Temos um Anúncio aqui no fórum formulado pelo Ogro, denominado "Teorias Desmentidas pelos produtores", postado em 15 de março de 2006. Foi fixado ao topo do fórum, à época, provavelmente porque, todos sabemos, eram infindáveis as teorias sobre as questões místicas, científicas e filosóficas levantadas na série.
O anúncio alerta sobre as "Citações de J.J., Damon, Javier e Jeff"". Vale relembrar aqueles desmentidos que, apesar de "esquecidos", estão mais em voga agora.
Os sobreviventes não estão mortos ou no purgatório.
Os sobreviventes não estão em outra dimensão temporal.
Acrescentando um PS: Ele fala que é a mais legal/melhor mas também nega que seja essa... eu mesma, na época, descartei a teoria por causa dessa entrevista. Antes não tivesse assistido nada além dos episódios pra chegar na minha própria conclusão.
Não vou traduzir pq eu cansei desse fórum... aqui o povo não usa lost como uma ferramenta pra ampliar a cultura e sim, pra se sentir melhor que os outros. Então tô dando preferencia pra foruns internacionais, infelizmente até mesmo pq vai passar na axn logo logo e isso aqui vai bombar de merda líquida de gente que não entendeu nada e ainda quer dar aula pros outros. (Pra esses, eu indico dar uma passada no lostpedia primeiro pq tem muita gente falando coisas sem sentido.)
Seria muito mais produtivo uma convergência pra responder o que não ficou explicito e relembrar excelentes cenas. Mas não é o que acontece infelizmente.
Pelo que eu vi até agora, muita gente tá masi que conformada de comprar o box da 6 temporada e ver os extras. Bom, eu vou ser sincera. Não dou mais um real pra cuse e lindelof e só vou assistir nip/tuck pq foi pré lost e já acabou mesmo.
Pros corajosos que ficam, see you in another life. Its over now. Lets move on.
Dont be sad because u know now (after 6 year) that island is the purgatory. The others will see the hole 6 seasons knowing that e, u know what?, its gonna be much worse than what we feeling qathcing the last episode. Its gonna be sad. They re not gonna be as involved as we are.
Editado pela última vez por pinklynx em Terça Maio 25, 2010 16:32, num total de 2 vezes
Legal, o mesmo que havia desmentido a existência de purgatório depois revela ser a melhor Teoria.
Eu às vezes me dou ao trabalho de rever o que postei anos atrás. E não é que achei o então moderador kennewick repreender um colega de fórum com certa rispidez?
PedroMarte escreveu:
Acho rídiculo um dos moderadores vir aqui e soltar spoilers
"os produtores confirmaram" é spoiler sim.
kennewick escreveu:
Nem perco o meu tempo pra tentar explicar o que é um spoiler pra você.
Se você quiser continuar chafurdando na lama da estupidez, debatendo assuntos que já foram descartados, tudo bem, Só estou tentando ajudar. Tem um tópico legal falando que ta odo mundo morto. vai lá.
De nada adiantava um produtor confirmar qualquer fato da série, para desmentir as elucubrações mundo afora. O que vimos ao final é o avesso do avesso, um "pega na mentira" de quem havia "desmentido". Um Vale-Tudo.
Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Abril de 2006 Mensagens: 16 Tópicos: 1
Grupos: Nenhum
Gente, eu tava me perguntando, como aqui..
tem um episodio na primeira temporada que cai na ilha os suprimentos de comida e bebidas da dharma no mesmo ano que os losties cairam, eles não explicaram se isso era o projeto dharma ativou ou não??
EU suspeito de ser wildmore mandando comida, ou ate mesmo Jacob providenciando a comida pros futuros candidatos..
Falar em jacob.. como e que ele viveu tanto tempo?? desde 23 DC ate os losties.. nossa, e outra, como é que ele saiu da ilha pra ver a ilana e pedir ajuda? muito estranho.
Eu às vezes me dou ao trabalho de rever o que postei anos atrás. E não é que achei o então moderador kennewick repreender um colega de fórum com certa rispidez?
Se você vir meu histórico você vai ver que me cadastrei pouco depois do forum existir (naquela época nem tinha forum axn muito menos globo) e mesmo assim eu postei muito pouco (quase nada) ao longo desses anos por causa justamente dos moderadores que "tudo sabem" e também pq tudo que você postava o pessoal vinha com pedra dizendo que os produtores desmentiram. Agora com tudo encerrado e várias crises de consciencia, espero que o povo seja mais racional nas próximas séries e menos cegos.
Pra quem não acompanhou nessa época, ai vai uma recapitulação:
A teoria do purgatório foi desmentida por J.J. Abrams em uma entrevista publicada em 14 de Março de 2005, embora ele tenha gostado da ideia.
A teoria foi novamente desmentida pelo produtor executivo Damon Lindelof em uma entrevista para o New York Times publicada em 25 de Maio de 2006. Sabendo que o final da Segunda Temporada mostra o mundo exterior no presente pela primeira vez, Lindelof acrescentou: "As pessoas que acreditam que eles estão no purgatório ou que eles são objetos de um experimento, irão começar a rever essas teorias baseado no fato que nós iremos, literalmente, mostrar o mundo exterior".
Essa teoria foi mais uma vez rejeitada por Damon Lindelof no Podcast Oficial do dia 6 de Outubro de 2006.
Com a revelação do episódio "D.O.C.", na qual Naomi diz que os destroços do voo 815 foram encontrados e que não havia sobreviventes, a teoria do purgatório foi desmentida duas vezes.
Primeiro por Damon Lindelof e Carlton Cuse no podcast de 30 de abril de 2007, onde eles insistiram que não estavam mentindo, e que não é o purgatório. E listaram várias possíveis explicações para a revelação de Naomi.
Segundo por Damon Lindelof em uma entrevista para o E! Online, onde ele disse: "Se nós fizéssemos tal coisa após repetidamente falarmos o contrário, nós estaríamos ferrados!".
Essa teoria é realmente errada agora que nós vimos a estação de comunicação, uma evidência clara que o mundo exterior ainda existe.
A teoria foi por água a baixo no Entertainment Weekly com a frase: "Essas pessoas têm coração e quando eles pararem de bater, elas morrem".
Foi dito que Leslie Arzt morreu após conseguir sair do posto de rejeitado, mas, primeiro, esse problema não é sério o suficiente para levá-lo ao purgatório, e segundo, todo o processo de sair desse cargo só foi realizado e admitido para Hurley.
Edward Mars teve uma obrigação incompleta. Ao passar o problema para outra pessoa, ele morreu.
Se a Ilha é um lugar que poderia decidir seu destino na vida pós-morte baseado nos pecados terrenos, então, porque Aaron nasceu lá? (No caso do pecado original ter sido exumado após o batismo).
A teoria que eles se tornam "redimidos" antes das mortes pode não ser nada mais que uma completa realização do personagem antes dele deixar o seriado.
Se a Ilha é o purgatório, todas as "mortes redimidas" foram causadas pela Ilha. Isso retoma em questão as mortes de Ana-Lucia e Libby.
Vários personagens, como Juliet Burke e Ben Linus, são descritos como, certamente, estando vivos quando eles chegaram na Ilha. (Tanto que Bent tinha um cancer)
Damon Lindelof e Carlton Cuse desmentiram novamente a teoria em uma recapitulação especial de Lost, quando eles acrescentaram que os Sobreviventes não estão mortos e "existe algum lugar no tempo-espaço contínuo".
Agora porque acreditar que a ilha era um purgatório...
No episódio "S.O.S.", Bernard tenta fazer um chamativo SOS. Um dos diversos significados de 'SOS' é 'Salve Nossas Almas' - Save Our Souls.
Os sobreviventes parecem milagrosamente se curarem das doenças terrenas. Locke pôde andar novamente e Rose curou-se de um câncer.
Não importa o que você fez antes disso, antes da queda do avião. Três dias atrás, nós todos morremos. Todos nós merecemos uma segunda chance.
Jack Shephard para Kate Austen, em "Tabula Rasa".
Que bem seria matar você, quando nós dois já estamos mortos?
Sayid Jarrah para Ana Lucia Cortez, em "Collision".
Nós estamos na Austrália. Nós estamos tão perto do Inferno que não podemos sair sem nos queimar.
Christian Shephard para Sawyer, em "Outlaws".
Se isso não é o inferno, amigo, então onde nós estamos?
Anthony Cooper para Sawyer, em "The Brig".
Te vejo em outra vida!
Desmond Hume para vários.
Eu verei você novamente na próxima vida, se não nessa.
Nadia escreve na foto para Sayid Jarrah, em "Solitary".
Deus não sabe há quanto tempo estamos aqui. Ele não pode ver essa Ilha tão melhor quanto o resto do mundo pode.
Benjamin Linus para Locke, em "Lockdown".
O trabalho que você fará nesse lugar é importante Eko, é mais importante que qualquer coisa! (...) O que está feito, está feito!
Yemi Tunde para Eko, em "?".
Outra coisa muuuuuuuuuuito importante que não pode ser ignorada:Quando Locke sai da ilha, sai na cadeira de rodas!
Cabe a você decidir agora: ficar do lado dos produtores e negar o que viu durante todo o seriado ou reconhecer que os caras eram obrigados a mentir/inventar/manipular caso quisessem bater recorde de arrecadação publiciária...
Registrado em: Sábado, 4 de Março de 2006 Mensagens: 1.618 Tópicos: 10 Localização: SP
alexandrenilton escreveu:
tem um episodio na primeira temporada que cai na ilha os suprimentos de comida e bebidas da dharma no mesmo ano que os losties cairam, eles não explicaram se isso era o projeto dharma ativou ou não??
Este episódio é o Lockdown, da 2a temporada, o mesmo em que aparece o mapa na porta da escotilha (um dos grandes episódios da série, na minha opinião).
E eles não explicaram quem mandou e nem como estes suprimentos caíram na ilha.
Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Abril de 2006 Mensagens: 277 Tópicos: 1 Localização: Salvador
pinklynx escreveu:
Cabe a você decidir agora: ficar do lado dos produtores e negar o que viu durante todo o seriado ou reconhecer que os caras eram obrigados a mentir/inventar/manipular caso quisessem bater recorde de arrecadação publiciária...
Certa feita criei um tópico apenas para questionar a infame divulgação de informações dadas pelos produtores, com base nas quais foristas e especialmente moderadores se arvoravam em derrubar qualquer teoria. Para mim, que jamais li spoilers ou me preocupei em pesquisar sobre o bolodório dos produtores, qualquer informação advinda das famosas entrevistas soava como spoiler. O dellmelo elaborou a resposta para o questionamento, com bastante propriedade:
dellmelo escreveu:
Grisalho escreveu:
Se, em determinado tópico (fora do Spoiler Zone), os usuários estão discutindo determinado mistério de Lost, do tipo "quem estará no caixão?", pode um usuário divulgar que a "informação oficial" é a de que "fulano" é que está no caixão?
Não. Se isso acontecer, clique no icone azul dentro do post. Os moderadores serão notificados e iremos editar a mensagem.
Grisalho escreveu:
Será que o usuário que opinava e desejava ver outro personagem no caixão não tem o direito de esperar e assistir a cena futura para descobrir que a sua opinião estava equivocada?
Como eu disse... se for divulgado oficialmente esse spoiler e a pessoa falar isso fora do Spoiler Zone, a mensagem será editada. E o responsavel punido com 1 aviso.
Grisalho escreveu:
A divulgação de um acontecimento (ou de um fato que só seria revelado no futuro da série), mesmo proveniente de fonte oficial, em tópico fora do "Spoiler Zone", é ou não é considerado Spoiler?
Depende. Existem Spoilers que são gigantescos e outros de muito pouca importância. As vezes precisamos soltar algo fora do Spoiler Zone mas sempre fazemos isso com aviso em letras grandes e na cor vermelha.
Estou a disposição caso tenha mais alguma duvida.
Abs
Muitos tópicos do fórum de teorias foram sumariamente encerrados e arquivados desta maneira, com base nas "informações oficiais divulgadas pelos produtores". E aqueles que debatiam sobre os mistérios e formulavam teorias até interessantes eram taxados de cretinos.
Ao final de tudo, os produtores pegaram os incautos de calças curtas. Ou sem calças.
Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Renata66 escreveu:
alexandrenilton escreveu:
Este episódio é o Lockdown, da 2a temporada, o mesmo em que aparece o mapa na porta da escotilha (um dos grandes episódios da série, na minha opinião).
E eles não explicaram quem mandou e nem como estes suprimentos caíram na ilha.
A Renata tem razão e vou até mais adiante. Cada temporada teve episódios de destaque e o Lockdown foi um dos melhores da 2ª temporada.
Se montarmos um pacote com os grandes episódios da série, todas essas histórias não se amarram e ficam completamente desconexas e frouxas à luz do season finale.
Basta fazer um teste simples. Quais os grandes episódios de cada temporada? Digo grandes no sentido de representarem o fundamento da própria série.
Vou começar pelos meus favoritos da primeira temporada:
S01
Pilot
Walkabout
Numbers
Ex Machina
(eu arriscaria colocar o Raised by Another também)
O próximo passo é tentar relacionar os eventos do episódio ao season finale e ver se eles guardam relação e se enriquecem mutuamente.
Sinceramente, eu tentei fazer isso e não consegui. Até mesmo se utilizarmos episódios da própria 6ª temporada, eles estão em ruptura com o finale.
É uma tragédia. _________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Abril de 2006 Mensagens: 277 Tópicos: 1 Localização: Salvador
Gourmet Erótico escreveu:
O próximo passo é tentar relacionar os eventos do episódio ao season finale e ver se eles guardam relação e se enriquecem mutuamente.
Sinceramente, eu tentei fazer isso e não consegui. Até mesmo se utilizarmos episódios da própria 6ª temporada, eles estão em ruptura com o finale.
É uma tragédia.
Tenho meus episódios favoritos, mas não consigo relacioná-los entre si, nem com o final. Um dos mais inquietantes conflitos, que me dão TILT cerebral, se resumem em encaixar viagens no tempo com limbo/purgatório. Não sei por onde começar e os episódios mais específicos sobre os temas não guardam qualquer nexo, pelo menos sob a ótica dos meus parcos conhecimentos sobre religião (se é que alguma se aventura a tratar das viagens temporais).
* * *
Mudando de assunto, resgatei um
tópico, denominado "Nada de brilhante, apenas redução de custos". Nele, o autor observava, ainda em 2007 (exatos 3 anos antes), uma possível redução de custos na produção da série. O cara foi severamente malhado por figurões do portal ao expor suas idéias. Mas hoje a ele dou mais razão, cenários de isopor (estilo Xuxa mesmo) estiveram inegavelmente presentes na 6ª e última temporada, só para exemplificar o que o forista já sugeria ocorrer. Você e eu testemunhamos o apedrejamento, Gourmet, hehehehehe
Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Na verdade eu venho testemunhando apedrejamentos da pior ótica possível... a ótica do apedrejado.
_________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
Registrado em: Sábado, 4 de Março de 2006 Mensagens: 1.618 Tópicos: 10 Localização: SP
pinklynx escreveu:
Grisalho escreveu:
Ao final de tudo, os produtores pegaram os incautos de calças curtas. Ou sem calças.
Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Maio de 2010 Mensagens: 20 Tópicos: Nenhum Localização: Brasil
Olá,
É meu primeiro post aqui, mas tenho acompanhado alguns tópicos de discussão neste fórum e achei interessante ao menos deixar minha opinião sobre o seriado, após seu término:
- apesar de entender perfeitamente qual foi o objetivo final dos produtores, não gostei do que vi. Achei a produção da 6a temporada um tanto quanto "apressada", a atuação dos personagens nas cenas de "responder alguma coisa" parecia meio 'cansada ou forçada' (como se fosse um trabalho burocrático responder a uma questão em aberto) e, principalmente, a TEMÁTICA da série que divergiu e muito das temporadas anteriores.
- sempre achei interessante o conjunto "Fé x Ciência" + "Entrelaçamento curioso das vidas dos losties antes do acidente" + "mistérios da ilha". Assisti a série interessado em ver como esses 3 pilares seriam desenvolvidos e depois detalhados pelos criadores da série. As duas primeiras temporadas foram excelentes em apresentar esses 3 elementos, justificando a audiência que Lost teve.
Em algum dado momento, após APRESENTAR boa parte desse conteúdo, eu esperava que todos esses elementos começassem a ser mais detalhados de forma COERENTE, com certos fatos levando a explicações de fenômenos e mistérios que ocorriam na ilha.
Infelizmente, a coerência esperada, não veio (quando falo coerência, não estou me referindo à explicações totalmente racionais sobre o assunto, e sim explicações que possam fazer algum sentido, exemplificando de forma simples: numa série como Star Trek, se você escutar a explicação do porquê o "motor de dobra parou de funcionar", a explicação vai fazer algum sentido no contexto da série, mesmo que nada do que foi falado exista de fato, nem mesmo o tal motor de dobra).
Diversos elementos mostrados no seriado, que chamavam a atenção foram abandonados, outros mistérios foram adicionados e, de repente, na última temporada, quebra-se toda a ligação com esses fatos, esquecendo-os 'convenientemente' e explicando de forma 'rasa' apenas o que interessou para se chegar na cena final do ultimo episódio.
Querer fazer do seriado uma lição sobre "a jornada evolutiva do ser humano e seu auto-conhecimento físico e espiritual" foi uma escolha dos criadores. Porém, o que me foi apresentado nas primeiras temporadas não foi unica e exclusivamente essa temática (aliás, ela estava bem representada naquele momento pelos dilemas (Fé (Locke) x Razão (Jack) ). Foi criado todo um conjunto de fatos em torno da ilha, que depois simplesmente foram esquecidos.
Meu interesse maior era justamente nesses fatos e em menor grau, no que o relacionamento dos personagens iria resultar. Estava na expectativa de ver uma "inteligência e competência" dos criadores de unir tantos elementos diferentes com coerência e apresentar uma grande experiência em termos de seriado.
Obviamente, me enganei, porque depois de ver para onde esta série foi, infelizmente minha expectativa foi frustrada e devo admitir que essa tentativa falhou.
Seus criadores simplesmente não tiveram a competencia e inteligência para interligar os fatos que eles mesmos criaram e tanto destacaram ao longo de 6 anos, por isso simplesmente "largaram mão de explicações" com justificativas infantis (personagens pedindo para não fazerem mais perguntas) e apelando para uma enorme carga emocional e dramática no final seguida do mote "era tudo só sobre as pessoas, o resto é resto".
Vi a série, entendi o que foi apresentado, não gostei e termino decepcionado por ver que tanto virou tão pouco. _________________ !!! Até mais !!!
Quanto tempo Jack ficou esperando a Kate morrer pra ele ir pro céu? Porque ela saiu da ilha, isso é fato, ela morreu depois dele e não foi no avião.
Miles está morto, isso também é fato, ele está no tal purgatório, realt, seja lá o que foi aquilo. Então se o Jack esperou Kate, Sawyer e Cia. pra ir pro céu, porque não esperaram o Miles? Por favor ninguém venha com a história que ele não estava no Oceanic 815, isso não cabe porque Juliet também não estava e foi morar na casa de Senhor.
Cara, Jack não ficou esperando Kate morrer.. ele nem estava sabendo que estava morto, imagina esperar outros 'espíritos'. Acontece que a série mostrou que, quando todos morrem, eles vão para um tipo de "plano astral" e que o objetivo era se cruzarem por lá. O pai do jack diz que o plano espiritual é ATEMPORAL! Ou seja, esqueça linha espaço-tempo nesse lugar.
Kate podia ter morrido há mil anos, Jack há dois mil anos, o fato é que eles estavam lá vivendo algo "fake" simplesmente porque não acordavam para a verdade (que morreram). Todos foram acordando, jack foi o último, e aí sim, com o grupo inteiro lá, acordado, eles puderam "seguir em frente".
Sobre Miles, Lapidus etc, não estarem presente na Igreja: eles não tiveram na Ilha o momento mais importante de suas vidas. E além disso, não tiveram nos relacionamentos contruídos lá, algo marcante para sua vida. Novamente, algo explicado por Christian.
A questão que você tem que entender é que independe se a pessoa veio do voo da Oceanic, Ajira, ou se já estava na morando na ilha. A questão é o MOMENTO MAIS IMPORTANTE DE CADA UM. Independe aonde e quando ela morreu depois.
Uma questão que pensei, lembro que na época, Mr. Eko construiu uma Igreja, e lembro vagamente dos produtores falando que essa Igreja seria importante no fim. Hum... algo a se pensar aheuahue
Registrado em: Quarta-Feira, 9 de Maio de 2007 Mensagens: 395 Tópicos: 28 Localização: Parana
Flash Before Your Eyes é um dos infindaveis episodios que se visto agora não tem absolutamente nenhuma relaçao com o desfecho. Assim como todos os outros que foram centrados em Desmond.
_________
Lady Moom..isso foi um fato inedito na historia da humanidade (na serie) porque nem todo mundo tem uma bomba atomica para detonar perto de um bolsao magico..
Registrado em: Terça-Feira, 26 de Setembro de 2006 Mensagens: 10 Tópicos: Nenhum Localização: São Paulo, Brasil
Failsafe escreveu:
O pior é que não havia propósito algum na chegada dos losties à ilha. Naquele diálogo entre Jack e Locke no fim da quarta temporada, quem tinha razão era o médico: "é uma ilha. Não precisa ser protegida".
O MIB não queria plantar o inferno no mundo, ou pelo menos não mais do que qualquer outra pessoa. Fica patente que ele só ansiava por sair daquele lugar e se libertar das mentiras daquela figura de personalidade opressora que o adotou.
Jacob era manifestadamente invejoso, devido ao amor devotado pela mãe louca pelo irmão, bravo e curioso, em oposição a ele próprio, covarde e conformista.
Não houve vitória para os losties, porque não havia inimigo. Nem houve redenção. Jack aprendeu a acreditar no que não vê? Kate aprendeu a confiar nas pessoas? Sawyer aprendeu a se apegar a alguém? Hurley aprendeu a encarar seus problemas e defeitos sem culpar o destino ou os outros? Talvez sim, mas de que isso lhes serviu? Morrer por uma causa é um triunfo para todo heroi, mas qual a causa pela qual Jack morreu?
Tudo o que viveram ali foi em vão, a favor de um propósito vazio, que só existia na mente caprichosa e egoísta de uma pessoa com sérios transtornos.
Encontrar a paz e a felicidade no além é a esperança de todos os crentes em uma força superior, imagino. Mas poderia ser um final comum a qualquer história. Imaginem se Shakespeare coloca Romeu e Julieta para se encontrarem no paraíso e desfrutarem finalmente de seu amor.
Em seis anos, Lost contou uma história sem sentido, positivo ou negativo que fosse. Não há sobre o que se refletir, ideias, substratos ou understadtment a se extrair.
O óbvio nesse último episódio é que a série é boa para ser vista em capítulos separados. Vista por inteiro, como uma história com começo, meio e fim, não faz o menor sentido. A não ser que você esteja disposto a acreditar em pessoas que poupam inimigos mortais baseadas em "regras" que não sabem de onde nem por que vieram.
Registrado em: Quarta-Feira, 9 de Maio de 2007 Mensagens: 395 Tópicos: 28 Localização: Parana
Gostei desse texto do Ewandro Schenkel (Gazeta do Povo - PR), 20/05/2010 às 19:41, sobre o final:
Citação:
Lost caminha para final constrangedor
Enviado por Ewandro Schenkel, 20/05/2010 às 19:41
A seguir informações do episódio mais recente, o décimo sexto. Foram avisados. O que ninguém avisou era que os grandes segredos de Lost, alguns citados no texto anterior, só existiram até hoje na cabeça do público. Neste penúltimo episódio, ficou claro que os produtores nunca mais irão dar explicações para nada. Tanto é que criaram uma nova história que joga no lixo tudo o que foi feito durante as cinco primeiras temporadas.
A baixaria é tanta que só os telespectadores mais crédulos conseguirão digerir o final que se aproxima. Ficamos sabendo agora que os candidatos não eram nada especiais. Só eram candidatos e que o escolhido seria aquele que simplesmente topasse a parada. Ou seja, Jacob acompanhou a vida inteira dos caras baseado na possibilidade que algum deles trocasse sua vida para passar o resto dos tempos protegendo uma fonte que, da forma que foi exposta até aqui, não serve para simplesmente nada. “É a luz interior que cada um tem”. Vão pras trevas com essa luz. Então se os cinco que sobraram simplesmente se negassem a realizar a tarefa, os planos milionário de Jacob (de onde vem tanta grana, galera?) simplesmente cairiam como o avião da Oceanic. Precisavam matar centenas de pessoas para isso? Era só perguntar pra qualquer um que já estava na ilha. E olhe que tinha um monte que toparia no ato, como o Richard. Por falar neste último, simplesmente ridículo o final que deram para ele.
Pior que isso somente as linhas de diálogo entre a Fumaça Preta e Widmore. Quer dizer então que o grande vilão da série, aquele que fora expulso da ilha, resolve voltar simplesmente porque Jacob chegou nele e contou uma história furada? Sério, até a nave da Xuxa ficou parecendo algo plausível depois dessa. E é melhor nem falarmos que a Fumaça já poderia ter matado todos desde o primeiro dia da série, mas só resolveu fazer isso agora por motivos que os produtores não se deram ao trabalho de pensar. Como a história de que a fumaça não pode sair da ilha. Ela já apareceu no cargueiro do Widmore e até para o Jack na vida alternativa. Mas preferiram deixar isso para os fiéis fãs responderem. E eles sempre fazem isso, visto os comentários aqui do blog.
O episódio 16 trouxe ainda umas das cenas mais constrangedoras e, sem modéstia, prevista por este blogueiro. Uma hora ou outra Jacob iria reunir todos os que sobraram da ilha e faria uma mesa redonda com perguntas e respostas. Até os defensores devem ter ficado ruborizados.
No fim descobrimos que não há qualquer segredo. Não um que tenha sido planejado. A ilha tem uma fonte luminosa estilo Xuxa Contra o Baixo Astral. Isso não quer dizer que é uma coisa boa ou má. Só está lá e pronto. Todos os que a protegerem eram personagens com desvirtuamentos morais. Todos mataram pessoas sem motivos.
O que nos resta é esperar que tenha sobrado um pouco de dignidade nos produtores e que cancelem a exibição do último episódio a tempo.
Ps. Agora, a explicação mais tosca e engraçada que vi até hoje em qualquer programa de ficção foi quando Ben pergunta por que a Fumaça Preta não voa para se locomover. “Gosto de colocar os pés no chão”. Aham... entendi.
Ps2. Amigos, J.J. Abrams, autor de Felicity, não é David Lynch. Mais coerência e menos filosofia pré-escolar, por favor.
Ps3. Só haveria um bom final possível para Lost, mas isso envolveria zumbis, robôs-dinossauros e ninjas assassinos. Conto outra hora.