Autor |
Mensagem |
dellmelo
|
|
Administrador
Colabore!
Sexo: Idade: 44Registrado em: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005 Mensagens: 11.111 Tópicos: 760 Localização: São Paulo
Twitter: @dellmelo
Grupos:
|
Com apenas 2 anos no ar, o site LegendaZ figurava entre os 50 mais visitados da internet brasileira e seu acervo de traduções era invejável. A visibilidade na mídia, com diversas
matérias em sites e periódicos, começou a incomodar uma organização que supostamente age a mando dos canais e estúdios estrangeiros. Ao mesmo tempo, em Outubro, uma operação da Polícia Federal deflagrou nacionalmente redes de comércio ilegal de material protegido por direitos autorais e, entre os indiciados, estava Ricardo "FireCool", o criador do LegendaZ. Instaurou-se o caos até que tudo foi esclarecido. O estudante de Recife teve sua casa invadida e bens apreendidos não porque matinha o site de traduções, mas porque possivelmente coordenava um esquema de comércio ilícito, utilizando parte do servidor onde o site estava hospedado. Essa, infelizmente, foi a primeira
notícia que tive que dar à frente do Falando Série, que havia acabado de começar.
Pronto. Era o que a ADEPI precisava pra iniciar sua "guerra" contra as legendas na internet. Utilizando argumentos bastante questionáveis e liderada por um coronel aposentado do exército, a dita associação ordenou (através de ameaças) o fechamento de outros sites famosos, entre eles o LOSTBrasil do paulista Daniel Melo, que realizava impecáveis traduções de LOST, Nip/Tuck, Heroes e Dexter. A imprensa inteira fez
matérias cobrindo o
acontecimento e todos se perguntaram: Será o fim das legendas na internet? Por conta disso, vários grupos de legenders se
formaram e começaram a traduzir para outros sites como o Legendas.tv e SóSéries, que aumentaram significamente seus acervos e hoje são mantidos no exterior. De fato, a única conquista da ADEPI foi a de marginalizar as traduções online e ampliar a visibilidade das legendas e dos downloads de séries. Além disso, todo esse alarde trouxe à tona duas novas questões: Se é possível legendar com qualidade um episódio de um dia para o outro, qual é a desculpa dos canais para a demora na exibição de novas séries? Por que as legendas na televisão têm uma qualidade tão
ruim?
Os mesmos
executivos que ironicamente mandaram perseguir os legenders, não apareceram para responder essas perguntas. As novas temporadas das séries LOST e Prison Break, fenômenos mundiais de audiência, ainda nem sequer estrearam na TV paga brasileira e novos dramas que todos estão comentando como Dexter (que já teve uma temporada completa nos EUA) não tem nem data para chegar aqui. Isso, mesmo depois de meses da estréia no resto do mundo. Ora, a atitude de querer segurar a informação (que hoje é instantânea e imediata) chega a ser ilógica, principalmente do ponto de vista econômico (o único interesse dessas empresas). Isso é tão verdade que as séries menos procuradas para download são justamente aquelas que passam simultaneamente (ou quase) com a exibição original.
Então, como ficou a situação? As legendas na internet acabaram como afirmou a ADEPI? Não. E eles também não assumem a derrota. Desde Outubro a
página da associação não é mais atualizada. Mas, e os estúdios? Depois de iniciarem a “guerra da pirataria”, eles se comprometeram a resolver os problemas dos atrasos e da qualidade das legendas? Não. Os legenders agora se escondem atrás de pseudônimos, as traduções na TV atingiram o
fundo do poço e as séries que todos querem ver só vão estrear no ano que vem. 2006 no Brasil foi mais um ano em que tudo acabou em pizza e está cada vez mais fácil conseguir uma legenda na internet. Manggiare!
por Bruno Carvalho em 30/12/2006
Fonte:
Falando Série
_________________ _
»
Colabore
com o LostBrasil
Ajude
o maior portal sobre Lost da América Latina
_
|
|
|
|
dellmelo
|
|
Administrador
Colabore!
Sexo: Idade: 44Registrado em: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005 Mensagens: 11.111 Tópicos: 760 Localização: São Paulo
Twitter: @dellmelo
Grupos:
|
MÃOS PARA CIMA! VOCÊ FAZ LEGENDAS!
Excelente matéria, Bruno.
Olha, toda vez que leio algo sobre isso me revolta.
A ADEPI me ameaçou e para não ter problemas maiores, fiz o que pediram.
Foi dito que os responsáveis pelos direitos autorais de Lost no Brasil iriam nos ajudar de alguma maneira.
Papo furado.
Até hoje vejo sites com legendas e links para downloads de episódios funcionando a todo vapor e pessoas vendendo episódios nas ruas.
O quê? Não conseguem rastrear os donos por não colocarem seus dados pessoais ou hospedando fora do alcance do poder de vocês? Desde o início não escondi minha cara. Isso foi o que me prejudicou. Talvez eu devesse ter ficado no anonimato. Facilitei para virem atrás de mim como um marginal, e fui considerado como um marginal.
Ainda tenho minha honestidade, minha educação e cumpro as leis do meu país (embora sejam patéticas).
Aqui continuamos. Sem legendas, com muito menos visitas do que antes, com poucas colaborações. Um trabalho de 2 anos indo pro saco e fazendo propaganda de algo que não me pertence; de graça e sendo ignorado pelas pessoas que deveriam nos agradecer.
Paramos de fazer e distribuir legendas, mas nunca vamos deixar nossos visitantes na mão. Ainda mais nossos colaboradores, que têm acesso as legendas feitas por outras pessoas e revisadas pelo LostBrasil dentro do The Lockdown.
O LostBrasil sempre foi e ainda é a principal fonte de informações sobre Lost em português.
Pobre mente das criaturas que não conseguem enxergar a utilidade da internet e muito menos ver que ainda existem pessoas que fazem algo por gostar de algo e não visando dinheiro.
Parabéns senhores responsáveis por essa ignorância.
Por isso que a cada dia aparecem mais e mais sites criados por anônimos.
MÃOS PARA CIMA! VOCÊ FAZ LEGENDAS!
_________________ _
»
Colabore
com o LostBrasil
Ajude
o maior portal sobre Lost da América Latina
_
|
|
|
|
Manu
|
|
Sexo: Idade: 24Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2005 Mensagens: 3.430 Tópicos: 154 Localização: Rio de Janeiro - RJ
Grupos:
|
Bruno carvalho escreveu: |
Se é possível legendar com qualidade um episódio de um dia para o outro, qual é a desculpa dos canais para a demora na exibição de novas séries? Por que as legendas na televisão têm uma qualidade tão ruim? |
Qual o motivo para tanta demora na exibição? Se não querem mudar esse esquema, não atrapalhem o trabalho daqueles que fazem as legendas sem fins lucrativos, só por prazer em ajudar outras pessoas...
dellmelo escreveu: |
Paramos de fazer e distribuir legendas, mas nunca vamos deixar nossos visitantes na mão. Ainda mais nossos colaboradores, que têm acesso as legendas feitas por outras pessoas e revisadas pelo LostBrasil dentro do The Lockdown. |
Obrigada dell por sempre se preocupar em nos ajudar...
|
|
|
|
Allyson Eduardo
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Março de 2006 Mensagens: 1.389 Tópicos: 56 Localização: Pouso Alegre - MG
Twitter: @allysonlima
Grupos:
|
Achei show de bola a matéria e também revoltante ao mesmo tempo, como que eles se preocupam com uma coisa que não influencia em nada a pirataria e deixam tantas coisas, como as que vemos nos jornais, onde crimes bárbaros passam impunes as leis nacionais
_________________ Alice. My little baby.
|
|
|
|
willzinho
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005 Mensagens: 4.130 Tópicos: 50 Localização: The Pearl
Grupos:
|
E em uma entrevista que o Fantástico fez com o Rodrigo Santoro que passou agora pouco. Adivinhem. Mostrou cenas da terceira temporada com as legendas.
|
|
|
|
Darin
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 1.107 Tópicos: 1 Localização: Brasília/Teresina
Grupos: Nenhum |
sim... e tinha o HDzinho escrito lá uhahuahuauhauh
|
|
|
|
kennewick
|
|
Sexo: Idade: 41Registrado em: Quinta-Feira, 10 de Março de 2005 Mensagens: 8.344 Tópicos: 212 Localização: Rio de Janeiro
Grupos:
|
só faltou o "legendas by LostBrasil"
|
|
|
|
aridi
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Domingo, 13 de Novembro de 2005 Mensagens: 245 Tópicos: 13 Localização: são paulo
Grupos: Nenhum |
Isso é revoltante!!!
Parabéns pela educação Dell...
Sabe o q eu vou fazer???
Legendar o vídeo da Cicareli...haha
Um abração
|
|
|
|
dtfdrag
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 459 Tópicos: 11 Localização: Vitória - E.S.
Grupos:
|
É, infelizmente é a nossa justiça....
Depois da ação da "ADEPI", o lostbrasil perdeu milhares de usuarios, o que prejudicou a eles mesmo, pelo fato do LostBrasil ser a maior "Publicidade" de lost no Brasi...
Estão perdendo cash atoa....
ADEPI ---- -- -Ú!!!
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |