Ia fazer meu post "Road to the Oscars" no tópico da cerimônia, mas por aqui ser um tópico perene, acho melhor deixar os comentários aqui:
The Curious Case of Benjamim Button
Faz muito tempo que não vejo um filme tão primoroso.
Estória magnética, produção rica, atuações nobres, maquiagem realisticamente fantástica, efeitos visuais excelentes, e, no fim das contas, que te faz querer rir, chorar, e principalmente, te abre os olhos pro que realmente é importante na vida.
Merece cada uma das 13 indicações que recebeu. Só não deve levar de melhor ator e roteiro adaptado, que devem ir pra Slumdog e Langella.
Slumdog Millionaire
Filme excelente, tema diferente, sério, marcante.
Mas tirando o roteiro, a direção, edição e trilha sonora, não é LÁ essas coisas de filme não, principalmente quanto a atuação da galera em geral, que foi bem mediana.
Pra mim filme pra ganhar Oscar de melhor filme tem que ser marcante. E Button me marcou bem mais. Leva de roteiro adaptado e os dois de trilha sonora, though.
Milk
Filme surpreendente, de qualidade, que te prende a história pela luta do cara, de todos envolvidos, e nos mostra outro exemplo de alguém que lutou só pra que tudo tivessem os mesmos direitos, e acabou sendo assassinado.
Gostei bastante do filme, mas acho que não deve levar muitos premios. Por mais que a atuação de Sean Penn e Josh Brolin tenham sido excelentes, acho que esses premios irao pra Frank Langella e Heath Ledger, respectivamente.
Nixon
Excelente filme, mostra um parte da historia que eu particularmente não tinha conhecimento antes, o esforço pra conseguir fazer a entrevista a acontecer; mas o melhor de tudo é que a atuação do Langella é tão potente, tão... visceral, que você passa a compreender mais o Nixon, imagina o que deve ser passar pelo o que ele passou, sendo o primeiro da História a sair do salão oval a força.
The Reader
O mais fraco dos cinco, e pra mim TDK deveria estar ocupando seu lugar.
Nazismo/holocausto já deu no saco. Spielberg fez os melhores filmes, pelo menos os mais diretos sobre isso, e ficar caçando formas de encaixar isso pra "enriquecer" a estória enche o saco.
Achei monótono, com uma ironia nada OMFG em relação ao analfabetismo dela, e as atuações não condizem com a de um filme concorrendo ao maior prêmio da Academia.
Fiennes parecia que tava com preguiça, ou colocou botox demais na testa pra ter expressão. Winslet trabalhou bem, mas não leva por melhor atriz.
Enfim, vai levar um singelo 7 no meu imdb. Repito: TDK deveria estar na vaga desse filme nos nomeados.
Changeling
Eastwood voltando a fazer filmes que te prendem na tela, que te faz torcer pra personagem. Não gostei do dueto de guerra dele, mas nesse filme ele volta com tudo.
Sempre que tem um história real com um final desse, e ainda mais um maniaco escroto daquele, fico com um no na garganta, mas foi tudo muito bem tocado, e a escalação do elenco excelente.
Quanto ao premio que me fez ver esse filme essa semana, Melhor Atriz, seria justo. Não avaliei as concorrentes ainda, e confesso que, por impressão, Meryl Streep deve levar, mas Jolie atuou muito bem. Só não digo que foi excelente porque nas cenas de desabafo dela se repetia muitas frases, e isso enche o saco a lot.
The Visitor
Peguei o filme só porque esse ano decidi assistir todos os filmes indicados para as categorias principais (pelo menos, as que EU acho principais): filme, diretor, ator, atriz, coadjuvantes e roteiro original. Como vi um Richard Jenkins concorrendo de melhor, fui ver o que ele tava fazendo no meio de protagonistas de 3 filmes concorrendo ao maior premio da noite, além de Mickey Rourke.
E por mais que saiba que ele não vai levar, algo que deve ficar ou pra Rourke ou Langella, foi uma surpresa agradabilissima.
Inconscientemente já tinha simpatia pelo Jenkins, porque ele foi o pai dos "Step Brothers" e gostei muito do trabalho dele lá. Mas aqui temos uma estória simples, de um cara que se ve completamente preso ao passado e a uma vida parada, e por conta de golpista acaba conhecendo a família que ia mudar a vida dele pra melhor; e o melhor: tudo isso sem parecer cliche, ou dramatico demais, ou depressivo demais. Tudo no tom certo.
Depois dessa vou até olhar nos outros anos do Oscar pra ver se deixei passar uma perola como essas, só porque recebeu nem que seja 1 indicação e não teve apelo da mídia, por ser uma produção bem simples.
The Wrestler
Não sei se é pelo maior hype desde de TDK, ou pelo final em aberto, coisa que é difícil de gostar, mas não achei algo OMFG como falam não.
É um filme muito bom, sem dúvidas, Aronofsky voltando a fazer filme de gente, as atuações foram todas muito boas, Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante merecidos, mesmo Rourke tendo interpretado praticamente a si mesmo, um cara beberrão que luta e tem uma vida fodida.
Enquanto Golden Globe não tem nem 100 votantes, e todos são mais "liberais", Academia tem mais de 5 mil, e todos mais conservadores. Por isso acho que vão concordar comigo e ir com Frank Langella pra Ator e Button pra filme.
Mas gostei do grande comeback do Mickey, mesmo ele sendo um dos meus prediletos desde Sin City.
Doubt
Filme muito bom, atuações excelentes, pricipalmente de Meryl Streep, que pra mim deveria levar o de Melhor Atriz. Mas conhecendo os americanos e sabendo a adoração deles por mártires, não duvido que Jolie leve. Mas tecnicamente falando, prefiro Streep.
Seymour-Hoffman muito bem, assim como Viola Davis, que deve perder para Taraji.
Agora pra mim, a grande revelação foi Amy Adams, que sem dúvidas mereceu a indicação.
Mas, com base nesse filme, fiquei encucado com uma coisa:
Como eles decidem que vai concorrer e Melhor Ator e Melhor Coadjuvante?
Porque nesse filme Seymour-Hoffman era o "leading actor", e mesmo assim tá concorrendo a coadjuvante. E, ao mesmo tempo, temos uma excelente atuação de Amy Davis, que seria a 3a personagem mais importante da estória, concorrendo lado a lado com Viola Davis, que teve 11 minutos de cena.
No caso dele fiquei achando que, como já tinham os 5 de melhor ator, enfiaram essa indicação como premio de consolação. E quanto ao "tempo em tela" que leva Viola Davis a estar concorrendo com Amy Adams e Marisa Tomei, gostaria de saber mais.
Vicky Cristina Barcelona
Filme bacana, diferente, e com cenários muito bonitos. Mas não gostei do final, meio estranho pro meu gosto.
Assisti por Penelope Cruz estar concorrendo por atriz coadjuvante, e agora tenho certeza que Taraji leva. Espanholas descontrolodas e assassinas don't grow on me.
Frozen River
Filme meio parado, mas bem bacana, principalmente o final.
Melissa mereceu a indicação, foi muito bem mesmo, mas continuo com Streep como predileta, com Jolie e Winslet de "aceitavéis". Vamos ver Anne Hathaway agora e fechar esse premio.
Rachel Getting Married
Excelente filme, me surpreendeu até mais que o próprio The Visitor.
E por apresentar personagens mais "reais", por assim dizer, e principalmente pela excelente atuação da Hathaway, durante todo o filme, processo esse que deu pra realmente ver o que se passa na cabeça e na vida dela, passo a votar nela pra melhor atriz.
Sei que não deve levar, Streep tem a experiencia, Jolie o hype, mas por ter sido uma atuação que me fez passar a respeita-la como atriz, e me sentir mais proximo a estoria, voto nela.
Happy-Go-Lucky
Excelente filme, mistura de Juno com Amelie Poulain.
Atuação excelente da Sally Hawkins, por mim estaria no lugar da Melissa Leo em Melhor Atriz.
Outro que me surpreendeu, mas nem tanto quando Rachel Getting Married.
E mais uma vez, britanicos mostram que entendem de filmes, já pra que praticamente não erram em séries.
Merecido a indicação por roteiro original, e como disse, se levar vai ser pelos mesmos motivos de Juno no ano passado. Mas 2008 é de WALL-E, não só pelo melhor romance "mudo" ever, mas também pela avassaladora crítica feita aos costumes atuais dos americanos.
Revolutionary Road
Será coincidencia, que, dentre 14 filmes, os únicos que achei sofrivelmente entendiantes, têm Kate WINSLUT como protagonista?!
PQP, que filme de merda, arrastado, lento, e ao invés de passar algum tipo de crítica, só me fica com essa putinha com nariz de cheirar peido (e aqui concordo com o Gourmet completamente) fazendo birra porque não teve o que queria, até se matar com o filho junto?
Sem falar em Leonardo DiCaprio, que no máximo é um ator passável, com voz, fisíco e trejeito de adolescente. Único filme dele que gostei foi Catch Me If You Can, e teve mais a ver com o Walken e o Hanks que qualquer outra coisa.
Pelo menos a razão de eu ter baixado essa merda, a indicação de Michael Shannon por Ator Coadjuvante não foi em vão. Performance rica e concisa, mas fico receoso porque só vejo ele fazendo papel de doido, como em Let's Go to Prison e Bug. Espero que, num papel de gente normal, ele também arrebente assim.
Mesmo já tendo postado minha lista no bolão do +1 Jack, faço um resumo aqui das minhas preferências, e não simples palpites:
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À Prova de Morte (Death Proof [Grindhouse])
A primeira metade do filme é muito boa, com aquele primeiro grupo de mulheres. É bem divertido, cena muito boa da lapdance com a Butterfly e a cena da batida é fantástica.
Já quando o filme fica focado no outro grupo com a Rosario Dawson e Zoe Bell, ele cai muito. Só vale pela sequência espetacular com a Zoe Bell em cima do carro.
Do projeto Grindhouse, eu prefiro mesmo o Planet Terror. É bem mais Grindhouse que o Death Proof. _________________
Depois dessa vou até olhar nos outros anos do Oscar pra ver se deixei passar uma perola como essas, só porque recebeu nem que seja 1 indicação e não teve apelo da mídia, por ser uma produção bem simples.
ogro, se voce estiver falando da categoria de ator, tente assistir Lars and the Real Girls.. que ano passado so foi lembrado no Oscar o roteiro. Mas a atuação do Gosling é fenomenal!
Registrado em: Quinta-Feira, 5 de Outubro de 2006 Mensagens: 4.791 Tópicos: 15 Localização: Caracas - SP
Grupos: Nenhum
Magnólia (Magnolia)
Eu já tinha assistido esse filme há uns 10 anos atrás, e não sei o porquê, mas fiquei com uma vontade gigante de ver de novo... talvez tenha sido o Oscar
Que filmaaaaaço. Não existe um personagem principal na história, e sim uma renca (e que elenco fantástico) de coadjuvantes. O melhor é que esses coadjuvantes são tão bem trabalhados, que podemos conhecer a personalidade de todos com muita 'intimidade".
Conhecemos as virtudes e os defeitos de todos, já que o tempo de aparição de cada um é bem dividida.
Outra coisa linda é o estilo de filmagem. Quando a câmera começa a seguir um personagem e de repente outro cruza o caminho... essa câmera se vira e começa a seguir esse segundo personagem, sem cortes. Várias sequências grande e sem cortes... muito bom.
Sempre que eu falo desse filme pra alguém, a pessoa fala: "ah... é aquele filme que chove sapos? "..... ok, mas se você prestar atenção no começo da fita, na parte da narração, talvez a chuva de sapos não seja tão estranha.
Ótima sugestão para matar 3 horinhas dessa época mala de carnaval _________________
Ótimo filme para quem quer ver sangue e tiros sem muita enrolação, achei bem mais divertido que o primeiro, podia ter rolado uma aparição da SHIELD também. :\
Poucos filmes de comédia me fazem querer ir ao cinema. É um gênero 8/80. Ou os filmes são bons demais, ou são um lixo. Depois do "As Aventuras de Dick e Jane", fiquei com medo do Jim Carrey me aparecer com um bendito lixo, mas o filme é MUITO bom!
Digamos que ele fica entre a comédia inteligente e as comédias de Adam Sandler, outro que agora só tá errando a mão.
Eu gostei muito do filme, mas é só pra distrair mesmo. Pelo menos não enche o saco, e rende MUITAS risadas! _________________ Why Did You Do This To Me?
Antes de mais nada: sim, eu só peguei esse filme porque tem a Kristen Stewart. Mas antes de parar de ler por aqui, ouça: eu não acho ela bonita. Quem acha tá nessa moda de mulher subnutrida. E o queixo e orelhas não ajudam também. Resolvi pegar os filmes mais elogiados dela porque, já que vou vê-la com frequência até 2011, quando Breaking Dawn deve ser lançado. Mas é uma EXCELENTE atriz, e merece o spotlight gigante que a mídia vem mirando nela desde Twilight.
Nesse filme, ela tem 14 anos, e interpreta uma menina que foi estuprada aos 13. Fazia tempo que a garganta não secava e a raiva e o nojo ficavam tão evidentes enquanto eu assistia ao um filme.
E, mesmo sendo tão nova e obviamente com pouca experiência, ela consegue te passar toda a merda que ela tá sentindo. A solidão, a dor, a revolta, a perda da inocência, e acima de tudo, a rejeição por conta dos colegas idiotas.
É um filme que te cativa, não pela temática obviamente pesada e suja, mas por mostrar que, por mais que se esteja numa situação impossível, sem apoio de ninguém e ainda tratada como vilão sem motivo, há uma saída, é possível se colocar em pé novamente e enfrentar o mundo, por mais singelo que seja seu ponto de partida.
Posso ter soado filosofico demais, mas realmente fiquei impressionado com esse filme, outra produção primorosa da sempre confiável Showtime, e, se restava qualquer dúvida com o pouco que vi dela em Twilight e Into the Wild, Kristen provou que é uma das, senão, e muito provavelmente, a melhor atriz de sua geração.
Votei um redondo 10 no meu IMDb, e a média do filme por lá está em 8.
Então se não confiam em mim, confiem neles. Se não confiam em nenhum do dois, assista mesmo assim. Vale a pena. Melhor drama que já vi se passando num colegial.
Tô numa fase "vamos pegar os filmes do Jim Carrey e rever". PQP, nem lembrava como esse filme era f***. Todo o lance com o pobre Truman, mas acima de tudo, o final, são de arrepiar.
Acho apenas que seu sumiço e suas ideias sobre o acontecido poderiam ter sido melhor explorados. _________________ Why Did You Do This To Me?
Peguei mais por essa dupla de personagens principais e por ter feito mais de 200 milhões só nos EUA...e valeu a pena, p*** filme engraçado...e como toda comédia boa, tem drama também, pra não ficar muito parado e sem graça
Curti bastante, nota 9,3
Editado pela última vez por Fry em Quinta Março 19, 2009 02:14, num total de 1 vez
Tem mais de um ano que eu não posto aqui. Tirar as teias é bom e desenferrujar os dedos e screver um pouquinho.
Assisti esse filme por causa das criticas. Foram excelentes e eu não entendi direito como um filme sobre um mordomo pode ser legal, quando o diretor do filme é o filho do ex chefe dele.
Mas quando eu comecei a ver o filme, eu entendi. E entendi pq falaram que o filme é um filmaço - e é.
A coisa funcina mais ou menos assim: o João moreira salles (irmão do walter salles e filho do dono do unibanco) resolveu fazer um filme sobre o mordomo dele - O tal Santiago do titulo. O problema é que ele tinha 13 horas de filmagem e não conseguia terminar o filme. de jeito nenhum. Mais de 10 anos depois, o João M. Salles voltou ao filme, pra tentar entender pq não havia conseguido terminar esse filme. Aí que a coisa fica boa.
Fica boa pq você tem um artista dando um depoimento - muito sensivel, por sinal - não só da sua propria obra mas da sua propria vida. o subtitulo do filme ("reflexão sobre o material bruto") dá de bandeja essa idéia mas, mesmo assim, durante o filme que se dá a verdadeira reflexão.
A obra é catartica pra caramba. Qualquer pessoa que vê o filme se coloca na posição do cineasta, tentando revirar o passado, encontrando suas obras inacabadas e tentando enxergar aonde cometeu os erros. o olhar mais maduro permite sempre uma visão diferente sobre nossos atos passados e faz com que problemas que pareciam intransponieis ou conclusões escritas em pedra se transformem em apenas fumaça no vento.
No filme, o J. M. Salles cita o herzog, dizendo que as vezes o mais bonito não é o que é filmado, mas sim as coisa sque sobram, pq ali há uma respiração de vida. E é essa respiração que você tem quando vê o filme.
Visualmente, o filme é belissimo. A fotografia em preto e branco, super granulada, lembra o "Pi" do Aronofsky e, o que me causou mais boas lembranças, os filmes do MITO Bela Tarr.
Ao fazer seu auto-exorcismo, O J.M. Salles permite e nos convida a fazer o nosso. a encontrar todos os nossos Santiagos e concluir o inacabado dentro de nós.