas pessoas aqui defendem a serie ao seu modo, criticando as katchangas e tudo, mas com a esperança de que isso tenha um final digno, então NOVAMENTE vou dizer que é contra a polarização de opinião que expersso minha insatisfação contra QUAISQUER sub-katchangueiros, por razões evidentes.
Então, profissionalismo ou precedentes não são o caso, porque estamos falando de uma situação muito específica no qual conhecemos muito bem para sabermos diferenciar e esperar por mudanças no mínino, razoáveis.
A hora é agora e o momento e já, espero que QUAISQUER sub-katchangueiros tenham o mínimo de autocritica e bom senso ao lerem nossas críticas, que por ácidas e "destrutivas" que pareçam ser, são um chamado para pensarmos todas as relações que Lost construiu nesses seis anos.
E se alguém realmente quisesse detonar com outras pessoas, tenho certeza que exemplos e motivos não faltariam, alguns até bem notórios, mas não é o caso.
Porém, voltando à questão de ganhar algo com Lost, eu sei que apesar de lendas e desmentidos, muitos blogs afirmam ganhar uns trocados com anúncios e merchandising, o que nos dá um caso a se pensar... _________________ Senhores, vocês não podem brigar aqui!
Registrado em: Sexta-Feira, 12 de Março de 2010 Mensagens: 18 Tópicos: Nenhum Localização: Goiânia
Bem amigos, peço vênia para transcrever um e-mail meu que enviei ao Carlos Alexandre Monteiro, do LostinLost, em resposta aos comentários que ele tece contra os críticos da série, em que eu exponho as incoerências e katchangadas da série:
Carlos Alexandre Monteiro, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo seu excelente trabalho todos estes anos a fio, com seus textos brilhantes e todas as teorias que você sempre bem elaborou.
Confesso que eu admiro tanto seu trabalho que teve oportunidades que fiquei mais gratificado e recompensado lendo seus posts e os podcasts que o próprio episódio da série em si!!!
Fui atrás de todos os seus podcasts que já haviam sido apagados do servidor, e possuo TODOS aqui no meu HD, inclusive os vídeos de streaming!
Feitas estas considerações, passo a expor o seguinte:
O problema da série não se resume a ausência de respostas... A grande questão é a falta de respeito às premissas estabelecidas inicialmente, e a falta de lógica e coerência no desenvolvimento da estória.
Você resume bem a questão quando afirma que o que importa é a jornada, e não o destino.
Pois bem, em que pese suas considerações, a jornada não está sendo prazerosa.
Note-se alguns exemplos pertinentes. Na tentativa de enrolar a série, nós nos deparamos com pérolas como Jack perdendo tempo com um tomate metafórico, com uma afasia da Sun sem propósito nenhum, e sua reação de falar em INGLÊS (eles não são coreanos?) quando reencontra seu marido... Sabe, eu, como brasileiro, se eu reencontrasse minha esposa perdida há 3 anos, minha primeira reação seria falar em português com ela, mesmo dominando outra língua... Isto, aliado ao canastrão do Lapidus falando: “Olha quem voltou a falar!!!”. Depois, ainda temos uma cena “impactante” dos dois irmãos se reencontrando (Jack e Claire), sem qualquer esboço de sentimento, seja de amor ou raiva...
Pra não falar que estou jogando críticas descabidas ao sabor do vento, vou apontar uma incoerência imperdoável no desenvolvimento da trama:
Nas viagens do tempo, sabemos que Ben não se lembra dos losties, posto que ele teve a memória “apagada” no Templo quando ele foi “curado”. Mas e o Richard??? E O RICHARD!!!
Ele presenciou tudo!!! Então, na 1º, 2º e 3º temporadas ele conhecia todos aqueles personagens??? Mas isso é incoerente com a atitude dos Outros, e do próprio Richard no trato com os losties....
ALIÁS, QUE CANDIDATOS SÃO ESTES QUE DEVEM SER PROTEGIDOS A TODO CUSTO, E QUE OS OUTROS FIZERAM DE TUDO PARA QUASE OS ANIQUILAREM... (só não morreram porque a ilha não quis, já que tentaram matar eles de tudo que é forma.... Ethan, Pickett, Mr. Friendly atirando no Sawyer (um candidato!!!), flechadas de fogo....)
Por fim, a “desconstrução” dos personagens... Ben virou um figurante (e não consigo vislumbrar que alguma atitude nestes derradeiros episódios resgate a importância dele na trama); Richard, que virou um coitado; Sayid zumbi....
E a Ilana??? Afinal, pra que deram toda a importância à esta personagem, se ela se tratava de uma mera “redshirt”, descartável, que tinha um treinamento com armas e explosivos e não sabe nem descer delicadamente uma sacola de dinamites velhas e instáveis...
E o monte de personagens inúteis das últimas temporadas, que apareceram do nada, e, também sumiram sem fazer qualquer sentido para a trama??? Cesar, Dogen, Bram...
Além das incoerências, as respostas dadas seguem o padrão : “porque sim”, “porque Jacob quis”, etc... Sendo assim, daí realmente eu preferia que ficasse em aberto.
O sentimento é de vergonha alheia. Veja-se, por exemplo, a resposta dos sussurros... O problema não é a resposta em si, mas a forma como foi dada... Hurley, do nada, vira e fala: “Ei, eu sei que mer@@ é esta... São espíritos aprisionados!!!”.
A resposta em si nós até imaginávamos, e muitos já teorizaram acertadamente. Mas faltou uma contextualização na hora de dar a resposta, uma sutileza no texto, que era marca registrada desta belíssima série que acompanhamos apaixonadamente.
Era preferível que não tivessem dado esta resposta, nós fãs ficaríamos muito mais satisfeitos do que esta tosquice apresentada (não a resposta, a forma como foi dada).
Outro problema é que se realmente a resposta fosse complexa, seria de bom alvitre que deixassem a solução para o fim da série, mas uma resposta tão simples poderia ter sido dada com mais calma em outra ocasião nas temporadas anteriores, não acha?
Agora eu lhe pergunto : Você, Carlos Alexandre Monteiro, do alto de sua sapiência e perspicácia, acompanhando a série todos estes anos, frame por frame (literalmente, porque eu sei a dedicação que você tem para encontrar detalhes perdidos nos episódios), analisando-se toda a estória e a lógica seguida até a terceira ou quarta temporada, realmente você esperava este rumo??? REALLY???
Todo este tempo você teorizando sobre Terra Oca, o papel da Dharma, dos Outros, da Fumaça Negra, da possibilidade de “outros” Outros, dos DeGroots, Walt, participando dos ARGS, tentando estabelecer uma conexão entre os números malditos, quando, na realidade, todos esses elementos foram relegados na série, posto que não guardavam nenhuma conexão ou lógica com os eventos que a série tomou...
Peço vênia para transcrever a fala de Newton Cannito, o roteirista da série “9mm: São Paulo”, em sua crítica na Folha:
“Uma questão dramática funciona quando uma pergunta é colocada e gera ansiedade no público, que mais tarde é compensado e logo ganha novas questões dramáticas. "Lost" passa pela angústia sem a satisfação. Chega um ponto em que é impossível perceber as respostas porque já nem lembramos das perguntas.”
Note-se os números malditos.... azar de Hurley, amigo do Hurley no sanatório, números no velocímetro do carro, viagem à Austrália para descobrir sobre os bad numbers, transmissão ouvida pela Rosseau, Teoria de Valenzetti (ainda que poderia-se argumentar que ela é apócrifa, haja vista que não faz parte do cânone oficial da série), a importância deles à Dharma, porta da escotilha, computador da escotilha, para apenas descobrirmos que foram números atribuídos à esmo aos “candidatos”, “porque Jacob quis”???
Então infere-se claramente que o problema não é a ausência de respostas sobre os números, e sim, que no final das contas, os mesmos não guardam nenhuma conexão com o desenrolar destas últimas temporadas, sendo contraditório a importância deles com a lógica abandonada pela série.
Como afirmam os amigos do Fórum LostBrasil, os produtores apelaram para a famosa Katchangada, ou, se preferir, Deus Ex Machina....
Num primeiro momento, o avião caiu porque Desmond deixou de apertar os bad numbers... Hoje, o avião caiu porque Jacob quis... Eu sei que Lost é uma série em que tudo é possível, que foge às regras do convencional, etc, mas um mínimo de coerência no que nos é apresentado deveria ser mantido...
Quer fazer uma estória num mundo surreal??? Ótimo, façamos Alice no País das Maravilhas, 13º Andar, Matrix, Senhor dos Anéis... Mas mesmo essas estórias respeitam as regras CRIADAS POR ELAS PRÓPRIAS, respeitam as PREMISSAS estabelecidas, coisa que não ocorre mais em Lost.
A sensação que fica é que trocaram os roteiristas, os produtores, e que os “atuais” produtores pegaram a série, sem se darem ao cuidado de observarem o que foi feito até aqui, e resolveram improvisar e terminar a estória sob outro ponto de vista.
Então C.A., concluindo essa minha longa exposição, apesar de realmente algumas críticas serem impertinentes, e que existem mistérios que não necessitam de uma explicação clara, infelizmente, o CONJUNTO da obra inicialmente concebido foi DESVIRTUADO claramente, e este é o motivo da minha indignação (e de outros fãs).
A questão não é que não gostamos da série, até porque só criticamos aquilo com que realmente nos importamos, e minha intenção foi demonstrar a tristeza profunda em ver a melhor série de todos os tempos acabar-se no limbo do improviso e da falta de esmero em sua condução, o que irremediavelmente lhe retira um lugar (maior) que teria na história da sétima arte...
Abraços meu amigo, e do fundo do coração, obrigado por todas as alegrias que você nos proporcionou todos estes anos!!!
Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007 Mensagens: 220 Tópicos: 40 Localização: Porto Alegre
qweasdzxc172839 escreveu:
A sensação que fica é que trocaram os roteiristas, os produtores, e que os “atuais” produtores pegaram a série, sem se darem ao cuidado de observarem o que foi feito até aqui, e resolveram improvisar e terminar a estória sob outro ponto de vista.
É exatamente a sensação que eu tenho.
E tem algo triste em relação a esta última temporada: A maioria dos eventos historicamente acaba sendo avaliado por seu final, certo? Lost vai sim perder MUITO de sua grandiosidade e respeito no contexto "história da televisão" por causa dessa MELECA (como diria a biza) que está sendo feita da 6ª temporada.
Os registros e a maioria dos fãs vão esquecer do início e meio da série, assim como os roteiristas estão fazendo atualmente.
Mudando de saco pra mala:
Lembrei de outra "incoerência" lá do início da série...Lembram que a Kate encontra DISFARCES dentro de uma das escotilhas (Sei lá em qual temporada)...Esses disfarces eram usados pelos que na época seriam os "Outros", e essa KATCHANGADA causou aquele..."NOSSSSSAAA...Então eles se disfarçam com roupas rasgadas pra parecerem mais RUTZ do que são...."
Pra que serviu isso? NADA.
Pena. Lost tinha tudo pra marcar uma época. _________________ INTER, campeão de TUDO.
Sempre na primeira divisão!!!
SURRA no Barcelona e na Inter de Milão!
Editado pela última vez por edupingo em Quinta Abril 29, 2010 17:55, num total de 1 vez
Registrado em: Domingo, 3 de Abril de 2005 Mensagens: 415 Tópicos: 1 Localização: Porto Alegre
O problema da série não se resume a ausência de respostas... A grande questão é a falta de respeito às premissas estabelecidas inicialmente, e a falta de lógica e coerência no desenvolvimento da estória.
Você resume bem a questão quando afirma que o que importa é a jornada, e não o destino.
Pois bem, em que pese suas considerações, a jornada não está sendo prazerosa.
Note-se alguns exemplos pertinentes. Na tentativa de enrolar a série, nós nos deparamos com pérolas como Jack perdendo tempo com um tomate metafórico, com uma afasia da Sun sem propósito nenhum, e sua reação de falar em INGLÊS (eles não são coreanos?) quando reencontra seu marido... Sabe, eu, como brasileiro, se eu reencontrasse minha esposa perdida há 3 anos, minha primeira reação seria falar em português com ela, mesmo dominando outra língua... Isto, aliado ao canastrão do Lapidus falando: “Olha quem voltou a falar!!!”. Depois, ainda temos uma cena “impactante” dos dois irmãos se reencontrando (Jack e Claire), sem qualquer esboço de sentimento, seja de amor ou raiva...
Pra não falar que estou jogando críticas descabidas ao sabor do vento, vou apontar uma incoerência imperdoável no desenvolvimento da trama:
Nas viagens do tempo, sabemos que Ben não se lembra dos losties, posto que ele teve a memória “apagada” no Templo quando ele foi “curado”. Mas e o Richard??? E O RICHARD!!!
Ele presenciou tudo!!! Então, na 1º, 2º e 3º temporadas ele conhecia todos aqueles personagens??? Mas isso é incoerente com a atitude dos Outros, e do próprio Richard no trato com os losties....
ALIÁS, QUE CANDIDATOS SÃO ESTES QUE DEVEM SER PROTEGIDOS A TODO CUSTO, E QUE OS OUTROS FIZERAM DE TUDO PARA QUASE OS ANIQUILAREM... (só não morreram porque a ilha não quis, já que tentaram matar eles de tudo que é forma.... Ethan, Pickett, Mr. Friendly atirando no Sawyer (um candidato!!!), flechadas de fogo....)
Por fim, a “desconstrução” dos personagens... Ben virou um figurante (e não consigo vislumbrar que alguma atitude nestes derradeiros episódios resgate a importância dele na trama); Richard, que virou um coitado; Sayid zumbi....
E a Ilana??? Afinal, pra que deram toda a importância à esta personagem, se ela se tratava de uma mera “redshirt”, descartável, que tinha um treinamento com armas e explosivos e não sabe nem descer delicadamente uma sacola de dinamites velhas e instáveis...
E o monte de personagens inúteis das últimas temporadas, que apareceram do nada, e, também sumiram sem fazer qualquer sentido para a trama??? Cesar, Dogen, Bram...
Além das incoerências, as respostas dadas seguem o padrão : “porque sim”, “porque Jacob quis”, etc... Sendo assim, daí realmente eu preferia que ficasse em aberto.
O sentimento é de vergonha alheia. Veja-se, por exemplo, a resposta dos sussurros... O problema não é a resposta em si, mas a forma como foi dada... Hurley, do nada, vira e fala: “Ei, eu sei que mer@@ é esta... São espíritos aprisionados!!!”.
A resposta em si nós até imaginávamos, e muitos já teorizaram acertadamente. Mas faltou uma contextualização na hora de dar a resposta, uma sutileza no texto, que era marca registrada desta belíssima série que acompanhamos apaixonadamente.
Era preferível que não tivessem dado esta resposta, nós fãs ficaríamos muito mais satisfeitos do que esta tosquice apresentada (não a resposta, a forma como foi dada).
Outro problema é que se realmente a resposta fosse complexa, seria de bom alvitre que deixassem a solução para o fim da série, mas uma resposta tão simples poderia ter sido dada com mais calma em outra ocasião nas temporadas anteriores, não acha?
Agora eu lhe pergunto : Você, Carlos Alexandre Monteiro, do alto de sua sapiência e perspicácia, acompanhando a série todos estes anos, frame por frame (literalmente, porque eu sei a dedicação que você tem para encontrar detalhes perdidos nos episódios), analisando-se toda a estória e a lógica seguida até a terceira ou quarta temporada, realmente você esperava este rumo??? REALLY???
Todo este tempo você teorizando sobre Terra Oca, o papel da Dharma, dos Outros, da Fumaça Negra, da possibilidade de “outros” Outros, dos DeGroots, Walt, participando dos ARGS, tentando estabelecer uma conexão entre os números malditos, quando, na realidade, todos esses elementos foram relegados na série, posto que não guardavam nenhuma conexão ou lógica com os eventos que a série tomou...
Peço vênia para transcrever a fala de Newton Cannito, o roteirista da série “9mm: São Paulo”, em sua crítica na Folha:
“Uma questão dramática funciona quando uma pergunta é colocada e gera ansiedade no público, que mais tarde é compensado e logo ganha novas questões dramáticas. "Lost" passa pela angústia sem a satisfação. Chega um ponto em que é impossível perceber as respostas porque já nem lembramos das perguntas.”
Note-se os números malditos.... azar de Hurley, amigo do Hurley no sanatório, números no velocímetro do carro, viagem à Austrália para descobrir sobre os bad numbers, transmissão ouvida pela Rosseau, Teoria de Valenzetti (ainda que poderia-se argumentar que ela é apócrifa, haja vista que não faz parte do cânone oficial da série), a importância deles à Dharma, porta da escotilha, computador da escotilha, para apenas descobrirmos que foram números atribuídos à esmo aos “candidatos”, “porque Jacob quis”???
Então infere-se claramente que o problema não é a ausência de respostas sobre os números, e sim, que no final das contas, os mesmos não guardam nenhuma conexão com o desenrolar destas últimas temporadas, sendo contraditório a importância deles com a lógica abandonada pela série.
Como afirmam os amigos do Fórum LostBrasil, os produtores apelaram para a famosa Katchangada, ou, se preferir, Deus Ex Machina....
Num primeiro momento, o avião caiu porque Desmond deixou de apertar os bad numbers... Hoje, o avião caiu porque Jacob quis... Eu sei que Lost é uma série em que tudo é possível, que foge às regras do convencional, etc, mas um mínimo de coerência no que nos é apresentado deveria ser mantido...
Quer fazer uma estória num mundo surreal??? Ótimo, façamos Alice no País das Maravilhas, 13º Andar, Matrix, Senhor dos Anéis... Mas mesmo essas estórias respeitam as regras CRIADAS POR ELAS PRÓPRIAS, respeitam as PREMISSAS estabelecidas, coisa que não ocorre mais em Lost.
Então C.A., concluindo essa minha longa exposição, apesar de realmente algumas críticas serem impertinentes, e que existem mistérios que não necessitam de uma explicação clara, infelizmente, o CONJUNTO da obra inicialmente concebido foi DESVIRTUADO claramente, e este é o motivo da minha indignação (e de outros fãs).
A questão não é que não gostamos da série, até porque só criticamos aquilo com que realmente nos importamos, e minha intenção foi demonstrar a tristeza profunda em ver a melhor série de todos os tempos acabar-se no limbo do improviso e da falta de esmero em sua condução, o que irremediavelmente lhe retira um lugar (maior) que teria na história da sétima arte...
Abraços meu amigo, e do fundo do coração, obrigado por todas as alegrias que você nos proporcionou todos estes anos!!!
Atenciosamente,
Cristiano.
Cara, você simplesmente tirou as palavras da minha boca.
Como podem ver na minha data de registro, eu acompanho a série desde a premiere, e o que mais dói é lembrar da sensação que a gente tinha ao ver LOST na 1ª e 2ª temporada e comparar a que a gente tem agora.
Agora dá angústia, não dá prazer. Porque, como disseram, os roteiros estão medonhos.
Antes, acabava um episódio e a gente ficava louco pra passar a semana e poder ver o seguinte. Hoje, dá desanimo.
O problema maior desta temporada, pra mim, não é a falta de respostas. E sim, a trama. LOST está com um roteiro de 5ª (a la Prison Break ou Heroes).
Tem personagens que são colocados sem razão, que aparentemente deviam ter um propósito a trama, e no fim são mortos sem o menor sentido, fazendo o telespector pensar: "mas porque perderam tanto tempo com esse infeliz?!"
Vi alguém comparando a morte da Ilana com a do Artz, mas porr@, é incomparável. O Artz apareceu pela primeira vez no episódio anterior ao finale (Born to Run)... e morreu no finale. Nada mais normal.
Agora, Ceaser, Ilana, Dogen, nada me convence que era pra eles deixarem a série assim. Não é possível, os roteiristas devem ter planejado (na real, eles não planejaram, esse é o problema) algo e mudaram de idéia... foi muito tempo gasto com esses inúteis.
Quando querem colocar um gancho na série, colocam de forma estúpida (tipo, o Sawyer falando da porta trancada, no submarino). Quando querem explicar algo, explicam de forma estúpida (o Hurley falando dos sussurros). Porr@, isso tá muito mal escrito, cara!!
Pierre Chang que aparece em 2007 com a mesma aparência de 1977, poço com aparência de isopor... tudo isso, não combina com o que LOST já foi.
E o mais impressionante, é que a gente entra na enquete que tem na página inicial do LostBrasil, e vê que a 5ª temporada é a preferida da maioria. Não é possível, isso me faz questionar se o pessoal realmente assistiu a primeira temporada.
A realidade, que a maioria dos sci fi fãs não gostam de admitir, é que quando LOST era uma série de drama, era uma série sem igual. Hoje LOST é quase 100% Sci Fi.
Certa vez, vi em um tópico aqui no LB um mané escrever: "eu curto é a ficção de LOST, não tô nem um pouco interessado no drama".
Não sei qual o problema que alguns tem em dizer que gostam de série de drama. Breaking Bad é bom, porque tem uma história dramática f*** (acho que o Gourmet concorda com isso)! A primeira temporada de Dexter foi simplesmente fantástica, porque era um drama bem escrito pra cacete (baseado no livro).
LOST, quando era um drama fod@, quando os flashbacks realmente tinham relação com o que acontecia na ilha (coisa que parou na 3ª temp). Bah, era uma put@ série.
Os personagens eram complexos pra c******. Hoje tu vê, um dos mais complexo deles (Ben), transformado numa abóbora. _________________ Quem quiser saber quem sou. Olha para o céu azul.
E grita junto comigo. Viva o Rio Grande do Sul.
Sirvam nossas façanhas de modelo à toda terra.
Jamais nos matarão - 26.11.2005
Registrado em: Sexta-Feira, 12 de Março de 2010 Mensagens: 18 Tópicos: Nenhum Localização: Goiânia
Agradecendo ao colega eduardo s pelo apoio às minhas críticas, e também avalizando os comentários pertinentes dele, realmente algo que eu sempre achei estranho foi a galera ter colocado a 5ª temporada como a melhor de Lost.
Sério, como diz o ditado, este foi o início do fim (no sentido de decadência).
Eu até reconheço que a 5ª temporada teve momentos muito legais e dramáticos, mas aquelas palhaçadas de viagens no tempo aleatórias, a torto e a direita, e com incoerências imperdoáveis, realmente me desiludiu muito.
Primeiro, a incoerência que apontei do Richard, ou seja, no final das contas ele e os Outros teriam conhecimento prévio sobre os losties, mas não foi isso que a série demonstrou nas temporadas anteriores.
Notem que os produtores estavam tão perdidos que chegaram a divulgar na internet um viral do Pierre Chang falando sobre o seu conhecimento do futuro, com a voz do Daniel Faraday ao fundo, sendo que na série isso não daria para acontecer, posto que Daniel morreu e a bomba explodiu(?), mudando a realidade e impossibilitando o encontro dos dois para a gravação desse vídeo.
Segundo, o carnaval de viagens no tempo, parecendo o samba do criolo doido.
Não que eu não goste de sci-fi, mas deu a impressão que os produtores resolveram "forçar" a entrada deste elemento na série, para atrair fãs mais novos.
Enquanto as viagens no tempo eram relacionadas com viagens de consciência, como o Desmond em Flash Before Your Eyes (3ª temp) e The Constant(4ª temp), tudo bem, até porque tem uma certa plausibilidade, ainda que pseudo-científica, mantendo a aura de mistério e, principalmente, coesão na estória.
Mas depois que começou a bagunça, virou comédia de zorra total...
Se tivessem gasto a 5ª temporada trabalhando melhor os elementos até então apresentados, criando um alicerce sustentável para uma sexta e derradeira temporada, tenho certeza que Lost não teria enveredado nesse rumo (na verdade, falta de rumo).
Mas não, perderam tempo trazendo novos personagens inúteis, novos dramas fora de contexto e dá-lhe mais mistérios e perguntas...
E o que mais revolta é que desde a reunião dos produtores com os chefões da ABC na terceira temporada, eles JÁ SABIAM de antemão que a série tinha uma data final para acabar, inclusive com o número de episódios restantes.
Ou seja, tiveram 3 anos para planejarem adequadamente a season finale...
Mo entanto, ficou parecendo série de quinta categoria em que do nada a rede de televisão detentora da série vira para os produtores e falam : "oh, vou cancelar a série agora, se virem para terminá-la do jeito que der...."
Daí os produtores pensam : "nossa, gastamos tempo introduzindo novos mistérios, elementos e personagens pra dar maior sobrevida à série, mas agora não dá tempo de amarrar todas as pontas e vamos finalizar com uma virada "impactante" no último episódio...
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 127 Tópicos: 2
qweasdzxc172839 e eduardo s,
Excelentes as observações de vocês. O que mais impressiona em Lost, além da falta de rumo, foi como mudou da água para o vinho os diálogos, roteiros, introdução de elementos e maneira de "desenrolar" a trama.
Nesta sexta temporada, tivemos mais tosquices que em todas as 4 primeiras temporadas somadas. Da solução dada ao black-rock, passando pelo farol, o templo e sua fonte, à resolução dos sussuros, aos inúteis Dogen e Ilana, à desconstrução de vários personagens centrais (Sayd, Ben, Richard, Sawer) são inúmeros elementos que parecem saídos de uma série que não mereceria chegar ao décimo episódio.
Se daqui a 10 anos alguém pegar as seis temporadas para assistir sem nenhuma informação complementar, vai achar que a série perdeu sua audiência toda e tiveram que colocar os estágiários para fazer a última temporada. É gritante a diferença de qualidade em todos os sentidos da primeira para esta última temporada. Se na quinta temprada, parecia que havia ficado o "coordenador" dos estagiários, agora parece que não tem coordenador mais e que os novos estagiários sequer assistiram as temporadas anteriores.
O que mais me intriga é ver os resultados das enquetes sobre cada episódio. Por pior que seja, como foi o da Kate ou do Jack, por exemplo, ainda assim sempre uma grande maioria vota em excelente/bom. Será que esse pessoal assistiu mesmo as outras temporadas? Tudo bem que como pode ser visto no número de participações, uma grande maioria desisitiu da série ou de participar no portal, mas é impressionante o fanatismo dos "otimistas" que sobraram. Os produtores podem fazer o que quiserem com a série que estarão sempre prontos a aplaudir a mais nova Katchanga. Respeito a opinião de cada um, mas é gritante como a série empobreceu em todos os sentidos e alguns não enxergam isso (ou preferem não enxergar).
Ps: pensando bem, desculpa aos "estagiários"pela ofensa. Parece mais que os produtores foram contratados pelo concorrente e estão sabotando a série.
Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
O post do Mxyzptlk é muito bom, assim com os acréscimos do eduardo_s e do Bolívar. Acho que vocês sacaram exatamente, numa visão mais macro, como a série se perdeu. É preciso visualizar as 6 temporadas, numa visão de conjunto, para notar isso.
Meu palpite particular é que as anotações de JJ Abrams foram se exaurindo. Ele só participou ativamente na série na 1ª temporada e no roteiro da premiere da 3ª temporada. Lá pela terceira temporada os produtores se viram embromando (explorando ao máximo o que restava das anotações de Abrams) e cozinhando a audiência na expectativa de JJ Abrams retornasse, e tentando ser fiel ao que ele havia escrito, quando já não restavam mais muitas idéias do sujeito.
Foi nesse momento em que eles foram espremidos pela ABC para se decidirem sobre a série, diante da queda de audiência. É aí que surge o contrato para as 3 temporadas finais e a série toma um rumo completamente diferente, sem qualquer orientação do Abrams.
Com Abrams na equipe teríamos um rumo completamente diferente e mais fiel aos cânones. As pedras fundamentais de LOST estão perdidas e tudo que temos visto desde então são meros remendos e improvisos.
Desde então começou a coisa de "I see dead people" e palhaçadas do gênero.
*
Bem, mudando um pouco de assunto, surgiu na minha mente mais uma katchanga. Corrijam-me se eu estiver errado.
Procurando desesperadamente o Jin, quando Sun encontra Richard, ele diz pra ela que os Losties morreram no incidente. Depois, sem espanto e sem qualquer explicação mais detalhada tudo parece normal quando Richard reencontra Jack e cia.
Nem sequer um facepalm ou um "putz, que merda que eu falei pra coreana... tadinha"
_________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
E o pior que os fãs cegos não aceitam as críticas, e ao invés de apresentarem argumentos coerentes para demonstrarem que estamos errados, preferem utilizar de subterfúgios escusos, tais como: a série é dos produtores, e eles podem fazer o que quiserem (Carlos Alexandre)...; se está criticando, pare de assistir...
Então tá: quando faço críticas, eu demonstro exaustivamente o que não me agrada, e eles, por acaso argumentam o que lhes agrada nesta sexta temporada???
O sentimento que eu tenho é de traição... Como se eu namorasse desde 2004 uma garota, ela me fazendo juras de amor todo este tempo, que queria ter filhos comigo, e que iria se casar comigo em 2010.
Quando chega 2010, ela vira pra mim e fala: cara, eu nunca te amei, esse papo de ter filhos eu falei no calor do momento, não vou casar com você.
Daí eu tento reclamar, ela vira e diz: olha, não nasci grudado em você, vai arrumar outra mulher pra você (analogia=pare de assistir) e faço o que eu quiser da minha vida (a série é minha)...
É isto que estamos ouvindo dos produtores e dos fãs xiitas .... (será que são fãs mesmo, ou começaram a acompanhar a série agora?), ou seja, pare de assistir...
Bem, ainda que a série fosse dos produtores, eles se esquecem que NÓS fãs tivemos nossa participação nesse sucesso, desde consumindo produtos da série, adquirindo DVDs, dando audiência, e, inclusive, com nossas discussões, servindo de termômetro para as questões colocadas na série.
Notem bem: parece que a série começou no último episódio da season 5, porque essa última temporada INTEIRA, só está sendo baseada em “The Incident”, ou seja, a história dessa temporada é a bomba, Jacob, Locke Capeta, Os Candidatos, a “mitologia” e o destino.
Como o colega anterior colocou, esta última temporada está sendo conduzida pelos "estagiários" (ops..desculpas antecipadas pela analogia grotesca), e dá-lhe katchangada, Pierre Chang que em 2007 está igual à 30 anos atrás, inclusive com os dois braços...
Até no velereiro do Desmond os caras esqueceram de astear as velas, no ultimo episódio...afffffffff....
Já sei o final de Lost:
Jacob encontra Jack na realidade paralela, lhe dá um toque, daí Jack abre a camisa, e por baixo vemos o uniforme do Superman (e a música do azulão começa a tocar: tantan, tararara tantam), Jack mergulha e "levanta" a ilha que estava afundada no fundo do Oceano...
Ato contínuo, ele vai para o espaço e começa a voar freneticamente no sentido contrário da rotação da Terra, o que possibilita a volta no tempo e a junção das duas realidades!!!
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 127 Tópicos: 2
E o pior que os fãs cegos não aceitam as críticas, e ao invés de apresentarem argumentos coerentes para demonstrarem que estamos errados, preferem utilizar de subterfúgios escusos, tais como: a série é dos produtores, e eles podem fazer o que quiserem (Carlos Alexandre)...; se está criticando, pare de assistir...
Então tá: quando faço críticas, eu demonstro exaustivamente o que não me agrada, e eles, por acaso argumentam o que lhes agrada nesta sexta temporada???
Exatamente! Acabei de responder um xiita sobre isso no forum sobre o último episódio. Depois leiam os posts dele para verem a que ponto a "katchangademia" chegou. Os sintomas são assustadores!
Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2007 Mensagens: 158 Tópicos: 12 Localização: Sao Paulo
E o pior que os fãs cegos não aceitam as críticas, e ao invés de apresentarem argumentos coerentes para demonstrarem que estamos errados, preferem ...
Podemos partir da suposicao que exista uma estrutura logica ou "linha mestra" por tras de Lost.
Podemos fazer uma (ou mais) propostas dessa "linha mestra", de forma bem simples, super simplificada (algo como 7 linhas no maximo) e ver se conseguimos encontrar um alinhamento comum em torno de uma das propostas.
Se isso acontecer, podemos a partir dai (mas sempre a partir dela) ir analisando os detalhes.
Tenho 2 propostas de "linha mestra" (100% abertas a correcoes): uma baseada na teoria do eletromagnetismo e outra na das divindades egipcias embora a rejeicao (aqui) pela proposta das divindades seja enorme.
Gostaria de tentar ?
Talvez não seja neste post o melhor lugar para esse exercicio, mas ... talvez seja.
Registrado em: Terça-Feira, 26 de Setembro de 2006 Mensagens: 10 Tópicos: Nenhum Localização: São Paulo, Brasil
Esse tópico é tão interessante que até acordou minha vontade de postar aqui (já leio faz alguns anos). Vou tentar delinear minha opinião do porquê da decadência de Lost:
Primeiramente, a complexidade psicológica dos personagens decaiu de temporada em temporada. No começo esse era sem dúvidas a maior qualidade da série, tentar multifacetar todos os personagens e transformá-los em indivíduos - facilitando e muito o relacionamento entre o espectador e o programa. Haviam diálogos bons constantemente e temas relativos as relações estritas entre pessoas sempre estavam em voga. Prova disso era como ainda era possível enquadrar todo o universo da ilha dentro de uma visão basicamente humanista: os outros como outro, alteridade, uma generalização de qualquer relação social (que está sempre imbuída da cegueira no que concerne ao interior da outra parte, às suas reais intenções); a fumaça como o Outro fascista e irracional, o poder em toda sua extensão (jurídica, talvez?) e a Ilha como redenção.
A segunda temporada manteve grande parte dessas qualidades mas o foco principal passou a ser justamente a alteridade inalcançavel, o mistério do outro universo e seus costumes, cultura. As escotilhas, os vídeos de orientação, Henry Gale, os encontros na floresta (território sempre desconhecido) foram a execução brilhante de como explorar essa sensação de mistério e dúvida que surge da descoberta de resquícios do universo do outro. As relações de discórdia, manipulação, segredos ainda estavam bem presentes na série (embora tivessem perdido seu lugar privilegiado), como nas conversas do Henry Gale com Locke, a liderança do Jack, a golpe do Sawyer em The Long Con. Considero esse o ponto alto da série.
Na terceira temporada tudo mudou, parece que quando passamos para o outro lado da alteridade ocorreu um certo sentimento de decepção, de que não foram reveladas respostas suficientes ou que essas são insatisfatórias (vide o fracasso dos primeiros seis episódios). A complexidade psicológica certamente vai se tornando menos importante e é preciso criar novos mistérios. Somos apresentados às viagens de consciência de Desmond, à caixa mágica, ao Mikhail, ao Jacob (tentativa de recriar a alteridade misteriosa).
Na quarta temporada foi quando deixei de gostar tanto da série. Aqui foi a primeira vez que comecei a perceber erros (que já existiam antes, em menor medida) que só aumentaram com tempo. Introdução de personagens tautologicamente, ou seja, apenas para criar novas pessoas para interação (que nunca mais foi tão complexa e planejada como era nas primeiras temporadas), mistérios e tentar passar a ideia de que a trama estava avançando de alguma maneira. Novas lógicas narrativas impostas no meio do caminho, a saber, viagens no tempo, sobrenaturalidade explícita, explicações transcendentes (a Ilha, Jacob, MiB quer). Nessa temporada foi criado um conflito entre Ben e Widmore cheio de regras que passou a ser o acontecimento central da narrativa - toda a aura de mistério se exauriu e por isso foi necessário Jacob se tornar mais relevante, passou de deus mitológico para Deus. A quinta foi somente uma extensão da narrativa já terminada. Criaram viagens no tempo e um "sentido"(temos que voltar) como principais fios condutores. Fomos a vila da Dharma mas ficamos com a impressão de que a série não disse absolutamente nada de relevante. Tentaram recuperar as discussões sobre fé x ceticismo sem sucesso. Miss Hawking passou de figura transcendental para conhecedora das manipulações do tempo e espaço na realidade (aqui um exemplo claro de como os personagens só reaparecem para criar uma sensação de surpresa inicial).
Mas o golpe final foi desferido no The Incident, tudo foi simplificado numa oposição entre duas divindades (justamente quando eles passaram anos fazendo o oposto e não se entregando a oposições tão simplórias) e isso só piorou na temporada seguinte, até chegarmos um cúmulo de ter que ouvir que um é o Mal e não pode deixar ele sair da sua prisão ou todos que amamos irão morrer, sério, essa foi sem dúvidas a frase mais patética que ouvi na série inteira. Na sexta temporada qualquer interação entre os personagens é falsa e mal-feita, eles não passam de meros peões narrativos (ironicamente agora descobrimos que são "escolhidos") e ficou claro que ninguém sabe nada e nem (quer) perguntar. Toda a série foi reduzida a nada em virtude de duas divindades que são a real explicação de tudo. E estou com muito medo de que o fim seja uma afirmação de que o amor humano conquiste tudo, o que sinceramente acho muito provável.
Poderia escrever muito mais sobre erros na evolução de Lost na minha visão, mas acho melhor parar por aqui por enquanto. Tentei falar de incoerências mais filosóficas e estruturais do que de continuidade que já foram mais bem tratados aqui.