Autor |
Mensagem |
joaopedro1
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Junho de 2006 Mensagens: 1.551 Tópicos: 24 Localização: São Paulo (SP)
Twitter: @gogomole
Grupos: Nenhum |
Baseado em posts fundamentais de dos usuários colaboradores mais fundamentais ainda, xmen, need4seed e RVangelis, compartilho a seguinte teoria:
Será que Jacob e seu atual Inimigo já não fizeram parte de uma mesma entidade no passado, porém separam-se nos lados "bom" e "mau"?
Como vimos em "The Incident", Jacob e seu Inimigo conversavam na praia. O que poderia ter passado despercebido é que os dois são "o lado bom" e "o lado ruim" de uma mesma entidade, vestidos com constraste do "branco" e "preto".
O que mais reforça a teoria, no entanto, é o fato que nenhum dos dois pode atentar contra o outro, pois não podem atentar contra si mesmo. Essas são regras generalizadas e comuns em HQ's.
Agora a pergunta: que entidade seria essa? Acho que seria muito plausível que fosse o tão discutido Cerberus System, o mecanismo de defesa da ilha.
Na mitologia grega, Cérbero, o cão que guarda a porta do inferno, possui três cabeças, cada uma representado o passado, o presente, e o futuro. Nós já vimos na série o Monstro de Fumaça ser entitulado de Cerberus e, melhor, se dividir em três partes.
Eventualmente, essas partes se dividiram com conflitos de interesse, e cada um seguiu seu caminho, sabendo que nunca poderia eliminar o rival diretamente.
O Inimigo pode se transformar na fumaça preta independentemente. Logo, pode ser que aquela "criatura" vista por Locke em "Walkabout", ou seja, em suas palavras, "os olhos da Ilha; uma luz branca e bonita", seja uma manifestação de Jacob, com objetivos diferentes.
Portanto, é capaz de ainda vermos uma 3ª presença espiritual na ilha, a "cabeça restante" do corpo o qual Jacob e seu Inimigo já fizeram parte um dia.
Contra-teoria: pode também ser que "Cerberus" foi apenas o nome designado ao Monstro pela Iniciativa DHARMA, já que assemelharam sua situação com a do cão guardando as portas do inferno. Já a entidade avistada por Locke poderia ser o próprio Monstro, Flockinho, achando sua brecha e poupando-a para usá-la posteriormente para atentar contra Jacob.
|
|
|
|
rcampos
|
|
Moderador
Stay Hungry, Stay Foolish
Sexo: Idade: 36Registrado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006 Mensagens: 9.922 Tópicos: 2.641 Localização: Behind You
Grupos:
|
Apesar de achar a teoria extremamente válida com certas ressalvas, jogo um outro questionamento no ar:
Por quê o princípio básico de uma das entidades não poder atentar contra si mesma não seria aplicado para uma pessoa tentando realizar a mesma ação com uma de suas visões? Tá certo que estamos nos baseando em suposições e leis fictícias que teoricamente não podem ser mudadas, mas o resultado em si não seria o mesmo? E indo mais longe, caso uma das faces tenha sucesso em seu planejamento qual é o resultado do seus outros lados?
A única coisa que consigo ver é um paradoxo, se uma delas não pode atentar contra si mesma é por causa do resultado juntamente com a regra estipulada, e se caso alguém realize essa ação por ela, o produto também é mesmo.
Ainda creio que a questão da Brecha (The Loop Hole) seja bem mais complicada que isso, ou tão simples, que iremos ficar no paradoxo com delimitações supérfluas.
|
|
|
|
kakkau
|
|
Sexo: Idade: 47Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009 Mensagens: 260 Tópicos: 2 Localização: brasil
Acho que a teoria é muito bacana. E especulando sobre o questionamento do colega Rcampos acredito que um terceiro "matando" uma parte da entidade, não a mata completamente, mas faz com que a parte restante se fortaleça e sobrejulgue a que supostamente morreu.
|
|
|
|
JAGUARHX
|
|
Sexo: Idade: 47Registrado em: Domingo, 9 de Julho de 2006 Mensagens: 207 Tópicos: 4 Localização: Fortaleza
|
|
|
kakkau
|
|
Sexo: Idade: 47Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009 Mensagens: 260 Tópicos: 2 Localização: brasil
[
Citação: |
quote]eu não sei se concordo com esta teoria,mas,se ela estiver certa...quem é a terceira entidade? talvez o richard? ele seria uma especie de mediador?
|
Na minha opinião, não. Acho ele muito pau mandado para isso. A terceira entidade tem que ser independente como o MIB e o Jacob. Mesmo porque seriam dois contra um e o MIB não teria a mínima chance de se libertar. Mas não precisa ser exatamente esta entidade de três facetas. Pode ser uma entidade de dupla personalidade, assim facilitaria a explicação e não se acrescentaria mais mistérios.
|
|
|
|
Advogado Criminali
|
|
Sexo: Idade: 31Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010 Mensagens: 89 Tópicos: 1 Localização: Vila Velha, ES
Para mim é só uma metáfora para o monstro que os impedia de explorar o restante da Ilha.
Se os DHARMA soubessem tanto sobre ele, La Fleur, digo, Sawyer, Juliet, Jin, Miles e até o Ben saberiam mais sobre o assunto do que já mostraram.
Nesse último episódio, o Sawyer e o Jin não mostraram nada além de TOTAL ignorância sobre o assunto.
Eu extrairia apenas a parte da luz e da fumaça. Que seriam duas facetas do Lostzilla. Com o Locke, o Lostzilla queria seduzir. No restante, só matar.
|
|
|
|
Gilardino
|
|
Sexo: Idade: 46Registrado em: Sexta-Feira, 12 de Fevereiro de 2010 Mensagens: 85 Tópicos: Nenhum Localização: Brasil
joaopedro1 escreveu: |
O Inimigo pode se transformar na fumaça preta independentemente. Logo, pode ser que aquela "criatura" vista por Locke em "Walkabout", ou seja, em suas palavras, "os olhos da Ilha; uma luz branca e bonita", seja uma manifestação de Jacob, com objetivos diferentes.
Portanto, é capaz de ainda vermos uma 3ª presença espiritual na ilha, a "cabeça restante" do corpo o qual Jacob e seu Inimigo já fizeram parte um dia. |
Eu também acho que o que Locke viu na primeira temporada foi uma manifestação de Jacob. Jacob é luz enquanto o MIB é a escuridão. A terceira cabeça seria, hum, Locke?
|
|
|
|
csteyer
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Sexta-Feira, 12 de Fevereiro de 2010 Mensagens: 7 Tópicos: Nenhum Localização: Porto Alegre
Twitter: @cristianosteyer
Alguém pode me responder, vocês já pensaram que o nosso entendimento pode estar equivocado tipo, no episódio 5x17 quando o Jacó e Esau estão conversando e olhando um navio que achou a ilha o Esaú aparenta ser o mocinho e o vilão o Jacó, o Esaú aparenta ser o tipo natureba que ama a ilha que acha que o homem só quer destruir a natureza tipo no AVATAR, e o Jacó que trouxe o navio para ilha parece que está brincando com as pessoas trazendo para ilha para fazer experimento tanto é que ele diz que isto "é o progresso".
E como o Japa do episódio 6x03 diz que chegou na ilha como todo mundo chegou, me leva a crer que a trama parece não uma luta de bem contra mal, pois o Esaú nas vezes que de fato apareceu realmente, não demonstrou ser o vilão nem na forma de Locke.
Parece uma guerra de interesse, briga de irmão com pensamentos diferentes mas não que seja o Bem x Mal.
|
|
|
|
kakkau
|
|
Citação: |
Alguém pode me responder, vocês já pensaram que o nosso entendimento pode estar equivocado tipo, no episódio 5x17 quando o Jacó e Esau estão conversando e olhando um navio que achou a ilha o Esaú aparenta ser o mocinho e o vilão o Jacó, o Esaú aparenta ser o tipo natureba que ama a ilha que acha que o homem só quer destruir a natureza tipo no AVATAR, e o Jacó que trouxe o navio para ilha parece que está brincando com as pessoas trazendo para ilha para fazer experimento tanto é que ele diz que isto "é o progresso".
|
Criei um tópico por ocasião da quinta temporada fazendo este tipo de questionamento. Salvo engano o título é "Jacob pode ser o vilão". Dá uma conferida nas opiniões postadas. Abraços
|
|
|
|
CrisDRJB
|
|
Sexo: Idade: 40Registrado em: Sábado, 26 de Agosto de 2006 Mensagens: 492 Tópicos: 1 Localização: Tubarão, SC, Brasil
Uma terceira entidade ou força.
Seria interessante. Talvez um pai?
Especula-se muito que o homem de preto e o Jacob são irmãos.Também é um tema recorrente na série. Pessoal tem sérios problemas com os pais. Principalmente o papai.
|
|
|
|
italosawyer
|
|
Sexo: Idade: 29Registrado em: Terça-Feira, 19 de Setembro de 2006 Mensagens: 369 Tópicos: 14 Localização: São Paulo
Acho que pode sim existir uma terceira entidade.
Depois de ter visto o 6x04, acho que aquele moleque loirinho pode ser uma entidade separada.
E ainda digo que acho que foi ele quem fez as regras, porque pra chegar pro "MONSTRO" e dizer que ele não pode matar o Jacob, ele deve saber doque ele esta falando.
_________________ http://italoayala.blogspot.com/
|
|
|
|
Fefanightangel
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Sexta-Feira, 28 de Julho de 2006 Mensagens: 113 Tópicos: 1 Localização: Avantasia
Twitter: @fefanightangel
Grupos:
|
CrisDRJB escreveu: |
Uma terceira entidade ou força.
Seria interessante. Talvez um pai?
Especula-se muito que o homem de preto e o Jacob são irmãos.Também é um tema recorrente na série. Pessoal tem sérios problemas com os pais. Principalmente o papai. |
Também acho que podia ser alguma coisa por aí...
mas quem seria esse pai? até agora a gente não viu nada indicando isso ou qualquer outra entidade.
Mas considerando que são mesmo 3 entidades, essa 3a tem que ser o equilibrio das outras duas, não acham?
SUPONDO que Jacob seja o Bom e o MIB o Mau (ou vice-versa) o terceiro tem que ser o equilibrio das duas.
Talvez aí entre alguma coisa relacionada com a galera do Templo.
|
|
|
|
joaopedro1
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Junho de 2006 Mensagens: 1.551 Tópicos: 24 Localização: São Paulo (SP)
Twitter: @gogomole
Hmmm...
Parece que esse menino na selva aí dando ordens ao MIB em "The Substitute" seja a terceira entidade, se é que ela existe. Digo isso, claro, pois há uma boa probabilidade dele ser Jacob pequeno ou Aaron.
|
|
|
|
xmen
|
|
Sexo: Idade: 52Registrado em: Terça-Feira, 7 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 1.066 Tópicos: 13 Localização: Rio de Janeiro
Exatamente JP, já até postei algo semelhante lá no Lockdown:
O nome do episódio é The Substitute e o Flocke cansou de falar em candidatos, pra mim ficou claro que pra ele "voltar pra casa" ele tem que achar a(s) pessoa(s), o(s) candidato(s), que irá(ão) substitur ele o Jacob como "protetores" da Ilha.
Porém, porque ele não queria que as pessoas viessem pra Ilha se era necessário um substituto pra ele ir pra casa como ele sempre quis?
E se o Jacob queria ficar na Ilha, porque precisava procurar um substituto? Será que ele já sabia que o Flocke iria matá-lo? Mas mesmo assim não se explica porque o Flocke era contra a vinda dos candidatos se ele dependia disso pra ser libertado....
Me pareceu também que o Jungle Boy é uma manifestação da " terceira cabeça" do Cérbero, como disse antes, e seria essa "entidade" que determinaria que pessoas seriam os guardiões da Ilha e quem seriam seuas substitutos quando a hora chegasse. E pelo que ele falou o Flocke fez a maior "cagalhopança" quando matou o Jacob, quebrou as regras e pode não ser libertado por causa disso.
Pra fechar o post gigante e a história das 3 cabeças, acho que o Jungle Boy seria o "chefe", que ditaria as regras e escolheria os protetores da Ilha; o Jacob seria o cara que escolhe os candidatos a "zeladores" da Ilha; e o Flocke é o monstrão de fumaça que protege de fato a Ilha e que fica preso nela, enquanto o Jacob pode passear pelo mundo, por isso ele fica putinho e resolve passar o rodo no amiguinho. Acho que é isso.
|
|
Gilardino
|
|
Sexo: Idade: 46Registrado em: Sexta-Feira, 12 de Fevereiro de 2010 Mensagens: 85 Tópicos: Nenhum Localização: Brasil
italosawyer escreveu: |
E ainda digo que acho que foi ele quem fez as regras, porque pra chegar pro "MONSTRO" e dizer que ele não pode matar o Jacob, ele deve saber doque ele esta falando. |
Acho que ele se referia a Sawyer. Talvez por ser um candidato.
You can't kill him!
Se estivesse se referindo a Jacob, não usaria o tempo presente. E não foi Flocke quem matou Jacob, foi o Ben. Aliás, ele não pode matar Sawyer assim como não podia matar Jacob e Locke, e usou Ben nos dois casos.
Don't tell me what I can't do!
ps: Não por coincidência, no mesmo momento em que o garoto conversa com (distrai) Flocke, Richard vem buscar Sawyer e o alerta de que o monstro irá matá-lo.
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar